As minhas corridas na estrada

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Crónicas de mudança

Já devem ter reparado que o blog está muito parado ultimamente. Não é que não tenha vontade de escrever, essa continua muito viva, assim como o gosto de ler sobre corrida. Este blog ainda é o meu espaço preferido para escrever, mas os últimos dois anos levaram-no para um caminho inicialmente diferente do que imaginava. Tenho muita vontade de vos relatar as aventuras que vou tendo em provas, mas apenas isso. Tudo o resto parece-me um pouco desadequado para o que o blog se tornou. 

Acontece que em Arga, no ano passado, levei uma grande marretada. Não de ficar com os músculos amassados, mas percebi da pior maneira que sem dúvida alguma abusei nas provas que fiz no primeiro semestre de 2015. Acabei por pagar, e bem, o esforço todo que foi acumulado e não aguentei mais uma caminhada para a quarta prova de 100km de 2015. Cedi. Passei um calvário de lesões mal curadas, dores e dorzinhas, tudo fruto do excesso de carga. 

Com a noticia do UTMB decidi focar os meus esforços apenas em duas grandes provas este ano: MIUT e UTMB. Tudo o resto é dispensável, não vou arriscar um milímetro, principalmente se isso significar não conseguir estar presente em Chamonix. Custa-me muito, porque adoro provas e competir, mas a alternativa é muito, MUITO pior! Estou ainda inscrito no Piodão e Estrela Grande Trail, mas se na altura não me sentir a 100% terá que tomar o mesmo rumo que UTAX, Abutres, Proença, Ericeira, etc etc etc - o caminho do DNS. 

Dito isto, como percebem, neste momento tenho muito poucas provas para vos relatar. No entanto, comecei há umas semanas um desafio que me está a deixar muitissimo entusiasmado. Foi-me proposto pela A20KM TV, um projecto da Associação 20km de Almeirim, escrever uma série de crónicas sobre a minha ida ao UTMB. A ideia é escrever crónicas semanais sobre o trail, o UTMB, o treino, a ultra maratona, etc, mas dirigido a pessoas que, ao contrário de vocês que seguem o Quarenta e Dois, não estão intimamente ligadas à corrida de montanha. Tem sido muito refrescante e dá-me um gozo brutal, estou cheio de ideias e com vontade de escrever todos os dias!

Criei um separador novo aqui no blog (podem consultar o atalho na fotografia ali do lado direito ou na barra lá em cima) com a compilação de todos os artigos que escrevo. Convido-vos ainda a seguirem a minha página de Facebook, onde a actividade é muito mais regular (eu gosto muito do Facebook como ferramenta de comunicação, e não tenho vergonha de o admitir!) e ainda a página do Atletismo Almeirim, onde são publicadas primeiramente as crónicas.

Espero que gostem e que sigam com o mesmo interesse que o Quarenta e Dois vos despertou. Quero no entanto deixar bem claro, o blog não morreu! Só está mais completo :)