As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Um fim de semana solidário

O evento Toca a Todos foi memorável, ou é impressão minha? A campanha organizada pela RTP (principalmente a Antena 3) em conjunto com a Cáritas Portuguesa, além de conseguir juntar mais de 360 mil euros em donativos, teve o condão de despertar e sensibilizar o país para O elefante na sala de todos nós - em Portugal uma em cada três crianças está em risco de pobreza. 
Durante 72 horas o Diogo Beja, a Joana Marques e a Ana Galvão conduziram uma emissão de rádio ininterrupta num estúdio improvisado no Terreiro do Paço. A Antena3 é, e sempre foi, "a minha rádio" e foram 3 dias magnetizantes com dezenas de convidados de todas as áreas, que ofereceram variadíssimos momentos memoráveis (alguém ouviu a história que a Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães escreveram para a causa??) sempre centrados num tema principal: a pobreza infantil. 

Paralelamente a esta maratona de rádio começou a desenvolver-se uma outra iniciativa que achei muito interessante. A ideia era juntar os melhores ultra maratonistas de Portugal e dividi-los em grupos que iriam percorrer o país a correr, terminando em conjunto no Terreiro do Paço em Lisboa numa grande festa da corrida. Foi assim que quatro grandes grupos partiram de Caminha, do Porto, de Sagres e de Manteigas. Não sei se por estar tão embrenhado na campanha (as minhas cerca de 6 ou 7 horas diárias de Antena3 passaram quase ao dobro nestes dias) mas principalmente por perceber a magnitude e a tarefa hercúlea a que estes corredores se tinham proposto, a verdade é que senti sinceramente que algo especial de estava a passar, e não quis ficar de fora.


Juntamente com 4 colegas da minha equipa, A20KM (Associação 20km de Almeirim), no sábado às 7 da manhã estávamos em Santarém para acompanhar o grupo de Manteigas, liderado pelo GRANDE Armando Teixeira nos cerca de 30km que separavam Santarém da Azambuja, onde se iriam encontrar com os grupos do Porto e de Caminha.


Foi um grupo de cerca de 15 pessoas cansadas e derreadas que encontrámos. Quinze pessoas que não dormiam há duas noites e dois dias, que corriam ininterruptamente, ainda que por turnos, há muitas horas. O Armando Teixeira, que voltei a encontrar depois do KM Vertical e do Trail Serra da Lousã, explicou-nos que várias confusões e derivações do percurso original os tinham desgastado e atrasado. A juntar a isso, cada um deles já tinha mais de 80km de estrada nas pernas! Foi este grupo de bravos heróis que acompanhámos durante mais de 34km, sempre com a leve esperança que o nosso pequeno contributo fosse o suficiente para lhes devolver uma réstia de animo, necessária para terminar esta epopeia solidária. 

Como previsto, foi na Azambuja que os deixámos. Parece-me que a nossa ajuda resultou, porque foi entre abraços, agradecimentos e desejos de boa sorte que nos despedimos do Armando, do Pedro Trindade e restante espectacular e simpática equipa. Foi então com 34km e um modesto donativo monetário que contribuímos para esta importante causa.

Ficou para a história um incrível evento social e, quando menos se esperava, um dos dias mais memoráveis da corrida de estrada e trilhos em Portugal! O que não gostei nada foi da cobertura que a RTP fez à iniciativa. Pobre é dizer pouco, não compreenderam nem de perto nem de longe a magnitude do feito. Se fosse um passe de calcanhar do Ronaldo davam-lhe mais importância! 


Ah, e quanto a assuntos mais terrenos, aproveitei este treino para testar a minha nova companheira de provas: a gopro hero, que saiu agora num modelo muito mais acessível que as irmãs mais profissionais (e caríssimas)! Aqui está a minha primeira tentativa de edição de video, manchada nos primeiros segundos por uma calinada! Se não conseguirem ver no browser, este é o link.


Vejam com som sff, deu uma trabalheira a sincronizar com a música :)

O Domingo foi dia de nova corrida solidária. Desta vez em Almeirim, num treino/convívio anual que junta todo o pelotão Almeirinense,  numa volta em homenagem a um dos mais veteranos corredores da terra, o António de Jesus. 


O plano é simples: juntar a malta toda que corre em Almeirim, levar géneros alimentares para doar a uma instituição, e qualquer coisa para um petisco/pequeno almoço. Ah, e correr 10km! Como é habitual, foi uma manhã muito bem passada entre amigos e ainda se juntou uma quantidade muito considerável de alimentos para doar! Quanto ao petisco... bem, chega dizer que no fim dos 10km procurei uma garrafa de água para beber e não havia. Por outro lado havia tinto, abafado, moscatel, whisky, vinho do porto, ginjinha, etc etc etc ehehe Os Ribatejanos não perdoam :)

8 comentários:

  1. Embora tenha visto muita coisa à volta da iniciativa, fiquei com a mesma sensação que tu, muito mais poderia ter sido feito em termos de cobertura.

    Grandes paisagens nesse video, foi um belo amanhecer :)

    ResponderEliminar
  2. Confirmo, ficou ali o som sincronizado ao segundo! ;)
    Boas provas e treinos na companhia dessa nova companheira. :)
    Também andei pelo Terreiro do Paço no Sábado, mas fui lá ter de bicicleta (eu sei, eu sei...)
    Boa semana!
    PS: Gostei desse abastecimento ribatejano. :D

    ResponderEliminar
  3. É por existirem pessoas como vocês que torna este desporto especial!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Acompanhei o Toca a Todos como pude, não como gostaria, que era ter feito uma parte a correr com a malta que saiu aqui do norte. A maré é de muito trabalho e pouco tempo livre...se podia ter sido melhor aproveitado, acredito que sim, mas espero que tenha aberto o caminho para outros projectos semelhantes.
    Toda a ajuda é bem-vinda, e nisso inclui-se os eventos como esse vosso em Almeirim...muitos parabéns pela iniciativa...um bocadinho a cada um não custa nada, e pode ajudar a melhorar um pouco a vida de quem precisa.
    Agora em relação à Gopro...já tinha visto o vídeo no amigo das caras...já ando para comprar uma à algum tempo, mas quando olho para os preços perco um bocadinho a vontade...ontem vi uma a preço mais em conta mas nem reparei muito no modelo..acho que era a Hero3 White Edition, mas não tenho a certeza...foi esse que compraste? Que tal? E a vida da bateria?
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  5. A introdução do video está bem ? :)
    " A Pobre infantil?"...

    ResponderEliminar
  6. Ando á tanto tempo a namorar uma menina dessas ehehheheh :)
    Bons e muitos Km's com essa nova amiga :))

    Quanto ao que foi feito em prol desta causa foi fantástico!!
    Todo o dinheiro angariado e todo o esforço de todos que foi visivel, comoveu-me imenso.

    Assisti em casa a tudo e foi com grande orgulho que vi os grandes atletas cortar aquela meta.

    São uns guerreiros!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Foi realmente um feito extraordinário! Pena de facto a tão pequena cobertura televisiva.

    Abraço

    ResponderEliminar