As minhas corridas na estrada

quarta-feira, 18 de maio de 2016

90 quê..?

Hm? 

Estrela Grande Trail? 

90 quê..? Quilómetros?

Ah, pois.. mas isso é só lá pra Maio! Dia 21 ou lá o que é...

Como é que é? Já estamos em Maio?

Ok...mas dia 21 é só.....

ESTE SÁBADO?!?


Pois é, numa altura em que ainda olho para a pulseira do MIUT que carrego no pulso direito com muita saudade e nostalgia estou a 2 dias de alinhar nos 90km com 5300m D+ do Estrela Grande Trail.

Quatro semanas separam as duas provas. É muito pouco? Pois é, têm razão. Felizmente o meu treinador é um gajo porreiro e compreensivo e deu-me o aval, mas só depois de uma conversa muito intensa. Foi mais ou menos assim:

- Man, queria muito ir àquela prova do Armando Teixeira na Estrela, com 90km...
- Hm, isso não é muito perto do MIUT?
- Sim. Mas é na boa!
- Ah, então está bem!

A seguir a Sara perguntou-me porque é que estava a falar sozinho e eu calei-me e fiz a inscrição.


Confesso que nunca tinha estado tão fora de uma prova como desta. Faltam dois dias e ainda não entrei de todo "na zona". Culpa da ressaca do MIUT que ainda não passou, do trabalho que tem sido intenso, e.. bem, por coisas da vida! Por um lado é bom, já que os níveis de ansiedade estão no mínimo, mas é estranho estar à beira do precipício e não sentir formigueiro na barriga. A verdade é que vai ser um desafio brutal: 90km n'A SERRA de Portugal. Sitio onde só corri uma vez mas que figura no meu imaginário como o derradeiro local para correr em Portugal. 

Parto para ela com vários objectivos. O primeiro, e mais importante, é conseguir fazer uma prova sólida nesta distancia. Consegui fazê-lo nos 50km do Piodão, mas falhei (sinto que foi por pouco, mas falhei) no MIUT 2016. Depois quero consolidar a minha forma a subir, que me tem deixado satisfeito, mas principalmente meter quilómetros de descidas nas pernas, onde ainda estou MUITO longe de ser eficaz. Acho que despendo demasiada energia nas descidas para a velocidade que levo, continua a ser a minha maior preocupação para o UTMB. O terceiro e ultimo objectivo é daqueles mais fúteis, mas gostava de voltar a conseguir um lugar no primeiro terço da tabela, como aconteceu no MIUT (sim, conto que os que desistem, e sim, foi mesmo mesmo mesmo no fim do primeiro terço eheh). 

Como sempre, fiz uma previsão do tempo estimado com base num sistema altamente complexo, criado por mim, que consiste em ir aos resultados do ano passado e ver quanto é que fez o gajo do meio. E o resultado foi: 16 horas. 

8 comentários:

  1. Boa sorte!!!
    Vai tranquilo, sem grande compromisso de resultados e aproveita para treinar ;) O importante é o UTMB e o desgaste destas provas consecutivas é enorme (falo por experiência própria ;) )
    Have fun!!!

    ResponderEliminar
  2. Um mês depois do MIUT já te vais enfiar no EGT???
    Mais do que os 90km, são os 5300 D+...
    Bom, não duvido das tuas capacidades, mas vê lá não "estiques" ;)
    Diverte-te!

    ResponderEliminar
  3. Boa prova, deve ser sensacional. Apetecia-me tanto fazê-la mas o meu treinador não deixou ao fim de uma semana desde a última prova :) Tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
  4. Força Filipe! Tudo a correr pelo melhor!!!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. A Estrela é brutal é única eu andei por lá na década de 90 na TRANSESTRELA quando alguns "malucos" começaram a correr umas provas organizadas por um "doido" em percursos "impróprios" para se correr! Vais adorar. Só acho que são dois esforços brutais muito um cima do do outro mas se és feliz assim força!

    ResponderEliminar
  6. 90km pouco tempo depois do MIUT é algo arriscado! Mas olha, dá-lhe! E força para o teu objetivo.
    :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Man... estás lá, agora...

    Mas como alguém que percebe disto, escreveu, cuidado com o desgaste (razão pela qual nem tenho feito provas!).

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Filipe, a esta hora já deves ter terminado mais uma aventura.
    Esperamos que tenha sido brutal! ;)
    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar