As minhas corridas na estrada

terça-feira, 14 de outubro de 2014

20km de Almeirim. Uma cidade = uma corrida

Mais do que uma prova de atletismo, os 20km de Almeirim são uma parte viva da minha cidade. Organizado por uma associação com o mesmo nome, vai este ano para a 28º edição, destacando-se de longe como a corrida de 20km mais antiga em Portugal.


Podia falar-vos do percurso super plano, da participação popular, das ruas largas ou da excelente e muito batida organização, mas os 20km de Almeirim são muito mais que o somatório disso. É algo difícil de explicar a quem não é de cá, mas esta corrida confunde-se com a própria cidade, como se as ruas tivessem sido projectadas a pensar naquelas centenas de atletas que anualmente nos visitam. Domingo, dia 26 de Outubro  às 10 da manhã realiza-se a 28º edição (sim, lerem bem, vigésima oitava!) da prova. 


A vocês, que vêm de fora, convido-vos a experimentar este verdadeiro clássico da corrida em Portugal. Garanto-vos que serão muitissimo bem recebidos e no fim ainda podem experimentar a nossa Sopa da Pedra e uma caralhota, oferecidas a todos os participantes. Aos que já cá vieram, sei que não preciso dizer grande coisa quanto à excelência da prova, de certeza não ficaram arrependidos. A todos, terei todo o gosto em vos receber na minha terra! Eu sei que há dezenas de provas todos os fins de semana, mas dificilmente encontrarão alguma com mais carisma que esta. Ah, e já agora com esta excelente relação preço/qualidade. Vou tentar ser subtil: INSCREVAM-SE JÁ!!!! :)

Quanto a mim, vai ser a minha oitava participação. Lá vou estar mais uma vez em frente à minha antiga escola primária e à biblioteca que vi a ser construída, desta vez sem a ansiedade de outros anos, mas sempre com a alegria extrema de correr na terra onde vivo há 31 anos! Infelizmente este ano não vou poder lutar para o meu record pessoal, já que uma semana antes (já no próximo sábado)  vou estar noutras paragens que decerto darão origem a um certo empeno geral...



Também esta prova é especial para mim, já que foi lá, há dois anos, que me estreei no trail. Na altura não fazia a mínima ideia o que era correr em trilhos. Lá fui com o João, meu companheiro de treinos para a maratona, com as minhas sapatilhas de estrada e uma garrafa de água na mão eheh "São só 30km", pensámos nós "é um treininho longo, é na boa!" ahaha certo.. Apanhámos uma tareia brutal, num percurso super técnico e ainda por cima choveu o tempo todo! Sem qualquer treino especifico, tive duas semana amassado e diverti-me pouco porque simplesmente não tive pernas para a prova. Agora, com uma mentalidade e preparação completamente diferentes, quero lá voltar e desfrutar daqueles magníficos trilhos, da Serra da Lousã e das Aldeias do Xisto. 

8 comentários:

  1. E eu irei lá estar.
    Só oiço bem da prova, e a mim diziam "Tens de ir a almeirim!!" e lá vou eu. Sendo de mais ou menos perto não poderia faltar.
    E mais, levo a famelga comigo. Vai tudo participar :)

    Beijinhos e até Almeirim!

    ResponderEliminar
  2. Para o ano não falho, juro :) Este ano já tenho as coisas planeadas para ir à Corrida do Montepio...

    ResponderEliminar
  3. Será a minha 4ª presença em Almeirim mas, desta vez, apenas na Mini pois não vou fazer 20 km a uma semana da Maratona do Porto.
    Há 8 anos que não entro numa Mini! :)

    Um abraço e lá nos encontraremos, nem que seja só na sopa da pedra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebi o até sábado. Que sábado te referes?

      Eliminar
  4. Ainda não será este ano...já te contei que vivi em Almeirim uns 6 mesitos? Ali por volta de fim de 2006 e meados de 2007...trabalhava em Salvaterra de Magos. Na altura dava umas corridas esporádicas (ia ali para um parque que havia, com um circuito - não me perguntes os nomes) e nem sabia que havia uma prova de 20km com essa tradição toda.
    Força aí pelos lados da Lousã, diverte-te acima de tudo...e depois que corra tudo bem nos 20km de Almeirim :)
    Aquele Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pequeno???? Na altura dava duas voltas e já pensava que era um campeão, e tinha que ficar 3 semanas de molho para recuperar :)

      Eliminar
  5. Olá Filipe. Domingo aí estarei para confirmar ao vivo tudo o que de bom tenho ouvido falar dessa prova que ainda não conheço.
    Boa prova sábado. Abraço e até domingo.

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente não irei estar presente mas os 20 km de Almeirim são uma grande prova.
    E é bom não esquecer que é a única prova desta dimensão em Portugal (grande dimensão) que a estrutura organizativa é toda feita na base de trabalho absolutamente voluntário.
    Um abraço.

    ResponderEliminar