As minhas corridas na estrada

domingo, 17 de abril de 2016

Scalabis Night Race 2016

É absolutamente incrível o que esta malta dos Scalabis Night Runners consegue fazer em Santarém. Foi a minha quarta participação (em quatro) nesta corrida, e cheguei à mesma conclusão que das ultimas 3: este ano foi o melhor. 

Incrível. 

Uma autentica máquina oleada e afinada. Entusiasmante, vibrante e emocionante. Milhares de pessoas na estrada (só nos 10km eram quase 2500), milhares de pessoas na rua a apoiar, mas a apoiar MESMO. Uma cidade engalanada e orgulhosa da sua história, que nesta altura recebe humildemente estes milhares de entusiastas numa celebração anual. 

Tudo correu bem! 

Um percurso desafiante, nada monótono, que inclui calçada, estrada, saibro nas portas do sol, passagem por locais históricos, vários pontos de animação e locais estrategicamente pensados para passar pelos aglomerados de pessoas. Não faltaram os campinos, o folclore, as tunas e o copo de tinto no Quinzena. Uma fórmula testada e aprovada - para quê mudar? Assim deve continuar. No fim um sistema cada vez mais afinado de distribuição do famoso kit bifana+bebida+pampilho diminui a espera a uns míseros 2 ou 3 minutos, mesmo na hora de ponta, e um final de festa (pelo menos para mim) verdadeiramente apoteótico com um fogo de artificio "fim-de-ano-na-Madeira style" a partir do W Shopping, patrocinador da corrida e situado bem no centro da cidade. Tem sido sempre muito bom, mas porra, este ano foi perfeito! Os Scalabis Night Runners, e principalmente a cidade de Santarém, estão de parabéns por este fabuloso evento que só falharei no futuro por motivos de força (muito) maior. 



A uma semana do MIUT, parti para esta prova completamente às escuras. Por um lado estou no meu pico de forma, por outro há meses que não faço uma sériezinha ou fartlek, ando mais entretido a subir montes. Apesar de ter partido do bloco sub40, estava convencido que nesta altura não estava a valer esse tempo e parti sem objectivo. Comecei a um ritmo bastante elevado (para mim) e assim me mantive, sempre à espera do momento do estoiro. Estava convencido que mais cedo ou mais tarde ia acontecer, mas a verdade é que não aconteceu! Não dei pelos quilómetros a passar, de repente só faltavam dois e estava instalado num sub40. Não quer isto dizer que não custou. Porra, se custou! Correr 10km no limite é uma brutalidade e acho que só se consegue porque os níveis de adrenalina são tão altos que nos anestesiam! No final um sprint de recta da meta ainda me valeu um sub39 (38:55), perto do meu record pessoal mas principalmente muito inesperado, para o tipo de treino que ando a fazer. 

Hoje tenho a impressão que abusei. Há muito que não corria com esta intensidade e tenho as pernas doridas e rijas, espero que não tenha estragado nada para o MIUT. Mas há coisas que são impagáveis, e uma delas é chegar a casa com níveis tão altos de endorfina e adrenalina que mesmo todo escavacado não conseguia pregar olho!

Agora sim, baterias 100% focadas na super empreitada que começa sexta feira à meia noite. Até já, Madeira!

6 comentários:

  1. Que grande prova que tu fizeste!
    Está viste que um dia tenho de ir experimentar essa prova pese embora eu já quase não faça provas e Santarém esteja tão perto mas tão longe para quem usa transporte públicos que são inexistentes ao fim de semana e à noite.
    Uma coisa não gosto nessa prova: é o estrangeirismo do nome, aliás prometi a mim próprio não alinhar em provas como nomes assim!...Quem sabe essa vai ser a excepção! Um abraço e um excelente MIUT!

    ResponderEliminar
  2. 38.55?!? Que super tempo! Muitos parabéns!
    Tenho que conhecer essa prova em 2017
    Um abraço e muita força para o MIUT (o ano passado estava em Paris a acompanhar a tua prova!)

    ResponderEliminar
  3. 38.55?!? Que super tempo! Muitos parabéns!
    Tenho que conhecer essa prova em 2017
    Um abraço e muita força para o MIUT (o ano passado estava em Paris a acompanhar a tua prova!)

    ResponderEliminar
  4. Tempo canhão numa prova que me parece muito apetecível :) ... em todo o caso foi um bocado arriscado, com o grande objectivo tão perto, mas correu bem.
    Força aí nessas canetas para a Miut - um dia, quando tive tomates para isso tb vou tentar :)
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  5. Palavras ditas por um ser vivido e sábio tanto nas provas de estrada e alcatrão e que carrega nas costas uma das provas que muitos querem e gostavam de fazer e isso faz dele um ser espetacular e com uma força louca para atingir resultados e metas entre serras, vales, montes, planícies e Montanhas. Força F.T

    ResponderEliminar
  6. Já o ano passado estava com vontade de ir a esta prova, agora ainda fiquei com mais vontade!~

    Excelente prova que tu fizeste mas sim realmente foi um risco. E o que interessa? Nós andamos nisto é porque gostamos e privar-nos disso... bem não interessa. Agora é foco no MIUT! Dá-lhe!

    ResponderEliminar