As minhas corridas na estrada

domingo, 2 de novembro de 2014

Correr com amigos.

Este fim de semana tinha no menu um longo de 27km. Nada de especial, uma corrida tranquila igual a tantas outras! Começo a equipar-me, encho a mochila de água, um gel, uma barra, agora vou só ali à dispensa buscar as sapatilhas e.. AAAAAH, UM BICHO!!


Eishhh que já se me agarrou às pernas, tou lixado! 

Tentei livrar-me dela, mas nada. Estava para ficar. O problema é que agora já estava todo equipado e pronto a sair, faltam duas semanas para os 80km da Arrábida, é o ultimo longo que faço, por isso é muito importante! Pfff, tinha que aparecer logo hoje... 

Já sei, vou convidar um amigos para vir comigo, a coisa torna-se mais fácil e vou distraído.

Os meus companheiros habituais de corrida estavam todos com horários ou treinos desencontrados dos meus, por isso decidi ligar a um pessoal com quem já não corria há anos. Uns telefonemas rápidos e a coisa estava alinhada. Não os via há muito tempo, mas já me fizeram boa companhia há uns anos, talvez a coisa corresse bem.

Assim que desço as escadas do prédio já estava o Fachada à minha espera. A meio dos alongamentos ele começa a falar-me de prestidigitação, de monogamia, de um tal zé que tem um Cadilac.... Eu gosto do Fachada, a sério que gosto, mas o gajo é um bocado pretensioso e hoje estava com pouca paciência para ele, muito sinceramente. Corremos mais ou menos 1km e depois despachei-o, não estava para isso.


Por sorte tinha combinado com o Capitão Fausto ali ao pé do pavilhão. Mal o apanhei notei logo um aumento de ritmo! O Fausto nunca me falha. Apesar de não nos conhecermos há muito tempo sempre nos demos bem. 


Já com alguns quilómetros nas pernas, e enquanto falávamos sobre a Teresa, reparei lá à frente numa data de pessoal parado. Ao longe não percebi logo, mas assim que me cheguei perto percebi quem era. Já não via esta malta há que tempos! Penso que desde doismileoito! 



De repente estava no Santiago Alquimista, em 2009. Os quilómetros passam e nem me lembro que estou a correr. Esta é a melhor parte de correr com estes amigos. Normalmente gosto de ir absorto nos meus pensamentos, concentrado no caminho, nos sons que me rodeiam, na respiração, mas de vez em quando sabe bem partilhar a experiência. 

Entretanto juntaram-se a nós o Samuel Úria, que vinha com a Márcia. 


Como a menina não acertou o passo, segui sozinho com o Samuel. Calhou bem, ele é o companheiro ideal para esta parte do percurso. Entendo-me muito bem com o Samuel, e às vezes penso porque é que não corremos mais vezes juntos. As pedras rolam debaixo dos pés numa descida mais inclinada e já vou a pensar em tudo menos na corrida. Viajo para os anos de faculdade, para os trajectos Ajuda - Caparica, por cima da Ponte 25 de Abril a caminho da escola, tantas vezes acompanhadas por um Samuel que dava os primeiros passos. 


O ritmo do treino segue assim certinho mais uns quilómetros. O melhor destes longos, sem uma maratona no horizonte, é que não estou minimamente preocupado com o ritmo, vou à velocidade que me apetece. Aliás, à velocidade que me provocar o mínimo de desconforto! Vou a correr só pelo prazer de correr, e a companhia ajuda muito. 

Entretanto a coisa ficou séria. O Samuel cansou-se e começou a atrasar-me o ritmo. Os excessos do Halloween estavam a fazer-se sentir e eu também estava a ir abaixo. Nessa altura passei por uma casa ocupada e estava lá dentro uma mulher a dias, que se juntou a mim.

Bem, suponho que o oficio de mulher a dias seja bom para reforço muscular, porque esta senhora deu-me uma abada do caraças! Dei por mim a fazer os quilómetros mais rápidos de todo o treino, e isto aos 20km!


Entusiasmado, lembrei-me de outros amigos meus que também adoram correr a ritmos altos. Fiz imediatamente um desvio no caminho para passar pela zona onde eles costumam andar, com sorte estariam lá.

...e estavam mesmo!!


Continuam obcecados pelo aspecto. Já lhes tinha dito que o Variações já morreu, mas eles querem uma tesoura na barba.. 

Acertei o passo com o deles, e assim fui mais uns quilómetros. Até que à beira do trilho por onde andava vejo uma guitarra. Peguei nela. Era bom treino para os bastões, pensei eu. De repente o trilho transformou-se numa praia, corria agora na areia solta. Lá ao fundo estavam o Ângelo, Nuno e Tito. No mar via o pessoal do surf. Olhei para baixo e em vez das Adidas Boost tinha umas havainas! 

Vejam lá se reconhecem o cromo da guitarra branca :) 

Era como se já não estivesse a correr, não fazia o mínimo de esforço! A amiga Preguiça há muito que tinha ficado agarrada a um eucalipto e eu continuei com outro pessoal até chegar finalmente a casa. O treino estava feito e revi uma data de amigos antigos! Nada mau para uma manhã de sábado :).

No fim os meus amigos foram-se todos embora neste autocarro.
E vocês, gostam de correr sozinhos ou "acompanhados"? :)

5 comentários:

  1. Ah quanto tempo não ouvia doismileoito!

    Eu já à quase dois anos que não corro com música... Antes era obrigatória ou até uns podcasts, mas depois fartei-me de correr com phones, mp3/telemovel, etc... Sou eu, os meus pensamentos, o meu relógio e a estrada :)

    Um abraço, excelente post!

    ResponderEliminar
  2. E que fantásticos amigos.... :)) Esses são daqueles que nunca falham não é???

    E que selecção!!!! Linda MArtini!!!! Eu sabia que me faltava algo no meu AMIGO!!!! :D ehehehe

    Belo treino ....

    ResponderEliminar
  3. Ahhh, os Amigos!

    Neste momento estou um pouco como tu, em dias mais complicados é que saco dos mp3, de resto, eu, o treino, os pensamentos...

    ResponderEliminar
  4. Espectacular! Embora nunca tenha corrido com musica! Eu sou do tipo "doido" nos longos invento o meus "filmes" as minhas historias, resolvo os meus assuntos com a vida, as vezes até falo sozinho (!) enfim vou muito distraído! Isto se não for todo "roto" que nesse caso não há "filmes" que me safem!.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Eu cá corro sempre sem música, talvez por correr em sítios onde me cruzo com carros, não sei, o facto é que gosto de correr sem música e ir com a mente a mil, a divagar por ai

    ResponderEliminar