As minhas corridas na estrada

domingo, 4 de maio de 2014

Trail de Sesimbra - Fim de Semana perfeito!

Depois de duas experiencias nos trilhos que não me deixaram as melhores recordações, ontem foi o dia de tentar uma reaproximação. 


Não, na realidade não foi o ultra, mas sim os 21km do trail de Sesimbra. A minha primeira experiencia tinha sido nos 30km da Serra da Lousã, em 2012, e a segunda nos 47km (que na realidade foram 50) o ano passado no Zêzere. Na Lousã gostei muito do trail, mas cometi erros quase infinitos numa prova que só por si já era muito difícil. Dos 30km só devo ter conseguido correr 3 ou 4. Completamente impreparado, levei um empeno tal que não fiquei com muita vontade de voltar. A segunda aventura foi o chamado caso de mais olhos que barriga. Ah, é pra fazer trail? Então manda-lhe aí com 47km e 2300D+ ver se no fim te aguentas em pé! Penei, e aqui já não me diverti mesmo nada.

Entretanto, com vontade de variar e também por causa do bombardear de relatos nos trilhos que vou lendo por aí e que me foram aguçando a vontade, decidi dar mais uma oportunidade ao trail. A prova escolhida foram os 21km de Sesimbra. Curta, numa cidade gira para passar um fim de semana na praia, e com um acumulado pequeno (+/-500m acho eu). Está decidido!

Já agora, eu gosto de provas de estrada, mas não sou fundamentalista. Na verdade, a maioria dos meus treinos são em terra, só não gosto muito é quando as provas são basicamente um suceder de muros para escalar, onde quase nem se corre. O que eu gosto mesmo é de correr, e não há duvida que correr no meio da natureza é infinitamente melhor que no alcatrão. 

Voltando a Sesimbra. A prova, organizada pelo Mundo da Corrida, tinha uma parceria com o Hotel do Mar, que oferecia uma noite em quarto duplo a um preço convidativo (na verdade continuava a não ser assim tão barato, mas enfim), e aproveitamos para ir os 3 logo na sexta feira para preparar o ponto alto do fim de semana. Não, não era a corrida, era a primeira vez da Maria Amélia na praia! Depois de semanas e semanas de treino duro, com muita mentalização, um plano seguido ao pormenor, estava chegado o dia!

Uma autentica Marathon des Sables a gatinhar

Houve ingestão de areia, chapinhar na água do mar e birra para dormir. Tudo conforme o planeado, um sucesso portanto!

Depois da aventura Mel na praia, o próximo objectivo passava por preparar a minha prova do dia seguinte. Era muito importante uma refeição equilibrada, ingestão de hidratos de carbono e muita hidratação. Acho que o objectivo foi cumprido.

Salada de polvo, canivetes, ameijoas, imperial.... Ah, o pão para a molhenga tinha hidratos de carbono, tá bom, não mexe!

Ainda nessa noite fomos levantar o dorsal, que era no hotel onde estávamos. Já agora, uma palavra menos boa para a organização neste aspecto. Para mim foi muito fácil porque já lá estava, mas o sitio para levantar os dorsais era de difícil acesso para quem chegava no dia da prova, ouvi muita gente a queixar-se disto. 

Depois de uma noite complicada, talvez por causa das endorfinas (ou então do dente que está a nascer) da mais pequena, levantei-me hora e meia antes da partida, mesmo a tempo de ver a partida do pessoal da Ultra da varanda. Que luxo!

Era altura de ir tomar o pequeno almoço incluído no preço do quarto, e descontraidamente preparar tudo para me encontrar com os companheiros de Almeirim que viriam à prova. Ok, não foi com grande descontração. Por incrível que pareça, o hotel não permitiu late check out. Já fiquei várias vezes em hotéis com parcerias com as corridas e nunca me tinha acontecido isto, tivemos que preparar tudo antes de eu partir. Enfim, pormenores...

Tudo se resolveu, e às 9:20 lá estava com os meus companheiros pronto para a partida.

Aqui estão os campeões de Almeirim. Joel, David, Valter e Omar. A miúda não correu.

Pela primeira vez iria correr com sapatilhas de trail! Não havia era mochila ou cinto de hidratação, levei na mesma o cantil na mão, mas uma coisa de cada vez.

Ás 9:30 em ponto partimos, juntamente com cerca de 500 atletas (muitos!). Com muito calor, pouco vento e sol abrasador. Decidi seguir os conselhos que vou lendo por aí e desta vez fui muito ajuizado na minha corrida. Os primeiros 1.5km, em alcatrão, foram feitos a um ritmo baixo, e assim que chegámos às primeiras subidas caminhei, mesmo quando conseguia correr. Depois de uns estradões sempre a subir entrámos nos 6 ou 7km mais giros da prova. Sempre em arribas junto ao mar, com inclinações muito fortes e carreiros (vulgo single track) corriveis muito divertidos. Na primeira subida a pique formou-se logo uma fila. Eu sei que é uma situação normal, mas não achei muita piada a estar parado à espera... Fiz estas subidas mais agressivas obviamente sempre a caminhar, nem dava para correr, mas ao contrário do Zêzere senti-me sempre bem e fui subindo com uma passada vigorosa. As descidas mais técnicas foram muito divertidas, e aqui não há dúvidas que as sapatilhas de trail ajudam, e MUITO! Senti-me logo mais estável e com melhor tração. 

Chegados aos 11 ou 12km, deixámos para trás as arribas e entrámos numa secção mais plana da prova. Foram 3 ou 4km em estradões com subidas e descidas ligeiras que fiz sempre a correr, a um ritmo baixo claro está. Esta fase foi menos interessante. Depois de um terceiro abastecimento, e quando nos juntámos com o pessoal da caminhada, entrámos numa grande pedreira junto ao mar. Foi engraçado ver aquele contraste, mas rapidamente se tornou monótono, com os estradões larguíssimos, e com algumas subidas mais chatas onde caminhei. Ao quilometro 18 chegámos ao castelo de Sesimbra, depois de uma subida fortíssima feita a andar e onde aproveitei para meter conversa com alguns companheiros. Dentro do castelo fizemos o ultimo abastecimento. No total foram 4 ou 5 abastecimentos, este ultimo foi o mais completo, os outros eram pobres, mas também numa prova de 21km penso que não havia necessidade de mais. Em todos os abastecimentos enchi ou troquei a água do meu cantil, fiz questão de beber mesmo quando não tinha sede, o calor apertou e bem!

Estava então na recta final da prova. Sentia-me bem fisicamente e psicologicamente, não me tinha custado muito chegar ali e já só faltava um esticãozinho. Sempre a descer do castelo até à praia. Curiosamente foi das melhores partes da prova! Uma descida não muito técnica, cheia de desafios e muita sombra! Finalmente sombra! No resto da prova só havia vegetação baixa. Foi sempre a abrir até lá abaixo, senti-me um verdadeiro Killian Jornet a descer! Só os dedos dos pés a latejar de estar sempre a travar é que me lembravam que secalhar não era Killian nenhum eheh.

Na chegada lá estavam os meus companheiros a aplaudir, que já tinham chegado há séculos! Um deles, o Omar, foi 8º da geral e o David foi 14º! Brutal! Estava também a Sara com a Mel ao colo a tirar fotos. Fiquei muito satisfeito com a prova que tinha feito e esta recepção deixou-me realmente feliz, como se pode ser na foto eheh. 


Terminei a modesta participação com 2h20 nos 21km. Apesar disso, senti que foi uma verdadeira vitória porque me diverti muito no percurso, e deixou-me cheio de vontade de participar noutro. Agora era altura de rumar ao ultimo abastecimento, na meta, e iniciar o tratamento de crioterapia - mergulhar na água gelada de Sesimbra. E que bem que soube!

Esticópeito, encolhabarriga!

Na chegada era suposto os atletas terem recebido uma lembrança pela participação, e aqui a organização falhou e bem.. Só soube deste prémio porque fiquei na praia quase até às 16, e entretanto ouvi o speaker dizer que tinha havido um lapso, para os atletas irem lá pedir a tal lembrança. É claro que a maioria das pessoas já tinha ido embora. Fica aqui uma foto, por acaso era bem giro. 


No tempo em que estive na praia a seguir à prova ainda tive tempo de ver o super Luis Mota a vencer o ultra (52km) e os grandes Isa e Victor a terminarem os 21km! Vinham com cara de quem sofreu e muito com o calor, espero que tenham gostado da prova...

Um grande fim de semana, uma boa prova, familia, amigos, praia... Não fica muito melhor que isto :)




7 comentários:

  1. Estás a apanhar o vício do trail está tramado! Não estás nada é excelente! O que dizer mais: foi um fim-de-semana perfeito como tu afirmas!
    Penso que o teu erro em relação ao trail foi de teres começado por provas muito longas e complicadas.
    Isto é como na estrada: ninguém começa pela maratona!
    Eu sou um pioneiro do trail em Portugal: comecei em 1995 quando começaram esse tipo de provas em Portugal mas nunca fiz nenhuma das actuais grandes provas de trail com distancia igual ou superior à maratona mas tenho coisas no pelo com a TRANSESTRELA que era uma prova em duas etapas (sábado e domingo 30 mais 20 km) e que atravessava o planalto central da Serra da Estrela e acabava na Torre. Nesses gloriosos anos do meio da década de 90 eram-mos considerados doidos!
    Se queres experimentar provas de trail mais curtas tens também a alternativa de alinhar em provas do Circuito Nacional de Montanha e já no dia 25 deste mês se vai realizar a Corrida do Guincho que em cerca de 12 km se apanha com paisagem de serra e mar absolutamente linda e vários tipos de piso concentrados numa prova curta.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica para o ano! Uma semana antes do Luxemburgo não é prova que te aconselhe a não ser que fosses o Joaquim Adelino ou a Analice :)))))

      Eliminar
  2. Finalmente um Trail que corra bem!! eheh
    Sim já ouvi dizer que o calor não foi nada amiga. Enfim estamos a chegar ao tempo dele... o que fazer!?

    A foto que mais gostei sem dúvida foi da modelo com rabinho de fralda ehehh :)


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns por uma boa experiência em Trail! Ainda andei a ver se te via mas quando cheguei já devias estar em casa a escrever este post! :P Estes bloguers que conseguem publicar posts inteirinhos logo no dia seguinte fazem-me muita comichão...
    Adorei o paragrafo sobre o facto de gostares de correr, não escalar... Foi uma das constatações na minha curta experiência em trails.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Aha!!! Apanhado :P ....acho que no teu estado actual de forma (vindo de uma Maratona e quase a embarcar noutra), com muitos km de preparação, esta prova era uma brincadeirinha de criança. 21km com 500m D+. Não arriscaste nada e fizeste bem...afinal foi uma tentativa de reaproximação ao Trail :D, e pelo que dizes correu muito bem, essa "Trail" deu-te bola novamente..olha que é perigoso e contagiante....vais ver ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Tens ai uma Ultra maratonista em potência! E a tua/vossa refeição, mais a bejeca e ela com um pratinho da papa ou compota à frente! Ahaha
    ok, em relação à prova, à terceira foi de vez?
    Olha e pelos vistos sem moinha na anca;).

    ResponderEliminar
  6. Parabéns! Eu acho que a prova te corrue tão bem porque a tua nutrição no dia anterior foi exemplar! ;) Com temática marinha e tudo.
    Se houve coisa que o ano passado não gostei nesta prova foi da falta de sombras... Este ano também passaram na pedreira? Paisagem surreal, mas um forno! E a crioterapia final ajuda bastante! :)
    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar