As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 7 de julho de 2014

5º Trail do Almonda - Mudar o chip

Quanto comecei a escrever este blog disse em tom de aviso que preferia estrada a trail. Comecei a correr em estrada há já alguns anos e antes disso vinha da natação. Eu sei que que pode parecer parvo, mas encontro muitas semelhanças entre os dois desportos. Em ambos levamos o nosso corpo ao limite durante um certo período de tempo, não há outras variáveis nem distracções. É por isso que gosto tanto dos dois desportos, gosto quando o trabalho é recompensado e de chegar ao fim de um treino ou prova e sentir que deixei tudo naquela ultima meia hora, hora, três horas, seja o que for.

As primeiras provas em trilhos que fiz fui com essa mentalidade. Estava numa prova, logo tinha que dar tudo com um único objectivo - cortar aquela meta o mais depressa possível! Escusado será dizer que não correram bem. Acabei por me divertir pouco e sofrer muito, o que me deixou com um sentimento amargo em relação ao trail. No entanto nunca consegui disfarçar que o apelo estava lá. Eu adoro correr em estrada, seja em prova ou treino, mas havia qualquer coisa nos trilhos que me puxava. Como é que podemos não gostar de correr na natureza, superar desafios épicos, passar os limites da nossa resistência? Pois é.. é impossível! Mas algo tinha que mudar na maneira como encarava o trail, estava na altura de mudar o chip. Foi o que fiz, e o primeiro grande teste foi ontem em Pedrogão.


A prova escolhida foi o Trail do Almonda. 30km com 1200m D+. Pelas estatísticas não me pareceu demasiado duro e ainda por cima era perto de casa. Além disso foi uma verdadeira armada de Almeirinenses à prova, ao todo éramos 8!

Inscrição feita, agachamentos e pranchas em cima do corpo, rampas subidas - tudo pronto! Eram 9 da manhã e estava na altura de finalmente encarar um trail como deve ser!

Para quem segue +/- a blogosfera sabe de dois factos incontestáveis: os trilhos no Inverno/Outono têm muita lama e no Almonda está um calor infernal. A organização também sabia disso e nos dias anteriores à partida desfez-se em conselhos para o calor, anunciou o apoio de bombeiros que iriam molhar os atletas e até chegou a ponderar adiantar a hora da partida. Pois é, o problema é que o aquecimento global tem destas coisas e ontem chovia torrencialmente às 9 da manhã! Bem, não havia nada a fazer, o melhor é começar já a correr que aquecemos num instante!

Ao analisarmos o perfil altimétrico da prova salta-nos logo à vista que os primeiros 10km parecem relativamente planos.


E de facto foram. Tirando algumas subidas curtas e técnicas, andámos sempre por trilhos com muitas pedras e MUITO enlameados, o que dificultava a aderência e nos fazia andar mais devagar. Nada de preocupante para mim, desde o inicio que imprimi um ritmo perfeitamente confortável, estava ali para aproveitar a viagem. 

Foi com esse espírito que parei em todos os abastecimentos para comer e beber água, desde o primeiro, aos 6km, ao quinto já nos 25. Ainda não participei em muitas provas de trail, mas pareceu-me espectacular abastecimentos de líquidos e sólidos de 5 em 5km! Ainda sobre a organização, não posso falar muito sobre a marcação dos trilhos porque como ia no pelotão acabava por ter quase sempre um corredor de referencia. Sei que houve pessoal que se enganou num ponto, admito que estivesse mal sinalizado mas não me apercebi. A mim pareceu-me tudo muito bem. 

Passados os primeiros 10km de corrida quase sempre constante (mesmo a um ritmo perfeitamente controlado e descansado demorei 60 minutos a fazer estes 10km), estava finalmente na altura de começar a subir. Era agora que ia ver se os agachamentos realmente resultam!

A grande subida da prova tinha aproximadamente 5km e 600m de acumulado positivo. Nesta altura entrámos verdadeiramente na serra. A subida foi quase toda feita num trilho estreito (single track) com vegetação cerrada que nos arranhava os braços, pernas e cabeça. Fi-la obviamente toda a andar, mas sempre numa passada constante e vigorosa que me permitiu até passar algumas pessoas. Subimos e subimos durante cerca de meia hora até finalmente a vegetação desaparecer. Lá ao fundo no nevoeiro vimos as famosas antenas, ponto de passagem obrigatório em qualquer trail. 

A grande subida estava feita e nem tinha dado por ela! Sentia-me muito bem fisicamente e nunca cheguei a ter aquela sensação que tive noutras alturas das pernas quase entrarem em combustão espontânea. Ok, não foi uma super subida, mas foi bastante longa. Longa o suficiente para há uns meses ter chegado lá acima de rastos. Agora sim, estou convencido que o tipo de treinos que tenho feito resulta mesmo!

Foi com esta dose extra de motivação que enfrentei os 5 quilometros seguintes praticamente todos a descer por single tracks muito rápidos e técnicos. Cada vez estava a gostar mais de estar ali, e pela primeira vez num trail não passei o tempo a olhar para o relógio à espera que os quilometros passassem. A segunda grande subida (muito menos agressiva que a primeira), mais uma vez a andar, foi também ela feita sem grandes problemas. A descida final foi super divertida, pelo que eu julgo ser um caminho de downhill dos ciclistas. Super rápida e técnica! Tive que por de lado as preocupações de me enrolar todo, mas valeu a pena. Os últimos 5 quilometros foram os mais aborrecidos da prova, numa estrada quase sempre plana e um pouco monótona num vale.

Cruzei a meta numas modestas 3 horas e 39 minutos. Eu sei que isto parece um lugar comum, mas realmente o tempo foi o que menos interessou nesta prova. Considero que o objectivo foi plenamente cumprido! Nesta altura estou com a motivação em níveis máximos para os 50km de Sintra daqui a duas semanas e com outra segurança quanto às minhas capacidades. Que chegue o dia 19!

A única foto minha que encontrei. Na parte final, o tal vale monótono.


7 comentários:

  1. Filipe, o Almonda com chuva?!!! É mesmo o fim do mundo... :)
    Parece que este ano alterarm um pouco o percurso em relação ao ano passado, mas não tenho dúvidas que se manteve muito bonito e, sem calor, muito melhor de desfrutar. Continuação de bons trilhos e, quem sabe, até dia 19! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Devidos a outros motivos não inerentes às corridas (ok, gordo como um texugo e em baixo e forma) acabei por não me inscrever no Almonda.

    E também houve por aí na blogosfera uma onda de difamação do Almonda, que era 40ºC, que era tórrido, que era, sei lá.

    Como cresci no Ribatejo, a cerca de 30km da prova sabia serem completamente infundadas estas afirmações!!!

    Afinal até choveu!

    Claro que se fosse há 3 semanas a conversa era outra;) e sei bem o calor que faria na prova, daí as preocupações com a segurança.

    Afinal seria um bom treino para Arga, lama ...enfim, não ando a acertar uma.

    Gostei de ler que parece finalmente que gostaste de fazer um Trail, parece que em Sesimbra já foi bom mas agora no Ribatejo é que foi!

    Boa mudança de chip.

    Então, boa Sintra !

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. E pronto....foste ferrado pelo bichinho....tás feito....começa a explicar lá em casa, que a partir de agora os domingos de prova vão durar o dia todo (com as deslocações incluídas) :)
    Abraço

    P.S. Tal como previa, os treinos de reforço da minha parte entraram finalmente em níveis normais - nem um na última semana!!!

    ResponderEliminar
  4. Pronto descobriste a magia e o espírito do Trail! Agora estás tramado que isso é muito viciante!
    Mas olha que o trail também te dá uma excelente preparação para a estrada! Ficas com muito mais capacidade de mudar de andamentos, com alguns grupos musculares muito mais trabalhados que se apenas corresses em estrada e brinca com as subidas alcatroadas!
    Se fizeres um misto de estrada trail e te preocupares em treinar para não perderes a velocidade para as provas de estrada puras e duras vais ficar aquela maquina!
    E do ponto de vista psicológico é óptimo fazer essas duas vertentes da corrida! Tudo se torna menos monótono!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Acho que são 55km em Sintra e não 50km... 5km ainda pode ser muita fruta... Manta de sobrevivência é material obrigatório atenção... Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Puff... Participação modesta... 3h39 para 30km com +1000m D+... Já não sei se te quero acompanhar em Sintra... A última vez que fui atrás de uma lebre numa ultra acabei agarrado aos gémeos a gemer... :P
    Grande prova mas a cima de tudo o melhor é teres desfrutado da prova.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Boa prova! Parabéns! De facto a chuva até não incomodou muito... a única preocupação era com a pouca aderência do terreno e, com as lascas de calhau traiçoeiras, onde quase toda a gente mandou muitos pontapés. Chegar ao fim inteiro e sem entorses já é uma vitória! Abraço

    ResponderEliminar