As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

VI Trilhos de Casainhos - A FÚRIA!!!

Os Trilhos de Casainhos devem ser das provas de trail com mais tradição em Portugal. É uma distancia pequena, como cada vez há menos nos trails que se fazem, o que a torna uma excelente porta de entrada para a modalidade. Além disso é muito perto de Lisboa, o que permite uma grande afluência de pessoal da região, incluindo muita gente da estrada. Para mim era o culminar de uma semana de treinos durinha, a ultima a sério antes dos 80km do Arrábida Ultra Trail. 



A hora tardia da partida, 10:45, permitiu um acordar perfeitamente descansado. Saí de casa com o João, meu cunhado que se ia estrear no trail, por volta das 10 horas. Apesar de ser um horário pouco habitual, não me pareceu de todo desajustado. A prova era pequena, estamos em Novembro, acho que não havia necessidade de se começar mais cedo. Levantámos o dorsal sem qualquer problema, e fomos equipar para o carro. Até que, a 15 minutos da partida, desata a chover torrencialmente. A partida foi dada debaixo de chuva forte e num autentico lago que entretanto se tinha formado. 



Decidi que nesta prova, por ser curta, iria tentar acompanhar os mais rápidos pelo menos nos primeiros quilómetros. A ideia não era lutar por alguma classificação, mas evitar congestionamentos quando fosse a entrada nos trilhos e, admito, perceber em que ponto estava a minha forma. 

Os primeiros 2km seriam dentro de Casainhos, de forma a dispersar o pelotão. Colei-me a uma grupo de cerca de 10/20 pessoas que iam nos primeiros lugares e deixei-me levar pelo entusiasmo.

Gastei eu uma fortuna num impermeável para correr à chuva de tshirt....

A entrada nos trilhos deu-se por volta dos 1.5km. Continuava num grupo de +/- 10 pessoas agora a correr em trilhos bastante rápidos. Corria-se a subir, acelerava a descer, saltos por cima de riachos e rochas.. Os primeiros 4 quilómetros foram todos feitos abaixo de 5min/km. Nunca tinha corrido tão depressa num trail, mas estava sentir-me bem e continuei a acompanhar os cavalões que iam comigo. Como ia no meio de um grupo, acabei por dar pouca atenção às fitas. De vez em quando levantava a cabeça e lá via um ou duas, muito espaçadas. Eram aquelas fitas vermelhas e brancas, genéricas. Passávamos por cruzamentos sem fitas e o pessoal nem hesitava, é por aqui! diziam eles. Bem, eles devem saber o que fazem. Mais um cruzamento sem qualquer marcação, desta vez abrandámos todos. Alguém lá mais abaixo vê uma fita. Ok, boa, siga! Toca de descer a fundo! Cada vez menos e menos fitas, mais um ou dois cruzamentos e nada. 

Mau.. Estávamos agora num vale com cerca de 4km de prova. Ia concentrado numa descida em lama quando oiço alguém dizer: Pronto, já houve merda! .

Parou!

Olho para a frente e estão 10 colegas parados a olhar em volta, os 10 que lideravam a prova. Junto-me a eles com o meu grupo de cerca de 7 ou 8. Mas viste alguma fita?? Não, ninguém tinha visto. Quando é que foi a ultima que viste? Sei lá, lá pra cima! respondiam outros. 

Txiii o que para aqui vai...

Impropérios lançados para o ar, juras de ódio infinito ao Sporting Clube de Casainhos, acusações de falta de respeito, de vergonha, etc etc etc. A frustração era muita, e aumentou enquanto subíamos agora vagarosamente o monte que tínhamos acabado de descer. Continuamos a andar para trás. Pelos vistos, as tais fitas que vimos seriam de outras provas, mas eram iguais! 

Confesso que nesta altura estava bastante irritado. Já pensava no post demolidor que iria escrever e que milhares e milhares de pessoas iriam ler! Era uma vergonha! O primeiro elemento da organização que apanhasse ia levar com uma descarga de fúria enorme, isto era inadmissível!! 
Deslarguem-me que eu vou-me a eles!!
Voltámos ao percurso com quase 6km a mais que os colegas, éramos os últimos destacadissimos. Corríamos agora por uns trilhos estreitos engraçados, muito limpos, daqueles rápidos e técnicos onde eu adoro correr. 

Eh, calma, não te esqueças que estás furioso!!

Estávamos quase nos 5km (reais) de prova, onde estaria o primeiro abastecimento. Pronto, agora é que era, vou soltar um inferno em cima destes aldabrões que me fizeram pagar uma fortuna e depois gozam comigo!!!!

No sitio exacto lá estavam eles. Um rapaz e uma rapariga com um colete refletor a distribuir águas e...sorrisos. Passei por eles, recebi uma água, retribui um sorriso e agradeci os incentivos que eles gritavam a quem passava. 

Hm.. Estes eram dos bons, não devem estar ao corrente da enorme farsa que está a ser esta prova! Vou guardar o inferno e descarregar em cima de outro! Mas vou descarregar!!

Continuei a correr, e continuaram os trilhos de qualidade. Agora numa zona a descer, com muita lama. As subidas nunca eram demasiado duras nem as descidas demasiado perigosas, era tudo na dose certa. Trilhos bem abertos, bem sinalizados e muito divertidos. 

Uma passagem interessante pelas ruínas de um castelo e a subida ao cabeço de Montachique, no ponto mais alto do percurso com 409m. 

Castelo de Montachique 
A descida foi mais uma vez espectacular. Pela primeira vez arrisquei muito a descer, não pensei muito no "e se", deixei-me ir e a coisa compensou. Alguns quilómetros muito rápidos e descargas de adrenalina brutais enquanto voava por escorregas de lama. Estava agora a apanhar a cauda do pelotão, que se iam chegando para o lado e me deixavam passar, deixando sempre um incentivo.

Ah, a fúria, nem me lembrava dela... MAS ELA ESTÁ LÁ!! GRRRR

Aos 10km de prova encontro o João. Chamo por ele e explico-lhe entre sorrisos que me tinha perdido logo no inicio. Vai muito bem disposto e incentiva-me a continuar com força. 

Passei por mais algumas pessoas da organização que ali estavam à chuva e ao frio e orientar os atletas ou a distribuir água. Confesso que nem sequer me lembrei de falar do assunto, mas com certeza eles estariam ali a ganhar pelo menos 5 mil euros cada um e aqueles incentivos que gritavam eram perfeitamente cínicos, porque eles queriam era que eu me enganasse outra vez!!! Bem, mas isso fica pra depois, agora estou a gostar tanto do percurso que não me vou chatear. 

Pensando bem, são todos amadores, e a inscrição só custou 7.5€, incluindo almoço... MAS ELES SÃO MERCENÁRIOS!!

Aos 13km (reais) de prova, estava o maior desafio do percurso. A parede de Ribas. Seria um muro com cerca de 1km e 150m d+. Nada por aí além, mas o suficiente para me fazer subir agarrado aos joelhos. Chegado lá acima estavam duas pessoas da organização, muito simpáticas como sempre. Ainda não são estas que vão apanhar com a fúria...

O ultimo 1.5km até à meta é a descer por estradões com muita água e lama. Continuava a sentir-me muito bem e forcei o ritmo. Estava agora de volta a Casainhos e a entrar no largo do campo de futebol, onde estava o pórtico. A prova passou dos 15km anunciados para 21, que cumpri em 2h08. Vistas bem as coisas, adorei a prova e o percurso, diverti-me muito nos trilhos rápidos e foi um óptimo treino para a Arrábida. Também o João adorou e ficou com vontade de repetir uma aventura nos trilhos. Foi uma manhã perfeita!

Ah, não, espera, não foi nada.. A FÚRIA!!

Lá ao fundo vejo uma pessoa da organização a tirar os tempos e registar os números. Pronto, é agora.

Canalizei toda a fúria que restava e apontei-a à senhora da organização. Coitada, nem sabe o que lhe espera!! Vou largar aqui tudo, vai ouvir das boas, se for preciso ainda a deixo a chorar!!! NEM VAI SABER O QUE LHE BATEU!!!!!

PASSEI A META, DESLIGUEI O CRONÓMETRO, DIRIGI-ME À SENHORA E DISSE-LHE:

- Olhe, perdi-me.

E sorri.

A senhora olhou para mim, sorriu, e encolheu os ombros.

Pronto, ficamos assim :)





10 comentários:

  1. E ficamos nós com mais um excelente relato!!!
    E esqueces.te de referir que a pequenita ficou ainda mais irritada com o facto de te perderes :D eheh

    Esta prova parece-me excelente.. nem sabia da sua existência imagina só!! E é mesmo aqui ao lado.

    Beijinhos e boa prova na Arrábida

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo equilíbrio no relato do que se passou. De facto foi uma imensidão de emoções que nos passou pela cabeça naquela altura perto do km5, mas depois a melhor opção foi ir até ao fim, pois também era um treino para os 80km da Arrábida para mim. E quando nos comprometemos com uma coisa, é para fazer. Parabéns pela relato.

    ResponderEliminar
  3. Epah, ó Filipe, não podes ser assim, desancar uma senhora dessa maneira, ainda por cima procuraste uma que estava sózinha e...espera...ahhhhh, pois...afinal...

    Olha, ainda estive para ir a esse mas como estou em stand by da minha vida agitada de atleta (ahahaha, enfim...) deve ficar para próximas nupcias mas garanto que, a perde-me não seria por que iria a abrir :)

    mais um belo relato e bom Arrábida Ultra Trail.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Olha, eu apareço na foto! Sou o de corta-venta amarelo e pala azul, tivemos bem pertinho ontem :)

    ResponderEliminar
  5. Eh eh eh!

    Excelente e divertido texto! :)))

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. "Olhe, perdi-me", não achas que foi muito agressivo? ;)
    Tu ao menos nessas voltas todas ainda desencantaste um castelo, eu só passei por um sanatório!! :P
    Bom AUT!

    ResponderEliminar
  7. Epa lindo! Excelente relato Filipe!

    O final foi épico :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Tens a mania que és mau, não tens??? ...lol...gostei :):):)
    Abraço e boa Arrábida

    ResponderEliminar
  9. Ahahahahahah :) Excelente!
    Podias ter sido mais amável com a senhora, francamente! =P
    Parabéns por mais uma bela prova!
    Beijinhos

    ResponderEliminar