As minhas corridas na estrada

domingo, 3 de agosto de 2014

VI Trail Noturno da Lagoa de Óbidos - 50km

Decidi voltar a dedicar-me aos trilhos há pouco tempo, logo ainda estou em pleno período de re-aprendizagem (será que acaba?). Ontem, durante as 7 horas que demorei a percorrer os 52km do Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos, tive uma verdadeira masterclass de corrida em trilhos.


Mais uma vez, foi dia de invasão Almeirinense a uma prova. Desta vez foram 7 a fugir da Lezíria para os montes e vales (e praias, mas já lá vamos). A novidade é que desta vez fomos numa carrinha da Associação 20km de Almeirim, clube da terra que orgulhosamente passei a representar recentemente. 

O Victor está à parte não é por cheirar mal, era para mostrar o logo dos 20km.
Partimos a umas conservadoras 17:45, com margem suficiente para levantar dorsais, comer qualquer coisa, equipar e fazer-nos aos trilhos. Teoricamente seria mais que suficiente, mas o imprevisto está sempre presente, e desta vez decidiu dar um ar de sua graça na altura da refeição. Já agora, donos de restaurantes e cafés de Óbidos, está a haver uma feira medieval que traz milhares de turistas à vossa terra, ao mesmo tempo realiza-se uma corrida que traz outras centenas de pessoas, será assim tão difícil prever que o negocio nesse dia vai ser superior ao normal, e que o melhor é estarem preparados? Sete da tarde e já não há pão para fazer bifanas? Depois não vale culpar a crise... Bem, falhado o plano A, era altura de improvisar. Comprei uma caralhota numa barraca que vendia produtos regionais (se não sabem o que é, vão ver ao google ou então venham aos 20km de Almeirim em Outubro), um queijo de Nisa noutra e estava feita a bucha. 



Às 21h foi feito um briefing (mais uma vez nem sequer dei conta) e houve uma partida simbólica dentro de Óbidos. Percorremos as bonitas ruas da vila num percurso de 700m até ao pórtico de partida oficial. Adrenalina a correr, ansiedade em níveis máximos, cumprimentos feitos, desejos de boa prova, 3, 2, 1, siga!!

Esta é uma daquelas provas que ao analisar o perfil altimétrico dá imediatamente origem a um condescendente "ah, é muito rolante, é fácil!". De facto, ao analisarmos o percurso, os 900m D+ deixavam antever uma corrida tranquila e rolante. Será que é mesmo assim?? Hmm..já vamos ver.

Os primeiros 3km foram feitos num pelotão compacto, primeiro ainda dentro de Óbidos, depois por trilhos largos e estradões. Ao terceiro quilómetro deu-se o já habitual, mas sempre irritante, engarrafamento. Foi logo aqui, aos 3km, que enfiei um pé dentro de água pela primeira vez. Costumo falar pouco do material que uso, mas tenho que fazer uma referencia às minhas Salomon XT6 Softground. O molhar de pés foi uma constante ao longo da prova, assim como o armazenamento de areia para levar para casa, mas nem assim as sapatilhas deixaram de ser confortáveis e perderam eficácia. Uma escolha pouco económica (apesar dos 40% de desconto que consegui) mas bastante acertada. 

Ao analisarmos o perfil altimétrico da prova podemos constatar que uns 80% do acumulado da prova ficava despachado nos primeiros 20km.


Os primeiros 15km da prova foram típicos quilómetros de provas de montanha. Com algumas subidas muito agressivas, single tracks, descidas suaves ou nem por isso, passagens fugazes por povoações e atravessamentos de ribeiros. Logo ali no quilómetro 11, reforcei uma lição que já tinha aprendido em Sintra.

Lição nº 1
- Atenção à análise de gráficos de perfis. Aqueles montezinhos junto a grandes paredes, que parecem ideais para descansar, às vezes são o maior dos obstáculos.

Foi um desses "montezinhos" que provocou o parcial mais lento de toda a prova, 1km em 14m25s.

No entanto, talvez devido ao treino que tenho adoptado nos últimos 2 meses, sinto-me relativamente confortável neste tipo de traçado. A estratégia é sempre a mesma: subidas a andar, corrida no plano e tentar ao máximo minimizar os impactos nas descidas mais agressivas. Desta maneira foi fazendo quilómetros sem causar grandes danos ao corpo.

Ainda não vos tinha dito, mas por esta altura ainda não tinha parado de chover. Uma chuva molha parvos, é certo, mas o suficiente para nos deixar completamente molhados e bastante desconfortáveis.  Foi também por esta altura,  por volta dos 15km que aprendi mais algumas lições.

Lição nº 2
- O frontal é confortável, ilumina o caminho de maneira mais que suficiente e a noite é fresca e boa para fazer desporto, mas correr com esta luz artificial é muito mais cansativo do que julgava. Não sei se por ser míope, mas por esta altura sentia a cabeça cansada por estar constantemente a adaptar-me à pouca iluminação.

Foi por esta altura que pela primeira (e única) vez nesta prova desanimei um pouco. Faltavam 35km e já estava com pouca vontade de ali estar. A chuva e os problemas intestinais (quem diria, uma caralhota com queijo de Nisa meia hora antes de uma corrida não é lá muito boa ideia!) estavam a esmorecer-me, estava desconfortável. 

Depois da separação aos 17km começou verdadeiramente o Ultra. Logo depois da bifurcação apanhámos a primeira de muitas subidas em areia solta.

Licão nº 3
- Descidas em areia solta são engraçadas de se fazer. Podemos alargar a passada à vontade, não há o perigo de escorregar ou apanhar alguma pedra e tropeçar, é divertido! Correr em terreno plano na areia é muito, muito difícil! Um verdadeiro massacre. Até a andar custa. Subir em areia é +/- o equivalente a arrancarem-nos unhas com um alicate, espero que a imagem seja esclarecedora. Já agora, pessoal da Marathon des Sables e até da UMA - vocês são os maiores!! A mim não me apanham lá.

Por volta dos 20km estava claro que os problemas intestinais não me iam abandonar. A libertação de gases já era uma constante há uns quilómetros (o que motivou o seguinte comentário do meu colega Valter "Essas sapatilhas são fixes, mas rangem muito!") e uma paragem técnica era inevitável (acham que estou a ser nojento? Leiam aqui sff)

Lição nº4
- Cagar no mato é fácil. Cagar no mato com uma luz na cabeça pode ser um pouco constrangedor. Ah queres passar despercebido e despachar a coisa o mais rápido possível? Ok, tudo bem, mas faz isso com uma luz a apontar para ti, estranhamente uns metros desviada do percurso normal da corrida.

Enfim, mata adubada e estava pronto para enfrentar o resto dos trilhos. Fiquei bastante aliviado o que deu ânimo. Infelizmente os problemas intestinais continuaram pouco depois, como eu já suspeitava. Mas chega de queixume. 

O terceiro abastecimento, aos 25km, foi o primeiro de sólidos. Como estava um pouco mal disposto comi pouco, mas aproveitei para recuperar energias  numa paragem de cerca de 5 minutos. Estava muita gente no abastecimento por isso não foi fácil chegar-me à mesa da comida. Esta tinha o habitual, banana, marmelada, alguns salgados, batata frita, tomate com sal, etc, aos quais se juntava copos de água + isotónico. O suficiente para uma prova de 50km, penso eu. Neste abastecimento encontrei alguns desistentes que esperavam uma carrinha para os levar a Óbidos. Uma decisão sempre muito difícil, mas que foi feita na altura certa, já que o pior ainda estava para vir.


Estão a ver aquela secção toda junto ao mar? Correspondem aos 9km entre o 3º e 4º abastecimento. "Ah, junto à praia, isso é plano, deve ter sido bem rolante!" Ui, se era! Areia, subidas, descidas, arribas (ai as arribas..), molha o pé, areia nas sapatilhas, mais sobe e desce na areia, mais uma arriba....argh! Foram os 9km mais dificeis da prova, sem dúvida, mas também os mais bonitos. As arribas daquela zona à noite são qualquer coisa de espetacular. Não são como as de Sintra, altíssimas e agressivas, mas de uma pedra creme, suave, com sulcos grandes provocados pela passagem da água que com a luz do frontal tornam o cenário quase extraterrestre.

Foi a única imagem que encontrei na net. Não dá para ver as arribas, mas conseguem ver o tipo de piso.
Foi muito duro, principalmente por causa da areia. Demorei 1h40 a percorrer os 9km. Definitivamente aquilo ia deixar marcas, e constatei isso num quilómetro perfeitamente corrível antes do 4º abastecimento. De repente as pernas já não respondiam, e aqueles segmentos de descanso ameaçavam tornar-se um tormento.

O 4º abastecimento já estava menos concorrido e tinha a mesma coisa que o anterior. O pessoal da organização aqui foi impecável, sempre com palavras de incentivo. Enquanto comia perguntei a um se ainda tínhamos muita areia pela frente. Ele disse que não, que os próximos 9km, até ao próximo abastecimento eram feitos à volta da lagoa, numa ecopista perfeitamente plana e que depois voltávamos a uma parte de montanha parecida com a inicial. Ok, boa, por acaso o ultimo quilómetro tinha sido a correr e não tinha aguentado, mas não há-de ser nada!

Aqui está a inofensiva ecopista.
Saí do abastecimento revigorado e comecei então a contornar a Lagoa. Rapidamente reparei que o ritmo de 5 e pouco ao km dos primeiros segmentos planos deram lugar a 5:50, 6min/km. Tudo bem, é preciso é fazer e ir ganhando uns quilómetros. À medida que os quilómetros foram passando comecei a sentir o corpo cada vez mais preso, sentia dores em todo o lado. O ritmo mantinha-se e até fui passando muita gente, mas estava desconfortável a correr, cada passo era forçado, passava a vida a olhar para o relógio e não parava de beber água por causa de uma sensação constante de secura, o que piorava os problemas intestinais. Mais ou menos a meio dos 9km passámos por uma zona pantanosa obrigatoriamente a andar. Quando retomei o ritmo de corrida parecia que tinha dois paus em vez de pernas! Então mas o ser rolante não é bom?? Pois..

Lição nº5
- Desconfiem dos percursos rolantes. Não é tão bom como parece! Se fosse fácil, toda a gente fazia uma maratona. Correr durante períodos longos leva a um desgaste muito grande do corpo, ainda mais quando já estamos com muitos quilómetros de trilhos em cima.

Fui aguentando aquele ritmo pastelão de 6min/km e eventualmente lá cheguei ao 5º abastecimento, também de sólidos (excelente a distribuição dos abastecimentos). Estava com 43km, faltavam 8 segundo a organização. A prova estava feita, era altura de ir a gerir até ao fim!! Ou não..?

Lição nº6
- O organizador de provas de trilhos é uma espécie com um carácter bastante sádico. Quando pensas que já acabaste, só faltam 2 ou 3km, levas com uma surpresazinha só para não ires a rir para casa! 

Os 9km na praia seguidos dos 9km a correr (uuui, 9km a correr, que mariquinhas!) levaram as minhas reservas de energia quase a zero. Mal parei no abastecimento constatei isso. Demorei muito mais que nos outros. O exercício de trocar as pilhas do frontal assemelhou-se quase ao desarmamento de uma bomba, tal a dificuldade que já tinha em fazer as mãos obedecerem à minha vontade. Se já nem as mãos obedeciam, quanto mais as pernas!

Como previsto, os primeiros 5 de 8km foram em trilhos normalíssimos de montanha. Claro que já custavam muito mais a fazer que no inicio, mas lá se foram fazendo. Já cheirava a meta! O pior foram os últimos 3km (que afinal foram 4)..A tal surpresazinha! 

Quatro quilómetros de trilhos muito técnicos, num constante sobe e desce parte-pernas, lama, paus, valas com água pelo joelho, cordas, escadas e tudo a que temos direito! Uma ultima escadaria projectada por um senhor que certamente teria pernas com 2.5m de altura, mãos nos joelhos a subir, um ultimo esforço, entra na muralha e ... já está!! 7h02m depois chegava de um trail muito mais duro do que contava. Desta vez, por razões óbvias não tinha a Sara e a Maria Amélia a receberem-me. Fez falta...

O ultimo abastecimento, já na meta, estava muito completo, tal como os outros, e ainda tinha o bónus de uma sopa de legumes quentinha que me soube pela vida! Agora era altura de rumar para a carrinha para me encontrar com os meus amigos. Antes da volta ainda tomei banho nos balneários disponibilizados. Um banho a escaldar que me soube espetacularmente bem. Uma palavra ainda para a marcação do percurso que estava impecável. Excelente organização a corresponder às expectativas.

Em conclusão, foi uma boa prova, muito mais dura do que contava, e que deu para fazer um bom treino de corrida nocturna, que servirá para outras aventuras. No fim, ainda me apercebi de mais um, óbvio, ensinamento:

Lição nº7
- Duas semanas a separar duas ultra maratonas de 52km é pouco, se calhar ganhava um bocadinho de juízo e deixava de pensar que sou o Luís Mota!

Um último destaque para o meu amigo e Almeirinense Omar Garcia que voou por Óbidos em 5h13, acabando em 17º da geral! Parabéns chefe!

Próximo objectivo - Douro Ultra Trail (80km), 13 de Setembro.

9 comentários:

  1. Grande Filipe....tás uma maquina...parabéns por mais uma Ultra,e também por este magnifico texto. Fui contigo e consegui "sentir" essas tuas dificuldades...Óbidos está no meu "radar" desde que comecei a correr por trilhos, mas até à data nunca deu para fazer (férias, outras prioridades)...este sábado até estive bem perto (Marinha Grande, Leiria) e ainda pensei em dar aí um salto para ver a malta, mas depois acabou por não dar.
    Gostei do "cagar no mato é fácil"....até é, se tiveres meia dúzia de km nas pernas, agora se tiveres uns 30, 40 ou mais já não é bem assim, pq a posição natural pró "caganço" com as pernas massacradas...não sei não....podes sempre encostar-te a uma árvore :D ...quanto ao frontal, pq não o desligas-te??? :P
    Se "gostas-te" dos últimos km de sobe e desce "parte pernas", põe aí os Abutres em Janeiro na tua agenda....são 50km disso :D
    Grande abraço e boa recuperação

    P.S. A mim tb não me apanham na UMA...correr na areia não é coisa que me fascine.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por mais uma Ultra e apenas com duas semanas a separar!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa Filipe!!! Grandes lições!!
    Tenho alguma curiosidade nesta prova, mas calha sempre em má altura para mim.
    Beijinho e parabéns!!

    (Essa malta que corre em areia é tudo gente xoné :)))

    ResponderEliminar
  4. Caro Filipe...Descrição muito correta. Subscrevo totalmente.....Curiosamente deveriamos ter corrido lado a lado em muitos dos troços a avaliar pelo tempo....Fiz apenas menos uns minutinhos (6H51), pois a prioridade era acabar sem danos colaterais....Próxima estação: Douro Ultra Trail, onde provavelmente iremos fazer mais uns kms ao mesmo ritmo sem nos conhecermos pessoalmente, mas o que importa mesmo é que partilhamos todos o gosto pela corrida em trilhos...até breve!

    1 Abraço

    João Maia - Falcões Selvagens.

    ResponderEliminar
  5. Bem, mas como é que estas pessoas conseguem fazer reports das provas assim tão detalhados e em tempo útil?! És o meu ídolo! :)
    Correr à noite, imagino os 53km, é muito cansativo. Tens de ir sempre com a atenção no máximo e isso começa a desgastar psicologicamente.
    Olha, onde fui jantar tinham pão! Mas só com queijo ou fiambre... Os estabelecimentos deveriam ter combinado melhor as coisas, e assim comíamos ambos bifanas. :)
    Parabéns! E duas ultras no espaço de duas semanas não é para todos, não... Eu acovardei-me! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Bem, não sei como acabo sempre a ler por completo este teus posts enormes! Parabéns por mais uma! Estou a ver que realmente estás completamente apanhado pelo trail :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Muito bom, seja o relato seja a tua prova!

    Se calhar não hidrataste conveniente o queijo de Nisa. Pois, com 2 penalties de sumo fermentado de uva, acredita que assim não há desaranjo possivel, ou então...é ao contrário, olha, experimentas e depois contas :)

    Portanto, já leio pelo menos 2 blogues que se orgulham de ter um part-time a adubar meia Europa, bonito.

    E estou contigo, MDS e UMA não são, decididamente, corridas a meu gosto.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Epá, eu bem me parecia que ainda não tinha comentado este teu artigo! E ainda por cima de Óbidos!
    Parabéns por mais uma! Poça, que são umas a seguir às outras! Vai lá vai!

    Dizes uma coisa que eu penso sempre, correr de forma contínua é realmente complicado, por vezes mais complicado do que o sobe e desce das zonas mais técnicas em trilhos. Por isso é que apesar de tudo, a maratona continua a meter muito respeito.

    Beijinhos e bons treinos para os 80!!!

    ResponderEliminar
  9. Bravo, Filipe. Um relato bem humorado e suficientemente detalhado para nos colocar nas várias etapas desta grande aventura. Da Lição nº 3, bem...discordo um bocadinho. É que descer alegremente na areia não é assim tão seguro. Foi exactamente aí, aos 17 e pouco, que o meu pé esquerdo ficou preso numa raiz abelhuda e que me espalhei. O que vale é que a cama era macia.
    Quanto aos restaurantes e às dificuldades que encontramos para conseguirmos jantar a tempo...pois bem, deixo uma dica. Lá perto do sítio dos balneários há um pingo doce. Um arrozinho de pato à maneira por 2,50, aquecidinho e tudo! Há 3 anos que sou cliente. E depois podemos comer ali naquelas mesas sem qualquer despesa mais. Quem é amigo, quem é?
    Abraço e, repito, gostei muito da leitura. Parabéns.

    ResponderEliminar