As minhas corridas na estrada

domingo, 15 de novembro de 2015

VII Trilhos de Casaínhos - Desilusão completa.

Depois da experiência ultrajante e enfurecedora que foi correr em Casaínhos o ano passado, quando seguia no grupo da frente e me perdi (e com isso perdi também, muito provavelmente, a hipótese de me qualificar para os mundiais de trail) e ainda assim acabei por passar uma excelente manhã, decidi que voltaria este ano. Desta vez ia provar, sem espaço para dúvidas, que aquilo não presta mesmo pra nada!


Infelizmente a coisa começou a correr mal assim que saí de casa com a família. O dia estava limpo e fresco. Hm.. "Com certeza lá em Casaínhos está a chover!". Mas não. Estava bom. 

Assim que chego e saio do carro, quem é que encontro? Aquele gajo que diz que só é maratonista quem faz sub 3 horas? O outro que diz que os ultras são peregrinos de Fátima porque andam nas provas, e que os que correm é porque estão dopados? Não, nada disso. Encontro o Paulo, um leitor do blog que se apresentou simpaticamente, o Ricardo Pebre, o famoso Espanhol (Nuno España), o Sommer e o Gonçalo, com quem tive um dos melhores treinos de sempre.... Enfim, só pessoal impecável! Estava a ficar difícil. Mas tinha a certeza que assim que começasse a prova a coisa ia descambar!


A minha cara de consternação aquando da partida
Lá arrancámos às 10:45 em ponto. O percurso foi muito alterado em relação ao ano passado, por isso corro sempre com a sensação que estou a conhecer os sítios pela primeira vez. E como foi bom conhecer aqueles trilhos abertos recentemente, limpos e rápidos, pela primeira vez! Ainda por cima, só para me irritar ainda mais, as marcações estavam perfeitas! Subimos os 3 primeiros quilómetros e descemos os 4 seguintes por single tracks muito variados. Em várias descidas, inconscientemente, sorria de prazer. Mas logo a seguir lembrava-me que estava ali numa missão!



A grande parede da prova este ano surgiu aos 7.5km. E que boa parede! Subi-a com as mãos nos joelhos e com a adrenalina extra de ir a olhar por cima do ombro à procura de um esquilo anafado que me tinha desafiado a uma prova dentro de uma prova, com a humilhação extrema do vencido ser oficialmente considerado um ovo podre. Subi com sabor a sangue na boca (já que falamos de esquilos..), a escorrer suor e pulsações no limite. Já perto do fim lembrei-me de já ter passado por um abastecimento e que, agora que estava com sede, de certeza que não havia nenhum lá em cima! ...Mas havia. Raios.

Metade da prova estava feita e até agora não tinha nadinha a apontar. Uma desilusão. Mas não perdi a esperança, com certeza a partir dali os trilhos iam ser substituídos por estradões, os voluntários deixariam de ser simpáticos (com alguns inclusivamente a tratarem-me pelo nome, como a Cláudia e o Jorge, vejam lá o desplante!), as marcações dos km deixariam de estar certas ao metro, as descidas passariam a ser chatas e as subidas curtas!

Mas não. Pelo contrário. Ainda ficou melhor! Trilho atrás de trilho, mais uma subida trabalhosa, voluntários em cada esquina, abastecimentos nos sítios certos, descidas técnicas e divertidas... Enfim... 

Praticamente dei a manhã por perdida quando passei a meta e fui recebido pela Sara e a Mel mas também por aplausos e sorrisos de pessoas da organização.

Com cara de poucos amigos na chegada
Saí de casa com o objectivo de confirmar que o facto de no ano passado ter sido das provas que me diverti mais tinha sido só um acaso, mas falhei redondamente. Mais uma vez acabei a prova em Casaínhos satisfeito! Uma desilusão..que me façam isto uma vez ainda vá, agora duas...

Pouco tempo depois chegou o Esquilo que já tresandava a ovo podre, mas que ainda assim se juntou a nós para o almoço. 


Ah! O almoço! É isso, de certeza que não presta pra nada! Pior, não só o almoço vai ser mau como o Espanhol afinal será um gajo horrível, o Sommer vai estar tão lixado que vai ser antipático e o ambiente será péssimo!! Só isso poderia estragar a manhã perfeita e confirmar os meus receios!

Desilusão, mais uma vez.. O almoço estava óptimo, o Espanhol é fixe e o Sommer continuou a ser dos gajos mais porreiros que conheci através do trail.

Bah...

O melhor é voltar para o ano.

5 comentários:

  1. Não vás mesmo, olha que ainda apanhas uma desilusão verdadeira e depois é pior :p

    Excelente post, como sempre :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Este título, dirigido a quem gosta do sensasionalismo, funcionou na perfeição. Parabéns pelo excelente texto e à organização que conseguiu "desiludir" os caça-falhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Correio da Manhã ainda me contrata para dar títulos às noticias :) Obrigado Fernando!

      Eliminar
  3. Realmente, um ultraje! Eu voltava, só para implicar! ;)

    ResponderEliminar