As minhas corridas na estrada

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Cá vamos andando...

Olá. 

Venho falar-vos do estado das coisas neste momento. 

É o seguinte: 'tá bom, obrigado.

Pronto, até uma próxima!

....

Bom, vou aprofundar que isto já está aqui ao abandono há algum tempo. 

Depois das 3 grandes provas do ano (MIUT, EGT e UTMB), estava mais que decidido tirar uma espécie de férias até ao fim de 2016. Digo uma espécie porque o plano nunca foi parar por completo. Para mim, parar por completo não faz sentido. Eu gosto essencialmente é de correr, não me organizo por "épocas" desportivas. 


Posto isto, encarei o treino para a Maratona com descontracção, mas nunca com leviandade. Respeito de mais a distancia para isso. Não falhei um treino de séries ou longo, mas por outro lado raramente fiz descanso activo, optando pelo clássico dolce fare niente 3 vezes por semana, por isso foram poucas as vezes que passei dos 4 treinos semanais desde Agosto. E a verdade é que a coisa nem correu nada mal! Recuperei muito do que tinha quando treinava exclusivamente para a maratona e alguns dos longos foram mesmo muito animadores. Três anos depois vou voltar ao Porto, e se o plano inicial era fazer uma prova tranquila, nesta altura já estou a apontar para o ritmo que me deu o record pessoal (3h19) há três anos em Sevilha. Não sei se dará, mas vai ser intenso de certeza. Vou dar tudo o que tenho.

Entretanto, já este domingo é dia de correr em casa.



Vai ser a minha 9ª participação nos 20km de Almeirim, uma prova obviamente muito especial para mim. Infelizmente, por ser apenas uma semana antes da Maratona, não vou poder dar-lhe o que ela merece. Vou antes meter um limitador e andar ao ritmo desejado para o Porto. De qualquer maneira, é sempre um dia especial para mim e para a própria cidade, cuja história se confunde com esta prova. Ainda por cima pelos vistos nesta altura já é a única prova de 20km em Portugal! Que assim se mantenha durante muitos anos.

Apesar de treinar para a maratona me dar bastante prazer, confesso que já há algum tempo que ando desejoso por voltar a andar horas no monte. Até já sonho à noite com isso! Não paro de pensar nos objectivos do ano que vem e até já tenho as 3 grandes praticamente definidas! Outro dia falaremos disso. 

Ainda este ano, mal acabe a Maratona, vou imediatamente voltar aos trilhos para fazer outras duas provas onde me sinto em casa. Casainhos e Grande Trail das Lavadeiras.


Os trilhos de Casainhos são dos meus preferidos, e depois de apenas duas participações já são um local de romaria anual obrigatória (crónicas de 2014 e 2015). Ainda por cima este ano tenho que voltar a meter no lugar um esquilo com um elevado Índice de Massa Corporal (contexto). 

O Grande Trail das Lavadeiras foi sem dúvida alguma a prova que mais me surpreendeu o ano passado. Um percurso muito interessante construído literalmente a força de braços por pessoas que além de tudo sabem receber muito bem. Aconselho toda a gente que for da zona centro a aparecer por lá, dou-vos a minha palavra que não se vão arrepender.

Bom, até depois dos 20!


5 comentários:

  1. Esses 20km de Almeirim, se fossem mas é uma meia-maratona é que era fixe...

    ResponderEliminar
  2. Deixa lá estar os 20km de Almeirim durante mais um ano para eu ainda os conseguir fazer. É por ser uma semana antes da Maratona que eu acabei por prescindir desta prova, após sábios conselhos de outros colegas de pelotão.

    Boa prova Filipe!

    ResponderEliminar
  3. Caneco! Ainda não é desta que vou às lavadeiras... :P
    Tenho de pôr na agenda para 2017 a ver se não falho ;)
    Boas corridas!

    ResponderEliminar
  4. Muito boa sorte para o Porto, onde nos encontraremos.

    Tenho pena de não ir a Almeirim estes ano, onde já estive 4 vezes (inclusive num ano que foi meia) mas a prudência aconselha-me a não, faltando uma escassa semana para o Porto. Já o ano passado não estive presente por ter sido uma semana depois da Maratona de Lisboa. Para o ano não irá coincidir com nenhuma...

    Um abraço e força!

    ResponderEliminar
  5. Bem e passou mais um ano e este ainda não é o ano que vou a Almeirim! Hei-de ter muitos anos espero 😊

    Boa sorte para o Porto! Pelo que tenho visto dos teus treinos estás bem!

    Um abraço

    ResponderEliminar