As minhas corridas na estrada

quinta-feira, 1 de maio de 2014

15km de Benfica do Ribatejo - O relato

Hoje foi dia de correr os 15km de Benfica do Ribatejo. Ainda há pouco tempo falei aqui desta prova, por isso não me vou alongar muito a apresentá-la. Às 9:30 lá estavam os cerca de 150 atletas para correm as duas provas do dia: 15 e 5km.


Esta é uma prova especial para mim, porque estou quase literalmente a correr em casa, o percurso passa 3 vezes pela casa dos meus pais. Para o ano vou sugerir que se dê uma volta lá ao quintal eheh. Na altura em que escrevo este post (teve que ser logo a seguir à prova, depois entro em estágio para o Benfica) ainda não haviam resultados, mas tenho quase a certeza que a maioria dos presentes eram atletas do concelho, o que me deixa por um lado orgulhoso, mas gostava que mais gente de fora viesse, como acontece na prova rainha do concelho, os 20km de Almeirim.

Nesta 2ª re-edição da prova, a grande novidade em relação ao ano passado era o percurso misto alcatrão / terra. Dos 15km, cerca de 5km eram corridos em estradões de areia e terra batida que passavam no meio de vinhas, campos de cultivo, e terrenos agrícolas da freguesia. Esta foi uma sugestão popular, a qual apoiei a 100%, que procurava diferenciar a prova dos outros milhares que existem em Portugal. No entanto há que admitir: aumentou bastante o nível de exigência do percurso. Os estradões eram pouco de terra batida e muito de areia. Sim, areia solta, daquela que dá cabo de nós!

A minha passagem por um dos tais estradões

Quanto à minha prova, foi tranquila e de acordo com as minhas capacidades físicas no momento. Comecei a um bom ritmo, que consegui aguentar bem até cerca dos 7km, quando começámos a andar na areia. Aí baixou logo 20 a 30 segundos por quilometro, além de me ter cansado muito mais. Cheguei aos 10km com o tempo exacto planeado apesar deste abrandamento, muito por causa de uns primeiros 5km muito rápidos. Depois os últimos 5 foram feitos contra um vento muito forte, e dois deles na difícil areia solta. Cheguei à meta com 1 hora certa no relógio, o que é um tempo excelente para mim aos 15km! O problema é que a prova não tinha 15km, mas 14.670 eheh. Pelo ritmo a que ia é provável que demorasse pelo menos 1m30s a fazer aqueles 330m, ficando abaixo da 1h02 (média de 4.08min/km), o que para mim também não é nada mau. O que não me deixou nada satisfeito foi a porcaria da anca que voltou a dar-me uns toques... Nada de especial, mas há sempre ali aquela mosquinha a chatear! 

Em relação à corrida, gostava de deixar aqui alguns destaques. O primeiro para a Ana Duarte, a nossa campeã Almeirinense que venceu pela segunda vez a geral feminina. Depois para o João Fulgêncio, um avião de Almeirim que ainda no fim de semana passado se sagrou vice campeão regional dos 10000m, com o fantástico tempo de 33'48''49, terminou em 4º da geral, apesar de ter tido algumas dificuldades a meio do percurso (algo que me diz que a evolução dele vai ser brutal e surpreender muita gente). E finalmente um destaque ao grande Luis Mota. Sim, esse mesmo, o campeão do trail que ainda no domingo passado correu a maratona de Madrid em 2h46! Esteve em Benfica e terminou com um tempo excelente. É incrível a perseverança deste atleta, um exemplo para todos nós!

Aqui estão fotos dos três. Luis Mota, Ana Duarte e João Fulgêncio, respectivamente.



 



Para terminar, queria deixar algumas sugestões à organização, que sei que vão ler este post. Para que as pessoas da freguesia façam parte da prova, acho que é essencial que o percurso passe pela estrada principal de Benfica, a EN118. Eu sei que é complicado, mas acho que é um esforço que tem que ser feito! Sugeria por exemplo que passasse lá logo no primeiro km, os atletas ainda vão juntos e não acredito que estivesse cortada mais que 20 minutos. A segunda sugestão prendesse com o dia da prova. O Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim (FIFCA), que acabou o fim de semana passado, é o grande acontecimento anual da freguesia, não seria boa ideia fazer os 15km como parte do programa do FIFCA? Com grupos de dança e música em alguns pontos do percurso dentro de Benfica e dos Cortiçois, acho que era excelente! Por ultimo, uma sugestões que preferia não ter que dar. Este ano houve alguns problemas com atletas que se enganaram no percurso nalguns cruzamentos. Estes problemas eram facilmente evitados se estivesse alguém da organização nestes sítios. Tenho a certeza que para o ano vai ser ainda melhor, podem contar com a minha ajuda para o que for preciso!

Bom, quanto a mim, agora é tempo de recuperar em tempo record e ir correr os 21km do trail de Sesimbra no sábado, tentar mais uma aproximação aos trilhos :) Até lá!

4 comentários:

  1. Tenho pena de não ter ido fazer essa prova mas, sempre que posso, a Corrida Internacional do 1º de Maio, em Lisboa, é para mim um prova obrigatória! Depois também com as minhas capacidades atléticas actuais numa prova pequena iria ficar em último e bem destacado! Não é que isso me atrapalhe mas correr por correr sozinho e ao pé de casa prefiro ir treinar!
    Penso que esse percurso ainda pode ser afinado encontrando estradões de areia mais consistentes mas se calhar teria de ser uma mudança radical de percurso! Eu pelo menos treino aqui em estradões e o piso é bom!
    Enfim acho que é uma prova com muito potencial mas necessita de várias afinação, incluindo a data, que já me disseram não ser fácil por razões logísticas. Com essa afinações a prova pode deixar de ser de âmbito local para se tornar numa classifica a nível nacional.
    Mas para dar outra dimensão à prova é preciso ter paciência, perseverança e meios para tal e se não houver essas condições também não há mal nenhum em terem um prova de âmbito mais local / regional.
    Parabéns pela tua prestação e as minhas felicitações para os organizadores pelo trabalho que têm feito nestas duas edições.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Espero que essa situação da anca se resolva rápido!

    A atleta que referes, ana Duarte, é uma grande atleta!

    Força para Sesimbra e... Luxemburgo!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela referência.
    Gostaria de vos felicitar pela excelente iniciativa que realizaram, reveladora de muito empenho e dedicação, num ambiente de verdadeira festa da corrida.

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia esta prova. Parabéns pela prestação.
    Correr em areia solta é do pior! E se calhar também foi isso que despertou a moínha na anca.
    As melhoras e força para Sesimbra!

    ResponderEliminar