As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 31 de março de 2014

Benfica mais longo.

Não, o BENFICA não está mais comprido, estava a resumir o meu fim de semana. 

Parece-me uma boa maneira de começar este post.

Antes de mais quero pedir-vos desculpa, reparei que a minha Consciência se dirigiu a vós na quinta feira. Não lhe basta chagar-me a cabeça constantemente ainda tem que vir para aqui meter-se onde não é chamada. Como ela disse, acabei por ir treinar na quinta feira. O treino não correu nada de jeito, mas não piorei e até acho que estava melhor na sexta! Acho não, tenho a certeza absoluta! Correr à chuva só faz é bem! Pelo menos é o que 8mil pessoas ficaram a pensar este Domingo...

No sábado acabei por fazer o longo, o primeiro verdadeiro longo do plano de treinos para o Luxemburgo. Foram 32km na mesma estrada de sempre, à mesma hora de sempre, com as mesmas sensações de sempre e acabei esgotado, como sempre... É verdade, tenho que mudar o sitio onde faço os longos, começo a sentir que os faço apenas por obrigação, e passar quase 3 horas a fazer um sacrifício tem muito que se lhe diga. Para mim, os treinos longos são o que verdadeiramente faz um maratonista. São o verdadeiro desafio. Mas isso fica para outro post.

Decidi a meio da semana passada ir à corrida do Benfica. Não que tivesse alguma vontade de me esforçar muito, era muito mais importante o longo, mas o João (meu cunhado) ia e decidi acompanhá-lo. Primeiro porque a camisola é espetacular, depois porque qualquer desculpa é boa para passar o fim de semana com eles.

Acho que é oportuno colocar esta beldade aqui nesta altura.

Foi a segunda vez que corri esta prova. Da primeira vez já achei muito bem organizada e desta vez reforcei a minha opinião. Claro que ir completamente descontraído, sem qualquer tempo em vista, ajudou a não ligar muito à confusão inicial. Mas também aí não há nada a dizer, a avenida era larga o suficiente para escoar toda a gente, se quisesse partir com um grupo mais rápido era só chegar-me à frente, o que não quis fazer.  Ah, e espero que o Carlos Moya seja Benfiquista e tenha ido, poderá ter reparado no desfasamento da partida da corrida principal e da mini, penso que foram 15minutos, perfeito!

O percurso tem um ponto alto, claro. A passagem dentro do Glorioso e Majestoso Estádio da Luz é suficiente para compensar o preço da inscrição. O resto são avenidas largas e +/- planas, com o seu grau de monotonia, como tantas corridas em Lisboa. O pior foi mesmo o dilúvio que se abateu lá para as 10.30. Epah, é que diluvio não é exagero! Foi daquela chuva que até faz com que seja difícil abrir os olhos! A partir do km 7 já não me sentia nada confortável a correr, completamente molhado e ainda por cima a uma ritmo um pouco baixo. Lá nos  arrastámos, por entre os intervalos da chuva mais uns quilometros, com a convicção de que se estávamos a passar por esta provação, com certeza o BENFICA ganharia à noite! E eu sabia que o Lima não me falharia :)

O objectivo do João era correr a 5min/km e falhamos por muito pouco, o final foram 51 minutos. Tenho a certeza que conseguiríamos se não fosse a confusão inicial e o constrangimento da chuva, mas não te preocupes, dia 19 de Abril o teu record cai! Para mim também foi bom, deu para desempenar as pernas do longo, que estavam tipo duas tábuas de madeira.

O pior foi no fim da corrida, passámos diretamente pela casa de partida e nem recebemos 2000$. A chuva era cada vez mais forte e tivemos que ir a correr quase 2km até ao carro. Com isto isto tudo a corrida até parece que ficou incompleta. Como comentámos na altura, ficou a faltar aquela parte de esperar pelos outros, contar como correu, comparar tempos, queixar das lesões e maleitas... Enfim, estava feita e era hora de ir a acelerar para casa, havia um banho a escaldar para ser tomado e não podia esperar!

Não sei se já tinha posto o simbolo do BENFICA neste post. Aqui vai.





7 comentários:

  1. Ficas já a saber que depois de ver o primeiro símbolo da galinha não li mais nada, nem li essa treta do longão, nem que fostes à corrida do /&$/%)& acompanhar um moço, nem que apanhaste frio e te sentiste desconfortável por volta dos 7km, nem que fizeram 51min.....NADA...NADINHA!!!
    E desces-te ao patamar mínimo da minha consideração.....e já não gosto deste blogue.... :P
    Abraço...bem que podias ter melhor gosto, eras mais feliz.

    P.S. Quantos anos tens mesmo? Ahhh...já percebi a euforia....não tás habituado :P

    ResponderEliminar
  2. Só as imagens valarem o post :)

    Já o ano passado a corrida do BES de Cascais calhou no mesmo dia da corrida do Benfica e pelo segundo ano consecutivo "obrigaram-me" a ir a Cascais. Vamos ver se no próximo ano vou à do Benfica.

    Bons treinos, abraço!

    ResponderEliminar
  3. Uma corrida de 10 kms em 51 minutos no dia a seguir a um treino de 32 kms... :)

    Um abraço e boa continuação de boa preparação

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo tempo. Quanto ao evento em si, desde que fui em 2012 (curiosamente fiz 51:07) e fui roubado nalguns metros por passar no parque de estacionamento desse galinheiro, nunca mais voltei.

    (em boa verdade, eu precisava era uma desculpa para embirrar com a prova. Com essa dos túneis, consegui! :D)

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Opah, que azar que pelo 2 ano consecutivo tive que ir a Cascais, azar...e o que fazia com a camisola??? O Sobrinho desnaturado tinha sorte...
    Folgo em saber que, apesar da consciência, já estás melhor...quer dizer, saude que o gosto...
    Ahhh, que saudades de ter um Sá Pinto na equipa, frases como " atiças-me um Montero" não tem o mesmo impacto...e se calhar nem resultado...enfim, melhores tempos virão, pro ano :)
    Olha, em Cascais era a chuva E o vento!!! Houve alturas que parecia que virava, não fosse o meu porte atlético :)
    Continuação de melhoras ;)

    ResponderEliminar
  6. Filipe, foi a primeira vez que fui e sinceramente gostei, foi pena a chuva.
    Eu não ligo a essas questões clubisticas mas já tenho alguém a cobiçar a camisola :)
    Para o ano espero voltar, para correr estou sempre pronto :)
    Abraço

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  7. Caso para dizer que foi uma prova abençoada.
    Vá e não é que ganhámos!!?!? :D
    Ganda Benfica!!!
    :)

    ResponderEliminar