As minhas corridas na estrada

sexta-feira, 21 de junho de 2019

A FREITA - Descrição e dicas pela Alice Lopes.

A Alice, uma amiga e leitora do blog, decidiu descrever-me quase metro a metro o percurso dos 100km da Freita. Ora bem, a Alice Lopes é uma das melhores atletas do trail nacional (vice campeã de Ultra em 2019, vencedora da Freita Elite o ano passado), disso já todos sabemos. O que eu me apercebi nestes dias em que fui trocando mensagens com ela é que é uma apaixonada pela Serra da Freita e por este percurso. As dicas e descrições dela valem ouro para quem, como eu, se vai estrear e devem ser deliciosas de ler para quem já passou por lá. Como não sou egoísta, e porque ela concordou, deixo aqui a descrição e muitas fotos do percurso por, provavelmente, a pessoa a seguir ao Moutinho e à Flor Madureira que conhece melhor a Freita. Depois agradeçam-lhe!




---------------------------------------

Sais de Arouca e sobes ao Miradouro, bem no cimo da serra (1096m), encontras o primeiro abastecimento . fácil :) é a tua subida mais fácil de todo o percurso . Vais dos 290m para os 1096. D+ 878 e D- 78. Na subida encontras o Moutinho que te vai cumprimentar com o entusiasmo normal dele.


Partida - Malhada
O Moutinho a receber a Alice

Miradouro
Da Malhada a Tebilhão, segundo abastecimento, tens pela frente 12.1km. Vais ter D+362 e D-670. Tens cerca de 6km de planalto. Para mim é a parte mais chata da Freita (para o ano já não vai existir 🙂) tens uma subida ligeira e uma boa descida.. Pedra, começas a sentir que algo vai acontecer, mas tudo está ainda muito fácil. Não te entusiasmes. Tens agora em Tebilhao 21.100kms

Malhada - Tebilhão
A tua prova está quase a começar.

As provas de 100 e 65km separam-se aqui, seguem-se 35km exclusivos da prova ELITE. E Prepara-te, vão ser qualquer coisa!

Sais do 2º abastecimento, tens pela frente até Covêlo de Paivó 10.800kms D+ 376 e D-844. Ai que bom, é sempre a descer! ... mas não !!! Lembra-te de mim na divisão das provas (aliás, vais encontrar indicação que a tua prova começa lá 😉 ) VAI COMEÇAR A FREITA!!!


Tebilhão - Covêlo de Paivó
Desces pelo trilho do carteiro para o Rio Paivô e, meu caro amigo, tens 3 kms dentro, nas margens, com cordas, com arames, com travessias de rio que dá para nadar .... (eu no meu metro e meio houve um ano que não tinha pé, também não é dificil 🙂 ) e à saída com jeitinho tornas a encontrar o mestre Moutinho e um fotografo com certeza. Sais, fazes uma subidita que te leva à estrada e depois serão, digo eu, uns 500m até ao abastecimento de Covêlo Paivô.

No Rio


A Alice no Rio 
Dicas 1: Neste trajecto não tentes ligar a médias nem estejas stressado com o passar dos km. Desfruta.

Dica 2: Chega bem ao segundo abastecimento. É a partir daí que começa e os erros nesta prova pagam se muito caros.

No Covêlo Paivó levas 31.9kms e tens 14kms para chegar à Pena (lembras-te da subida das Almas Penadas que te falei na Serra Amarela? É a primeira grande subida, para mim a mais dificil. Mas para muitos não).


No 3 abastecimento, Covêlo de Paivó aconselho a comeres, serão 11h 12h máximo... mais coisa menos coisa. Se tiveres quentes, come. Para a Pena são 14kms com 1221 de D+ e 873 D-.

Covêlo de Paivó - Pena
Sais do abastecimento e começas a fazer uma subida em pedra, grande robusta, e desces a Regoufe, onde vais caminhar/correr junto à um riacho. Sempre em single track, onde podes escolher o teu trilho. As fitas são orientadoras. Esta subida vai terminar num estradão. Não, não vais correr em estradão (depois vais perceber porque se demora tanto para fazer estes 100kms 🙂). Voltando ao percurso: atravessas o estradão e .... meu amigo tens uma descida brutal com xisto, pedra pontiaguda, mas o mais magnífico é mesmo a paisagem que está a tua frente. A descida é single track claro está, e termina em pedra solta. Aí dás com um estradão que sobe. Aproveita o estradão a subir para um trote, quando começares a descer, segues por um single track que te leva a um rio. E que bem sabe esta água! Aproveita para encher as garrafas e molhar a cara.

Começas a subir a ESCARPA. Todos julgam estar a subir as almas penadas, mas não. Até lá ainda vais penar muito! Aqui, para mim ,os bastões pouco ajudam. Mãos e pés ... A trepar a escarpa, mais uma vez, mas agora a subir pedra pontiaguda que termina a escalar. Das a um estradão e .... não entras no estradão ... Só o atravessas e ainda sobes mais um bocadito! Aí a descida é a meu gosto, pedra grande. Olhos atentos para não correr mal. Esta descida é curta e termina na estrada. Rapidamente entras novamente no monte numa descida em single track que vai alargando. Quando passares numa bica abastece de água, vais penar! Sim entras no trilho das almas penadas!! (o homem da marreta anda sempre lá.. tu foge)

Almas Penadas
a ESCARPA
Começa com um caminho largo que rapidamente se fecha. Caminho aberto pelo Moutinho para a prova. Se fores como eu pensamentos do género "foda-se como foi ele fazer isto??" É verdade, até ao cimo foi ele que abriu com máquinas grandes, pequenas, tesouras e outras ferramentas. Incrível o trabalho do homem. Quando pensas que estas a acabar, nada disso. Mais um docinho! Chegando ao topo, uma descida em single track, claro está, linda e no início perigosa, que te vai levar a Pena. Uma sopinha ou duas ou trreees é garantido aqui. Estás com 45.9 km e já sentes a Freita!

Descida antes da Pena
Vamos lá sair da Pena.

Rumo ao Portal do Inferno, são 5.8 kms com D+598 e D-399.

Pena - Portal do Inferno
Sais do abastecimento e não segues pela estrada, vais logo para um riacho que te leva a uma subida entre montanhas.

Vais subir essa colina e terás à tua frente uma descida íngreme e curta de pedra solta. Perigosa, que te vai levar ao inicio da subida do portal do inferno. Primeiro um caminho de pedra tipo xisto e depois por entre a floresta ... magnifica ....

Chegas ao topo do portal do inferno, abastecimento, viras-te para a subida que fizeste e deparas com uma paisagem magnifica.

Estás agora com 51.700kms e 3435 de D+. Vamos a meio portanto. Segue-se a base de vida, Povoa das Leiras. Tens 11.4km pela frente irmãmente distribuídos por 826 D+ e 888 D-.





Ora bem saímos do Portal do Inferno. Temos a nossa frente D+ 826 e D-888 em 11.4kms. Começa a segunda parte do empeno. A primeira é do Rio à Pena.


Portal do Inferno - Póvoa das Leiras
Vens de subir o portal do inferno, comes qualquer coisa e abasteces água. Com jeitinho o Miro tira-te aqui uma foto! Começas a descer, mas é coisa pouca, uns 200m, a seguir sobes. Uma subida relativamente curta mas íngreme que te leva ao Planalto. Corres cerca de 1000m em plano e encontras o inicio da descida para Drave.


Início da descida para Drave
A primeira vez que fiz parei a contemplar a parede que estava a minha frente. A descida é a meu gosto. No início sem trilho definido entre pedras fixas e tojo. Depois single track, com desnível muito acentuado. Esta descida termina num rio/ riacho que o vais acompanhar (vontade vai faltar de dar um mergulho) Até à aldeia de Drave. A aldeia encantada.


Drave.
A subida seguinte.

Já ouviste falar da "garra"...? 3 montanhas que vistas de Drave parecem uma garra. Sim, é a mais forte e poderosa que vais subir. Entras no trilho dos 3 Pinheiros. Só vais encontrar 2 pinheiros porque um ardeu. Costumo dizer que não resistiu ao Moutinho. Vamos ver se nós este ano resistimos como os 2 desgraçados dos pinheiros que ainda se aguentam.


Boa sorte para a subida... não é tão longa como as que fizemos na Madeira, mas é técnica de lenta progressão. Tens que pensar para escolher o caminho mais simples de modo a poupares energia... que jogo mental! Até que passas por 2 pinheiros... estás quase....😳 o trilho começa a ficar planoooo e dás por ti a fugir à subida.... que bom vais descer, estás quase na base de vida.... só falta descer os Incas 😍

Desces por um trilho técnico, pedra mais pedra e mais pedra. Passas riachos e passas entre pedras .... magnífico. Terminar num estradão de 500m e sobes para o abastecimento. Uma estrada com 100m máximo mas que correr se torna missão impossível.

Aqui vês bombeiros, normalmente atletas em hipotermia.... come bem, porque vamos voltar ao trilhos em comum com os 65kms. Sim, pensas tu... tudo isto foram só 35kms [desde Tebilhão que fazemos 35km exclusivos para a prova ELITE. Lembrem-se que passámos pelo Rio, pelas Almas Penadas, a ESCARPA, o Portal do Inferno e estamos prestes a enfrentar a Besta com esta bagagem toda. Não admira que a Alice frise bem que estes 35km são A prova!] ???? Sim meu caro Filipe ... ai que empeno em 35kms!

Da Póvoa das Leiras a Bondança são 7.550kms. D+533 D- 622. Sais assustado porque te dizem q ue vais subir a Besta....


Povoa das Leiras - Bondança
Ora bem a besta são cerca de 800m com qualquer coisa de 400D+ e o trilho é.... nem sei como te dizer.... vou-te mostrar:




No fim, és cuspido da Besta desta maneira:


Corres (ou não) num Planalto até que começas um trilho novo, rumo a Bondança. Plano, subidas curtas ... fácil não, porqe já nada é fácil.... Passas pelos moinhos e abordas o abastecimento numa descida espetacular.... Chegas então a Bondança e tens 70.650kms. Parece quase, só faltam 29km. Mas ainda vai faltar tanto!

Sais de Bondança e vais para a lomba. 7.800kms fácil !!! ComD+532 D-717


Bondança - Lomba
Mal sais do abastecimento vais subir cerca de 130 D+ em +/- 2km (a confirmar). É novo o trilho para este ano. Depois começas uma descida brutal, onde desces em céu aberto por trilhos com pedra, com vegetação, entras num PR tipo bosque... chão fofinho, castanho ,numa descida a serpentear e dás as Porqueiras. Uma cascata que te vai fazer lembrar a Mizarela (esta é a prima). Se não a vires lembra-te dela quando tiveres que saltar para um penedo que terá umas correntes para te segurares. 🤪

Sobes quase nada e a descida continua, voltamos ao bosque, voltamos a pedra, vamos ao serpentear até que...🤐🙏🙏viras à direita e ....ESCADAS MARTÍRIO. 800 degraus em pedra com 400 sim 400D+. Degraus pequenos, degraus largos... escadaria ora de 1m de largura ora 50cm. Água a escorrer pelas paredes da escadaria.... Tens que conseguir fazer de dia.


Escadas do Martirio
Terminas este trilho na aldeia da lomba. Costuma cheirar um pouco mal, muito mal mesmo. Mas uma canja aqui sabe a lagosta!

Sais da Lomba rumo ao Merujal, com 78.45kms e tens cerca de 7.68 até ao próximo e último abastecimento. D+ 712 e D-325.


Lomba - Albergaria da Serra
Vieste das Escadas do Martirio, pensas que não pode piorar, mas ainda vais bradar aos céus! Depois de começar a subir numa estrada com grande inclinação, entras num trilho largo e finalmente um single track que te vai levar à parte final do quilómetro vertical do Freita Sky Running. A subida e curta mas muito técnica e poderosa!


A Alice no fim da subida
Acabas na Torre Meteorológica e desces pelas pedras parideiras [esta parte é em comum com a Freita Sky Running]. Aproveita para correr, a progressão foi lenta até aqui e não vejo jeito de ser mais rápida no PR7!

Entras no PR7 e vais sair muito perto do abastecimento. Cerca de 1500m que parecem não ter fim! [o PR7 já eu conheço do skyrunning. Muito dificil, muito técnico. Parece não ter fim é a descrição perfeita, nem quero imaginar com 90km já feito!].

Pensas tu que nos últimos 13km vai ser só descer em direção a Arouca. Não é mentira, mas não é de todo fácil! D+333 E D-951.
Albergaria da Serra - Arouca
Mal sais sobes. Que treta, mas não era sempre a descer? Sobes cerca de 2kms e começas a descer. Single tracks, atravessas estradas entras em campos e vês casas. Que bom estou a chegar! Pensas tu, MAS NAO! Tornas a entrar em trilhos, em campos, em sei lá mais o quê! Ouves cães, vês luzes.... Entras numa estrada, vês casas e...... finalmente.... finalmente nada, tornas a entrar em trilhos, campos blá blá blá.... Quando vires um cemitério estas quase 🤣 agora sim! Mas aquela estrada não tem fim ... raios partam.... até qe viras à direita e vês um insuflável. Ganhas força para correr nas escadas da escola e dentro do pavilhão está o Joca e a Flor e o Paulo o fotógrafo e uma camisola quentinha para vestirmos!!


Com o Moutinho.

Com a Flor.


----------------------------------------


Parece fácil, não? Bem, na verdade não parece mesmo nada fácil. Se ainda não estava muito dentro da prova, agora estou a 100% e posso dizer que o factor cagaço aumentou muito!

O que gosto mais nesta descrição da Alice é que ela fala de cada segmento como se fosse algo único e especial. Cada subida e descida é como uma peça do puzzle. Não parece haver ali nada fora do plano, nada para encher. No próximo dia 29 de Junho, sábado às 6 da manhã, lá vamos estar em Arouca para mais uma grande aventura!






10 comentários:

  1. Não conheço a totalidade do percurso, mas já conheço alguns segmentos que aí são referidos, por treinar algumas vezes pela Freita, ou de passagem. E de facto são de respeito.

    Desejo-te uma excelente prova, e que acima de tudo desfrutes da Freita.
    Também estarei lá, mas para os 65KM, pode ser que ainda te veja por lá.

    Grande abraço, e força no corpo todo, que não vai ser só de pernas que vais precisar.

    ResponderEliminar
  2. Muita força Filipe! Estamos contigo!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Espectacular! Ainda não percebi se me dá vontade de alguma vez a fazer ou se me assusta mas força. Tudo de bom! Abc

    ResponderEliminar
  4. Já fui a Drave mas não em trail. Foi em passeio/caminhada porque o acesso à aldeia só é possível a pé e mesmo "encantada" :)

    ResponderEliminar
  5. Espetáculo só a descrição deixará qualquer um ciente das dificuldades mas também do prazer que vós espera.
    Conhecendo alguns dos segmentos tenho a certeza que a diversão será muita. Força 👊😎

    ResponderEliminar
  6. Da Freita, conheço apenas uma pontinha, um dedinho pequeno de um gigante imponente. Estive lá na 1ª e 2ª edição, 2006 e 2007, quando ainda se chamava Memorial Sálvio Nora...e apenas nas versões curtas: 12 e 15 km se não estou em erro.

    Essas experiências podem ser vistas aqui: https://mariasemfrionemcasa.blogspot.com/search?q=s%C3%A1lvio+nora

    Adorei as experiências, claro, e cheguei mesmo a ponderar e desejar participar nas distâncas maiores, mas rapidamente me assustei com a crescente fasquia que o Mountinho foi subindo de ano para ano, e a Freita, do que ouço dela hoje, é absolutamente assustadora, mas eu também sou uma medricas, claro! Gostaria de voltar um dia, se é que a distância mais curta é coisa que ainda possa considerar ao meu alcance...Talvez..um dia...

    Em relaçao a ti, acredito que vais ter uma experiêncai fantástica, que a Serra tem tanto de dura como de bela e vais adorar e trazer de lá uma experiência arrebatadora que nos vais contar e prender fascinados às palavras e quem sabe, fazer-me mesmo querer voltar...assim, para uma Freita pequenina, que desafios "desses", decididamente, por motivos vários, não são para mim.

    Muita força Filipe. Não tenhas medo, respeito, muito respeito sim e depois é usufruir de cada passinho e de cada cenário onde serás participante.

    ResponderEliminar
  7. Mt força de perninhas e, acima de tudo,...... mental.
    Só de ler toda essa descrição já estou cansado, eu que a maior prova que fiz até hoje foi a maratona.
    Deve ser mesmo brutal essa prova mas, mais brutal deverá ser o sentimento que se tem depois de a terminar.
    Pedrinho, meu bom amigo, vai fazê-la pela primeira vez.
    Força não só para os dois mas, para todos.
    Abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderEliminar
  8. Descrição perfeita. A ler e a visualizar todos aqueles trilhos. É dura mas faz-se....e o teu treino já é muito. Boa prova....enquanto andar no Lavaredo tentarei lembrar-me de todos os que andam a trilhar a Freita. Um abraço

    ResponderEliminar