As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 17 de março de 2014

24ª Meia Maratona de Lisboa

Pela primeira vez desde que corro tive vontade de desistir de uma prova, e não foi pelo cansaço ou por alguma lesão. Aliás, pensei nisso logo a seguir à partida!



Começou no sábado. Depois de almoço lá estava eu com mulher e filha na feira para levantar o dorsal que tinha ganho num concurso da EDP. Essa parte correu bem, mas quando fui levantar a t-shirt informam-me que já só há tamanho S. Já o ano passado aconteceu isto. Não é que as camisolas que façam falta, tenho muitas, mas não era simples perguntar na inscrição qual é o tamanho que pretendem? A feira tinha alguns stands mas claramente a área era subdimensionada para a quantidade de gente que lá estava, e aqui começa a formar-se um padrão.

Dormimos em casa do meu cunhado, em Loures, que também ia correr a meia. Combinámos ir os dois apanhar o metro e depois o comboio em Entrecampos. Disse-lhe que queria partir lá à frente para não apanhar tanta confusão [ahahah (sim, o riso é sarcástico)], e por isso devíamos sair de casa 2 horas antes para estarmos à vontade [ahahah (yep, sarcástico)].

Na manhã seguinte saímos às 8.30 de casa e apanhámos o comboio como planeado em Entrecampos, já ficámos de pé mas ainda íamos à vontade. Nas outras três estações, ainda na margem norte, entraram umas centenas de pessoas no comboio. Chegámos à terceira completamente compactados. Ainda entraram algumas pessoas e ficaram mais umas dezenas de fora, à espera do próximo (transportes claramente subdimensionados). Chegámos ao Pragal às 9.20 em ponto. Estávamos bem a tempo, a organização dizia que o caminho a pé da estação até à meta era de 15 minutos (AHAHAHAHAH). Logo para sair do comboio foram 20 minutos, depois mais 10 minutos para sair da estação, e o pior foi quando chegámos à rotunda para descer para a praça das portagens! O que se passou ali foi indescritível, nem sei por onde começar. Centenas de pessoas completamente amontoadas, homens, mulheres, crianças, congestionados, impacientes, com o sol a começar a queimar...enfim..Quando foi a partida ainda estava na confusão, claro. Eram 10.35 quando desci para a praça e fui a correr os 700 ou 800m que faltavam até à meta. Toda a gente da meia já ia a caminho, mas claro que os 30 e tal mil caminhantes ainda estavam a ser escoados. Parei a uns 200m da meta,  e parei é a palavra certa.

Quando passei por baixo do pórtico da partida e iniciei o cronometro estava literalmente parado. Aliás, estava parado atrás de um grupo que tirava uma selfie (!!!). Os primeiros 3km foram absurdos. Parava, arrancava, fazia sprint, travava, saltava por cima do rail, serpenteava, parava outra vez.... Mesmo com as paragens todas, e foram muitas, fi-los em 5.40, 3.58, e 4.20, o que mostra bem como tive que acelerar nos sprints. Claro que isto se paga... A descida para Alcantara foi feita toda a andar. Mas espera, quando nos dividirmos a coisa melhora de certeza! Nah, claro que não, como parti atrás estava a apanhar o pessoal mais lento da meia, o serpentear continuou. 

ATENÇÃO! Não tenho absolutamente nada contra quem vai a andar ou a correr a meia devagar, mas porque não fazer a partida por grupos de tempo?? É tão simples como isso!! Cada um corre ao ritmo que quer e pronto! Isto se conseguirem chegar a horas à partida, claro... Até digo mais, se a ideia é arranjar um número absurdo de pessoas a passar a ponte a andar e fazer uma grande festa de familia, porque não meter o Tony Carreira a dar um concerto no fim, à mega pic-nic do continente? Não lhe chamem é Meia-Maratona, que o pessoal ainda pensa que vai lá correr...

Já na 24 de Julho consegui finalmente meter um ritmo constante. Como? Corria nos passeios, em cima da linha do eléctrico ou nos estacionamentos laterais! Claro que nunca me senti confortável a correr, aqueles primeiros 6 ou 7km estragaram-me a corrida.

Quanto aos próximos 14km queria arranjar uma maneira de expressar como foram interessantes. Ora cá vai uma tentativa: corri, corri, desviei-me, corri, corri, acelerei, travei, corri, corri e....cheguei!! Yep, foi mais ou menos isto. Uma recta interminável, monótona, claramente com gente a mais.

Desculpem-me este relato amargo mas fiquei sinceramente chateado com a prova. Nos outros anos fiquei com a sensação que não era uma boa corrida para tentar records pessoais, este ano fiquei com a sensação que não é uma boa corrida para se correr! Eu sei que a tentação de terem 40mil pessoas a pagarem 20 ou 30€ é boa, mas pensem um bocadinho nos atletas! Para mim o que se passou foi uma completa falta de respeito para quem foi lá correr! Este ano fui porque ganhei um dorsal, para o ano nem que me paguem! 

Ah, o tempo. Esse foi 1h32 de chip. Não foi mau mas tenho a noção que conseguia melhor. Mas isso é o que menos interessa.

Pontos positivos: 

  • Ter encontrado o João, a Marta, a Isa e o Victor dos 4 ao km, com quem ainda troquei alguns incentivos, e ter conhecido o Rui Soeiro, do "Só mais um blog de corrida".
  • A sesta que dormi com a minha filha depois do banho.


Pontos negativos:

  • Ler texto acima, já chega de bater no ceguinho.


14 comentários:

  1. Compreendo-te bem e foi (também) por isso que não fui. Esta prova obriga a uma logística muito complicada que em nada tem a ver com aquilo que gosto em dias de prova. Já me basta durante a semana, vivo numa cidade e já levo com esses filmes a toda a hora.
    Prefiro provas mais pequenas e de preferência longe dos centros das grandes cidades.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Pois Filipe... Chegámos ao Pragal às 8.30 e fomos bem. Partimos no local certo para nós e até achei a partida melhor organizada das 7 vezes que estive na Ponte. Claro que não estive lá atrás por isso não tenho noção do que passaste.

    Concordo em absoluto com a divisão de tempos mas também acho que a Mini devia partir 5 ou 10 minutos depois.

    Um abraço e parabéns pelo tempo

    ResponderEliminar
  3. Boas!

    Este ano não fui precisamente por incidências como as que te aconteceram... além de que já enjoei correr na 24 de julho! :)

    Hasta

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo o João Lima... meia hora mais cedo é suficiente para não apanhar tanta confusão. Até porque, não sei bem porquê, uma vez na praça das portagens, o tempo costuma passar bem rápido.

    Belo tempo! Mesmo com o excesso de pessoas e a falta de civismo (muita cotovelada dei eu no ano passado para bater o PB), foi um desempenho e tanto!

    Boa recuperação :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo bom tempo conseguido!
    Percebo perfeitamente o que dizes, devia haver uma melhor organização. Mesmo assim esta prova é uma prova com muita gente e vai sempre haver muita confusão, é por isso que não sou propriamente fã deste tipo de provas mais "comerciais".
    Gostámos de te ver, obrigada pela força :) Eu ia a arrastar-me, ontem não fui nada feliz a correr. Melhores meias virão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Filipe.
    Concordo parcialmente com o que dizem em cima, um pouco mais cedo a cousa melhora, mas apenas melhora.
    A logística, o acesso controlado pela policia para descer para a ponte, a partida simultânea, e depois a falta de cultura atlética da maior parte do participantes tornam a prova desgastante, pelo menos para mim.
    Levei ( se calhar dei...) cotoveladas, ia levando com uma garrafa de água, nem sei quantas garrafas desviei do caminho, fui empurrado por alguém para chegar às bananas e laranjas, enfim.
    O final, depois da Meta, completamente congestionado, ainda mais com as obras na zona envolvente.
    É uma Meia icónica e por isso quis que o meu regresso (ahah) a este tipo de lides fosse aqui.
    Ta feito, para o ano...depende da minha capacidade de esquecimento.
    Além. de que Já é a 2 corrida em Lisboa em que me aborreço, fico mesmo farto de ali estar, provavelmente pelas rectas intermináveis...
    Belo tempo final, apesar de tudo, parabéns.
    A sesta com a filhota é mesmo das melhores partes :)
    Abraço,

    ResponderEliminar
  8. Como te compreendo, também já tive experiências idênticas na mesma corrida.
    Deixei de ir às "meias das pontes" devido à confusão, à logistica antes da corrida e também devido ao elevado preço da inscrição.
    Mesmo assim fizeste um tempo canhão, parabéns.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. É um bocado complicado comentar isto sem ter estado presente mas sei que é uma prova em que ou se vai cedo ou é uma "desgraça"!
    Também sei que é uma prova que do ponto de vista logístico tem imensos problemas que são muito complicados de contornar e os organizadores são mesmo muito experientes.
    Enfim há quem passe pela situação que tu passaste e há quem diga que não teve problemas nenhuns como é o caso do João Lima ou do experiente Fernando Andrade, director da segunda mais antiga meia Maratona de Portugal, São das Lampas, (blogue Cidadão de Corrida).
    Ao ler o teu relato e o destes amigos até parece que não estiveram na mesma prova! Mas tudo se deve à hora que se foi para a partida julgo eu! Enfim é uma prova que para se correr de jeito se tem mesmo de ir cedo e apanhar um bocado de seca antes.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Olá Filipe.
    Compreendo o teu desabafo porque já tinha feito as mesmas queixas o ano passado. Mas, lá está, é o tipo de prova que é e uma pessoa já sabe ao que vai. Ambiente de festa. com tudo o que tem de bom e mau. Por isso este ano não fiz muita questão em ir.
    De qualquer das formas fizeste uma boa prova, parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Este tipo de provas grandes deixaram de me cativar, a não ser que queira ir numa de desfrutar de alguma coisa (seja a companhia, as paisagens, etc). Para correr para um recorde nem pensar. Essa foi a minha primeira, na altura fui mesmo muito cedo e mesmo assim apanhei uma confusão danada...mas gostei, por ter sido a primeira. Olha...e mesmo assim fizeste 1h32....porra....venha mas é a próxima.
    Abraço
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Boas Filipe,
    Eu cheguei cedo e mesmo assim quando deram o tiro de partida tive muita dificuldade em correr, achei estranho já se encontrar tanta gente a andar á minha frente (?) realmente não percebi. Está prova vale pela vista.
    Bons treinos e parabéns pelo resultado.
    Abraço

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  13. Olá Filipe, ainda não tive oportunidade de fazer o meu post (nem ler muito) mas não será assim tão negativo. É uma festa e deve ser encarada como tal. É muita gente e tudo tem de ser feito com muito tempo.
    A descida para a praça é sempre problemática, mas este ano foi um caos por estarem a fazer o controlo nesse ponto, completamente incompreensível.
    Foi uma excelente surpresa termos terminado quase ao mesmo tempo e te ter conhecido! :)
    Até à próxima, abraço!

    ResponderEliminar
  14. É realmente uma prova que, dado o elevado numero de participantes, está a gerar, a cada ano que passa, muita confusão. No próximo ano também não a farei, não que tivesse sido "vitima" de muitas confusões nos dois anos que fui, mas pelo facto de ser uma prova um tanto monótona, tal como referiste. Além disso ando curiosa como será a meia Vigo-Baiona. Como se realiza na mesma altura... vou experimentar esta. :)

    ResponderEliminar