As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Há 4 semanas de molho.

Andava preso por arames. Vocês sabiam, eu contei-vos. Desde o MIUT que tinha consciência que a coisa não estava boa. Fiz uma preparação muito deficiente para a prova nos Alpes, serviços mínimos, o suficiente para me levar ao fim. Acabou por nem ser nada mau, fiz uma prova sólida e a perna direita aguentou-se à bronca, mas sabia que logo de seguida precisava de uma paragem obrigatória. Pensava que a coisa se resolvia numa ou duas semanas, mas demorei pouco tempo a perceber que não seria bem assim. Pois, não está fácil...

A fotografia não tem nada a ver com o texto, mas só arranjei agora fotos da prova e não queria perder a oportunidade de meter nojo.

Não gosto de falar sobre as minhas "lesões", ou dores ou seja lá o que lhe queiram chamar. Por isso não vos vou chatear com queixumes. Escrevo este post porque durante estas, já, 4 semanas que estou no estaleiro despertei uma paixão antiga: a natação.

Como alguns sabem, a natação foi o meu desporto durante muitos anos. Competi durante toda a minha adolescência e, apesar de ter tido sempre um nível medíocre, o nível de empenho e treino era bastante alto. Treinos bi-diários, alguns de madrugada antes das aulas, competições semanais e um volume de treino maior do que alguma vez fiz na corrida. Mais importante do que alguns pódios regionais e uns 57 segundos aos 100L dos quais me orgulho muito, ficaram as muito boas recordações, a ética de treino e aquelas lições que só uma actividade desportiva intensa nos podem dar. O que também ficou, apesar de adormecido há uns bons 15 anos, foi o gosto de nadar. 

O que é? Estou a falar de natação e na fotografia há água!
Quando me vi impossibilitado de correr a seguir ao X-Alpine tinha que fazer qualquer coisa para, no mínimo, manter a forma. Não, mais que isso, para manter a sanidade mental! Há anos que faço desporto pelo menos 6 dos 7 dias da semana, mais que seguir planos de treino torna-se uma necessidade. Eu sei que a bicicleta seria a opção mais natural, mas sinceramente não gosto de andar. É desconfortável, fico com os braços e pescoço muito mais doridos que as pernas, a ultima vez que tentei foi um sacrifício do início ao fim. Como andava desde o MIUT a nadar uma vez por semana decidi que seria esse o caminho. E claro, como costuma acontecer comigo, se é para ser é a sério, e há 3 semanas que vou todos os dias à piscina de Santarém. 

Piscina de Santarém. A interior de Almeirim está fechada no verão.....
Tem sido engraçado sentir a evolução. Naturalmente a anos luz do que era dantes, mas dia a dia começo a sentir-me mais solto e vejo os tempos a baixarem. Faz-me lembrar quando comecei a correr! Uma coisa que não havia "no meu tempo" são estes novos relógios que contam as piscinas, braçadas, ritmos, etc etc etc. Tal como na corrida, é super motivador ....e pelo menos vai dando alguma vida ao meu Strava. 

Este sábado foi o dia que tentei voltar a correr, três semanas depois da X-Alpine. Foi mau. Muito mau. Para afogar as mágoas decidi pegar na família e ir para a barragem do Castelo de Bode nadar. Tenho muito pouca experiência em águas abertas, mas correu bastante bem. Fui com o meu amigo João Pedro, antigo companheiro da natação e mais recentemente do trail (foi comigo ao UTMB, lembram-se?) e ainda sacámos cerca de 3500m a um ritmo interessante, para a minha realidade actual, claro, 1'41''/100m. 

Lago Azul, em Ferreira do Zêzere, Barragem do Castelo de Bode

Os treinos de natação têm um grande problema: voltei a treinar ao fim do dia, com todos os problemas que isso acarreta. O que vale é que a Sara sabe que a versão Filipe sem treinar é MUITO pior do que aquelas duas horas que passo fora todos os dias, e mais um vez lá vai tapando buracos para permitir os meus caprichos.

E pronto. Vou para a minha quarta semana de molho. É verdade, tem sido muito bom nadar, mas não consigo disfarçar a ansiedade de não conseguir correr. Ontem, domingo, fui-me muito abaixo por perceber que mesmo 3 semanas sem correr não serviram de nada. Tenho que pensar noutras estratégias para atacar isto. Agosto é tradicionalmente o mês em que corro mais, e este ano até vamos acampar uma semana para o Gerês. Sinto mesmo muita falta de treinar de madrugada, dos longos de fim de semana, de andar nos trilhos....enfim. Quanto a corridas até ao fim do ano, não estou muito preocupado. Tenho a ideia de fazer os 100km da EstrelAçor, mais para fechar o campeonato do que outra coisa. Se não conseguir treinar a tempo, talvez vá aos 100 de Abrantes com o mesmo objectivo. O que quero mesmo é voltar a correr.

9 comentários:

  1. Olá Filipe!
    Não desanimes. Continua a nadar e dá tempo ao teu corpo de se recuperar. Vai correr bem!

    Boa recuperação!

    PS - dá mais uma chance à bicicleta (BTT), comigo está a operar um pequeno milagre.

    ResponderEliminar
  2. Força e bom descanso!! Ires para o Gerês e não puderes correr vai ser penoso!!! Mas em férias não se treina, aprendi isso este ano!!

    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hm? Comassim? Nas férias é quando consigo treinar sempre mais Ehehe os 15 dias de verão são sempre as semanas mais produtivas do ano, o despertar passa das 5:30 para as 4:30, mas treino todos os dias! Ainda por cima no Gerês, impensável ir lá e não correr. Não vou mexer uma palha até ir, depois faço um ultimato à perna e isto há-de estar bom!!

      Eliminar
  3. Artigo chato de se ler.

    Chato pela lesão, atenção.

    A bicicleta é uma questão de ajustes e fazer o que fizeste na corrida e na volta à natação: continuação e persistência.

    Mas, a vida é curta demais para nos obrigarmos a algo que não gostamos.

    Por isso, vai lá ao Gerês e mostra à perna quem manda!

    Eu também tenho que mudar a hora do despertador, isto de correr ao final do dia está a ter os dias contados pelo calor e juro que esta camisa encolheu na ultima lavagem.

    Abraço e continuação de melhoras.

    PS: Ahhh, o Castelo de Bode...mas eu fico mais para os lados de Martinchel, ali mesmo ao pé da Barragem (cresci a cerca de 11 km).

    ResponderEliminar
  4. Nota-se que estavas preso por arames. Nas fotos vê-se bem que até já foste fazer a prova com muletas. Era só uma questão de tempo. :P

    "A versão Filipe sem treinar é MUITO pior do que aquelas duas horas que passo fora todos os dias" - revejo-me tanto nisso!

    Volta depressa! Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Óh páh … não podes ver nada. A sério???? Vê se te pões mas é bom … rápida e completa recuperação. Aquele abraço

    ResponderEliminar
  6. E pronto: está aberta a forte possibilidade de daqui a uns tempos estares a fazer triatlo... E depois IronMan... And so on...

    As melhoras, Filipe!

    (Já ouvi esta conversa em alguém e sei como terminou!!) ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, gostava de fazer um dia! Mas por enquanto estou muito longe de ter vontade de andar de bicicleta... Como assim sabes como terminou? Não me digas que o homem se voltou para o triatlo? Opah tu vai atualizar o teu blog, anda!

      Eliminar
  7. As melhoras Filipe! Devias ir fazer uns exames, fisioterapia, algo parecido.. no mínimo ir a um bom massagista!

    Abraço

    ResponderEliminar