As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A tempestade perfeita

Toda a gente sabe que depois de uma prova bem sucedida coisas estranhas passam-se na nossa cabeça. Descargas de adrenalina, sobre doses de endorfinas, euforia desmedida... Não sei, chamem-lhe o que quiserem.

Acontece que o meu calendário previa a participação em 3 provas muito desafiantes nas últimas semanas. O pior é que por "últimas semanas", estou a falar em 4 semanas. Três provas em quatro semanas: Almonda, Sintra e Óbidos.

A coisa foi acumulando muito lentamente, é certo, mas depois de Sintra a luz do manómetro acendeu e já tinha os stocks de euforia no máximo! Oh não..e ainda falta Óbidos! E se correr bem também? Podíamos, meus amigos, estar a presenciar a formação de uma tempestade perfeita! As consequências que daí advinham seriam imprevisíveis e possivelmente demolidoras! Mas nada a fazer, a inscrição estava feita, tinha 52km para correr em Óbidos e raios me partam se não os havia de correr!!

E corri.

E corri bem.

Mais uma vez acabei a prova bem disposto e com vontade correr mais.

Voltei para casa a flutuar numa nuvem de endorfinas e assim andei durante uns dias. Zero dores, nada de empenos, só satisfação e um sorriso constante na cara.

Olhei para o computador de bordo e vi uma luz vermelha a piscar. Era o indicador dos níveis de euforia, estava a passar dos limites e tentava avisar-me que o melhor era acalmar-me. Mas eu não quis ouvir. Porque é que havia de ouvir alguém? Consigo fazer tudo, não há nada que me pare agora!!

Pronto, nada a fazer, a tempestade perfeita tinha-se formado. Que o Deus nosso senhor das corridas  me ajude!

Entretanto, numa viagem de trabalho de cerca de duas horas, comecei a seguinte cadeia de pensamentos, que se veio a revelar catastrófica:

Pfff nunca mais é 13 de Setembro para ir correr os 40km do Douro Ultra Trail!!! Ainda por cima hoje vi o video de promoção da prova.. brutal!! Estou deserto para ir correr naqueles sítios! É pena não passar por todos, isso só o pessoal dos 80km. Aaah o pessoal dos 80km, nobres super-homens! Quem me dera.. Vou ter que esperar mais uns meses, e a treinar bem, para conseguir isso! Ainda só corri 53km, sou um menino ao pé deles. Se bem que 53km nem é muito longe de 80. Vistas bem as coisas são só mais 27km. Naaaa, mas não, isso não é para mim ainda!! ....ou é? Espera lá, estou aqui a consultar os meus indicadores internos e estão a dizer-me que possivelmente tenho pernas para isso! Não, melhor, dizem que faço aquilo na boa, é só ir com juízo!!! O quê? Agora estão a perguntar-me se não há distancias maiores, que também as consigo fazer!!! Mas, se consigo correr distancias maiores, consigo correr os 80km do DUT!! É ÓBVIO!! CONSIGO CORRER OS 80KM!!!!! QUERO MUDAR IMEDIATAMENTE A MINHA INSCRIÇÃO!!!!!

.....

Adivinhem qual foi a primeira coisa que fiz quando cheguei a casa.



10 comentários:

  1. Xiiiii.....o moço pirou de vez :P ....mas tu perdeste o juízo??? Já viste os desníveis daquilo??? E o tipo de piso??? Eu acho que o reforço muscular está a afectar aí qualquer coisa que não devia!!! e nunca te esqueças que tens uma filha para criar (esta foi forte, confessa...) .... hehehehe.... tou a mangar contigo....vai ser difícil (mas o mais difícil é para os mais capazes) mas como é que sabes se és capaz ou não se não o tentares??? O primeiro passo é o mais fácil (inscrever-se), agora é treinar para no dia conquistar os tais 80km por uma das zonas mais espectaculares de Portugal. Eu até acho que tu fazes aquilo (afinal são só mais 27km :)), assim na boa não digo, mas com um belo empeno de prémio fazes...tenho a certeza ;)
    Força nisso Filipe. Grande abraço

    P.S. estou com uma dor de coto tão grande por não poder ir também, que nem imaginas...aqui tão pertinho e tinha logo que calhar exactamente no dia da Maratona de Münster - fui convidado por um cliente meu a corre-la por eles e não havia forma de dizer que não...tb é porreiro, mas acho que a DUT é que era.

    ResponderEliminar
  2. Carlos Jesusagosto 11, 2014

    Eu estou mesmo convencido que és capaz, e confesso que também estou roidinho de inveja por não poder ir. Vou à Serra D'Arga no dia 27 de Setembro para o K53. Mas pelo pouco que te conheço se fores com cabecinha como em Sintra o Óbidos vai correr bem e vais curtir à grande.
    Agora se vai ser fácil? Não creio, senão não era Trail!
    Força aí!

    ResponderEliminar
  3. Ai minha nossa senhora das corridas que o moço pirou de vez! eheheh :)
    Olha, sabes o que te digo? Parece loucura? Sim! É loucura? Sim! E daí? Em frente é o caminho!
    FORÇA FILIPE!

    ResponderEliminar
  4. OMD!!!!
    Bom, já estás inscrito, a agora é treinar, simples, certo?
    Bora lá!
    PS: é por essas e outra que me proibi a mim mesmo de inscrever em provas sem respirar 3 vezes de forma muuuiiiiiiiiitttttttttttttooooooooooooo longa e descontraida.

    ResponderEliminar
  5. É falta de juízo? É! E não é bom perder o juízo por boas causas? É! Então... força!!!!!! Vai-te aos 80!!!!!

    Um abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  6. Que grande maluco:) Dá-lhe. Beijinhos e bons treinos.

    ResponderEliminar
  7. Chamem o INEM!!!!!
    O Homem pirou de vez ehehhehheheheheheheh Colete de forças já!!!!

    ehehehheeh

    Sabes o que te digo????

    FORÇA NAS CANETAS HOMEM!!!!!

    eheheheheh
    Vai ser brutal, e vais acabar com a mesma sensação de sempre :) Vai tudo correr bem :)

    Ainda por cima com a paisagem que é o norte.... maravilha!!!

    Agora é assim, VAI TREINAR!!!
    :)

    Beijinhos e força nesses treinos

    ResponderEliminar
  8. Boas Filipe,
    Depois de tudo o que fizeste e ainda te sentes com força para mais, é obra.
    bons treinos e boa sorte.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  9. Chamo a isto lançar o pânico na blogosfera!
    Quem sou eu para dizer outra cosa senão... F O R Ç A

    ResponderEliminar
  10. "É ÓBVIO!! CONSIGO CORRER OS 80KM!!!!! QUERO MUDAR IMEDIATAMENTE A MINHA INSCRIÇÃO!!!!!" -> Assim é que é falar! Ou melhor, pensar! ;)
    Os loucos estão certos, ou lá como é que se diz... Eu apoio! :)
    Força nisso!
    Bjs

    ResponderEliminar