As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Nuvens Negras

Se há coisa que eu detesto é lesões. Epah, é que é um ódio visceral! Antes pisar m**** todos os dias ao entrar no carro para ir trabalhar do que andar com uma lesão qualquer. É coisa para me lixar a boa disposição, mesmo com o 33º já praticamente no bolso. 

Tudo começou há uma semana, no longo de há dois sábado atrás. Como se não bastasse o treino ter corrido pessimamente, fiquei com uma dor estúpida na anca. Nesse dia fui experimentar uns caminhos novos com um amigo, andei sempre por estradas de terra e pensei que pudesse ter sido algum mau jeito provocado por um buraco. Não há-de ser nada! Pensei eu.. Toca de treinar a fundo na semana passada. 83km culminados num longo de 31km, no sábado de manhã. O resto do dia mal conseguia andar, domingo com muitas dores e hoje com dores estou. Enfim, não lhe quero chamar já lesão para não agoirar, mas estou muito preocupado...

Entretanto a preparação para a maratona do Luxemburgo vai de mal a pior. Desde uma má recuperação de Sevilha, passando por uma bronquite e uma súbita e forte falta de motivação para os treinos longos, o plano tem sido cumprido muito precariamente e sempre em esforço. Na esperança de combater esta desmotivação entrei num frenesim de inscrições em provas para os próximos meses:


  • 19 de Abril - Scalabis Night Race (10km) - a ideia era bater o RP dos 10km, mas é já este sábado e não sei como estará a perna, é provável que a faça em ritmo descontraído como a do Benfica. Não sei se conhecem esta prova, em Santarém, mas apesar do nome pomposo, é das melhores que já participei! Um percurso urbano, dentro da bonita cidade de Santarém (se o meu "eu" de 16 anos me visse a dizer isto dava-me um calduço), com muita participação popular e que para mim culmina na passagem por dentro da Escola Pratica de Cavalaria, de onde partiu o Salgueiro Maia no 25 de Abril. O ano passado quando lá passei estava a tocar o "E Depois do Adeus" do Paulo de Carvalho. Tenho cá para mim como um dos melhores momentos da minha curta "carreira" de corredor.
  • 27 de Abril - Meia Maratona de Almada - Os longos são chatos, mas tenho que os fazer. Estou a planear um "aquecimento" de 10km no parque da paz antes da partida.
  • 1 de Maio - 15km de Benfica do Ribatejo - Já vos disse para virem a esta prova?
  • 3 de Maio - Trail de Sesimbra (21km) - a súbita desmotivação nos longos, em conjunto com a leitura semanal de relatos de provas de trilhos, fizeram-me dar uma nova oportunidade ao trail. A verdade é que estou ansioso! A prova é curtinha e com um acumulado pequeno, penso que será o ideal para desfazer o trauma dos 50km do Zêzere. 
  • 17 de Maio - Raid da Tapada de Mafra (21km) - Pois, mais um trail.. Ver razões acima!
  • 31 de Maio - Maratona do Luxemburgo
  • 28 de Junho - Corrida das Fogueiras (15km) - Está no meu top 5 de provas, não posso falhar!
  • 6 de Julho - Trail do Almonda (30km) - Pronto, já estou a exagerar...
  • 2 de Agosto - Trail Noturno da Lagoa de Obidos (25km) - Não bastava andar a inscrever-me em trail à parva, ainda me meto num à noite.... Vamos lá ver se corre bem.


A seguir a isto, e tirando a obrigatória 20km de Almeirim, não tenho mais nada planeado. A ideia era fazer a Maratona de Lisboa e tentar chegar-me às 3h15, mas estou com pouca vontade de treinar para isso... Depois do Luxemburgo logo se verá.

A prioridade agora é afastar estas nuvens negras que se estão a juntar aqui à volta. Amanhã mais uma sessão de massagem no Nuno Florival, e muito descanso. Mais uma semana de preparação para o lixo, mas isso agora interessa pouco.



12 comentários:

  1. Já aqui estou a soprar, caro amigo, para afastar essas nuvens. Odeio lesões. Deveria haver uma lei que proibisse a existência dessa espécie!!!

    Fiquei curioso com a Scalabis. Essa de passar no sítio do grande e verdadeiro herói Salgueiro Maia, entusiasmou-me. A ver se no próximo ano calha noutra data. (aqui para nós, nem me tinha preocupado muito em saber de pormenores dessa corrida pois embirrei logo com o "Night Race"...)

    Encontramo-nos então em Almada e Fogueiras.

    Força e tudo a correr pelo melhor

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Vamos esperar que não seja nada de especial e a "coisa" passe!
    Também detesto lesões e se elas já não me estragam a planificação de provas (já não faço quase disso) não me deixam correr e sem correr é uma desgraça!
    E aqui onde vivo ainda tenho o problema dá grande dificuldade em acesso a serviços de saúde dos mais básicos quanto mais tratar de uma lesão!
    Rápidas melhoras e um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Nada como arrnajar provas/pobjectivos para nos motivar :)
    Quanto às lesões, são sempre arreliadoras e não nos deixam programar, tal como já aqui foi dito! Tens de ver isso, não forces!

    As melhoras!

    ResponderEliminar
  4. Xô lesões! Xô, xô, xô daqui para fora!

    Algumas dessas também estão no nosso calendário. Nunca fui ao Trail de Sesimbra mas depois dos trails a que tenho ido as expectativas estão bem altas.
    Fogueiras, ÓBVIO!!!
    Almonda e Óbidos também são prováveis :)

    Rápidas melhoras Filipe.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Com esse calendário enorme nem parece que o post é sobre uma lesão :)

    Queria ter me inscrito na scalabis mas esqueci me completamente! Mas pronto também já estava inscrito na Bes de Sintra.

    Boa recuperação e juízo ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Oh malta...vamos lá ver se me entendem: eu venho ler estes blogues de corrida porque normalmente aprende-se alguma coisa, é motivador, costuma haver fotos giras ( neste aqui só temos Zezé Cameirinha e um simbolo qualquer com uma águia, não percebi, acho que era a corrida em nome de um grande senhor do fundo português) mas agora anda tudo podre??
    O joelho, ok, pronto, bronquites e coiso, bom, quem anda à chuva e...ok, agora a anca???
    Xô, xô, vai lá ver o que é isso e vê se ficas bom.
    Agora, esse plano não anda ocupado para quem anda com dores?
    Tenho esperança de tambem ir a 2 ou 3 dessas a começar em Mafra.
    As melhoras
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Boas Filipe, tás a ressacar de certeza :)....espero que não seja nada de especial, tipo o corpo a pedir apenas uns dias de descanso. Em todo o caso, é preciso cuidado...mas tu já sabes disso. Fonix, tens aí um calendário de provas que nunca mais acaba...eu neste momento tenho que ser muito selectivo, se não colocam-me as "malas à porta" e com toda a razão :D
    Vá...descansa e recupera bem....a Maratona do Luxemburgo é "só" para acabar bem, e isso para o teu nível é canja.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já escrevi, sempre a aprender:)
      Tivesse este blogue mais fotos...de jeito e...
      Continuação de melhoras,
      Abraço

      Eliminar
    2. Ó amigo....como é que tu queres que o Filipe tire fotos de jeito...já viste aos ritmos que o moço anda??? ...não existe Gopro que aguente, fica tudo desfocado :))))
      Pois...aprende-se umas coisas por aqui, nem tudo funciona com todos, mas não custa tentar não é ;)
      Vai lá fazer umas rampas, para ver se da próxima dás luta aos sexa- e septagenários lá da tua zona :)...

      Eliminar
    3. Acho que o Filipe não se chateia, e agora está coxo...,por isso até respondo que graças a essas das rampas no ultimo passeio para o trabalho ataquei as subidas como se a seguir fosse descansar e...foi bom, por pouco não tive 2 senhoras simpáticas a ver se estava vivo!
      E passei por 4 velhotes! Estavam a jogar sueca mas passei por eles que nem me viram!
      Bom, quanto às fotos, ele diz que vai tentar voltar aos trails, deve ir mais devagar...não?

      Eliminar
  8. As melhoras, Filipe!
    Isto anda uma maré de lesões, caredo! De momento não quero nenhuma para troca, que já tive a minha penitência no final do ano passado.
    Força e recupera isso, com tantas provas no calendário tens de te pôr fino!

    ResponderEliminar
  9. Toca a afastar essas nuvens negras que isto não está para lamentações ai ai ai :)
    Espero que passados 2 dias depois desta publicação as dores tenham ido à vida :)
    Força para esses treinos que o tempo passa a voar :)
    E lá nos encontramos na corrida das Fogueiras que vou fazer pela 1ª vez, mas algo me diz que será a primeira de muitas :D

    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar