As minhas corridas na estrada

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Corridas no estrangeiro em familia: o Manual


  1. Pesquisar a base de dados de amigos emigrados.
  2. Procurar maratona na cidade habitada por amigos emigrados ou, na pior das hipóteses, na região.
  3. Caso haja uma relação directa, avançar para o ponto 5, se não, passemos ao ponto 4.
  4. Pesquisar destinos das low cost que partem de Lisboa e voltar ao ponto 2 (substituir "amigos emigrados" por "destinos low cost"). A opção "ir de carro" pode ser considerada em casos muito especiais, e deve ser prioritária.
  5. Escolher A maratona, no mínimo com 7 meses de antecedência.
  6. Tratar das viagens, estadia e da inscrição na corrida (claro que em 7 ou 8 meses não vão haver imprevistos!!)
  7. Comunicar à Família que vamos passar umas férias ao destino escolhido.
  8. Comunicar à Família que, coincidência das coincidências, há uma maratona naquele sitio e naqueles dias!!
  9. Cumprir um plano de treinos de 3 ou 4 meses, e nesse período obcecar com o grande objectivo.
  10. Ponto muito importante - no decorrer destes 3 ou 4 meses introduzir frequentemente motivos de interesse à Família. 
  11. O planeamento de futuras maratonas está dependente deste ponto!
  12. Nas ultimas duas semanas analisar ao pormenor o site da corrida, não vá escapar alguma coisa.
  13. Nessas mesmas duas semanas todas as noites, secretamente, analisar o mapa do percurso. Secretamente, porque já estamos a adoptar uma série de comportamentos que roçam uma desordem obsessiva-compulsiva (também se aplica o ponto 11).
  14. Imprimir o percurso em 7 ou 8 folhas A4 para fazer uma colagem em tamanho gigante. Marcar os quilómetros todos e escrever o tempo previsto de passagem.
  15. Combinar com a Família quais os pontos onde vão estar a ver a nossa passagem (ver ponto 10).
  16. Fazer as malas. Importante, o equipamento a usar na prova deve ser escolhido pelo menos com 1 mês de antecedência! (Como assim não é importante???)
  17. Viajar
  18. Levantar os dorsais no dia anterior à prova e passar o resto do dia a passear. É provável que neste passeio surjam no mínimo 45 lesões impeditivas de correr, mas normalmente só duram 3 ou 4 segundos. 
  19. Tentar não transparecer à Família que sim senhora, a cidade é muito bonita e tal, mas eu quero saber é onde é que vou comer massa esta noite! (ver ponto 11)
  20. Explicar à Família que é do interesse de todos que nos deitemos às 22.
  21. Correr a maratona - Objectivo cumprido!
  22. Começar a preparar a próxima, ou seja, passar o resto do domingo a passear com a Família como se estivéssemos frescos como uma alface (ver ponto 11).

Este manual é infalível e à prova de tudo! 

Ah..menos aquela vez que marcámos tudo para a maratona de Roterdão e estive lesionado os 5 meses antes da prova.. Mas essa não conta!

Lembrei-me agora que "a Família" muito provavelmente irá ler este post. Se isso tiver repercussões catastróficas em futuros planos eu aviso-vos e acrescento o ponto 23 - Não colocar o Manual on-line.

(ok ok, isto é tudo treta porque a parte de passar o fim de semana com elas a passear é tão boa como correr a maratona, mas escrever isso aqui não tinha piada nenhuma..)

5 comentários:

  1. Já testaste este manual?? Funciona mesmo?? Não andes a enganar os leitores!!
    Cá em casa é mais isto:

    "Vamos fazer a prova x ao sítio y?"
    "Já lá estamos?"

    Bons treinos!

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  2. Filipe, que post espectacular! Vou guardar religiosamente para futura referência! Embora ainda não tenha feito nenhuma prova no estrangeiro já tive de utilizar alguma desta técnicas mesmo em solo nacional! Principalmente o ponto 22!
    Boa prova no Domingo e cá fico à espera do relato!
    Abraço.

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  3. Este manual aproxima-se muito do que tenho idealizado, ainda que esteja bem mais pormenorizado.

    Nunca decidi compilar todos esses passos, mas comfesso que no meu caso ainda está difícil ter resultados. Pode ser que com o tempo a coisa mude um bocado.

    Força para Sevilha!

    Abraço.

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  4. Muito bom....eu acrescentaria mais um ponto, tb pode ser uma adenda ao ponto 16, tipo 16.1. Não esquecer de colocar o GEL na mala!!!
    Abraço

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