As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Meu querido mês de Agosto.

Ok, vamos tirar isto da frente: uuuuh um mês sem cá vir, bla bla bla, é uma vergonha, bla bla bla, nunca mais faço isto, bla bla bla, peço desculpa aos milhares de quarentidoizódependentes etc etc etc.

Pronto, vamos ao expediente!

Não gosto muito de fazer posts sobre os meus treinos. Não que não me apeteça, mas acho que ninguém aí desse lado tem muito interesse, por isso tenho restringido os posts às crónicas das corridas. Mas como sou um gajo egocêntrico e já tinha saudades de escrever aqui, decidi quebrar a regra e escrever um interessantíssimo POST DOS TREINOS!

Lembram-se quando há uns posts atrás tinha dito que estava acagaçado com a minha forma e a perspectiva de participar nos 112km da UTAX? Disse na altura que o mês de Agosto era o do tudo ou nada, que alguma coisa tinha que mudar ou não valia a pena lá ir. O mês começou de maneira perfeita, no Nocturno de Óbidos. Senti-me sempre bem e fiquei muito satisfeito com a minha prova. O plano era participar a meio de Agosto no Ultra Rocha da Pena, mas soube-me tão bem correr à fresca em Óbidos que tive miúfa do calor e desisti de participar. No entanto, Agosto era o mês do vai ou racha, e se não rachava na Rocha tinha que rachar nos treinos, mais concretamente nas duas semanas de férias que tinha no fim de Agosto!

Estas não podiam ter começado de maneira melhor. ...nem mais cedo! Primeiro dia de férias, despertador para as 4 da manhã, siga para a Serra de Sintra! O plano era fazer um longo de 50km, a seguir um percurso disponibilizado pelo Sommer (Sr. Ribeiro), que me fez companhia a mim e a um amigo nos primeiros 15km. Aí juntou-se outro amigo que nos acompanhou nos próximos 25km. Acabaram por ser 40km, 2000D+, em cerca de 6 horas. Pronto, este foi o registo factual. Agora deixem-me dizer-vos o que realmente interessa: Sintra é brutal! Que sítio incrível! Será que vocês, pessoas que vivem em Lisboa e arredores, sabem a sorte que têm? Não, melhor, será que nós, portugueses, sabemos a sorte que temos por ter sítios como Sintra à distancia de uma viagem de carro? Que sitio perfeito, tem de tudo! Foi brutal ver o nascer do sol, passar frio de madrugada enquanto subíamos ao Castelo dos Mouros, assar ao sol na descida da Peninha, parar na Pedra Amarela para comer um sandes descansado enquanto via a paisagem, curtir uma descida de Downhill como se fosse um puto de 5 anos a chapinhar numa poça de água... Sem abastecimentos, sem marcações, sem ultrapassagens ou tempos limite, as 6 horas passaram e não dei por elas. Vou voltar, de certeza. 

Sande de Presunto na Pedra Amarela
Domingo era dia de rumar a Quarteira, onde passaria as próximas duas semanas. O pior sítio do mundo para levar os treinos a outros nível, dizem vocês. E têm toda a razão, mas eu tinha um trunfo chamado Hugo Sá! Lembram-se de uma campanha da Prozis que fornecia tracks com percursos no Algarve? Pois é, estes eram idealizados pelo Hugo, um nortenho que rumou a sul há uns anos. Foi ele que me apresentou o Cerro da Cabeça de Câmara, um monte com 200m de altitude a 10 minutos de Quarteira. Foi lá que conheci um percurso de 10km quase sempre em trilhos de Downhill (todos devíamos perder um bocadinho do nosso dia a agradecer ao pessoal do BTT) super divertido, rápido e variado. Foi lá que fiz um treino com o João, o meu cunhado, outro com o Bruno, o mentor do ATR (Algarve Trail Running) que além de ser um atleta brutal é um gajo impecável, foi lá que corri com o Eduardo Merino, das quintas-feiras bravas, foi lá que voltei mais 6 vezes nas minhas férias e fui feliz em cada uma delas. Ok, menos naquela vez, curiosamente no meu dia de anos, que caí numa curva e deixei metade da nalga esquerda agarrada às pedras do monte.


Via do Infante de um lado, trilho brutal do outro e um emplastro a estragar a foto.

Não queria perder esta oportunidade de mostrar a nalga no blog.
O mesmo Hugo apresentou-me uma porta secreta ali para o lados de Portimão que nos levou a um universo paralelo em pleno Allgarve, de seu nome Serra de Monchique. Confesso, nunca lá tinha passado. Era um daqueles básicos para quem o Algarve é só praia e confusão. Não é, é muito mais, e um bocado grande desse "muito mais" é Monchique. Que maravilha correr ali. Subimos das Caldas de Monchique até à Picota (770m), descemos até Monchique e voltámos a subir, desta vez até ao ponto mais alto do Algarve, a Foia (902m). Passámos por bosques cerrados, por planaltos de pedra, por trilhos apertados, vegetação alta, vegetação baixa, vimos o mar, vimos o Algarve inteiro, fizemos parte da Via Algarviana, apanhámos chuva, vento, sol, frio, calor.... Monchique é um sítio mágico que merece um boa prova de trilhos. Tenho a certeza que mais cedo ou mais tarde vai aparecer, espero que pela mão da gente competente da ATR (organizadores do Rocha da Pena). Depois de conhecer o Bruno e o Hugo sei que ficaria em boas mãos. Ah, e podem contar com a minha inscrição!

Não queria acabar o capítulo Algarve sem antes referir uma coisa: o Hugo Sá e o Bruno Rodrigues deviam ser promovidos como património regional. Estão de férias lá em baixo? Falem com o Hugo, ele não se importa de vos mostrar os melhores cantos, a sério. Já o Bruno só conheci no último dia de férias, mas logo se prontificou a mostrar mais trilhos. Boa gente, pessoas impecáveis. Dêem-lhes confiança e o trail do Algarve vai explodir, acreditem.

Com o Hugo na Foia, a 900m de altitude.
Para o último fim de semana de férias reservei um longo em Évora, terra da Sara. Procurei saber de trilhos da Serra de Valverde, mas à ultima da hora deu-me a preguiça e achei interessante correr uma parte da Ecopista de Évora, ramal de Mora. A Ecopista surge da conversão de um ramal ferroviário e procura promover pontos de interesse histórico/culturais. Basicamente é um estradão fechado ao transito automóvel de 60km que liga Évora a Mora, passando por Arraiolos aos cerca de 30km, foi este o percurso que me propus a fazer. Eu gosto muito do Alentejo, e de Évora em particular, é possivelmente a minha cidade favorita em Portugal. Mas tenho que confessar que fazer este treino não foi lá muito boa ideia. Começou não ser boa ideia quando decidi partir apenas às 8 (que resvalou para as 8:30), acabei já perto do meio dia com temperaturas muito próximas dos 40ºC. Depois não foi boa ideia porque o percurso não era bem o que eu pensava, este não sobe e desce os montes que vai apanhando, rodeia-os mantendo-se sempre no sopé. A paisagem não varia praticamente nada do inicio ao fim, mantemo-nos longe das povoações e mergulhados na planície alentejana. Foram 27km planos como uma folha de papel e abafados como um forno. Esgotei os 2.5 litros de água que levava e acabei a derreter com o calor... Vou dar certamente outra oportunidade a Évora, mas não por ali. Não há por aí nenhum Eborense que me queira fazer companhia um dia destes? 

Amarelo e azul, all the way.
Foram duas semanas com muitos quilómetros (179) mas pouco efectivos, acabei por não fazer muitos treinos técnicos e procurei apenas divertir-me e aproveitar. Não terá sido a maneira ideal de apurar a forma para enfrentar os monstros que se avizinham, mas não mudava nada. Os muitos quilómetros contribuíram no entanto para o mês mais produtivo de sempre, 384km em Agosto! Nada mau!

Agora venha Arga! 

...Bem, na verdade antes ainda vêm três semanas de treino intenso, mas dizer isso é menos dramático.

14 comentários:

  1. Quase 400 km num mês?!? Isso é que é correr!!!
    E com muita e boa descoberta no meio. Foste feliz e isso é que interessa!

    Um abraço e força para mais!

    ResponderEliminar
  2. hoje levas um cartao vermelho.. é Algarve e não Allgarve..isso é para os betinhos de Lisboa e pos bifes... abraço e para a próxima fa favori de não ter medo do calori.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O All foi de propósito para o contexto, claro que não escrevo Allgarve eheh

      Eliminar
  3. Muito bom... layke!!! Ainda tens mais um mesito para te pores fino para o UTAX ... sigaaaa..
    Abraço

    P.S. 384km???? Vai-te... encher de pulgas páh...

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar...384 km num mês??? Humm cheira-me que um dia destes temos voos bem mais altos que o UTAX :)
    Em segundo, tu é que tiveste juízo em não ir torrar à Rocha da Pena, nós fomos e olha...ficámos pelo caminho...
    Em terceiro lugar tiveste de férias na Quarteira? Nós também! :) Só que nós depois da Rocha da Pena resolvemos tirar férias até das corridas e não corremos nada no Algarve.

    Em último lugar, andas a treinar que te fartas!!!!
    Continuação de excelentes treinos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?? Txii tive lá 15 dias! Foi por acaso que não vos vi, que pena! Tinham adorado o monte onde treinei! Bem, mas se calhar foi bom não terem interrompido as férias das corridas.. Por acaso já tinha procurado por vocês nas classificações do Rocha da Pena :( Não me arrependo nada de não ter ido...

      Eliminar
  5. Treino brutal, forma brutal, bate-cu brutal e férias brutais!
    Mas aqui para nós, que ninguém nos ouve, diz lá que não estavas já com saudades da brutalidade da subida da Compal e da Serra das Fazendas? :)
    Um abraço, brutal!

    ResponderEliminar
  6. Não tenho nada para te dizer...tirei 1 semana de férias por aí também e corri...15 km...repartido em 2 actividades...

    Ahhh, bom, sendo assim, bons treinos.

    Mas olha que deixaste boas dicas sobre os treinos algarvianos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Duas grandes semanas :) Foste parecido comigo, estava cheio de planos para as férias, treinar bem, fazer reforço muscular e tal, mas saiu-me tudo ao contrário. Treinar ainda foi mas principalmente reforço muscular foi zero. E descansar já agora também foi fraco eheheh

    Epa da única coisa que te queixas no artigo era o que eu mais gostava de ter por estas bandas! Essa ecopista era brutal para treinar! Eu dou-te Sintra e tu dás-me a ecopista ok? Eu sei que não és de Évora mas pronto :p

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dois anos atrás também seria o meu local de treinos preferido eheh Aliás, normalmente até gostaria de lá correr, já que gosto de correr só por correr. A temperatura perto dos 40º é que não ajudou nada...

      Eliminar
  8. Era um daqueles básicos para quem o Algarve é praia e estrangeirada bêbeda. Não é, é muito mais, e um bocado grande desse "muito mais" é Monchique.
    Para além de que tem ALGARVIOS à seculos. Muitos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns deles até são meu familiares :)

      Eliminar
    2. Já agora, a descoberta não foi deste verão :P

      Eliminar
  9. Correste mais em 15 dias do que eu no mês inteiro... :)
    E SIM, tenho noção da sorte que tenho de ter Sintra como um dos meus principais campos de treino! Tem muita variedade, sobretudo sombra, nesses dias de 40º... Que coragem a tua nesses estradões!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar