As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

20km de Almeirim 2018 - 13x20km com direito a urso.

Este domingo completei pela décima terceira vez os 20km de Almeirim. Já escrevi por aqui algumas vezes sobre os 20, não há muito mais que possa dizer. Ano após ano vejo a vitalidade de uma pequena cidade demonstrada numa corrida que já vai na 32ª edição.  Dizem que Almeirim é a terra da Sopa da Pedra, do melão, das caralhotas, do vinho... para mim é tudo isso, mas principalmente Almeirim é a terra dos 20. 

Outra coisa que me deixa orgulhoso e que, como até foi referido pelo presidente na câmara, garante a vitalidade e continuidade da prova é a participação massiva de atletas locais. Este ano eram 72 nos 20km a concorrer aos pódios do concelho. Uma espécie de prémios para os melhores da rua, mas deixem-nos ter as nossas motivações! Assisti de fora aos 20 durante muitos anos, até que em 2005 finalmente me estreei. É um orgulho ver anualmente este culminar de treinos pela terra, de excitação e antecipação e principalmente de alegria por ver amigos a estrearem-se ou a fazerem marcas melhores anos após ano. Nos dias seguintes parece que há um fenómeno local em que toda a população da cidade flutua numa nuvem de endorfinas. Desde atletas, a organizadores e familiares e apoiantes, todos falam com excitação de mais edição da nossa corrida. 

Este ano estava bastante frio e um vento forte e gelado, o que afastou muita gente da rua. Mesmo assim condições melhores que os 20 e muitos graus do ano passado! Tinha decidido há muito que devido a ter feito os 100km de Abrantes na semana anterior, os 20 seriam apenas para rolar e acompanhar algum amigo. Enfim, acho que já nem eu me levo a sério... A meio da semana passada, quando vi que as pernas ainda mexiam com alguma facilidade, decidi que ia ser a fundo. Como não há milagres tinha a noção que mais cedo ou mais tarde iria quebrar, por isso a estratégia seria adoptar um ritmo um pouco mais conservador na primeira metade e tentar adiar ao máximo a inevitável marretada.

O plano era ir até Santarém, 11km, a rondar os 4'10'' de média. Com o que não contava era o vendaval impressionante que apanhámos nos 5km de descampado até lá, principalmente em cima da ponte. Como eu às vezes acho que sou mais esperto que os outros, lá me ia posicionando atrás de um comboio de atletas a tentar apanhar menos vento de frente, mas acho que todos tiveram a mesma ideia. Quem diria... Já em cima da Ponte D. Luís não havia fila indiana que nos safasse, o vento lateral descarrilava tudo o que era comboio.

Fotografia da Fátima aos 4km. Ainda dava para sorrir e acenar para a foto
A coisa estava a resultar. Estava a sentir-me bem no retorno e o inicio um pouco mais rápido que o previsto compensou a perda de velocidade pelo vento, quando virei para Almeirim a média estava nos 4'11'' ou 12''. O melhor de tudo foi levar com o vento nas costas a caminho de Almeirim. As pernas soltaram-se imediatamente e os 5km até Almeirim foram feitos abaixo de 4'10'' sem grande esforço.

Entrámos em Almeirim aos 16km e comecei a pensar que talvez me safasse. Estava a escapar-me por entre os pingos da chuva com uma média interessante e a menos de 4km da meta. Tu queres ver que dá…

Isolado, com o vento pelas costas, a entrar em Almeirim
Com a entrada em Almeirim era altura de encher mais um pouco de chouriço para dar os 20km. Para mim, é o único problema deste percurso em comparação com o que nos levava a Alpiarça. Com o anterior, vindos de Alpiarça, era direto para a meta. Foi então que mesmo à entrada do 18º km apareceu um urso no percurso que me ia arrancando metade da barriga com uma patada. 

Pouco depois do urso me f....lixar
Uish! Foi do nada! Sem aviso prévio. Uma dor de burro brutal em todo o abdomen fez-me parar imediatamente, sem hipótese de lutar! Ainda tentei caminhar um passos mas nem isso, tive que parar por completo, dobrar-me e tentar controlar a respiração para passar a dor. Passado uns segundos lá consegui caminhar. Fi-lo por uns 100 ou 200 metros antes de arriscar a correr. Primeiro devagarinho e depois lá fui conseguindo relaxar e voltar a correr. Uau! Nunca me tinha acontecido de maneira tão fulminante! Claramente atingi ali o meu limite e o meu corpo travou-me sem dó nem piedade, não tive "pernas" para aquele ritmo, apesar de ter ficado lá perto.

Depois disso lá consegui voltar a ganhar velocidade até à meta e acabei a correr bem, mas ainda hoje tenho dores agudas na barriga. 

Reta da meta, fotografia da Sara
No final acabei com um tempo que me agradou, 1h25. Desde 2011 que não faço acima da hora e trinta. Longe do meu record na prova, que é 1h21, mas isso é doutro tempo, quando treinava exclusivamente para a maratona. 

Foi mais uma manhã excelente, onde tive o prazer de ver amigos a superarem-se e encontrar muitas caras conhecidas, inclusive aqui da blogosfera. Para o ano há mais e, aconteça o que acontecer, lá estarei.


Ah, pois, no fim ainda fui ao pódio com estes dois marmanjos do meu escalão, o M35 (eish, já não sou sénior, sou veterano). Mas, já sabem, este não conta, é só para o pessoal lá da rua :)

Aqui está a actividade no Strava e, já agora, passem aqui pelo meu Instagram. Ultimamente tem havido para lá coisas...

7 comentários:

  1. 1:25??? Nem vou comentar!!

    Máquina!

    ResponderEliminar
  2. Fantástico! depois dos 100K é obra!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. "com um tempo que me agradou, 1h25"...Tchiii...nem vou comentar...1h25!!! Ficaste a 5 minutos da Inês Henriques!
    Respect!
    Muitos parabéns pela grande prova!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Devias estar cheio de frio para teres feito a prova tão depressa. Ou cheio de fome, era uma delas de certeza. :D
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Depois dos 100... 1.25!!!
    És uma máquina imparável!!!
    Muitos e muitos parabéns
    Grande abraço e gostei de te ver

    ResponderEliminar
  6. Tás "grosso" .. fonix. Ganda voo até levares com o urso ;). Um dia tb vou a Almeirim correr numa terra que foi minha durante uns 3 meses :) … mas só vou quando estiver em forma, para pelo menos poder ver a tua camisola ao longe :)
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  7. Espetáculo! Com direito a pódio e tudo!

    Foi um gosto voltar a rever-te!

    Abraço

    ResponderEliminar