As minhas corridas na estrada

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Ultra Trail du Mont Blanc 2016 - A viagem de uma vida.

Às vezes, numa grande ultra maratona, há um momento em que deixas tudo para trás. Esqueces os objectivos de tempo ou de classificação, esqueces aquela celebração que tinhas sonhado fazer durante meses, esqueces as paisagens, esqueces onde estás, como ali chegaste, a tua família e os teus amigos. Juntas tudo, enfias dentro de uma grande mala e arrumas a um canto. De repente toda a tua vida se resume a um único objectivo. Tudo o que fazes tem que ser com a maior eficácia, sem distracções, com concentração, foco e determinação. Geres as dores, o tempo, o esforço. Tudo tem que funcionar perfeitamente afinado e oleado. Tudo para aquele que se tornou o grande objectivo da tua vida: conquistar o próximo metro.


Não vos vou dizer que o UTMB era o sonho da minha vida. Na verdade, nem sequer faço trail assim há tanto tempo! Tudo começou em 2011, na Lousã, e desde então as coisas fugiram um bocado do meu controlo. De repente estava a fazer ultras, depois provas de 3 dígitos, depois o MIUT e, de repente, comecei a pensar "e se...?". Fiz as provas qualificativas, inscrevi-me, tive sorte no sorteio e em Janeiro deste ano estava lá dentro. Parecia tudo tão simples! A própria qualificação para o UTMB sabia a conquista, agora tinha oito meses para me preparar, ir lá desfrutar da prova e tirar umas fotos em Chamonix. Confesso que durante estes oito meses raramente pus a hipótese da coisa correr mal. Delineei o plano a régua e esquadro e preparei-me bem, tudo afinado ao milímetro, só faltava correr as 100 milhas! Mas, de repente, chegou aquele momento. O momento em que deixei isso tudo para trás.

Horas antes desse momento, na Place de l'Amite, em Chamonix, estava de olhos fechados, arrepiado, a ouvir Vangelis no sistema de som enquanto um ambiente absolutamente frenético explodia por toda a vila. Entalado entre 2555 corredores e, literalmente, milhares de espectadores, limpei umas lágrimas malandras que se formavam, dei um ultimo abraço ao meu companheiro João e ouvi a contagem decrescente com o pórtico da meta a cerca de 200m de mim. Estava na hora, ia começar a maior aventura da minha vida.


A primeira etapa da prova era uma espécie de volta de consagração com 9km. E, meus amigos, consagração é uma palavra pequena de mais para descrever o primeiro destes 9km! Chamonix estava completamente à pinha, a lembrar aqueles sectores com mais público do Tour de France, a puxar desde o primeiro até ao ultimo atleta! 

Chamonix - Les Houches. 9km, 118+
Apesar de serem 9km em trilhos largos e estradões, era impossível dispersar o pelotão, éramos demasiados. Seguimos sempre junto ao Rio L'Avre, que corria com um caudal furioso proveniente da neve e glaciares que derretem no verão. Um sobe e desce muito suave, a entrar nos típicos bosques alpinos, muito cerrados a cotas baixas (perto dos 1000m). Seguimos todos em silêncio, nitidamente atordoados pelo entusiasmo demonstrado pelos milhares de pessoas que foram pontuando estes primeiros quilómetros. Em Les Houches tive o primeiro encontro durante a prova com a minha super comitiva: a Sara, Mel & Manel mais o Zé Nuno e a Joana, dois amigos que passaram estes dias connosco. Eles próprios estavam a começar uma grande aventura e na altura nem sabiam o que os esperava!

Encontro com a comitiva em Les Houches
O ritmo até Les Houches andou pelos 6min/km, o que demonstra bem como este segmento foi fácil. Mas as facilidades iam terminar muito rapidamente. Logo de seguida iríamos apanhar a primeira de 10 montanhas que haveríamos de virar. Vamos a ela!

Les Houches - Saint Gervais. 13km, 883+
Apesar desta ser a primeira subida da prova, continuámos em modo "vamos ser simpáticos com eles". Com o vale de Chamonix a ficar pequeno lá em baixo, subimos os 800m em 6km num estradão simpático, sempre aos zigue-zagues que cruzava várias vezes uma pista de ski. Nesta altura tudo era maravilhoso. Não sabia para que lado olhar, é espectacular a sensação de estar completamente imerso nas montanhas, um postal vivo a 360º. Cumpri escrupulosamente com o plano de alimentação, uma barra a cada hora. Sentia-me muito bem e controlado, mas a lutar com o desconforto provocado pelo calor e humidade muito altos. Felizmente (achava eu) a noite estava a chegar. 

Foto do Miro Cerqueira a meio da primeira subida
A descida foi exactamente o que eu imaginava que seria o UTMB. Um trilho largo, simpático, sempre aos ésses pelo meio de árvores gigantes e nascentes de água, muita erva verdinha, chão de terra bom de correr, declive pouco exagerado..uma delícia! Logo aqui se notou uma característica destes trilhos alpinos: quase sempre do topo da subida dá para ver o fundo da descida. É uma sensação quase vertiginosa perceber o caminho que temos pela frente, invariavelmente muito longo! Esta descida, por exemplo, perdia 1000m em 7km. Era das mais fáceis da prova e provavelmente a mais longa que já tinha feito até àquela altura! Só bastante mais tarde iria perceber que estas descidas deliciosas me deixariam tão perto do abismo.

Em Saint Gervais, nos 818m (cota mais baixa de toda a prova) teríamos o primeiro abastecimento sólido. Ainda demasiada confusão para o meu gosto, cumpri o plano de ir trincando qualquer coisa nos abastecimentos para complementar barras/geis e saí logo dali. A noite entretanto tinha caído mas guardei a paragem para colocar frontal e camadas térmicas para quando estivesse ao pé da Sara e do resto da comitiva, que estavam a seguir ao abastecimento à minha espera.


Vesti o corta vento e coloquei o frontal. Ainda estava calor, mas é importante não deixar o corpo arrefecer e ter que despender energia para o voltar a aquecer. Foi aqui, aos 21km, que finalmente acabaram as facilidades. Esperava-nos nada menos que uma subida com 24km e cerca de 2000d+. Despedi-me deles, roubei-lhes uma fatia de pizza e meti a minha game face. Só os voltaria a ver em Courmayeur, 60km depois. O UTMB ia começar.

St Gervais - Les Chapieux. 30km, 2000+
Foi nesta mega subida que finalmente me apercebi da tarefa hercúlea que ainda teria pela frente. Rapidamente percebi uma coisa: no UTMB é tudo em grande. Todas as subidas são intermináveis, todas as descidas são massacrantes. Esta subida até Croix du Bonhomme, muito perto dos 2500m de altitude foi das que mais me impressionou. Desde St Gervais foram 4h30 sempre a subir. Primeiro 10km suaves, num estradão simpático com muita gente a assistir, mas à medida que conquistávamos metros à montanha o nível ia subindo. O estradão passou a trilho largo, que depois passou a trilho e finalmente a caminhos cheios de pedra muito técnicos. Cada vez mais inclinado. Subi sempre controlado, mas um certo desconforto estava a apoderar-se de mim. A muita humidade, que me fez transpirar litros, também me fez perder muitos sais e um dos quadricepes andou muitas horas no limiar da câimbra. Aumentei a toma de sais para tentar controlar a situação, o que deve ter provocado algum desequilibro já que comecei a ter dores agudas na barriga. 

A subida, essa, não facilitava. A cada cotovelo, quando parecia que estávamos muito perto do fim, ela apresentava-nos mais um carreiro interminável de luzes montanha acima. Era quase desesperante, e não era o único a pensar assim. A certa altura um inglês atrás de mim suspira e diz preocupado "my God, it just goes on and on!".

Quatro horas e meia depois finalmente virei a montanha. Esta tinha deixado marcas, principalmente na minha moral. Custou-me, a filha da mãe. Felizmente a descida (mais 5km com 900D-) foi das mais divertidas de toda a prova e aproveitei para desfrutar bem dela. É engraçado que estou a escrever isto e a perceber exactamente os sítios onde errei, mas lá chegaremos... Entretanto estava a aproveitar o trilho quase infinito, sem nenhumas derivações (esta prova quase que nem precisava de marcações) que serpenteava encosta abaixo até desembocar num estradão. Aproveitei mais uma vez para abrir a passada e ganhar algum tempo, quando cheguei ao abastecimento já tinha recuperado o ânimo. Peguei numa sopa e num copo de café e sentei-me na rua, onde estava menos confusão, a comer calmamente. À saída do abastecimento foi altura de uma inspecção surpresa do material obrigatório (atenção, nesta prova não facilitam MESMO) e parti de barriga cheia para o prato seguinte, e que prato: a conquista dos Col de La Seign e des Pyramides Calcaires.

Les Chapieux - Lac Combal. 15km, 1300+
O UTMB é uma prova pensada ao mais ínfimo pormenor, e acho que a secção seguinte foi a prova disso. Tanto a subida a Bonhomme como a descida a Les Chapieux foram muito duras, agora em vez de nos colocarem novamente muita carga em cima, apanhámos um estradão com 4km a subir ligeiramente pelo vale acima. Foi o ideal para recuperar da tareia anterior e preparar o que aí vinha. Claro que não durou muito, rapidamente se começaram a perceber as luzes brancas lá MUITO em cima na montanha. Saímos do estradão e entrámos em mais um daqueles trilhos inacabáveis aos ésses por ali acima.

Foi o primeiro ataque aos 2500m, no Col de la Seign. A subida foi toda feita em escuridão total, não havia luar e a única luz era a dos nossos frontais. Sempre em silencio, só intercalado com o tilitar dos bastões e os ocasionais suspiros desesperados. É engraçado que sendo a prova com mais participantes onde participei foi simultaneamente a mais solitária. Nunca andei sozinho no trilho, mas praticamente todas as minhas tentativas de meter conversa em inglês (não falo uma palavra de Francês ou Italiano) não surtiram efeito, e portugueses era raro encontrar. 

A chegada ao primeiro Col coincidiu com as primeiras luzes do dia, ainda antes das 5 da manhã. Muito muito leve, mas o suficiente para inaugurar um dos espectáculos mais incríveis a que já assisti. De repente o negro da noite começou a dar lugar aos contornos dos monstros que nos rodeavam. Ali, por mais altos que estejamos, há sempre uma montanha mais alta para nos intimidar. Tentava adivinhar qual dos triângulos perfeitos e monstruosos seriam as famosas Pyramides Calcaires enquanto fazíamos uma pequena descida de 200- para voltar a subir, desta vez até muito perto dos 2600m de altitude no Col des Pyramides. 

Esta foi das secções mais técnicas de toda a prova. Muita pedra, calhaus de todos os tamanho soltos, gelo e neve, muito difícil a progressão. Já tinha ouvido várias vezes que só diz que o UTMB não é técnico quem nunca lá foi, e agora apoio 100% essa afirmação. As dificuldades continuaram na descida, toda feita com muito cuidado e quase sempre a passo. Desta vez já não havia trilho divertido para recuperar, havia dureza e dificuldade. A única coisa que atenuava, e até fazia esquecer este banho de realidade, era o espectáculo indescritível do nascer do sol sobre o Lac Combal, a 2000m de altitude. 

Tirada por mim
Cheguei ao abastecimento do Lac Combal, km 66, com 12 horas de prova, 4 horas antes do corte. Estava bastante satisfeito com a minha prova até então. A primeira noite teve momentos complicados, mas estava a comer e beber bem, nunca falhei uma hora de intervalo. Estava naturalmente cansado e amassado, mas sem sono e com energia para continuar. Sentei-me no abastecimento a comer mais uma sopa e um chá quente, dois dedos de conversa com um grego e fiz-me rapidamente ao caminho. Só faltavam 13km para Courmayeur, onde estava a minha comitiva, e eu estava deserto para estar com eles!

Combal - Courmayeur. 13km, 468+, 1250-
No entanto, é quando menos esperamos que tudo muda. Uma subida relativamente fácil, com pouco mais que 400+, por um trilho simples em terra, numa paisagem de outro mundo, quase que me arrumou. O ritmo sereno e controlado que tinha aplicado em todas as subidas de repente tornou-se penoso. Custava-me a mantê-lo e a tentação de parar era crescente. Sentia a cabeça alheada, como se não estivesse ali, e as pernas tremiam. Uma ligeira tontura fez-me parar e debruçar-me sobre os bastões. Foi ali que tudo mudou.

Faltava pouco mais que 1km para chegar ao Arête du Mont-Favre, topo da subida (2417m). Custava-me a respirar e parava 30s a cada 4 passos. Uns americanos ao verem-me sentado perguntaram-me se tinha alguma coisa doce para comer, que estava muito pálido. Meti dois géis de rajada, ligeiramente preocupado. Quando cheguei ao topo sentei-me numa pedra e tentei meter a minha melhor cara, não queria que os oficiais da prova me viessem fazer exames médicos. Nesse bocadinho enquanto lá estive sentado a realidade bateu-me como uma porta na cara: faltam 100km para terminar a prova e eu levei uma marretada com toda a força. E agora...?

Bem, um passo de cada vez, vamos à descida.

Foi a segunda mais massacrante de toda a prova. Nove quilómetros onde se desceram 1250m. Uma inclinação brutal durante muito tempo, ainda por cima em trilhos bastante técnicos que exigiam manobra e travagens constantes. Uma tareia monumental para o core e principalmente os quadricepes! A entrada em Itália foi celebrada com um abastecimento a meio da descida, no Col Checrouit. Lá estava uma banda a tocar, italianos a falar alto, boa disposição e ... pasta! Não estivéssemos nós em Itália. Que bem que soube! 

Esta paragem a meio também serviu para dividir a descida em termos de dificuldade, a segunda parte foi onde perdemos quase todo o desnível num trilho super inclinado a fazer lembrar muito o MIUT. O trilho era belíssimo, não me entendam mal, sempre embrenhado na floresta com constantes mudanças de direcção, mas muito duro. Pumba, pumba, pumba, sempre a bater, não dava descanso! Estava completamente atordoado quando entrei no alcatrão de Courmayeur. Descemos brutalmente de altitude e a minha confiança seguiu o ritmo, estava muito lá em baixo. 

Courmayeur era onde estava colocada a única base de vida da prova, dentro de um pavilhão. Lá estava finalmente a minha comitiva para me receber. O interior do pavilhão, no local onde era permitido recebermos assistência, parecia um cenário de guerra. Dezenas de corpos estendidos no chão, apáticos, as famílias com ar preocupado sem conseguirem fazer nada, um calor brutal, muito abafado. Depressa decidir sair dali. Disse à Sara e aos miúdos para irem para o exterior, fui comer e depois encontrar-me-ia com eles na rua. 

Chegada a Courmayeur. Com o Zé Nuno lá atrás a puxar por mim.
Já na rua expliquei-lhes o ponto de situação. Era simples: tinha rebentado. Estava a meio da prova e tinha rebentado. Olha que novidade, pensam vocês, rebentar numa prova de 100 milhas! Pois, o problema é que quando rebentei estava a 100km e quase 30 horas da chegada. Psicologicamente foi simplesmente pesado de mais, rapidamente comecei a entrar num lugar muito negro. 

Quase falecido em Courmayeur
Decidi enfrentar um ponto de cada vez. Agora estava em Courmayeur, seguia-se uma subida muito dura, foi para lá que virei o meu foco. Demorei-me bastante na base de vida, talvez uma hora. Deitei-me na rua junto à minha comitiva sem conseguir dizer grande coisa. Logo ali naquele instante apeteceu-me lá ficar. Mas porra, nem para eles era justo. Não, vamos ver como corre a subida!

Courmayeur - Refuge Bertone. 5km, 800+
Esta subida seria decisiva. Se fosse como a anterior a prova estava condenada, ainda me faltava ganhar mais de 5000D+ até Chamonix, tinha que conseguir subir. Tomei um gel no ponto onde ela inclinou, o que me deu alguma confiança. Continuava a conseguir comer e beber bem, enquanto mantivesse o depósito com combustível podia ser que ele continuasse a carburar. Passou muita gente por mim na subida, nunca consegui encostar em ninguém, mas a verdade é que a fui papando metro a metro, quase maquinalmente, sem parar. 

Tal como na chegada, onde descemos a pique, foi a pique que saímos de Courmayeur, e quando finalmente o vale se revelou por trás das árvores no topo da subida foi mais um daqueles momentos arrepiantes. Mais impressionante ainda que o vale de Chamonix, a cidade Italiana está instalada na única área que não é composta por paredes monstruosas.

Gostei desta subida. Gostei ainda mais de ter chegado ao refúgio com ânimo, sem nunca ter parado. Nesta altura preferia ainda não pensar se conseguia acabar a prova ou não, faltava tempo de mais, mas agora estava concentrado noutra coisa: a travessia entre os refúgios Bertone e Bonatti.

Ref. Bertone - Ref. Bonatti - 7km, 300+
Esta travessia estava para mim como o ex-libris do UTMB, tal como a travessia entre os picos Areeiro e Ruivo no MIUT. E, meus amigos,  não desiludiu nem um bocadinho. Um trilho perfeito, com muito sobe e desce, dezenas de ribeiros a atravessá-lo com água gelada e boa para beber. Sempre na encosta de uma montanha totalmente coberta de verde do lado direito, e o esplendoroso maciço do Monte Branco do lado esquerdo, separado por um vale profundo 1000m abaixo, uma coisa abismal. Cruzaram-se connosco dezenas de caminheiros que estavam ali a passear. Gostava de voltar ali com a Sara e os miúdos, é daqueles sítios que todos deviam visitar antes de morrer.

Reparem no trilho do lado direito. Aqui até eu sou bom fotógrafo.
Nesta fase estava num período tranquilo da minha prova. O ponto baixo de Courmayeur estava ultrapassado. Claro que me sentia cansado, com 90km nas pernas também mal seria. Acreditava que conseguiria continuar mais uns bons quilómetros, mas a sensação de achar que estava feito continuava muito distante. 

O Refuge Bonatti chegou depois de uma subida de 200m a pique, só porque o senhor Bonatti achou que uma casinha aos 1900m não era fixe o suficiente. No abastecimento haviam várias vitimas do calor, terá sido um factor decisivo para um número record de desistências em 2016 (42%!). Felizmente, o calor que para mim costuma ser um factor super limitativo, não me estava a afectar muito. Talvez porque bebi água e molhei-me em TODAS as nascentes que vi, e acreditem que foram muitas neste percurso. Descansei uns minutos no abastecimento e fiz-me à descida até Arnouvaz, base da grande subida até ao Grand Col Ferret, ultima incursão aos 2500m de altitude. Curiosamente, neste pequena e aparentemente inofensiva descida, reparei numa coisa: estava muito entrevado a descer. Pouco fluído, muito esforçado, com pequenas dores aqui e ali... Era estranho, nunca me tinha acontecido. Preferi não ligar.

Arnouvaz - Grand Col Ferret. 4.5km, 760+
A subida ao Grand Col Ferret marcava para mim um ponto de viragem importante na prova. Era a ultima vez que íamos tão alto e de seguida tinha uma descida de 20km que em principio daria para carregar energias para a parte final da prova. Precisava de a conquistar para definitivamente ver a luz ao fundo do túnel, como tal encarei-a com toda a sobriedade. Comi bem no abastecimento, descansei uns minutos e fiz-me a ela. Devagar mas constante, como sempre.

O que eu não sabia é que esta subida além de determinante é das mais espectaculares do percurso, pelo menos das que fiz de dia. O trilho era perfeito. Pouco técnico, serpenteava encosta acima com inclinações monstruosas e cotovelos a cada 200m, só para termos a certeza que tínhamos uma boa vista de toda a área. Por todo o lado ouvia-se o barulho da água a correr dos glaciares, como se estivéssemos em pleno inverno. O maciço do Monte Branco parecia ganhar uma nova cara cada vez que olhava para ele, e quando chegamos ao Col e pudemos finalmente ter uma vista desafogada do Vale d'Aosta, com o Monte Cervino a destacar-se, foi realmente de tirar o fôlego. Que privilégio poder estar ali!

Uma das vistas lá de cima.
Nesta altura mandei uma mensagem à Sara: "Só não acabo isto se ficar barrado. Vai ser até à ultima gota". 

Devia ter ponderado melhor isso, porque a seguir... bem, ficou pouco mais que uma gota.

Grand Col Ferret - Champex. 24km, 1500-, 400+
Eu adoro descer. Gosto de uma boa subida, mas adoro descer. Não sou o gajo mais rápido, nem nada que se pareça, mas fazer uma boa descida é das coisas que me dão mais prazer no trail. À minha frente tinha 1500m de descida distribuídos por 20km. Isso mesmo, leram bem. Vinte quilómetros a descer. Nos sítios onde treino, Montejunto e Sintra, consigo no máximo descer durante 2 ou 3km. Na Serra da Estrela consegui um pouco mais que isso e no MIUT talvez uns 5 ou 6. Nada que sequer se aproxime desta monstruosidade. Isto é sem duvida alguma um factor determinante quando se apanham descidas destas, muito mais do que nas subidas longas.

Bem, mas não era altura de pensar nisso. A descida começava num trilho maravilhoso muito fácil de correr, e eu fiz-lhe a vontade. Corri que me fartei, feliz da vida! Foram 4km sempre a dar, a descer lentamente para dentro do vale, uma maravilha! Depois, já na Suiça, o trilho mudou. Estreitou bastante e ganhou pedras no caminho, mas continuei a forçar. A Sara, os miúdos e o resto da comitiva estavam lá em baixo à minha espera! Mas a descida não abrandava, nem facilitava. Continuou, e continuou e continuou... O trilho era cada vez mais desafiante, sempre com pequenas subidas pelo meio. Segmentos com muita pedra que nos obrigavam a travar constantemente, outros cheios de raízes que obrigavam a mudar de direcção e massacravam os pés. E ela continuava e continuava, sem fim à vista. Será ali La Fouly? Hm, não.. demos a volta à montanha e continuámos a descer. É ali? Não. Mais descida...

Quando finalmente cheguei a La Fouly, a meio da descida, estava devastado. Parecia que um comboio me tinha atropelado. Vinha atordoado, sem saber bem o que tinha acontecido. Mudei o chip e voltei novamente a um lugar sombrio, voltei a preocupar-me com gestão do tempo de corte e rapidamente fiz as contas para quanto tempo poderia ficar no abastecimento para poder continuar com uma boa margem de segurança. 


No abastecimento a Sara, os miúdos, Zé e Joana dão-me muito ânimo, mas vejo na cara deles que percebem que estou a cair. Também não ajuda eu já não conseguir articular frases com mais que 5 palavras. Deitei-me num parque de estacionamento junto a eles e ali permaneci uns 15 minutos, totalmente imóvel de olhos fechados. 

Um bocado macabro.
Levantei-me com frio, a noite estava a cair. Decidi preparar-me para ela e não fui meigo com as camadas térmicas: camisola interior térmica, tshirt, corta vento e impermeável. Na cabeça coloquei o buff e o frontal. Sabia que estava altamente debilitado, não precisava nada de entrar numa situação de hipotermia que naquele estado muito facilmente se formaria. Despeço-me deles e preparo-me para mais 10km de massacre a descer. Assim que entro novamente no trilho BRRRUUUMMM um trovão gigante precedido de um raio! Oh oh, temos festa!

Os 10km de descida foram muito parecidos com o que ficou para trás. Reparo que não devo ser só eu que vou mal, já pouca gente me ultrapassa. A trovoada veio mesmo e e fustigava agora brutalmente o vale. Chuva grossa e relâmpagos que iluminavam todo o vale, trovões que pareciam avalanches de neve. Um espectáculo que iria apreciar muitíssimo, não estivesse eu já tão perto do abismo que é a completa exaustão física. Custava-me terrivelmente a descer, já implorava por uma subida. Ela chegou aos 120km, pouco depois de um abastecimento improvisado no quintal de uma família onde bebi sentado um grande copo de café quente. 

Iniciei a subida de cerca de 400+, pequena para o resto da prova, com a confiança totalmente abalada. O trilho ainda por cima não facilitou, era cheio de raízes, com lama e chuva, secções a pique e pequenas descidas enervantes que nos afastavam da cota do abastecimento. Tal como no Lac Combal, volta a ser uma subida "pequena" a dar uma estocada enorme. Tenho que descansar várias vezes e afundo-me cada vez mais. Tenho dores horríveis nos pés, normais de tanta pancada, que se acentuam cada vez que piso uma raiz. Sinto-me a cair cada vez mais a pique. Tento agarrar-me ao facto de estar bem dentro do tempo limite e à tal mensagem da última gota, mas o depósito parece-me perigosamente vazio. Teria já gasto a ultima gota?

Chego ao abastecimento de rastos, física e animicamente. A Sara encontra-se comigo dentro da tenda (as regras deixam uma pessoa por atleta dar assistência lá dentro) e apercebe-se imediatamente do meu estado. Deito-me num banco corrido e peço-lhe que me vá buscar uma sopa e um café. A Mel quando me vê deitado naquele estado começa a choramingar e eu sinto-me terrivelmente mal com isso. Forço um sorriso e digo-lhe que o pai está só um bocadinho cansado, que dali a nada íamos brincar os dois. Ela fica muito caladinha a fazer-me festas, coitadinha... A Sara percebe que aquilo não estava a ser bom para ninguém e diz-me que se vai embora, para eu ficar ali meia hora deitado. Digo-lhe que muito dificilmente vai dar, e estava a ser sincero. Naquela altura não me estava de maneira nenhuma a ver a completar os 46km que faltavam até à meta. Ela dá-me um beijo e diz-me que não me preocupe, que faça o meu melhor. Prometi-lhe que ia fazer uma ultima tentativa. Saíram e eu desliguei.

Foto tirada pela minha filha no abastecimento.
Meia hora depois de um sono leve, deitado em cima de um banco corrido, voltei a sentar-me. Estava ensopado e a tremer de frio, mesmo com todas as camadas. Empurrei umas colheres de sopa que já estava fria e senti-me terrivelmente desconfortável quando me forcei a levantar. Mandei uma sms ao Chico, ao Rodrigo e ao Sommer, que desde o início me vinham a enviar mensagens de ânimo, a dizer que ia tentar uma ultima vez, mas que sentia que aquele não era o dia.

Há quem diga que o UTMB só começa aqui, em Champex. Pois bem, eu estava a começar com um pé e meio de fora.

Champex - Trient. 17km, 900+
Cá estavam elas. As famosas 3 montanhas finais do UTMB. Parecem pequenos montinhos, mas cada uma delas tem perto de 1km vertical. A dificuldade vai crescendo de uma para outra, como um videojogo macabro. Enquanto faço aquela pequena descida antes da subida, um italiano diz-me "isn't it just beautifull when you have to go downhill just to go uphill?". Nunca tinha pensado nisso daquela maneira mas...sim, consigo ver a beleza nisso. Acho eu.

A subida teima em não se mostrar. Andamos ali a engonhar em trilhos que fazem lembrar a Lousã, para cima e para baixo. Começo a enervar-me e a ficar impaciente, vamos lá, de uma vez por todas! Até que, olho para cima e vejo umas pequenas estrelas lá muuuito em cima, no escuro. Atrás de mim um colega diz, assustado "oh my God....". Não eram estrelas, eram frontais. O monstro revelou-se.

Respiro fundo e ataco o trilho. É mesmo como eu gosto: trabalhoso. Daqueles que obrigam a tricotar por entre rochas para encontrar um caminho que envolva a menor amplitude de movimentos possível. Já estou quente nesta altura e subo vagarosamente quando o telefone toca. Mensagem do Sommer: "Agora já está feito, tens tempo. É só ir andando.". 

Foi então que se deu o momento que vos falei no inicio desta crónica. O momento em que deixei tudo para trás. Deixei de pensar na lama, nas subidas, nas descidas, nas dores, no corpo, nos abastecimentos, nos géis e nas barras. Deixei de pensar em tudo menos numa coisa: o próximo passo. O próximo metro. A próxima meta. O sucesso estava à distancia de um metro. Um a seguir ao outro. Passinho atrás de passinho. Fui subindo. Concentrado, focado. Só isso interessava, dar o próximo passo.

Cheguei a La Giete, no topo, e era um homem novo. Fiz contas rápidas e percebi que a subida tinha sido feita a um ritmo bastante aceitável. Inacreditável. 

Comecei a descida para Trient com o mesmo propósito da subida. Os quadricepes doíam-me horrivelmente, a grande descida dos 20km tinha-os destruído completamente, mas isso agora estava em segundo plano. Se não conseguia correr andava! Mais 6km a descer, mais 800- no corpo, mais uma tareia. Mas a primeira das três montanhas estava virada e era este o meu ar à entrada do abastecimento:


Lá no abastecimento já não estava a Sara, mas estava o Zé Nuno e a Joana. Já tinham feito centenas de quilómetros naquele dia, foram levar a Sara e os miúdos a casa e voltaram sem dormir para irem ter comigo a Trient. O Zé é dos meus amigos mais antigos, quase um irmão que conheci a vida toda. Digo-o com toda a certeza, não sei se teria conseguido chegar ao fim sem a ajuda dele.

Cheguei ao abastecimento com 3h abaixo do tempo de corte. Analisei as últimas barreiras nas duas montanhas seguintes e achei-os apertados, decido que tinha que sair de Trient com pelo menos 2h30 de folga, e assim foi. 

Venha o Round 2!

Trient - Vallorcine. 10km, 900+
Esta foi a minha subida preferida de toda a prova. Talvez por a ter feito sem relógio, que estava dentro da mala a carregar, foi o perfeito exemplo de subida metro a metro. Outra vez um trilho mesmo como eu gosto, dos que dão trabalho. O sol nasceu a meio da subida, o que me deu ainda mais pica. A segunda noite passou sem deixar grandes marcas e nem sequer me sentia especialmente sonolento. 

Cheguei a Catogne meia hora antes do que estava a prever inicialmente. Mais um boost de confiança! Mas o pior foi a descida. Muito pior que a subida! Não era especialmente difícil, e fresquinho tinha sido uma loucura porque a paisagem era incrível. Mas foi aqui que definitivamente deitei a toalha ao chão em termos de descidas: já não dava. Os quadricepes estavam completamente rebentados. Eu sei que isto é difícil de imaginar, mas não conseguia dar dois passos de corrida a descer sem sentir dores horríveis. Bem, paciência. Metro a metro. Conformei-me e fiz a descida a caminhar, apoiado nos bastões porque até isso me custava.

Cheguei a Vallorcine com as mesmas 2h30 de folga em relação ao corte, a segunda montanha tinha sido virada mais uma vez com sucesso! No entanto decidi que neste iria ficar apenas o mínimo indispensável. Aproximava-se a derradeira subida, o assalto a Tête aux Vents, o último obstáculo no caminho da glória de Chamonix, e toda a gente dizia que esta era A mais difícil do UTMB. Despedi-me do Zé Nuno (sim, estava lá, como sempre) e fiz-me a ela.

ROUND 3!

Vallorcine - La Flegere. 11km, 910+
Começou com um estradão simpático que subia lentamente por 4km. Fi-lo sem grandes pressas, sempre a poupar energia para o que aí vinha. quando cheguei ao fim deste segmento o calor já apertava muito. Despi todas as camadas térmicas menos a t-shirt, a subida ia ser completamente exposta ao sol. Até que a vi.

Linda. 

Uma parede vertical recortada de cima abaixo por pontinhos coloridos até perder de vista, num zigue zague muito geométrico, quase como se fosse uma parte viva da montanha. Senti um arrepio quando a vi e respirei fundo antes de a atacar.

Vamos lá Filipe, tu consegues. Tu sabes fazer isto. Tricotar até lá acima, evita levantar muito as pernas, evita esforços desnecessários. Não puxes demasiado mas não adormeças. Tu sabes isto, vá lá!!

Eu, de facto, sabia isso. Mas não sabia que o que ia encontrar era todo um novo nível de subida. Pedra, pedra e mais pedra. Rochas para trepar, segmentos inclinadíssimos. Subida interminável, parecia que ganhava força de cada vez que virávamos a montanha. "pleeeease, just make it stop!!" dizia eu aos meus colegas japoneses que, como sempre, não me ligavam patavina. 

P*TA DE SUBIDA!

Sacado da net, aqui já não tirei nenhuma foto.
Chegados ao topo, Tête aux Vents, ainda havia um segmento de 4km até La Flegere, local do ultimo abastecimento e controlo de tempo. Parecia fácil, 4km a descer ligeiramente. Mas espera, era a descer, porra! Eu não conseguia CAMINHAR a descer, quanto mais correr num sitio cheio de pedra! 

O sangue começou a ferver. Via o tempo de corte cada vez mais próximo e o abrigo de La Flegere que teimava em não se aproximar. AAAAH se ao menos estivesse fresco derretia esta merda de pedra toda!!! 

La Flegere chegou depois de uma subida de 100+, fi-la quase a correr, estava genuinamente preocupado com os 8km a descer que iria apanhar de seguida até Chamonix. Tinha umas estonteantes 3 horas para os fazer, por isso podem imaginar o meu estado físico para ficar preocupado com uma folga destas.

ROUND FINAL

La Flegere - Chamonix. 8km, 885-
Aí estava ele, o meu ultimo inimigo a separar-me da glória. Uma descida. Uma merda de uma descida. 

Foda-se, esquece as dores, faz-te homem, desce isto a correr, porra!!

Cerrei os dentes e foi literalmente a gritar que fiz os primeiros metros. As dores nos quadricepes eram lancinantes. 

MERDA!!!

Não dá, não dá, não dá!! 

PORRA, vira-te, vai de costas, faz o que puderes!! 

Desci mais de um quilómetro a correr de costas, só parei porque o trilho derivou para um single com muitas raízes e aí era arriscado. Mais uma vez tentei ignorar as dores horríveis, enquanto via no relógio o tempo a passar muito mais depressa que os quilómetros. 

Tomei um voltaren, que se lixe.  AAAAH corre estúpido, esquece as dores!! 

Parei em todas as nascentes para molhar as coxas, levantei os calções de compressão até acima para ver se era disso, dei murros nas pernas.. sei lá, fiz tudo! Mas não havia volta a dar, os músculos estavam destruídos, nada os repararia de repente! 

Merda, aperta contigo porra!!!

De repente a inclinação começou a acalmar e o trilho a abrir. Voltei a correr de costas, mais um par de quilómetros desta vez. Até que encontro um casal português que me diz: "está feito!! O alcatrão de Chamonix está já ali!!!"

Hein? Está feito? Como assim? Acabou a descida?

Estrada plana. 

Corri. 

Consegui correr novamente. Corri, corri e corri. Disse 1895 vezes merci aos milhares de pessoas que batiam palmas e me congratulavam. 

"BRAVO BRAVO!!" Diziam eles. "Merci, merci, merci!!" Dizia-lhes eu! 

No fim já só me ria. Só me ria enquanto corria e tentava perceber se aquilo era só um sonho. Estava em Chamonix. Estava em Chamonix a correr e a rir. 44 horas depois, 171km depois, estava de volta a Chamonix, e estava a rir. 

SUPER! ALLEZ! BRAVO!! Diziam eles!!

Merci, merci, MERCI!! Dizia-lhes eu!!

Ultima curva, a seguir ficava com o pórtico em vista, eu conhecia aquilo!!

A Sara, a Mel, o Manel, o Zé e a Joana. Todos. Na ultima curva antes da meta à minha espera. Levantei os braços e não evitei começar a chorar. Peguei na Mel ao colo e abracei-me à Sara. 




Obrigado, disse-lhe.

62 comentários:

  1. És Enorme!!! Parabéns!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Grande Filipe... um grande abraco de parabens... porra tb me vieram as lagrimas aos olhos com o relato final.. PARABENS PORRA

    ResponderEliminar
  3. Fabuloso mano como sempre divinal na descrição da tua aventura, vivi cada momento e sei bem o que é isso tudo o que passas-te . Não consegui evitar as lágrimas cairam agora ... Parabéns mais uma vez .

    ResponderEliminar
  4. Fabuloso mano como sempre divinal na descrição da tua aventura, vivi cada momento e sei bem o que é isso tudo o que passas-te . Não consegui evitar as lágrimas cairam agora ... Parabéns mais uma vez .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado grande Joel! Aposto que também terias um grande texto para contar das tuas 100 milhas. Em Outubro lá estarás tu de volta. Abraço

      Eliminar
  5. Mais uma vez obrigado pelo teu relato fantástico, fazes me sentir cada pedra cada dor lancinante ver cada subida como se lá estivesse a teu lado. O relato final faz cair as lágrimas é impossível não acontecer. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alex! Aposto que em Abril também vais ter uma boa história para contar :) Abraço, companheiro

      Eliminar
  6. Opá, credo!!...
    Incrível, Filipe...
    Acompanhámos à distância e só soubemos que tinhas terminado quando chegámos a Portugal. E foi uma alegria imensa.
    P A R A B É N S a ti e à tua família.

    Um vitória de família, claro.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Filipe!
    Ir ao limite e recuperar para seguir em frente, é essa a essência de uma ultra desta dimensão.
    Admirável relato de uma extraordinária gestão de prova. Está aqui um excelente guia para quem for ao UTMB.
    Forte abraço e boa recuperação. Vemo-nos nos trilhos.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Filipe!
    Ir ao limite e recuperar para seguir em frente, é essa a essência de uma ultra desta dimensão.
    Admirável relato de uma extraordinária gestão de prova. Está aqui um excelente guia para quem for ao UTMB.
    Forte abraço e boa recuperação. Vemo-nos nos trilhos.

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns. Talvez um dia consiga ir e fazer essa prova que tanto admiro.

    ResponderEliminar
  10. Porra, nem sei que dizer... não, não é mais um dos teus fenomenais relatos porque esta não foi apenas mais uma das tuas aventuras.
    Como dizes logo no início, foi a viagem de uma vida.
    Só me apetece dizer "foda-se, que aventura!!!!"
    Qualquer um que anda no trail sabe que a Meca do Trail é o UTMB mas depois deste teu relato, uff... só me resta fazer cálculos, planos e mais planos a ver quando é que vou conseguir lá ir! :)

    Muitos, mas mesmo muitos parabéns pelo teu feito! E é fantástico ver o apoio que tens da tua família e amigos. É um privilégio e esse sim, não está ao alcance de qualquer um.

    Mais uma vez, muitos parabéns e obrigado por nos transportares para os trilhos do UTMB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rodrigo! Há 3 anos também acharia impossivel começar, quanto mais terminar uma prova de 100 milhas. Vai-te a ela! :)

      Eliminar
  11. Simplesmente Brutal, muitos parabéns, a ti, e a todos os que te ajudaram a ultrapassar esta grande viagem da tua vida. E claro que umas lágrimazitas caíram, na parte final do teu relato!!

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns 42! É verdadeiramente arrepiante e assustador o teu relato, se tu que treinas bem acima da média tiveste estas dificuldades, acrescentando essa taxa brutal de desistências, esta prova tem mesmo de ser uma autêntica besta...
    E claro, muitos parabéns à tua família e amigos, esses apoios devem ser mesmo um dos motivos principais para a superação, quando pensas que já não dá mais, que pessoas fantásticas!
    Abraço e boa recuperação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é de todo a prova de 100 milhas mais dificil, acho que isso é reconhecido por todos. MAs 100 milhas são milhas, até se fosse em plano era complicado eheh Este ano o calor não ajudou, mas aí os tugas tiveram vantagem, este Agosto está a ser uma anormalidade por aqui, não temos outro remédio se não habituarmo-nos ao calor! Abraço e obrigado

      Eliminar
  13. Uau! Bravo! Parabéns! Parabéns a ti e à tua família :), são grandes!
    E obrigada pelo relato :)
    *Cláudia Kadinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Claudia! Já vi que enveredaste definitivamente pela montanha. Fixe :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Parabéns Filipe!!! Desafio superado e muito bem superado ;)
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  15. Uau!!
    Muitos parabéns Filipe!
    Simplesmente impressionante toda a vossa luta interior e também as tuas físicas...
    Que bom teres todo esse apoio durante a prova. Faz toda a diferença!
    Sou fã da Sara porque nunca te disse para desistires mesmo no momento mais negro. Deve ter sido duríssimo para ela...
    Mas também me consigo pôr no teu lugar a enfrentar todas essas dificuldades.
    A última parte do relato está demais! Não é por acaso que puseste toda a gente (eu incluída, claro!) de lágrima no olho ;)

    Mais um vez parabéns!
    E que venha a próxima! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Sabes que a primeira coisa que eu lhe disse quando a abracei na meta nem foi obrigado. Primeiro disse-lhe para não se preocupar que não voltava a meter-me noutra parecida ehehe

      Eliminar
  16. Telma Eusébioagosto 31, 2016

    Adorei ler a aventura que foi o UTMB... A descrição é tão pormenorizada que até parece que estamos lá também. As lágrimas também me vieram aos olhos no relato final. Muitos Parabéns Filipe! Parabéns não só por completar a prova, mas também por ter pessoas fantásticas a apoiar, que são "meio caminho andado" para chegar ao fim :)

    ResponderEliminar
  17. Não há grande coisa que possa dizer... Obrigado por aquilo que nos fazes sentir! E parabéns por tudo aquilo que conseguiste atingir! És enorme! Grande abraço

    ResponderEliminar
  18. Parabéns Filipe! Revejo-me em cada palavra tua, penso que nos cruzamos no abastecimento de Vallorcine e ai não havia volta a dar o pensamento era só um Terminar. Abraço e boa recuperação. António Morais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António! Conversámos um pouco a seguir ao abastecimento, não foi? Deve ter sido das conversas mais prolongadas que tive durante 44 horas ehehe

      Eliminar
  19. Esta é das crónicas sobre a “viagem” no UTMB, melhor compiladas, muito bem ilustradas que no transporta para dentro da “viagem”… e, acreditem, já li muitas!
    Muito bom. Muito bom, mesmo. Valeu a pena ter lido! Dei por bem empregue o tempo despendido!

    “Naquela altura não me estava de maneira nenhuma a ver a completar os 46km que faltavam até à meta.”
    “Há quem diga que o UTMB só começa aqui, em Champex. Pois bem, eu estava a começar com um pé e meio de fora.”

    Uma nota minha:

    Champex: 88 desistências 10.6% das 834 no total
    La Fouly: 112, 14.6%
    Cormayouer: 193, 23.1%

    “O Zé é dos meus amigos mais antigos, quase um irmão que conheci a vida toda. Digo-o com toda a certeza, não sei se teria conseguido chegar ao fim sem a ajuda dele.”


    Dizem os entendidos que, normalmente, consumimos mais 30% de energia que o normal numa subida com 6% de inclinação, e mais 11% de energia que o normal numa descida de 6% de inclinação. Com a agravante do desgaste muscular e articular…

    Descidas: O presente envenenado…

    “Custava-me terrivelmente a descer, já implorava por uma subida.”

    “Quando finalmente cheguei a La Fouly, a meio da descida, estava devastado. Parecia que um comboio me tinha atropelado.”

    “Mas a descida não abrandava, nem facilitava. Continuou, e continuou e continuou...”

    “Comecei a descida para Trient com o mesmo propósito da subida. Os quadricepes doíam-me horrivelmente, a grande descida dos 20km tinha-os destruído completamente,”

    “Mas o pior foi a descida. Muito pior que a subida!”

    “Mas foi aqui que definitivamente deitei a toalha ao chão em termos de descidas: já não dava. Os quadricepes estavam completamente rebentados.”

    "BRAVO BRAVO!!" Digo eu. "Merci, merci, merci!!" Digo eu!

    Um Abraço!

    Orlando Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Orlando! Realmente, nunca pensei que fossem as descidas a empurrar-me para tão perto da exaustão. Mas já há algum tempo que tenho plena consciência que em todas as provas que faço são as descidas que são determinantes. São interessantes esses dados que mostras, quer dizer que cerca de metade das desistencias foram a seguir a uma descida! Só um reparo, penso que o número de desistencias foi um pouco maior, estava a ver no site deles que dos 2555 que iniciaram, 1087 desistiram, os tais 42.54%. Acho que o calor foi mesmo preponderante, felizmente nós por aqui estamos habituados a ele, e sinceramente nem achei assim tão excepcional!

      Eliminar
  20. Pernas para correr, mal ou bem, lá se arranja. Mas este relato revela que fizeste uma prova com grande cabeça. Parabéns pelo triunfo merecido, venham os próximos desafios :)

    ResponderEliminar
  21. Grande Filipe. Os meus sinceros parabéns e grande admiração por teres conseguido ultrapassar todos esses problemas e acabar a UTMB. Que dizer do teu relato? Maravilhoso!!! Como fiz a prova dos meninos, consigo-me transportar muito bem para os 101km finais e sentir as tuas "dores", o estado resmungão e finalmente a alegria de cortar aquela meta. Muitas das dificuldades que sentiste tb as senti quando por lá andei, mas menos, bem menos ... mas tb fiz muito menos km. E emocionei-me várias vezes com a tua "história". És grande moço!!!
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  22. Valente Filipe, parabéns!!

    ResponderEliminar
  23. Muito Bom ... Motivante ... :)
    Parabéns
    Rui Amador

    ResponderEliminar
  24. Bravo Filipe! desde que nos cruzamos no MIUT, que nutro grande simpatia e estima por ti. Aguardava este fabuloso relato para poder relembrar cada subida e descida que também descreves como se estivesse a vivê-la novamente. Como te compreendo quando dizes que levaste uma marretada. Quando cheguei a Courmayeur e não consegui comer e pensei "acabou"! Ou a horrível descida para la folly, sempre a andar porque o resto da energia se esgotou na subida a col Ferret. Ou em la Fouly, quando os vótimos me fazem tomar a decisão de desistir, mas uma palavra do Fernando Salvador, me salvam da marretada e me dão ânimo para continuar até ao fim. Só imaginar cortar a meta nos faz vencer metro a metro, como tu dizes. Obrigado pelo relato. A emoção faz rolar as lágrimas pela face. Boa recuperação e um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luis! Não sabia que no seu UTMB tinha andado tão embaixo também. Realmente é uma prova incrivel, bem me dizia. Podem dizer o que quiserem, que não é a mais dificil, mas 100 milhas são 100 milhas! Um grande abraço e espero encontrá-lo aí por esses trilhos, de preferencia em melhor estado do que no Estrela Grande Trail ehehe

      Eliminar
  25. És grande em muitas vertentes um atleta de grandes conquistas um motivador enorme, um criador de sonhos e um exemplo de família! Parabéns, obrigado

    ResponderEliminar
  26. muitos parabéns tudo de bom para ti e teus continua
    obrigado pela mpartilha

    ResponderEliminar
  27. Num comentário do Facebook, chamei-te de herói, mas depois de ler este arrepiante relato, acho o termo herói como insuficiente para o que fizeste. Tens uma força de vontade dentro de ti que é um dos melhores exemplos e inspiração!

    Já ouvi grandes especialistas dizerem que numa prova desta natureza há uma altura que se morre. Interessa é saber se se consegue renascer. E o UTMB foi mais um exemplo de como geres esse "milagre" da melhor maneira.

    Sou humano e, claro, emocionei-me com a parte final... :)

    Gostava de acabar este comentário com alguma palavra ou frase especial mas... não consigo, por isso deixo-te um grande abraço e uma vénia de parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado João! Realmente, nunca tive tanto essa noção da gestão mental de uma prova como nesta. Quando, aos 70km, vi que não estava num bom dia, o que mais me afligia era pensar que ainda faltavam 100km e quase 30 horas de prova pela frente. Nesse aspecto foi mesmo muito dificil!

      Eliminar
  28. Parabéns Filipe e obrigado pela excelente crónica a qual me fez correr a teu lado sempre a dizer "vai Filipe vai". Brutal a narrativa e brutal a prova q fizes como atleta e motivador. Parabéns uma vez mais.

    ResponderEliminar
  29. Filipe, sou o mais sincera possível. Acho que este é o melhor artigo que já li em toda a blogosfera! Está sensacional!
    E tu foste espectacular! O teu feito é enorme, conseguires recuperar depois de ires tanto abaixo é mesmo brutal! É algo só para os grandes! E tu és grande!

    Também me emocionei com a parte final e os olhos ficaram algo húmidos.

    Que família espectacular! Que amigos espectaculares! Que paisagem linda! Que relato belo e emocionante! Que grande feito!

    Muitos parabéns Filipe!

    Beijinhos

    p.s. Nem quero imaginar até onde vais chegar...se já chegaste aqui tão cedo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa! Não foi maior que os vossos feitos. Vá, a paisagem é que foi um bocadito melhor ehehe Acho que provas de 100 milhas por enquanto vão ficar arredadas, agora a frio acho que ainda não tinha pernas para ela. Mas há tanta prova boa mais pequena por aí que o mais dificil é escolher. Por falar nisso, estou muito curioso para a vossa nova incursão nos 3 digitos. Já decidiram onde? :)

      Eliminar
  30. Muito Bom ! Parabens !

    ResponderEliminar
  31. Estive a ler...parecia que estava lá... A viver cada passo...a ver as montanhas...as subidas...as descidas...e o final é épico...entraram mosquitos nos meus olhos...parabéns Filipe grande feito e excelente descrição... Fizeste transportar a minha mente para dentro do utmb...sem palavras...

    ResponderEliminar
  32. Um grande exemplo de superação pessoal! Isto é trail!és grande!!!

    ResponderEliminar
  33. Adorei tudo o que foi descrito, o pormenor, as sensações... Fiquei curioso com o UTMB; eu que o mais perto disso que fiz foi uma maratona...
    Qualquer dia experimento o trail e depois quiçá será como o Filipe... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de enveredar pelo trail só fazia maratonas. Fiz 6 de estrada antes da primeira ultra! Aliás, até acho que estarias a fazer as coisas da maneira certa, faz-me confusão é iniciar nas ultras logo de cabeça. Abraço e força nisso!

      Eliminar
  34. Epah, merci, merci, merci e Bravo, Bravo!

    O artigo é divinal, como sempre, quase que as coxas me doem!

    Muito bom exemplo, penso, de tudo o que pode acontecer numa prova destas.

    Parabéns também à tua familia e amigos.

    Não deve ter sido nas fácil e a questão da tua pirralha a ver-te fez alguma confusão, pois se percebo a questão da companhia e apoio o estado em que ficaste obviamente que a preocupou.

    De resto, epah, merci.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que essa parte ainda hoje me angustia um bocado... Não há necessidade nenhuma de eles me verem naquele estado, e faz-me repensar esta coisa de acompanharem de perto as minhas provas. Eu sei que os momentos bons depois suplantam isto, mas o stress fica lá. Resta-me esperar que a dose de mimo que lhe dei nos dias seguintes foi suficiente para colmatar :) Um abraço e obrigado!

      Eliminar
  35. Não sei o que te dizer... Estou sem palavras
    Enorme abraço de parabéns!!! (eu sou como o Sommer, um abraço nosso é um abraço de urso!!)

    ResponderEliminar
  36. Lindo!!! Obrigado pela partilha desta tão bem contada aventura.
    Grande Filipe Torres. Abraço e Parabéns pelo feito e pela escrita.

    ResponderEliminar
  37. Tudo o que aqui escrever é muito pequeno perante a grandeza do teu feio e a beleza do teu texto. O melhor é calar-me respeitosamente.
    E não, NÃO vais para os aplausos lá no UK, é um lugar muito pequeno para a tua prosa e o teu feito! O teu lugar vai ser outro.
    Um abraço do tamanho do muito e muita sopa da pedra e pouca Serra das Fazendas para recuperares!

    ResponderEliminar
  38. Eu sei que são poucas palavras para tal feito, mas: Fdx!!!! Fantástico!!!! Muitos parabéns!!!!

    ResponderEliminar
  39. Parabéns Filipe! Encontrei o teu Instagram por acaso e em boa hora entrei no blog. Parabéns pela Aventura e pela forma como está feito o relato da mesma. Para quem, como eu, entrou na montanha há menos de 1 ano, só pode imaginar o que deve ser a beleza e esforço do UTMB. Quem sabe um dia tenha essa oportunidade, mas um passo de cada vez. Bem Haja

    ResponderEliminar
  40. Espetacular Filipe! Só hoje acabei de ler (ainda vou a tempo :p), mas li tudo até ao fim. Foi realmente impressionante a tua prova e as dificuldades por que passaste são realmente estonteantes.

    Parabéns a ti e à tua família que te dá uma força incrível para superares todos os teus objetivos.

    Um abraço e boa recuperação!

    ResponderEliminar
  41. Claro que já tinha lido a crónica, mas faltava deixar algumas palavras. E, mesmo estes dias todos depois, continuo sem saber o que comentar... Excelente relato, como tu já sabes, parabéns, como é óbvio e, pá, obrigada... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha estranhado! Vai lá mas é reanimar o teu. E, pá, obrigado! :)

      Eliminar
  42. PORRA Filipe, deixaste-me sem fôlego! Parecia que estava a ver uma daquelas etapas da volta à França, e tu eras o que tinha atacado, ias fugido e nunca mais chegavas à meta sem seres apanhado. Duas capacidades estrondosas. A de teres acabado a a "guerra" e a de ateres contado desta maneira. Nunca estive muito virado para o UTMB, confesso, mas depois deste teu relato, não posso ficar indiferente à coisa. Eu sei, é feio ter inveja, mas também quero :) Parabéns mais uma vez amigo. Grande Abraço!!! E acredita que se algum dia for a chaminix... uma grande cota de responsabilidade será tua ;) eheheh!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e sim, tb se saltaram as lágrimas quando chegaste à meta!!!!

      Eliminar
    2. Grande Carlos, obrigado :) Espero que um dia te decidas a ir, vale realmente a pena, o sitio é incrivel. Qualquer prova nos Alpes deve ser do melhor que existe, e tens lá muita opção! Olha, procura informações sobre o X Alpine! Um abraço!

      Eliminar
  43. Parabéns... O ser humano consegue tudo. :D não chorei no final, mas sorri e arrepiei-me toda :D BOAAAAAA... adorava começar para perder os meus medos e ganhar coragem, para perdê-los temos de os combater e é isso que quero começar a fazer, perder medo das alturas, dos pinhascos, de tudo, tudo tudo, até numa estrada estreita indo de carro, tenho medo... quero perder isso e passar a enfrentá-los e para além disso conhecer sítios e pessoas, o que é mais que fascinante. Parabéns pela tua fé... e parabéns pelo relato emocionante que ao ler, sentimos tudo o que passas-te ;)
    Força e a tua família e amigos são os maiores

    ResponderEliminar
  44. Vejo lágrimas caírem nesse momento, obrigado por me fazer lembrar como foi dura, linda e desafiante estar em Chamonix em 2016 tbm. Parabéns guerreiro, um passo seguido de outro!!!!

    ResponderEliminar
  45. Muitos parabéns Filipe, és enorme, assim como é enorme a inspiração que nos dás a todos!

    Abraço grande

    ResponderEliminar