As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Fim da Europa - missão cumprida

Depois de duas participações, em 2014 e 15, este ano voltei àquela que é, sem dúvida, a minha prova de estrada preferida: o Grande Prémio do Fim da Europa! (Eu sei que agora se chama só Corrida do Fim da Europa, mas eu vou continuar a chamar Grande Prémio porque...bem, é mais fixe!)

Tirado do Facebook da Prova. Foto da chegada, no Cabo da Roca.
Antes de mais, vamos tirar uma coisa do caminho. Nos últimos 2 ou 3 posts fiz menção a uma mudança muito significativa aqui por este lados. Desde o dia 1 de Dezembro que passei a ter acompanhamento no treino, algo a que resisti durante anos, mas achei que estava na altura de dar o passo. Estou com a equipa da Armada Portuguesa do Trail, do Paulo Pires e Armando Teixeira. Pretendo fazer muito em breve uma publicação mais extensa sobre isto, ainda só passaram dois meses, quero ficar mais por dentro da filosofia de treino antes de falar sobre isso. O que por enquanto vos posso dizer é que mudou integralmente a minha maneira de treinar! Tem sido um mundo novo de descobertas a todos os níveis, estou mesmo muito entusiasmado.

Uma das mudanças "impostas" pela APT foi um planeamento mais sensato das provas, neste caso com vista ao primeiro objectivo do ano, o MIUT. Por isso, em vez de em Janeiro fazer logo uma ou duas ultras como de costume, este ano surgiu a oportunidade de voltar a uma corrida que sempre gostei muito.

Escusado será dizer que cheguei a Sintra com a confiança nos píncaros, além disso, por andar a fazer poucas provas desde Dezembro (foi só a São Silvestre da Golegã), estava ansioso por voltar a correr com um dorsal. Depois de um aquecimento de 15 minutos (sim, agora até faço aquecimentos!) posicionei-me a cerca de 30 metros do pórtico e aguardei os 5 minutos que faltavam para a partida.

Retirado do Facebook da prova. Eu estou...para ali
Pode parecer estranho, mas esta é aquela prova de estrada que toda a gente que prefere o trail devia fazer. É uma espécie de sky running, mas na estrada! Primeiro subimos a serra, andamos ali uns quilómetros no planalto no sobe e desce (imaginem que é uma crista daquelas lixadas do sky) e finalmente descemos a fundo, montanha abaixo. São 16.5km, 400+ e 550-. Uma prova de estrada completamente diferente da grande maioria, ainda por cima num dos sítios mais bonitos de Portugal. Não é por acaso que é das mais antigas (30ª edição) e conta todos os anos com mais de duas mil pessoas! este ano foram 2228 a cortar a meta. Impressionante, para uma prova tão exigente a nível de percurso e de logística como esta.


Começamos com a subida da Rampa da Pena. Assim de estalo, até ao km 4, levamos logo com cerca de 250+! E aqui não há baby steps, é para ir a fundo! Pulsações a tocarem no red line e pernas a pedirem para abrandar, papamos as curvas e contra curvas que desfazem o desnível até lá acima. À mínima folga na inclinação a passada alargava logo. Apesar de ter partido relativamente perto do pórtico, devem ter saídos umas 200 pessoas à minha frente, a maior parte delas virei, uma a uma, nos 4km de subida, até estabilizar no planalto, lá para os 5 ou 6km.

Créditos na foto
Esta parte do planalto, com constante sobe e desce, é provavelmente a parte mais dificil da prova. Depois da grande rampa inicial, as pernas rejubilam a cada pequena descida. Os ritmos disparam de imediato, mas como as subidas aparecem logo de seguida, é um suplicio mudar novamente para pernas de subida (malta do trail, isto diz-vos alguma coisa? Ah pois, também há parte pernas nas estradas de Sintra!). 

Mas o pináculo do ácido láctico é no já mítico km 10! Uma rampa com 15% de inclinação e pouco mais que 500 metros atinge-nos como um murro no estômago. Metemos a viola no saco e tentamos sobreviver àquela ultima subida antes da loucura dos 6km finais. Aqui sim, foi modo trail. Baby steps curtinhos, só para não ter que caminhar!

Assim que viramos o km 10 vemos o mar e o farol no Cabo da Roca lá ao fundo. Esperam-nos nada menos que 6km de descida, com inclinações às vezes bastante fortes! É prego a fundo e tentar não pensar muito na tareia brutal que as pernas levam nesta descida. 

Deixei tudo o que tinha nesta descida! Acreditem, estava tão em esforço como na subida! Ganhei um respeito maior pela malta do Avalanche 0:29, que cumpriu os 10km a descer para tentar baixar dos 30 minutos. Hoje de manhã, no treino que fiz, senti bem estes km, mas a adrenalina de ir a velocidades anormais (óbvio record dos 5km, 17:26) e ver o farol a aproximar-se cada vez mais é impagável! Foi mesmo até à ultima gota e em grande esforço que virei a ultima rampinha mesmo antes da meta!

Reta da meta, num cenário idílico! Foto retirada do Facebook da prova.
Foi brutal! Definitivamente a minha prova de estrada preferida. A prestação também foi boa, com 1:08 na meta, mas nem tempos nem classificações (20º) batem aquela sensação saber que deixei lá tudo o que tinha. É assim que gosto de correr!

10 comentários:

  1. Muitos parabéns pela grande prova, Filipe!

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns Filipe! 20° lugar?!?!? Uau! E agora com acompanhamento de luxo nos treinos ninguém te irá parar.
    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
  3. Estou curioso com o que vai dar esse acompanhamento. Tenho uma vaga noção da base/método que o Paulo Pires usa para os atletas dele. Na Miut já se deve "ver" algo concreto ;)
    Aquele abraço e muitos parabéns pela excelente prova
    NOTA: Já ando para fazer essa há anos, no ano passado inscrevi-me mais a Pikinita e lesionamo-nos dos dois 2 semanas antes ...

    ResponderEliminar
  4. Grande campeão. 20 lugar para um homem do Trail?!?! Excelente. As condições foram as perfeitas e também eu cumpri o meu objectivo pessoal, quebrar a 1h:30m, tempo mais modesto que o teu, mas muito suado ��.. . E ainda deu para gritar “Grande Filipe”, quando já vinhas a regressar para o carro, ainda eu ia na loucura da descida.
    Abraço e Muitos Parabéns
    Nuno Carrasco

    ResponderEliminar
  5. Fantástico resultado!!!! Muitos parabéns!!!
    E sim, essa prova é lindíssima
    Um abraço e continua nesta grande forma

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, gostei da descrição embora nunca tenha feito nem a Corrida nem o Grande Prémio.

    Mas fiz há uns anos o Bes Running aí também em Sintra, apenas 10 km mas também com um desnível brutal e é fantástico, apesar de não ser definitivamente uma prova de estrada típica.

    Já tinha percebido que havia aí umas alterações nos treinos o que também justifica o Strava Spam ;).

    Bom, que corra pelo melhor e te ajude a alcançar os objectivos a que te propões, vai ser interessante acompanhar a evolução.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Posso pedir-te um autógrafo da próxima vez que te vir? Ahahahh (só mesmo para chatear, que sei que detestas estas coisas!)

    Definitivamente, se há prova de estrada que tem a tua cara, é esta! E o teu relato mostra isso mesmo :) Parabéns pelo excelente resultado! Muito bom mesmo!

    Agora ficamos à espera para ver o que aí vem, com os novos treinos e o entusiasmo redobrado :)

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Fui espreitar a tua prova ao Strava, e fiquei de boca aberta ao ver os últimos 6km! Tá bem que é a descer, mas foste a voar que nem um louco. Deves ter chegado à meta com uma descarga de adrenalina brutal! Muito bom!

    Pedro Viana
    https://andaviana.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  10. Estou a conhecer a prova por aqui, mas parece um percurso muito verde e com um término espetacular. Excelente para começar o ano!

    ResponderEliminar