As minhas corridas na estrada

quinta-feira, 18 de abril de 2019

MIUT 2019 - Pronto para a luta.

Está feito!

Pelo quinto ano consecutivo, encontro-me naquela semana mágica antes do MIUT. Já tenho a aplicação do Flight Radar instalada no telefone e ando a controlar a previsão meteorológica para Machico. O transporte dos bastões está orientado, já tenho barras e géis e as sapatilhas estão escolhidas. Os voos e estadias estão marcados desde Setembro do ano passado e o treino... bem, mal ou bem, o treino está feito!

Este ano a principal alteração na preparação não é o que fiz a mais, mas antes o que fiz a menos. Por esta altura no ano passado estava a treinar 3 vezes por semana no ginásio, a juntar às 5/6 corridas. Foi também por esta altura que contraí uma lesão muscular chata que me acompanhou até ao fim do verão. Para poupar o músculo de exercícios muito localizados deixei de ir ao ginásio e a verdade é que nunca mais voltei. Não é que não goste, porque gosto bastante, mas há duas razões para não ter voltado: primeiro porque acabava o treino muito em cima da hora de saída para o trabalho, o que originava muito stress três vezes por semana, segundo porque comecei a notar já perto do final do ano passado, quando fiquei 100% dessa lesãozita, que estava com mais disponibilidade física na corrida. Ou seja, conseguia treinar de maneira mais eficaz. Pernas mais frescas nos treinos com subidas e mais rápidas nas séries, já para não falar da recuperação. Estava a treinar no ginásio nos 3 dias por semana em que fazia corrida de recuperação, claro que acabava por abusar e não recuperava nada. Com essa maior disponibilidade física acabei por aumentar o volume na corrida. Passei a treinar 7 dias por semana, sendo que 3 deles são de recuperação activa, ou seja, 30/40 minutos a pastelar. 

Este ano corri em 102 dos 106 dias, apenas parei dois antes e dois dias depois do TISM. O resultado é, ao dia de hoje, 1309km com 44500D+ em 146 horas. Pouco mais que o ano passado, apenas 130km e 1500+, mas sinceramente sinto-me bem melhor e mais confiante que em 2018. Acho que nunca estive tão sólido a correr e trago comigo as duas melhores provas que alguma vez fiz: A Travessia Integral da Serra de Montemuro e o Proença Cross Trail. 

Desde o inicio do ano, estas foram as provas:

Cork Trail (21km)

Quanto ao treino, adoptei a quarta feira como dia de séries e falhei muito poucas desde o inicio do ano, coisa que fazia pouco o ano passado. Passei várias semanas dos 3000+ e o volume de km também aumentou, agora sempre à volta de 80km. Mas principalmente sinto-me muito bem a treinar e completamente livre de lesões e moínhas.

Agora é ir lá virar aquilo. E isso, está claro, nunca são favas contadas... O MIUT é uma prova brutal, muita coisa pode acontecer, inclusive ficar pelo caminho. O ano passado, se bem se lembram, atirei a toalha ao chão em relação às sub 24 horas. Pois bem, provavelmente vou arrepender-me disto, mas não consigo evitar pensar que ainda está no horizonte. Podia estar aqui e dizer que só quero acabar, mas vou ser sincero: acabar antes da meia noite seria perfeito. Tudo terá que se alinhar, tem que ser um dia perfeito para mim, se assim for e jogar as minhas cartas bem pode acontecer. Uma coisa é certa: pra semana vou à luta!


MIUT 2016. O único ano em que passei bem nesta zona. Que se repita em 2019!

17 comentários:

  1. Boa sorte, Filipe! Estamos contigo e tu estás lá!

    ResponderEliminar
  2. Força Filipe!
    Boa prova, e que tudo corra bem.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Eu vejo os teus treinos diários no strava e fico cansada só de os ver!

    Estás em excelente forma e, mais do que isso, pelo que transmites estás bem. Mesmo bem. Com força, com ânimo, com vontade e motivação. E isso, aliado ao excelente treino que tens feito, vai trazer-te os resultados que procuras!

    Espero que consigas ir dando notícias, que eu vou ficar a acompanhar a tua prova deste lado do oceano 😊 Força!

    ResponderEliminar
  4. Um simples conselho. Eu faço ginásio á uns anos so 4 meses por ano no inverno nov/dez/Jan/fev principalmente treinos de força e spinning. Por duas razões sinto me mais forte e sem lesões o resto do ano e porque os dias são pequenos e o clima não ajuda nada a treinos outdour. Boa sorte para o miut.💪😉

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Toda a sorte do mundo Filipe! Sou teu fã, sou fã da forma meticulosa como preparas os teus desafios, sou fã da forma séria e profundamente empenhada como encaras o treino, sou fã da forma como consegues conciliar o treino com a vida familiar e profissional. Acompanho o teu blog e os tuas fantásticas descrições das provas há muito tempo, muito mais do que aquele que te conheço e já estou ansioso por "viver" o MIUT deste ano. Tens tudo para fazer um resultado bastante melhor do que os dos últimos anos mas a experiência diz-me que cada prova é uma história diferente e as variáveis de que esse resultado depende são muitos mas uma coisa tenho a certeza: o trabalho de casa foi feito e muito bem feito. Fico a torcer por ti. Um forte abraço.
    Aníbal Godinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos obrigado, Aníbal! Essas palavras, vindas de quem vêm, têm muito significado. Um abraço e até breve!

      Eliminar
  8. Muita força para mais uma jornada épica!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  9. Boa sorte Filipe!!!! Prontos para a luta!! Abraço

    ResponderEliminar
  10. Força Filipe < 24 horas = Vai ser desta!!!

    ResponderEliminar
  11. Boa Prova! Acreditar para correr bem! Força!

    ResponderEliminar
  12. Tu vai lá e traz mais um colete que eu sei que tens lá um cabide vazio ;)

    ResponderEliminar
  13. Força!! Estamos a torcer por ti!!
    **

    ResponderEliminar
  14. Filipe,
    Vou ficar ansiosamente à espera para ler o teu próximo artigo "Como fazer o MIUT em menos de 24h".
    Cá estarei a torcer por ti!

    Um abraço
    Pedro Viana
    https://andaviana.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  15. Por esta altura já deves estar em prova mas mesmo assim boa sorte! Parte essa merda toda!

    Um abraço

    ResponderEliminar