As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Às portas de Montemuro.

E pronto. Chegámos àqueles dias especiais. A antecâmara de mais uma grande aventura, desta vez na Serra de Montemuro. O desafio é a sua travessia integral, 110km e 6500D+ de montanha invernal e agreste. Uma prova que me está a deixar especialmente apreensivo, como aconteceu poucas vezes. É uma primeira edição e a informação tem sido muito escassa, é em condições invernais (este fim de semana ficou coberta de neve) e a organização está a deixar uma série de avisos que me deixam um pouco assustado. Por exemplo, a obrigatoriedade de levar o track no relógio (já levaria) e a atribuição de um traker GPS a cada participante, por razões de segurança. Além disso, o conjunto de material obrigatório é bastante extensivo e exigente, a fazer lembrar o kit de emergência para tempo frio no UTMB. Bom, eu prefiro muito mais condições invernais que calor tórrido e, ao contrário de outras vezes no passado, não vou facilitar um milímetro com o equipamento, mas não deixo de estar especialmente ansioso, i.e., todo borradinho com o que me espera!

Fotografia da organização, este domingo
Mas não são só as condições invernais que me deixam de pé atrás. O percurso promete ser especialmente duro. Está a demorar a sair o track, mas analisando o perfil percebem-se várias zonas de parte pernas misturadas com subidas e descidas muito longas. Os 6500m de subida total não são brincadeira, apenas menos 700m que o MIUT quando subiremos no máximo aos 1400m de altitude. Em suma, vai ser um desafio a sério!

Quanto à minha forma... bom, não sei bem. Há 3 semanas, se me perguntassem, respondia que estava melhor que nunca. E estava! Sentia-me o super homem, era records pessoais atrás de records pessoais, sempre levezinho. Depois rebentei em Montejunto e logo a seguir, uma semana depois, fui dar cabo do resto ao Louzantrail. Sobraram duas semanas, que tenho gerido com pinças. Corridas curtas e lentas, pouco desnível, com esta ou aquela aceleração para reanimar. Uma semana depois da Lousã finalmente voltei a sentir vida nas pernas mas só vou realmente saber às 7:30 da manhã de sábado, quando iniciar a luta. Pelo menos chego a este ponto sem mazelas a chatear, apenas preocupado com a forma, que é o ideal.

In other news, o Quarenta e Dois faz anos!! Já passaram 5 aninhos desde que comecei aqui a partilhar as minhas corridas. Já disse várias vezes como este blog tem sido importante na minha vida, da quantidade de pessoas que conheci por causa dele e do prazer que me dá escrever aqui. O que não sabem é que isto tem estado um bocado estagnado, há algum tempo que as visitas não aumentam. Quem me segue aqui, no facebook ou no instagram sabe que eu sou muito pouco dado a promover e publicitar o blog. Na verdade, tenho zero paciência para isso. Escrevo textos demasiado longos e chatos, tenho pouca actividade no Facebook, não partilho os posts em 50 grupos... Obviamente que chego a pouca gente, da já pouca gente que pratica o nosso desporto, e às vezes penso em mudar as coisas ou, por outro lado, simplesmente deixar-me disto, já que não deve haver assim tanta gente com interesse. Mas depois lembro-me daquele sentimento quando acabo e publico um post, como o do Louzantrail a semana passada. Podem não acreditar, mas reviver a prova e vomitar aquilo tudo cá pra fora de uma vez deixa-me num estado grande de excitação! Acabei de escrever essa crónica às 22 e só consegui adormecer depois da uma da manhã (isto para quem acorda todos os dias às 5:20 é uma grande coisa! eheh). Por isso, desculpem, mas vou continuar a escrever textos erráticos, demasiado longos e descritivos, porque gosto mesmo disto. A vocês, que vão estando por aí, agradeço sinceramente, tem sido verdadeiramente uma grande viagem!

11 comentários:

  1. É um prazer ler os teus testamentos. :D Em relação a essa serra é fria como o caraças e vais apanhar neve quase de certeza. Não sei se sabes mas fica relativamente perto de Lamego onde estão aquartelados os Rangers (Operações Especiais. Quase de certeza que eles estarão nessa serra...
    Boa prova e diverte-te!

    ResponderEliminar
  2. Com muito gosto, nós cá vamos engolindo todo esse vômito. Abraço companheiro.

    ResponderEliminar
  3. As provas são longas, as crónicas não podem ser curtas. ;)

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pelo aniversário deste blogue com um cunho muito particular e que está óptimo assim!
    No meu, as visitas também já foram mais. As pessoas têm menos tempo pois preferem o imediatismo do Facebook que ou é apanhado na altura ou fica perdido nos milhões de feeds passados. O blogue permite chegar facilmente a escritos e recordações mais antigas, além de textos mais introspectivos. Além disso, escrevemos prioritariamente para nossa futura e própria recordação. E o teu está cheio de gloriosas e épicas recordações. Muito bom!!!
    Muita força para mais uma muito ultra aventura e cá ficamos a aguardar espectaculares textos como és perito a fazê-lo!
    Grande abraço, parabéns e força!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é isso mesmo, João! Eu gosto muito do Facebook, para muita coisa, confesso. Mas este tipo de registo para mim só faz sentido aqui. E confesso que às vezes sabe muito bem reviver aventuras antigas.. Obrigado pelo comentário e principalmente pela inspiração!

      Eliminar
  5. Parabéns pelos 5 anos.
    Não te sigo à tantos anos, mas o tempo suficiente para perceber a qualidade do blog.
    Aliás, quando comecei a correr e a ler estas crónicas, fostes dos primeiros que comecei a seguir, e de certa maneira uma das inspirações para abrir também eu o meu cantinho.
    Continua aí a espalhar as tuas aventuras, que a malta gosta disto.

    Em relação à prova, como sempre hás-de dar a volta de alguma maneira.
    Também se fosse fácil não tinha piada. Boa sorte

    ResponderEliminar
  6. Filipe, parabéns pelos 5 anos de blog!
    Sabes que tenho um blog fez em Dezembro há 11 anos, já teve momentos melhores, outros em quase apoplexia, mas o melhor de tudo, não é quem me lê, é eu ler os meus relatos anos depois. E não deixo de escrever por isso mesmo, mesmo que os meus textos sejam aborrecidos e sem qualquer interesse para os outros. Pior do que tu, não tenho qualquer página no FB ou no instagram relativa ao blog (é pré isso tudo) e está tudo bem. Raramente partilho o link no meu perfil pessoal, partilhei agora pós Sky Trail Camp de Porto da Cruz e a coisa teve um grande boost, mas para mim está tudo bem! Estão lá a maioria das aventuras pelas quais passei ao longo destes 11 anos de BTT, triatlo, corridas e trail, e isso basta-me ;-) Longa vida ao teu blog de que eu gosto muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, muito obrigado! Olha não conhecia o teu blog, mas vou passar a seguir! Percebo perfeitamente o que dizes, às vezes revisito aventuras antigas e sabe mesmo bem. Quanto ao Facebook, eu gosto de partilhar lá. Gosto daquela interacção mais espontânea, mas também não quero andar a promover à tonta e ter lá pessoas que nem têm assim tanto interesse em seguir um blog de corrida. Enfim, como tu dizes, pra mim tá tudo bem! :)

      Eliminar
  7. Essa foto da organização é linda!

    Mas vai atravessar isso? Estás...lixado :)

    E só agora vi os 11000 de desnível.

    Mas tu também tens provado que és capaz de passar estas dificuldades e o que a montanha tem e no fim contar e fazer-me quase sentir que eu também lá estou, qual roadie a ser puxado :) por cordas.

    Neste seguimento, se pensares em acabar com o Blogue...eu sei onde é a recta da Compal, não te esqueças...ahahahaha

    Por isso, Parabéns por este aniversário, nem consigo perceber para onde já foram estes 5 anos, em que o que tu escrevias no inicio era sobre...maratonas de estrada!

    Boa prova e mais uma vez obrigado por na volta, me levares contigo a reviver a prova.

    Aquele Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahah Obrigado! Acabar não está em hipotese, nem que seja só eu e a minha familia a ler! Obrigado por andares sempre por aí!

      Eliminar
  8. Força vizinho! Eu sou um fiel cliente desta "casa"!

    ResponderEliminar