As minhas corridas na estrada

domingo, 28 de junho de 2020

Dos Picos do Açor ao Vale Glaciar

Por aqui continuam os desafios pós-covid. As ideias têm fervilhado e o que não faltam são alternativas às provas que, aparentemente, continuam muito longe de se voltar a realizar. Mas, sinceramente, no fim da viagem de ontem, apetece-me perguntar: mas quem é que precisa de provas??


Há uns tempos tive a ideia de fazer a Travessia Trevim - Torre. Começar no alto do Trevim, passar por Góis, Arganil, Piodão e Torre. Pesquisei, falei com algumas pessoas, mas não estava conseguir encontrar nenhuma ligação de jeito entre o Trevim e Arganil. Depois comecei a montar o percurso a seguir a Arganil. Falei com o André Rodrigues, que me aconselhou o track do seu Desafio Picos do Açor para sair de Arganil, depois liguei no Google Earth os Picos a Piodão, juntei o percurso do Ultra Piodão, depois o do EstrelaAçor, que me levava ao Alvoco, e a partir daí subia o conhecido km vertical, descia o trilho do Major e finalmente desembocava no Vale Glaciar. No fim fiquei já com cerca de 75/80km. Se quisesse juntar o trajecto Trevim - Arganil teria que somar à vontade 30km, o que já daria mais do que me apetecia fazer. Ficou então decidido a Travessia Trevim-Torre passaria à Travessia dos Picos do Açor ao Vale Glaciar!


O percurso acabou por ter 76km com 4650D+

O plano estava traçado, lancei o desafio ao João Tomás, que, se bem se lembram, fez o Trans'Aire comigo, ao João Lopes, o Flecha da Parreira, e ao Guilherme Lourenço, que dispensa apresentações. Aos 3 havia de se juntar o meu amigo Jorge Duarte, colega da APT que conheci há uns meses num estágio na Estrela, que se encontraria connosco lá pelo Alvoco. Já repararam no denominador comum, não é verdade? Pois, são todos muito mais fortes que eu! Este facto acabou por se tornar preponderante durante o dia. Já lá vamos.

Na partida, junto às piscinas de Arganil.

Depois de uma noite dormida em Arganil, às 6 da manhã em ponto iniciámos a viagem. O dia estava nublado e abafado, com muita humidade. Esta primeira parte, correspondente aos primeiros 15km do Desafio Picos do Açor, eram passados em trilho técnicos embrenhados na vegetação do Açor. Muita água, subidas a pique, trilhos xistosos e levadas espetaculares, embalaram-nos num constante sobe e desce que acumulou rapidamente muito desnível. O André tinha-me avisado que, dos 15km, 14 deles estariam limpos e que restaria pelo menos 1km ainda com mato. Assim foi, a grande maioria dos trilhos estava impecavelmente limpa e mais valor demos ao trabalho de quem os limpou quando entrámos na parte que tinha mato! 




A desbravar mato. Enquanto eram fetos e não silvas estávamos nós bem!

Aqui estavam limpinhos




Desde o início que não me sentia nos meus dias. Esforçava-me para os acompanhar enquanto respirava ofegante. Desde o dia anterior que estava bastante mal disposto, coisa que muito raramente me acontece, e naquele dia suava em bica praticamente desde que partimos. Aproveitava aqueles minutos em que a progressão era lenta por causa do mato para recuperar o fôlego e acalmar a pulsação, mas, ao fim de poucos minutos, já estava com este ar acabado:


Saímos do percurso dos Picos do Açor pelos 14km, no Posto de Vigia, já com 1400+. A ultima subida foi a maior picada até então, com uns 400+, onde, mais uma vez, tive muita dificuldade em acompanhar os meus companheiros. Estava também preocupado com a hidratação, estava a beber profusamente tailwind para compensar a muita transpiração, mas sabia que até Piodão, nos 32km, dificilmente encontraríamos algum ponto de água. Falei com eles, que aparentemente estavam muito mais à vontade que eu, e todos tinham pelo menos 750ml de água, eu já só tinha menos que 500ml. Combinámos que em caso de necessidade eles me dariam água. 

A subir a tal picada final, foto pelo João Tomás.

Os 15km seguintes, até ao Piodão, foram desenhados no Google Earth. Não fazia ideia do que íamos encontrar! Parecia-me que seriam maioritariamente estradões das eólicas que percorriam a encumeada, mas a verdade é que andámos em alguns trilhos e marcámos o ponto em quase todos os marcos geodésicos do percurso. Acabou por ser uma secção muito gira, com algum desnível (700+), vistas espetaculares e sempre corrivel. 



Ou seja, a única parte que íamos ao desconhecido acabou por correr melhor do que o esperado! Até à descida final para o Piodão... Quando já viamos os telhados de xisto da bonita aldeia, saímos do estradão que nos estava a embalar até ao Inatel para procurar um trilho que tinha encontrado já não sei onde. O problema é que já ninguém lá devia passar há anos, estava completamente dominado pelas silvas! Se podiamos ter voltado para trás? Pois podiamos, mas, como toda a gente que anda nisto sabe, quando se passa aquele ponto mágico do "epah, agora já não vamos voltar para trás, ainda por cima é a subir", já não há nada a fazer. Deixei lá uns bons gramas de carne agarrados àquelas silvas mutantes durante pelo menos 1km literalmente a abrir mato, mas lá conseguimos chegar ao Piodão, 32km, onde teriamos o primeiro "abastecimento".


Primeiro abastecimento.

Já restabelecidos depois de uma boa paragem, flasks cheios, tailwind preparado, entrámos no percurso do Ultra Trail do Piodão até Chãs de Éguas. Aqui os trilhos estavam limpinhos e a progressão foi muito boa. Sentia-me bastante melhor depois da paragem, ainda assim tinha que vir muito perto do limite para os conseguir acompanhar. Também o calor decidiu aparecer por esta altura, depois de uns km muito confortáveis lá em cima, agora estava seco e quente. Bebi água e molhei-me em todas as bicas que ia encontrando, até porque até Teixeira de Baixo, local do terceiro "abastecimento" eram cerca de 20km. 

A subida para sair da Serra do Açor foi pelo estradão aos zigue-zagues do Ultra Piodão, onde, mesmo a andar bem, fiz os meus companheiros esperar uns bons 10 minutos lá em cima. A situação estava a tornar-se um bocado frustrante, custava-me que eles tivessem que esperar, mas estava a dar o que tinha. 

Lá em cima, tal como me lembrava, a vista era deslumbrante. De um lado o estradão que serpenteava e culminava no Picoto da Cebola, ponto mais alto do Açor, do outro a imponente Estrela, com os 1990 parcialmente tapados por nuvens. O caminho para o Alvoco era em linha reta, num estradão na encumeada, com algumas das vistas mais bonitas de todo o percurso.

Em Chã de Éguas, antes da subida.


Lá ao fundo, o Picoto da Cebola.




Chegámos a Teixeira de Baixo já com 52km. Parámos na primeira bica que encontrámos e sentámo-nos a beber e a comer o que trazíamos, desta vez não havia nenhum café. Íamos entrar na parte final do percurso, estávamos com cerca de 3000+ e faltava-nos nada mais nada menos que a subida do KV do Alvoco com mais um extra, já que iríamos partir abaixo da cota 500 e a subida andaria pelos 1600+. A má disposição já estava mais ou menos ultrapassada, mas cada vez se notava mais a diferença de andamento para os meus colegas. Antes de partimos pedi-lhes para não esperarem por mim, que nos encontraríamos no Alvoco. Preferia muito mais ir sozinho do que os estar a prender, e assim foi. Os 7 ou 8km que nos separavam do Alvoco foram praticamente todos cumpridos sozinhos a andar bem, sempre em trilhos que subiam vagarosamente paralelos ao rio. A cerca de 1km do Alvoco encontrei o grande Jorge, um amigo que fiz no estágio da APT e com quem gosto muito de correr. Tinha estacionado em Piornos, descido o KV e agora ia voltar para trás connosco. É pena que desta vez já me tenha encontrado em tão avançado estado de decomposição!

No abastecimento de Teixeira de Baixo

O João e Teixeira de Baixo ao fundo.

Estávamos então com 60km e a beber uma coca-cola no Alvoco. Este percurso tem essa característica demolidora, acaba com o quilómetro vertical do Alvoco. Para mim, a mais dura e melhor subida de Portugal Continental. Desde aquele ponto são 1200+ em menos que 5km. Mas a parte principal, o KV, são 1000+ em 3.8km. Foi a sexta vez que o subi e já por lá passei em muito diferentes condições. Desde estar fresquinho, no inicio de um treino, a completamente acabado, como no EGT em 2016. A primeira vez, em 2014, foi no saudoso KV do Alvoco, uma prova organizada pelo Armando Teixeira que só teve essa edição. 

Esta não foi de todo a melhor subida que lá fiz, mas também não foi a pior. Subi devagar mas muito certinho, sem nunca parar a não ser para a obrigatória foto na mariola gigante que marca o fim da parte mais demolidora da subida. Mais uma vez cumpri-o sozinho, tendo quase obrigado os meus companheiros a subirem ao seu ritmo. Assim o fizeram. Só para perceberem, o Guilherme demorou menos 26 minutos que eu a subir (1h00 vs 1h26) e mesmo assim ficou a 18 minutos do record dele! 

A Torre ao fundo do Planalto dos Corvos. Uma vista que provoca sempre alívio!

Mau aspecto, junto à famosa mariola gigante

A parte final da subida, com a mariola nas costa

Alvoco lá ao fundo.

O quarto e ultimo abastecimento foi na Torre, onde o Jorge estava em casa. Fomos à loja do tio dele e mamámos uma valente sandes de queijo e presunto com uma coca cola. À entrada do centro comercial tive que por a máscara, que passou a fazer parte do material obrigatório. Agora imagem, todo rebentado, aos 2000m, com uma máscara na cara. Digamos que não foi lá muito confortável!

Na Torre, já com o Jorge

As sandes do tio do Jorge.

Restava-nos agora "apenas" descer o mítico Major, depois apanhar o planalto da Nave de Santo António e descer pelos zigue-zagues até ao Vale Glaciar, onde cumpriríamos os km finais junto ao Zêzere, nascido uns metros lá atrás, no Covão d'Ametade. 

Já estava com o modo ultra ligado, em gestão cuidada do esforço, há umas boas horas. Tinha vindo desde o início em ritmo de prova a tentar acompanha-los, mesmo sem conseguir. Tal como numa prova já tinha tido momentos muito baixos. Mas lidei com eles, como faço em prova, e aproveitei aquele ressalto de quando voltamos à vida. Desci o Major de forma resguardada e ainda tive pernas mais que suficientes para atravessar a Nave de Santo António a trote, assim como a parte final já no Vale Glaciar. 

O Vale Glaciar

Inicialmente tinha pensado ir mesmo até Manteigas, mas o trilho do Vale Glaciar desaparece sensivelmente a meio do trajecto, sendo que os ultimos 4 ou 5km são cumpridos num estradão plano muito chato. Por isso decidi ficar a meio do vale, onde existe uma praia fluvial e dá para estacionar o carro. Lá estava a Sara, há umas 3 horas à nossa espera! Pusemos as pernas de molho nas águas geladíssimas do Zêzere, arrumámos a trouxa e iniciámos a viagem de quase 4 horas que ainda nos faria passar por Arganil antes de descer para casa!

O Guilherme e o João, já de molho.

Foram 76km com 4650+ em 13 horas certinhas. Demorou bastante mais do que esperava, estava a apontar para as 11/12 horas, mas o percurso também foi muito mais difícil do que tinha imaginado. Encarei-o como uma autentica prova, de tal maneira que hoje estou num estado que raramente fico. Todo dorido, desidratado, arranhado... Mal me consigo mexer! 

O percurso foi mesmo muito interessante. As travessias têm aquela coisa boa de conseguirmos passar em muitos sítios diferente na mesma volta, e esta foi bastante grande. Começámos nos trilhos técnicos e fechados dos Picos do Açor, andámos pelos estradões da encumeada do Piodão, subimos o demolidor KV, acabámos no lindíssimo Vale Glaciar... Houve de tudo! Houve também um grupo espectacular mas que claramente andou mais devagar pela minha presença. É raro estar num grupo de treino onde sou o mais lento, a sensação não é a melhor. Fiz o melhor que consegui, mas a conclusão que chego no fim disto é que há níveis para este jogo. O Guilherme está seguramente entre os 5 melhores do país, nunca tinha corrido com ninguém deste nível durante tanto tempo, é impressionante como estamos tão distantes. Planetas diferentes!

E agora? Bem, as ideias pós-covid continuam a aparecer. Todos os ingredientes que procuro neste desporto estão presentes nestas aventuras, e certamente esta não será a ultima. É verdade que tenho saudades das provas, porque....... bem, já não me lembro bem do que tenho saudades, acho que principalmente do convívio com amigos! Porque o resto, o desafio, a descoberta, a aventura, o esforço, a montanha, está tudo aqui à mão de semear!

3 comentários:

  1. Que grande aventura! Haja criatividade e não será pela falta de provas que ficaremos em casa 😉 boa recuperação e já estou curioso para ver qual será o próximo desafio 💪

    ResponderEliminar
  2. O que mais gosto de ver é efectivamente a criatividade e a sensação de instabilidade constante, sempre à procura de algo diferente, mais além, não ficar no habitual.

    "É raro estar num grupo de treino onde sou o mais lento, a sensação não é a melhor."

    Ouvi dizer que faz bem à gestão de egos e expectativas mas que também é excelente em termos de desenvolvimento, ouvi dizer, claro. ahahaha

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Eu já não me lembro de nada … vidrei na sandes de presunto … o que vale é que para lá ir posso ir de carro :) .. que grande aventura e sentiste exactamento o que eu quero evitar quando algumas maquinas me convidam para uns "treininhos" … não é por ser frustrante não os conseguir acompanhar, é aquele sentimento de os estar a atrapalhar … era menino para fazer uma aventura destas só que em vez de 13 horas eram precisas 18 ou mais :)
    E esse Tailwind, aprova?
    GRande abraço e parabéns pela aventura e por este texto magnifico e bem ilustrado :)

    ResponderEliminar