As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Serra da Estrela - Eu nunca usei drogas, mas...

Tenho participado em cada vez menos provas. Não que não goste, não alinho nada naquela treta do trail já não ser o que era, de estar a seguir o caminho do BTT e do espírito não sei do quê ter morrido, bla, bla, bla... Tenho participado menos por uma razão muito simples: dinheiro. As provas que mais me seduzem são longe, e como gosto de viajar com a família toda torna-se muito dispendioso. Para compensar, este ano foram raríssimos os fins de semana que fiquei pelo meu quintal. Acordar às 4 da manhã de sábado de forma a poder sair, treinar e estar em casa à hora de almoço, já se tornou um hábito. Quase sempre no Montejunto, que não considero o meu quintal por ficar a 100km, mas é uma espécie de casa de férias tantas as vezes que lá vou, mas também em Sintra. Todos os sábados já é rotina a viagem de carro de madrugada. Além destes escapes semanais há as outras saídas, as novas Surf Trips, como o Sommer descreveu tão bem neste artigo. Foi assim em Julho, na Sierra Nevada, e foi assim o fim de semana passado, na Serra da Estrela.

Há meses que sonhava com este treino. Desde que lancei a ideia durante um longo para a Maratona do Porto, lá para Setembro, com o Alex e o Rodrigo. Inicialmente marcado para o primeiro fim de semana de Dezembro, teve que ser adiado uma semana por causa do temporal que se abateu sobre o país inteiro nessa altura. Não era sensato irmos para a Estrela num dia desses, mas foi perfeitamente compensado com um treino de 40km e 6 horas na Serra de Sintra, debaixo de chuva torrencial do inicio ao fim. Uma delícia e uma das barrigadas de trail mais divertidas da minha vida!

Vasco, Alex, Rodrigo e eu em Sintra, debaixo da chuva. A foto possível de um treino perfeito!
A hora de saída, marcada para as 21 na minha casa, deu tempo de jantar e deitar os miúdos. Seguia-se uma viagem de 3 horas até Gouveia, onde iríamos dormir umas horas, acordar às 4:30 e começar o treino de cerca de 40km às 6 da manhã em Loriga, de forma a voltar a Almeirim ainda em "horário útil". Engraçado, no caminho para Gouveia falávamos de como "os de fora" frequentemente acham estes planos absurdos, vá-se lá saber porquê...

As horas de sono foram passadas no Quartel da GNR de Gouveia. Sim, isso mesmo. O Alex é GNR e conseguiu que nos acolhessem nas camaratas do quartel naquela noite!

[Peço desde já desculpa pela qualidade das fotos, o meu telemóvel já não é o que era]

Impecável!
O plano de treino era simples: subir a Gargante da Loriga até à Torre, descer pelo KV do Alvoco e voltar para trás pelo mesmo caminho. Duas subidas à Torre e duas descidas. Simples.

Como combinado, arrancámos às 6 da manhã, ainda bem de noite. A temperatura estava nuns agradáveis 10 graus, mas saímos com roupa para o frio, já que o topo da primeira etapa só terminaria 1300m acima.

Já tinha descido uma vez a Garganta, mas a subir era novidade. Feita no sentido ascendente, esta mostra-se por níveis que vão aumentando de dificuldade. Primeiro 2km em estradão e trilho limpo, depois singles no meio do granito e mato e finalmente o nível final, que coincide com a entrada na Garganta propriamente dita, a parte mais técnica e dificil. Ainda de noite até sensivelmente meio da subida, o track no relógio era muitas vezes substituído pelas marcações PR e mariolas existentes. Progredimos sem problemas, com entusiasmo crescente, até chegarmos ao nível final.

Num timing perfeito, a claridade do sol que nascia do outro lado da montanha permitiu-nos desligar os frontais no átrio de entrada da Garganta. Esta divide-se em 4 ou 5 pequenos patamares planos cobertos de erva fofa e rasteira separados por picadas para escalar em rocha. Não tenho a certeza, mas penso que soltei um gritinho histérico, tipo pita que acampa no Meo Arena, enquanto corria num desses patamares. Que perfeição. O manto de erva recortado por pequenos ribeiros de água gelada, o granito imponente e escorregadio, duas paredes gigantes e claustrofóbicas de cada lado, o sol a acender os picos lá mais acima... Uff!! Já perto do fim da subida, o Vasco, que já anda nisto há uma data de anos e fez, por exemplo, a Ronda Del Cims, dizia-me com um sorriso "eu nunca usei drogas, mas deve ser alguma coisa muito parecida com isto".
Um dos patamares lá atrás

A inevitável Selfie na Garganta!
Quando chegámos à barragem, fim da Garganta, olhei para o relógio e íamos com 1 quilómetro vertical. Juro que não dei por ele passar, tal o prazer que estava a sentir. Saímos da Garganta, mas a subida ainda não tinha terminado. Faltavam 4km e cerca de 300m de subida que nos ligariam à Torre. Esta era a única parte do percurso que não conhecia, mas parecia-me relativamente pacifica.

Barragem no fim da Garganta
A temperatura tinha descido brutalmente, um vento fortíssimo empurrava nuvens que ora cobriam tudo num nevoeiro denso ora abriam e mostravam o sol e céu limpo. O cinzento do granito era tapado pontualmente por mantos brancos de gelo e neve, que cobriam rochas, ribeiros e mato denso. Formações graníticas enormes, completamente molhadas e com musgo. De repente a euforia da Garganta começou a dar lugar a alguma apreensão. O track do relógio era frequentemente ajustado de maneira a não passar por cima da neve, porque quase invariavelmente esta cobria armadilhas onde enfiávamos as pernas. Escorregámos e caímos dezenas de vezes nas lajes de granito, avançávamos muito a custo, guiados pelas mariolas, quando o nevoeiro deixava. Os pés molhados na neve começaram a arrefecer, e as mãos a congelar. Dividi as luvas com o Vasco, que se tinha esquecido delas, enquanto o Alex e o Rodrigo travavam também eles uma batalha contra o frio.





O meu relógio dizia-me que estávamos à cota 1960m, praticamente em cima da Torre (1993), mas só a conseguimos ver quase quando demos com o nariz nela.

A primeira subida estava feita. Demorámos uma hora a percorrer os 4km finais. As condições muito adversas e a progressão lenta não nos permitiu gerar calor, quando lá chegámos estávamos frios e desconfortáveis. Parámos só o suficiente para comer qualquer coisa e iniciámos o caminho até ao Alvoco da Serra - cerca de 7km com 1200m de descida.

Já tinha subido duas vezes o KV do Alvoco, mas nunca descido. Lembrava-me bem dos primeiros 2km, num planalto junto à Torre. Percorremo-lo sempre a correr, desesperados por gerar calor e aquecer um pouco. À medida que descíamos lentamente, o nevoeiro ia dissipando, o que permitia finalmente seguir as mariolas. Estávamos a descer do nível das nuvens, a temperatura estava a aumentar e sol rasante a aquecer-nos quando chegamos ao inicio da descida do KV propriamente dita. A vista sobre o vale era absolutamente incrível, com os cumes de nuvens a cobrirem os picos e o sol a brilhar por cima delas.

No topo do KV do Alvoco, antes de descer.
A alegria e boa disposição estavam de volta, e ainda bem, porque esperava-nos um prato bem complicado. o KV do Alvoco é uma brutidade a descer. Não é técnica o bastante para a fazermos a passo, mas tem pedra e é inclinada o suficiente para nunca irmos confortáveis no trote. É longuíssima, nunca desarma. Vamos a bater nas pernas durante 5km, sempre a travar, sempre a mudar de direcção e ajustar o caminho. Os quadricepes começaram a gemer mais ou menos a meio, mas era impossível resistir ao convite para ir a passo de corrida!

Chegámos ao Alvoco, ponto de retorno, com 4 horas e 19km. Tinha previsto um treino à volta das 7 horas, já estávamos bem longe disso. Paciência, agora só há uma coisa a fazer: voltar o cavalo e seguir pelo mesmo caminho!

O KV do Alvoco é capaz de ser das minhas subidas preferidas de todas as que já fiz. Adoro ir a subir sempre no limite. Ali não há descanso, não há patamares como na Garganta. é a partir pedra durante 5km. Sempre a dar! Foi a primeira vez que a subi sem bastões e adorei.

Pela primeira vez no dia seguimos cada um a seu ritmo, uns mais rápidos outros mais lentos, mas todos no limite. Todos sentimos o calor a apertar a meio da subida, todos desesperámos com os zigue-zagues no meio da pedra, todos tivemos ameaças de câimbras quando tivemos que abrir mais as pernas para subir a uma rocha e todos respirámos de alivio quando chegamos ao inicio do planalto que nos levaria até à Torre.
Mariola gigante que marca o fim do KV

De volta ao topo, já com quase 7 horas de treino, decidimos entrar no Centro Comercial da Torre para comer qualquer coisa. O único ponto mau do dia inteiro: parecia que estávamos no Colombo! Despachámo-nos a comprar cada um uma sandes gigante de presunto e queijo da serra e fomos comer para a rua. Meus amigos, neste treino só houve uma coisa melhor que a subida do Alvoco, aquela sandes!

Restava-nos descer até ao carro.

Ainda com a dificuldade daquele troço de 4km entra a Garganta e a Torre em mente, decidimos tentar outro caminho. Foi pior a emenda que o soneto. Desta vez já não havia nevoeiro, mas foi um autentico pesadelo descer por entre rochas molhadas, gelo e mato. Caímos cada um pelo menos uma dezena de vezes. Entrámos em becos sem saída, voltámos para trás e desesperámos pela barragem que marcava o inicio da Garganta. Mais uma hora super tensa e stressante em que arriscámos demasiado. Fiquei sinceramente aliviado quando voltámos à Garganta. Se pudesse voltar atrás, tinha riscado esta parte do treino e ido pela estrada de alcatrão paralela ao que fizemos. Deve ser impecável fazer este segmento no verão, mas é demasiado perigoso no Inverno.

Com todas as dificuldades, cheguei a ansiar pelo conforto da descida da Garganta de Loriga, como se fosse só um pro-forma até chegar ao carro. 

Ahahaha.

Pobre diabo.

A descida da Loriga é 1000 vezes pior que a subida, é super difícil. Uma brutalidade, quase nunca deixa correr, ainda mais com as rochas molhadas! Um massacre brutal tanto para as pernas como para a cabeça. Espetacular!!

Chegámos finalmente ao carro com 9 horas de treino, 39km percorridos e 2700m de subida acumulada. Um percurso extremamente duro, tanto a subir como a descer. Um treino excelente, quase perfeito. 

Chegámos de rastos, esfolados, derreados e com um sorriso parvo na cara. Houve ainda tempo de comer uma bela bifana e beber uma mini antes de arrancarmos para mais 3 horas de viagem rumo a Almeirim. Cheguei a casa ainda a tempo de brincar um pouco com os miúdos e ajudar a Sara a preparar as coisas para recebermos uns amigos cá em casa para jantar. 

"Eu nunca usei drogas, mas...."

No Café S. Vicente, na Loriga. Um café com minis, bifanas, queijos e peluches.





7 comentários:

  1. Que inveja... Deve ter sido um excelente dia!

    ResponderEliminar
  2. Espectacular ... ainda bem que não fui, sabes porquê? A subir ainda vá lá que não vá, agora com essas descidas e o meu joelho à Mantorras ainda hoje lá andava ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Fantástico treino!

    Eu, numa descida dessas, matava-me! :)

    Um abraço e venham as próximas

    ResponderEliminar
  4. Como sempre brutal post ... Abraço

    ResponderEliminar
  5. Provavelmente a única coisa que eu sinto inveja do Trail em relação à estrada: os treinos enormes que dão para todo o tipo de momentos memoráveis!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. QUE ESPECTÁCULO!
    A paisagem está tão linda agora... <3
    Estes sim, são treinos de cansar o corpo e encher a alma! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Descrição brutal!!!! :D

    Não conhecia o blog. Ganhaste um fã.

    ResponderEliminar