As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Uma prova justa

Há uns tempos li no perfil de Facebook do Luís Mota, aquando da participação dele na Maratona de Madrid, que a Maratona é uma prova justa, e por isso a sua paixão pela distancia. Gostei muito da frase, que me ficou logo na cabeça. A Maratona é, sem dúvida alguma, uma prova justa. A mais justa! Não é uma prova que dê espaço a inspirações momentâneas, ou heroísmo de recta da meta. É muito simples, se treinas corre bem, se não treinas prepara-te, a senhora não faz prisioneiros!

Pela sexta vez estou na semana anterior a correr uma maratona. O que uma pessoa passa durante estes 5 dias é difícil de explicar por palavras. Por ser a sexta vez até podia ser menos intenso que a primeira ou a segunda, mas não, é sempre uma experiência muito forte. Foram muitas semanas a pensar no objectivo, muitos quilometros, ilusões, desilusões... Treinos e mais treinos, uns com prazer outros com (muito) sacrifício, a poucos dias de culminar. Vai ser no sábado, às 19:30, que vou correr a minha sexta maratona. A ING Luxembourg Night Marathon. 


Na semana anterior a Sevilha fiz aqui um post onde mostrava orgulhosíssimo o meu plano de treino cumprido quase escrupulosamente, com todos os treinos técnicos e longos feitos, cumprido na perfeição. Treinei bem, muito bem até! E, claro, a Maratona foi justa comigo! Bati o meu record pessoal e fiz a melhor corrida da minha vida.

Para Sevilha foi assim, bom. Para o Luxemburgo não. Para o Luxemburgo correu quase tudo mal! Desde uma má recuperação de Sevilha, uma bronquite, um problema na anca só resolvido há uns dias e de andar as ultimas 3 semanas a servir de receptáculo para tudo o que é virose que a minha querida filha trás da creche (febres, diarreia, vómitos, you name it!), a juntar a uma falta de motivação crescente, desta vez treinei mal, muito mal até! Só um pequeno termo de comparação, em semanas iguais corri 893km para Sevilha e 737km para o Luxemburgo, menos 160! Não tenho dúvidas que a senhora Maratona não vai deixar de ser justa comigo, mas felizmente a nossa relação já tem alguns anos, já a conheço minimamente e vou respeitá-la desde o inicio. Depois dos 4.45min/km impostos e cumpridos à risca em Sevilha, vou apontar para os 5.20min/km no Lux. Único objectivo: aproveitar os 42.195km do primeiro ao último metro!


Esta corrida tem a grande novidade para mim de ser feita à noite. Estou muito curioso por saber se o corpo vai reagir de maneira diferente e ainda não sei bem como vou fazer em termos de alimentação no próprio dia. De resto, pelo que tenho lido, a prova tem tudo para ser inesquecível. É toda corrida dentro da cidade, com algumas subidas e descidas, muita muita gente na rua, e um final apoteótico num pavilhão coberto. Estou ansioso pela partida, mas a tremer de medo de estar um senhor com uma marreta à minha espera lá para os 30km!


Ah, os geis foram a primeira coisa a entrar para a mala! :)

6 comentários:

  1. Não penses no homem da marreta. Ainda por cima vais com outro nome, de maneira que ele vai certamente estar distraido, hehe.

    Abraço e boa prova!

    ResponderEliminar
  2. Filipe, que tenhas uma excelente maratona!
    Desfruta e vive cada km pois todos são especiais.
    E quanto ao treino feito...olha que nunca se sabe...o percurso, o público, o facto de ser à noite...tudo isso poderá influenciar e por vezes a coisa corre melhor do que sonhamos.

    FORÇA!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mas com a tua experiência de maratonista a "coisa" resolve-se!
    É como tu dizes basta baixares o andamento para a tua forma actual! Fazendo isso tudo bem!
    O pior são aqueles que querem fazer os mesmo tempos que anteriormente mas com uma preparação muito mais deficiente, nesse casos a Dona Maratona trata-lhes da saúde!
    Para mim até há duas formas de correr a maratona: em contra relógio a dar tudo o que temos, e apenas para acabar os 42,195 km. São quase duas provas distintas!...
    Força para o Luxemburgo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Força Filipe!
    Eu não pude treinar para Sevilha e a força mental acabou por transformar essa prova na melhor que já fiz. Pura magia!
    Desejo que te suceda o mesmo e sejas muito feliz

    Um abraço e fico a aguardar grandes notícias :)

    ResponderEliminar
  5. Força Filipe....737km de preparação são suficientes para acabar uma Maratona bem (na medida do possível)...tu tens experiência suficiente para te adaptares à realidade dos teus treinos, que é o estás a fazer ao "baixares" a bitola. Curte cada metro, aproveita o tal ambiente ao máximo e diverte-te...se o gajo da marreta aparecer, manda-o pró cara...go (ele percebe, afinal estarás no Luxemburgo), ele que vá chatear outro :) ....olha, adorei cada metro quando bati o meu recorde no Porto o ano passado, mas não adorei menos cada metro da Maratona de Paris onde fui a curtir o ambiente e a paisagem de principio ao fim :)....a Maratona vai ser justa contigo!!!
    Grande abraço e força nisso....

    ResponderEliminar
  6. Leva o Stephane B.! Assim que aparecer o homem da marreta, larga o Stéphane, até a marreta desaparece!
    Tu tens ar de quem conhece minimamente o teu corpo e como está, até onde podes puxar, onde podes deixar ir, onde tens que refrear e as espectativas que tens que gerir.
    Já é a sexta, ainda por cima à noite, deve ser linda de correr!
    PS: não alimentes o Stéphane, vai estar no ponto!
    Abraço e boas férias, e sim, a alegria que é ter um pequenote que é um transmissor de tudo o que mais 10,15,20 miudos iguais vão tendo...

    ResponderEliminar