As minhas corridas na estrada

terça-feira, 17 de março de 2015

4 Semanas

Faltam, a contar com esta, quatro semanas para o MIUT. Serão duas semanas de carga máxima, seguidas de uma de pouca intensidade e de uma de descanso: a da prova. Ao contrário do que é fortemente aconselhável, sou um daqueles corredores auto-medicados, ou seja, todo o meu plano de treinos é idealizado por mim com base em conversas com outros atletas e muita leitura. Claro que isto não é uma situação ideal, ainda mais quando me proponho a certos objectivos, como a prova na Madeira. Mas é o que é e tem sido assim desde que comecei a correr com mais frequência em 2011, quando completei a minha primeira Maratona. 


Quando decidi embarcar na aventura da Madeira pensava que sabia onde me estava a meter, mas a verdade é que estava longe de saber. Pensava que um treino diligente e intenso, sem azares de lesões, algumas provas/testes e muita força de vontade seriam suficientes para atravessar a ilha. No entanto, mesmo sem nunca ter pisado o solo da Madeira, estes 6 meses de preparação especifica deram-me outra perspectiva.

O treino não falhou. Trabalhei como nunca tinha trabalhado na vida para uma corrida. Quase sempre sozinho, muitas vezes no limite. Diminuí a quilometragem e aumentei brutalmente o trabalho de reforço muscular. Como disse aqui há uns tempos, não vai ser por falta de treino que não vou chegar a Machico. 

As lesões felizmente não apareceram de uma maneira muito significativa (a bater na madeira neste momento). Como sabem, houve aquele azar nos Abutres que me retirou 3 semanas de treino, mas isso está ultrapassado e compensado. Neste aspecto, culpo o reforço muscular. Tem ajudado muito também na prevenção de lesões.

As provas/testes que tinha idealizado eram os Abutres (muito técnico) e Sicó (muito longo). Se seguem o blog sabem que com maior ou menor dificuldade as superei. Não foi fácil, principalmente Sicó, mas cheguei ao fim com uma certeza: não vai ser a dureza do terreno ou a altura das montanhas que me vão parar. Vou ser lento, como sou sempre, mas vou conseguir transpor esses obstáculos. 

Quanto à força de vontade... bem, quem me conhece sabe que isso não vai ser definitivamente um problema.

Então o que mudou? Se todos os pontos estão a ser cumpridos, porque é que a cada dia que passa fico mais e mais receoso? A resposta é simples. A cada treino, prova, rampa, agachamento, série, aquecimento ou arrefecimento fico a conhecer um pouco melhor as minhas limitações. 

Não estou a ser humilde quando vos digo que apesar de estar a trabalhar com todo o empenho do mundo e de ter chegado aqui exactamente como queria, não sei se conseguirei cumprir os tempos limite. É tão simples como isso. O meu melhor pode não ser suficiente.

O MIUT é brutal. Podemos olhar para a prova de todas as perspectivas e a conclusão é sempre essa. É uma brutalidade de prova, quase desumano. A primeira barreira horária (8 horas) está situada aos 30km. Quando lá chegarmos já vamos com 2900D+, incluindo dois quilómetros verticais, e nem quero imaginar os 1300D- que de certeza não vão ser menos violentos. Para os cumprir vou ter que estar 100% focado desde o primeiro minuto. Se conseguir lá chegar antes das 8 horas, vai ser de certeza com muito pouca folga para enfrentar os próximos 30km em 7 horas. Vai ser assim até ao fim, de barreira horária em barreira horária. Não tenho qualquer problema em admitir isso, nem é modéstia da minha parte, para mim uma vitória no MIUT é chegar a Machico na madrugada de Domingo.


Até lá, vou continuar a treinar no limite e a dar tudo o que tenho. Vamos ver se será suficiente. Ah, e vou enchendo a alma com imagens destas :)


16 comentários:

  1. Tenho a certeza que vais conseguir vencer mais esse desafio! Tu tens fibra para isso e muito mais!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Força Filipe! Tudo vai correr bem. O ser muito difícil ainda vai dar melhor sabor á vitória

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Grande reflexão Filipe. Temos que realmente saber reconhecer as nossas limitações, mas sinceramente uma coisa é certa: se trabalhamos como eu, tu e muitos outros trabalham para atingir os nossos objetivos, não pudemos deixar de ser ambiciosos!

    Tens com certeza capacidade e preparação para superar essas barreiras horárias!

    Um abraço e continuação de bons treinos!

    PS: Também sou um "atleta" auto-medicado, com muito orgulho! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou "auto-medicado" e com muito orgulho!! Ehehehehe

      Somos uns incorrigíveis!

      Eliminar
  4. Dito dessa maneira parece que a Madeira é montanhosa!

    isso é um mito rural :)

    meu caro, confia no treino, em quem to deu e prescreveu e siga!

    lições de humildade são positivas e até necessárias, mas a ambição que te levou a inscrever é a mesma que te vai levar a machico!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Vasco Lopesmarço 17, 2015

    Uma pequena grande vitória será, pelo menos estarmos na partida com quem gostamos,ama-mos e vivenciar uma ambiente que certamente nos vai marcar a nossa vida desportiva. Abraço Atleta!!! Não comas é feijões que isso faz mal.....

    ResponderEliminar
  6. Carrega Filipe!
    Reconhecermos e tomarmos consciência das nossas limitações é o 1º passo para alcançar os objectivos.
    De certeza que vais conseguir, e nós vamos estar aqui a torcer por ti.

    Abraço e força!

    ResponderEliminar
  7. Eu ando coxo há 3 semanas, limitado a treinos de manutenção, vamos ver se recupero a tempo de iniciar o MIUT. Com essa dedicação vais terminar na boa e ainda me levas às cavalitas ;) Continuação de bons treinos

    ResponderEliminar
  8. Nem sei o que escrever Filipe...vai ser uma empreitada daquelas, duro como o caraças, não tenho dúvidas nenhumas...mas também não tenho dúvidas que tu tens fibra para vencer este desafio, e reconhecer as nossas limitações é o primeiro passo para o conseguir (a seguir à loucura de nos inscrevermos :)). Consigo imaginar as dúvidas que estão nessa cabeça, não é para menos, mas eu acredito que vais chegar a Machico dentro do tempo limite. E depois vais contar como foi, com uma posta que me vai levar a conhecer a Miut por dentro - e vou ficar cheio de inveja daquela boa.
    Fizeste a tua parte...agora desejo-te muita força e aquele bocadinho de sorte que tb é precisa para trazeres o caneco da Madeira.
    Dá-lhe nestas 4 semanas (quer dizer, só nas próximas duas :))...
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  9. De fato, os primeiros 30K são demolidores, mais os seguintes, até ao Curral das Freiras não lhe ficam atrás. Com calma, vamos chegar ao fim. Está quase, quase...Ahhh, e a subida do Curral ao Pico do Ruivo heheheh

    ResponderEliminar
  10. Força Filipe!
    Vais conseguir ultrapassar este tremendo desafio!

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Filipe, pensa numa coisa, vais estar a viver uma aventura única. O MIUT é mítico, é uma das minhas provas de sonho daqui a muitos muitos anos.
    A Madeira é linda e brutal e é assim que será a prova. E tu vais adorar!!! :)
    E tens muito treino e muita força mental para ultrapassares todos os obstáculos!

    FORÇA!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Muita força, Filipe! De barreira em barreira, uma superação atrás da outra. Nem vejo outra hipótese que não a de concluíres e chegares ao Machico, senão depois nas "palavras" de quem é que eu vou correr essa prova??!! :)
    Enjoy the ride.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Estás com medo/receio? Ótimo!!! Isso é meio caminho para superares o MIUT.
    A tua atitude de receio e cautela podem levar-te longe. Significa que a cabeça está alinhada. Para provas destes só o treino não chega é preciso muita cabecinha. E tu, pareces-me um moço ajuizado! ;)
    Até domingo ;)

    ResponderEliminar
  14. Tu vais conseguir Filipe, estás uma maquina!

    Força!

    ResponderEliminar