As minhas corridas na estrada

domingo, 30 de maio de 2021

Sicó 111km - Back to the future

Foi aqui, no Sicó, que há 6 anos acabei a minha prova de 3 dígitos. Desde então já passei essa barreira por 18 vezes. Umas melhores, outras piores, em todas aprendi e evoluí. Adaptei o treino, alimentação, corpo e mente à grande provação que é estar tantas horas em prova. Agora, dois anos depois da prova Elite da Freita, era hora de voltar aos 100km!

O problema é que o corpo e mente que estavam adaptados em 2019 ficaram em 2019, na era pré-COVID. Percebi isso no fim da Zela, há 3 semanas. Tinha a perfeita noção que não estava com o treino adequado para os 111km do Sicó. Mesmo assim as saudades de embarcar numa aventura de 3 dígitos foram maiores que a razão e, na sexta feira às 22:08, lá parti na oitava vaga de 20 atletas para a 18ª vez acima dos 100. O que eu não sabia ainda é que ao passar o pórtico tinha entrado numa máquina do tempo que me levaria de volta a 2015. E que viagem foi...

Não tenho uma única foto da prova e só sairam meia duzia. O desespero por fotos neste post vai ser muito. Tenham paciência.

Dificilmente se podia pedir uma melhor noite para correr. Temperatura a rondar os 12 graus, sem chuva. Parti só com uma tshirt e manguitos e andei sempre ali no limite entre ter frio e estar demasiado quente. os primeiros 20km passaram num ápice, em menos de duas horas. Muito estradão, pouca subida, feitos sempre a correr e a controlar o ritmo para não abusar. 

25, 30km... Continuamos sem grandes subidas e com muito estradão. Percurso desinteressante mas com destaque para a chegada à bonita Penela, onde apanhámos uma primeira subida mais longa. Lá em cima, no castelo, mais um magnífico abastecimento, como é apanágio do Sicó. Comi e bebi bem e depressa, para não povoar muito o abastecimento.

Castelo de Penela, tirado do sr. Google.

40, 45km... O trote já não era de todo tão leve como até aos 30km. Se dantes ainda fazia algumas subidas a correr, agora já nem tentava. Corria no plano e a descer e mesmo aí já com algum esforço. É o problema de me ter desabituado das distâncias grandes. Elas não perdoam e o meu corpo estava a começar a sentir os quilómetros... 

52km, base de vida em Santiago da Guarda. Cheguei lá com 6h19 de prova e, pode-se dizer, foi mesmo a tempo. Estava mesmo a precisar de me sentar um bocado e assentar ideias.  

Entrei, sentei-me, fui buscar o meu saco e, calmamente mas sem perder tempo, tratei dos afazeres. Troquei de t-shirt e buff, que estavam transpirados, comi uma canja, bebi o meu compal de pêra, mensagem para casa e ala que se faz tarde! ...quer dizer, não sem antes lavar os dentes! Estão a gozar?? Experimentem lavar os dentes numa base de vida para tirar aquela nhanha dos dentes. Ganham uma vida nova!

Eram 4 e meia da manhã quando saí do abastecimento, ainda faltava hora e meia para o nascer do sol. Sabia que a partir dali a prova ia mudar completamente por causa do percurso. O que não esperava era que eu também me alterasse tão bruscamente. A máquina do tempo tinha aterrado. Bem vindo a 2015.

Lá para as 5 da manhã comecei a andar dentro de um nevoeiro denso e uma ligeira morraça. Não conseguia ver mais que o circulo branco e brilhante provocado pelo meu frontal refletido no nevoeiro e no tout-venant branco dos estradões infindáveis. Seguia sozinho, acompanhado pela minha respiração e o eventual tilintar de bastões lá ao longe. O branco tornava-se cada vez mais pastoso, a brita dos estradões parecia que ondulava à frente dos meus olhos e provocada ligeiras tonturas. O declive nunca era acentuado, já não sabia se descia ou subia. Só via o branco da luz, misturado com o branco do estradão, e a cabeça a andar à roda e à roda..

Às 6 da manhã, enquanto cumpria a primeira grande subida num trilho muito bom que nos levaria ao ponto mais alto da prova (553m), já havia claridade suficiente para desligar o frontal. Lá em cima, ao pé das famosas letras a dizer "SICÓ", o ar frio despertou-me um pouco, mas logo a seguir, naquele que para mim é o melhor trilho da prova e nos levaria, a descer, até ao abastecimento aos 66km, o sono voltou a atacar.

Foto do Zé do Zé das Fotos.

No fim do meu primeiro MIUT, em 2015, quando passei pelo mesmo ao nascer do dia, descrevi a sensação como quando estamos a ver televisão à noite no sofá e não conseguimos controlar o sono, mesmo que tentemos. Nunca mais voltei a passar pelo mesmo até esta madrugada. O trilho era bom de correr e as pernas até estavam a responder, mas as tonturas eram cada vez maiores e os olhos insistiam em fechar. Era incontrolável. 

Mesmo antes do abastecimento temos cerca de 1km feito em estrada, aí fechei mesmo os olhos durante alguns segundos. Cada vez que os abria via tudo a andar à roda! Que desespero.

Cheguei ao abastecimento, olhei para o relógio, sentei-me à mesa e deitei a cabeça em cima dos braços. Imediatamente adormeci e apaguei completamente. 

Um barulho. Despertei. Olhei para o relógio, tinham passado 5 ou 6 minutos. Não sabia se seria o suficiente, mas lembrava-me bem do relato da Courtney Dauwalter que no MOAB 240 (uma prova de quase 400km que ela venceu) dormia sestas de 2 ou 3 minutos. Bem, tinha que dar. Levantei-me e fui comer qualquer coisa e beber mais um copázio de café. 

Saí do abastecimento, fiz uns metros a andar para assentar a comida, experimentei a corrida e....não é que estava bem melhor?! Não só estava mais desperto como as pernas até ganharam algum ânimo!

Entre os 66 e os 85km foi mesmo a minha melhor fase em toda a corrida. Estava com um trote fácil, seguia bem disposto e ganhei várias posições. O percurso nesta fase era bem mais interessante, com passagem pelo incrível canhão dos Poios. Havia mais trilhos e tudo corria melhor. Não voltei a ter sono (até ao fim da prova) e, apesar de muito cansado, sentia-me razoavelmente bem. A coisa estava bem encaminhada! 

Canhão do Vale de Poios, uma das zonas mais interessantes do percurso. Tirado do Google

Até que o Marty meteu plutónio no DeLorean, ligou o Flux Capacitor, acelerou a 142km/h e, SNAP, estava de volta a 2015!

Tapeus, 85km. À minha frente estava a maior subida do percurso, a primeira mêmo a sério, com 400m de desnível. Normalmente é nestas subidas que eu ando melhor nas provas. À João Almeida, não vou atrás de ninguém, meto o meu ritmo e lá vou recuperando. A parte de não ir atrás de ninguém estava a resultar. Fui passado por uma dúzia de pessoas. Já a parte de ir recuperando.... bem, isso já não foi conforme o plano. 

Foi com muito esforço que cheguei lá a cima e com ainda mais esforço que tentei trotar no estradão a descer. Não estava a dar. Doíam-me as pernas, as costas, os braços...tudo! Cada passo era um sofrimento. Desci para o trilho das Buracas de Casmilo, um dos mais técnicos do percurso, com muita dificuldade. Arrastei-me por ali a cima e caminhei o km de estrada até ao abastecimento de Casmilo, aos 95km. Foi aqui que deitei a toalha ao chão e acionei o malfadado modo Walking Dead. Já não era um homem que estava em prova. Era um autêntico zombie.

Buracas de Casmilo, tirado do Facebook da prova

No abastecimento dei uma mordidela numa bifana e estive ali com aquilo enrolado na boca uns 5 minutos. Forcei para engolir, comi um bocado de banana e saí. Para ajudar, as nuvens começaram a limpar e o céu ficou limpo. A temperatura que até ali estava fresquinha aumentou brutalmente e agora suava em bica. 

Claro que já não ia desistir ali, afinal cansados estamos todos, mas detesto entrar neste modo em prova. Foi um autentico arrastar de cadáver. Fui metendo o trote sempre que dava, mas parecia um enfezado a correr e já olhava para o relógio de 5 em 5 segundos. 

Até ao final ainda haviam dois obstáculos chatos para transpor. O horroroso estradão a subir, antes do abastecimento do Poço, e o dificílimo trilho da Cascata do Rio de Mouros. 

Cascata do Rio de Mouros, que ontem estava sequinha sequinha. Tirado do Google.

Mesmo na base do estradão, uma rampa super inclinada com sol de chapa e 150+, ainda passei por um oásis. O Fantástico João estava com a sua Liliane a dar água fresquinha e dois dedos de conversa a toda a gente que ali passava! Foi o suficiente para transpor o estradão e nem dar por ele. Obrigado, amigo!

Ultimo abastecimento. O meu relógio diz que faltam 6km, mas foi a medo que perguntei a quem lá estava quanto faltava. "6km!", responderam-me eles simpaticamente! Ufa! Mas eu sabia que não eram 6 simples quilómetros. Pelo menos 2 deles eram passados no super técnico trilho da cascata. Um infindável sobe e desce de pedregulhos, cordas e degraus, ao lado de um leito de rio agora completamente seco, a fazer lembrar alguns trilhos da Lousã nos Abutres. O suficiente para destruir o pouco que ainda tinha!

Saí das entranhas da cascata e faltavam 2km fáceis, mas já nem nas descidas corria! Guardei o último miligrama de energia para correr na reta da meta e cruzei-a com 16h48, uma hora a mais do que tinha idealizado. 

Está feita a 18ª. Voltei a ter sensações que já não tinha há muito. Voltei a ligar o modo walking dead, a ter sono durante a prova, a desesperar com o percurso, a ter dores no corpo todo, a sofrer muitíssimo, a ter dores de barriga, a ter assaduras em todo o lado, a ter calor, a ter frio...a viver! 

Caraças..que saudades disto!


Link para o Strava


8 comentários:

  1. Chora, chora, chora... E no fim, uma hora a mais do que tinha idealizado! Ai o meu caralho, estas máquinas partem-me todo! Grande prova de o resto é conversa! Já agora e para não ter de ir seis anos atrás, porque não tenho plutónio, quanto tempo demoraste em 2015?... Pois 😜

    ResponderEliminar
  2. Mais uma epopeia 👏👏👏 Filipe, tens é de entrar em "mais" aventuras para ir tendo leitura integrante ou fazer "rewind" de aventuras passadas face à experiência actual... Escrita maravilhosa 👏👏👏 Parabéns. Mais uma no currículo 💪💪💪

    ResponderEliminar
  3. Só vim escrever que só o facto de ter ido ao Senor Google ver o significado de "tout-venant" e as alusões ao ciclismo já valeu a pena :)

    ResponderEliminar
  4. Afinal mesmo com afinco não deixamos de ser humanos e a Natureza sempre pronta a relembrar quem manda😊 bela prova e melhor recuperação

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela superação, Filipe💪
    Também já tenho saudades dos 3 dígitos, mas optei pelos 57k, e levei com a marreta no trilho antes do Casmilo😝🔨 Bons treinos de recuperação

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Filipe!!!! Mesmo assim, fico com inveja, isto para estes lados ainda está longe dessas aventuras ;)

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns, épico Filipe :)

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  8. Boa recuperação Filipe. É sempre um gosto ler estes teus relatos do walking-dead 😂✌️

    ResponderEliminar