As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Pedido de Ajuda

"A corrida é a mais importante das coisas secundárias", já dizia a famosa frase do movimento Spiridon. Todos concordamos que a mais importante das coisas principais é a vida.

É vida que vos venho pedir hoje.

De vez em quando há uma tragédia que nos toca mais fundo, e desta vez a sombra anda a rondar Almeirim. A filha de 3 anos de um amigo meu, colega de escola da minha Maria Amélia, está numa situação desesperada e urgente. Precisa de um transplante de medula óssea. Toda a comunidade está mobilizada, mas infelizmente, como sabem, as probabilidades de achar um dador compatível são terrivelmente reduzidas. É por isso que vos escrevo hoje. Para vos pedir, desesperadamente, ajuda. 

É muito fácil tornarem-se dadores potenciais de medula. Basta terem entre 18 e 45 anos, pelo menos 50kg e pelo menos 1.50m de altura. Depois tens que dar uma pequena amostra de sangue e preencher um inquérito. É só isso. Vais entrar numa base de dados internacional e, se tiveres muita sorte, activado como dador de medula. 

Se fores da região de Almeirim, o laboratório Joaquim Chaves (perto do Jardim da Republica) está a recolher amostrar de 2ª a sábado, das 8 às 11 da manhã. O resto do país pode consultar os locais para recolha aqui.

Por favor, ajudem. Se não for a nossa menina, os milhares de pessoas que precisam de um transplante. Agora vamos todos esperar que isto não passe do pesadelo que está a ser.


5 comentários:

  1. Já estou inscrito há muito tempo nessa base de dados. Espero que encontrem um dador compatível... Boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Espero que consigam encontrar alguém dador. Força!
    (infelizmente, eu já estou "fora de validade" pois é só até aos 45 anos...)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Já estou na base da dados da CEDACE desde a faculdade, quando passei a ser dador de sangue.

    Espero que encontrem um compativel muito rapidamente!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Já estou registado há uns bons anos! Espero sinceramente que corra tudo bem!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Espero que tudo corra bem. Eu infelizmente não posso ser dador, devido a um problema cancerígeno que tive aos 23 anos. Força para os pais e especialmente para a menina em questão.
    Abraço

    ResponderEliminar