As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Montejunto

Este sábado foi um daqueles dias perfeitos para andar em Montejunto, céu limpo e muito frio. Fui sozinho, coisa que acontece cada vez menos ultimamente. Enquanto descia um dos meus trilhos preferidos dei por mim a pensar em tudo o que já passei naquele monte onde, apesar de ter que fazer uma viagem de 1 hora de carro para cada lado, me sinto em casa. 

Foi em 2015 que o Daniel me enviou o track de um treino que fez por lá. Reuni 4 amigos e lá fomos, sem nunca nenhum de nós ter pisado aquela serra. Foi só a primeira de muitas vezes que andei perdido naquela montanha. Semana após semana fui voltando, encontrando novas ligações entre trilhos já conhecidos, partindo à descoberta de outros ou inventando passagens onde não existem. 

Mostrei os cantos da casa a dezenas de amigos, sem conseguir disfarçar o orgulho quando os sinto surpreendidos. Raramente o treino começa de dia por isso foram dezenas as vezes que vi nascer o sol na Lezíria. Apanhei vento, chuva e trovoadas, 28ºC às 6:30 da manhã e até uma tempestade de neve, naquele sábado mítico há dois anos. Uma vez, sozinho, apanhei granizo de tal maneira grande que tive que proteger a cabeça com as mãos, ou da outra vez com amigos, quando começámos um treino à meia noite no qual fomos escorraçados da montanha a meio por uma das tempestades mais agressivas que tenho memória.

Este sábado, em casa, ao analisar os registos do Strava vi que foi 42ª vez que lá treinei, desde Novembro de 2015. Uma média de 27km com 1850+. Dizer que aquela montanha foi importante na minha evolução é pouco. Acho sinceramente que Montejunto é a peça central de onde estou agora.

Foram bem mais de 42 as vezes que subi aquele pequeno lance de escadas antes de chegar à capela nos 670m, já que em cada treino são sempre 3 ou 4 vezes que subo ao topo. No fim de cada subida toco com a mão direita na parede caiada da capela, não num gesto de superstição ou religioso, mas de puro agradecimento. 












6 comentários:

  1. Até já fiquei com vontade de conhecer Montejunto! :)

    ResponderEliminar
  2. Brevemente tenho um treino de 4h onde pretendo que seja feito aí... a subir de um lado e a descer do outro, e depois repetir umas quantas vezes.. :D

    ResponderEliminar
  3. Um dos meus objectivos ainda não concretizados é fazer esta prova: http://maratonamontejunto.weebly.com/
    Eu sei, eu sei, não é a mesma coisa, mas é o mais aproximado que consigo. :)
    Já não vou a Montejunto há anos, desde um convívio com amigos que envolveu uma visita guiada à Real Fábrica de Gelo e uma picnicada no final.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a mesma coisa mas é uma excelente prova! Organizada pela Turres Trail, que conhece muito bem a Serra e é responsável pela manutenção e criação de muitos trilhos! Se tiveres oportunidade, faz esta. Nunca fiz mas ponho as mãos no fogo.

      Eliminar
  4. Até fiquei com vontade de conhecer Montejunto! Mas só para caminhar, não me apanhas no trail ehehhe

    ResponderEliminar