As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Longar em Almada...

...ou o dia em que eu me armei em esperto.

Este já é o meu logo preferido de uma corrida, muito bom!

Este domingo fui fazer pela primeira vez a Meia Maratona de Almada, que vai na sua segunda edição. Haviam duas grandes razões para estar entusiasmado com esta prova: primeiro a avalanche de boas criticas depois da primeira edição, e segundo porque Almada, e particularmente aquela zona a Oeste da A2 me diz muito. Passei lá quase 7 anos da minha vida, quando estava a estudar na FCT, no Monte da Caparica. Como deverão saber, ando a cumprir um plano de treino para a Maratona do Luxemburgo, e este fim de semana tinha um longo de 31km para fazer, assim aproveitei o dia e fiz o longo em Almada. O plano era correr 10km antes da partida, chegar à meta exactamente às 10:30 e partir para a meia maratona, isto tudo ao ritmo descansado dos meus treinos longos, nada de loucuras. 

Passei a noite de sábado com a Sara e a Mel no meu centro de estágios em Loures - em casa do João e da Maria, meus cunhados. O João era para me ter acompanhado, mas uma gripe levou a melhor e teve que passar. Acabei por ir sozinho no domingo para Almada, e uma hora antes da partida tinha o carro estacionado e estava a alongar ao pé da sereia do Fórum.  Para a primeira parte do treino pedi ajuda ao Fernando (Corro Logo Existo) que me enviou um mapa impecável com os acessos ao Parque da Paz. Foi lá que corri os tais 10km. Não conhecia este parque mas fiquei adepto. Muita sombra, muita relvinha, bons e variados caminhos, hipótese de dar uma volta quase sem desníveis ou até nos aventurarmos por uns carreiros mais acidentados. Andei por lá +/- 9km às voltas, e só não aproveitei mais porque passei o tempo a olhar para o relógio e a sentir ansiedade pelo inicio da prova. Eram 10:20 e estava na hora de ir para a partida. A ideia era não parar de correr, nem que tivesse que partir em ultimo. Ainda andei feito barata tonta às voltas perto da partida mas eventualmente tive que parar. Foi cerca de um minuto, nada de especial. Às 10:30, e exactamente 10km depois, estava iniciada a minha primeira Meia Maratona de Almada.


A zona da partida estava impecavelmente organizada. Parti sem qualquer sobressalto ou atropelamento e rapidamente meti o passo que queria. Reparei que os atletas da prova de 10km partiram bastante depois da Meia.Vou começar já por dizê-lo, correndo o risco de me repetir vezes sem conta no resto do texto: adorei este percurso! Sempre muitíssimo variado. Ora estávamos a correr em ruas estreitas com muitas curvas, ora no meio de árvores, a seguir descíamos a um estaleiro naval, depois novamente cidade, sempre com muitas subidas e descidas... Enfim, nunca foi um percurso monótono, raras foram as vezes com que nos cruzámos com os atletas que vinham mais atrás, sempre com gente a apoiar, bandas de percussão no caminho e palavras de incentivo constantes de elementos da organização ao longo do percurso. Muito bom.

Como perceberam, esta não era uma prova normal para mim. Foi encarada literalmente como um treino. Esta preparação para a maratona está a ser a pior de todas as que fiz. Juntando alguns problemas de saúde com princípios de lesões e principalmente falta de motivação, a coisa não tem corrido bem, principalmente nos treinos longos que têm sido um suplicio. Esta era portanto uma boa oportunidade de fazer um longo descansado. E tinha sido, se tivesse tido perninhas para ele! 

Assim que passámos os 3 ou 4km comecei a ficar sem vontade de estar a correr. O percurso era espectacular, assim como o ambiente, mas passava o tempo a olhar para o relógio a pedir pelo próximo quilometro. Tomei um gel logo no primeiro abastecimento aos 4km (o meu 14º), o que agravou as dores de barriga que já tinha. O ritmo que queria estava lá, mas não me sentia bem. A juntar às dores de barriga comecei a sentir-me com frio e arrepios, estava deserto que a prova acabasse e ainda ia no 8º quilometro!


Chegado ao km 9, depois do estaleiro da Lisnave, era altura de subir. E, meus senhores, metam subida nisso! Não deve ter sido menos que 1.5km sempre a escalar. Cheguei logo à conclusão que não será uma boa prova para records pessoais, mas também não tem que ser. Senti-me bem a subir e não quebrei muito o ritmo, mas o que estava cada vez pior era a minha barriga. Estava com muita sede (o tempo estava quente) e já ia com uns bons quilómetros, não queria desidratar, mas sempre que bebia um gole a coisa piorava. Pela primeira vez comecei a desesperar por uma daquelas casas de banho portáteis! Na tal subida por cada café que passava pensava "epah, entro num instante, faço o serviço e vou-me embora, ninguém há-de levar a mal! Não, espera, estamos a chegar ao km 10, há-de haver casas de banho!".

Nah, não havia... Não vou dizer que é uma falha da organização, sinceramente foi a primeira vez que tive necessidade delas, nunca reparei se não outras provas havia, mas que me tinha dado um jeitão lá isso tinha! Os quilómetros passavam e a coisa estava cada vez pior. Meu rico mato, já me encostado há meia hora e resolvido o assunto! Já tinha dificuldade em correr e tive que improvisar: passei por uma bomba da Repsol, e pumba, Fax enviado à terra. Ainda ouvi um gajo a dizer "atão? já tens que ir atestar??" ehehe.


Mais aliviado mas na mesma muito desconfortável lá segui caminho. Já tinha passado por isto em treino, a coisa não ia melhorar, ia ser um sacrifício até ao fim. Comecei a fazer a contagem decrescente logo aos 12km, entretanto já tinha 22 nas pernas e só queria que aquilo acabasse. A juntar à festa comecei a sentir dores fortes na anca outra vez (mau!). Bem, tá na hora de cerrar os dentes e acabar esta porcaria. Ao km 16 mais uma subida forte que me deu mais uma marretada na anca. Os últimos 3 foram um massacre, não estava com vontade nenhuma de correr. Mas lá os fiz. 

Passei a meta, parei o cronometro e sentei-me no lancil. Foi uma sensação agridoce. Estava completamente esgotado, mas cumpri o meu objectivo. 31.1km em 2h39, média de 5.09min/km, muito longe dos 4.50 com que corria os longos para Sevilha. Parece-me que esta maratona está cada vez mais condenada, vou lá mesmo só para tentar acabar. Incrível como num par de meses, praticamente sem abrandar, a minha forma desceu tanto. 

Fiquei com remorsos por não ter aproveitado esta excelente corrida como devia, mas para o ano não vou falhar de certeza. Quanto a pontos menos positivos só mesmo a questão das casas de banho (mais uma vez, nem sei bem se isto será negativo), alguns quilómetros não estarem marcados (eu sei que quase toda a gente tem relógios com GPS, mas ainda há pessoas que não os têm) e o pin no final, em vez de uma medalha (a prova ainda foi bastante cara, aquele crachá não tinha grande jeito). Mas estes pequenos reparos não apagam a excelência da prova, muitos parabéns a todos na organização!

Bem, e com isto tudo apercebi-me que devo ter escrito o meu post mais longo de sempre eheh. Para um treino longo e chato, um post longo e chato!



9 comentários:

  1. Desta vez não nos vimos mas já percebi porquê, antes da prova estavas a correr.

    Casas de banho portáteis em provas, só as tenho visto em Maratonas e na Meia da Ponte. Queres acreditar que o aluguer delas é de 100 euros por dia e por casa de banho?!?

    Um abraço e força para o Luxemburgo. Por vezes pensamos que a coisa está condenada e temos agradáveis surpresas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que no circuito do BES Run também as há, pelo menos em Sintra e Cascais.

      Eliminar
  2. Tal como o João disse realmente só naquelas provas mais "á séria" é que as vemos e o aluguer das mesmas é um tanto exagerado. Mas estou contigo, por vezes fazem muita falta!! ahah

    Pena não ter sido uma "boa" prova para ti... tiveste azar! :)
    São coisas que calha a todos e não podemos colocar à porta de ninguém eheh
    Nem sei como conseguem correr assim... eu dá-me logo falhas nas pernas e tenho que parar logo.

    Não penses já que está condenada a Maratona de Luxemburgo... por vezes temos surpresas.

    E que essa anca não seja nada de grave.

    Beijinhos e boa semana
    Força para Luxemburgo!

    ResponderEliminar
  3. Há dias melhores e piores, e este correu menos bem...paciência. Isso de perder forma não é bem assim...ainda na semana passada fizeste uma prova e tempo espectacular em Santarém...parece que não, mas faz mossa, e como não andas com grande vontade/motivação para os longos é capaz de fazer o resto. Só para finalizar, o meu amigo Gil foi no domingo à Maratona de Madrid, não fez treino especifico, nem nada de especial no que diz respeito a longos...por isso não ia com grandes espectativas...chegou lá e faz 3h19, numa percurso que é muito duro (tem ca.500 D+) quando o recorde dele era 3h24...por isso...nada de desesperar :)...o importante mesmo é que isso da anca não seja nada de grave.
    Quanto às casas de banho....nunca reparei nas provas pq felizmente nunca precisei...já em treinos a coisa muda de figura.....e já agora, tu mandas "faxes"??? Gajos da cidade é assim, desenvolvidos....eu cá ainda mando telexes, mas ouvi falar numas modernices que se chaman mails :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Resumindo, foi uma prova de caca! LOL

    Deixa lá... as adversidades tornam-nos mais fortes! Na próxima será melhor!
    Concordo contigo sobre os aspetos da organização.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Nada como correr no mato, não é??
    Boa prepração para Luxemburgo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Filipe,

    Também já me senti assim, várias vezes, mas quem é que treina para distâncias longas que não o tenha já sentido pelo menos uma vez.
    Definimos um objectivo, depois treinamos e sentimos que vai ser muito difícil de o conseguir concretizar.
    Neste momento estou a pensar se o ritmo que estou a pensar fazer (4:58), apesar de todas as projecções indicarem que é possível, não será um pouco exagerado, certo que ainda falta muito tempo mas cada treino que corre mal faz-nos dar um passo atrás.
    Vamos trabalhar e acreditar que no dia as coisas irão correr bem.
    abraço e bons treinos.


    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  7. Olá Filipe! Antes de mais, parabéns pelo "treino" :)
    Realmente, penso que pelo menos nas provas de 21km já se justificam wc´s portáteis. Nunca precisei, mas pelo menos as Meias das Pontes sei que têm.
    Do post, há que destacar a frase: "já tens que ir atestar??" Ahaha lindo.. :)
    Bjs e bons treinos!

    ResponderEliminar
  8. Que posta...enfim uns correm bem e outros assim.
    Na bomba da Repsol ainda tiveste que ir pedir a chave ao balcão? Ahaha.
    As melhoras e melhores treinos, e provas, se avizinham.
    PS: afinal não vou à Tapada de Mafra...é no mesmo dia que os 10 km da Caparica...

    ResponderEliminar