As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Eu, desleixado, me confesso.

Já passaram 3 semanas desde a ultima vez que fiz um post. Como penitencia aceito as 10 rampas prescritas (?? não sou cristão, a cena da confissão é capaz de não ser bem assim, mas vocês perceberam).

Aprendi a confessar-me com o Homer.

Pois é..entre o trabalho a apertar e a ultima semana de férias, nunca mais cá consegui vir. Por isso, e para atalhar caminho, este post vai ser escrito por tópicos, para ser mais amigável! 

Novos objectivos - novos treinos

  • Com a aposta em trails, e nomeadamente com a aproximação do grande dia (DUT), decidi fazer uma mudança nos treinos. Deixei de lado os fartleks e séries (que tanto gosto) para passar a fazer rampas duas vezes por semana. O objectivo era aumentar o acumulado positivo semanal, mais do que aumentar a distancia percorrida. O culminar foi uma semana com 2300D+, com uma ajuda de um treino especial, mas já lá vamos a esse.

13.5km com 700D+, nas rampas de Santarém. Nada mau!

Extreme Almonda

  • O tal treino especial que falei há pouco foi no sábado, dia 30 de Agosto. Juntamente com 3 colegas Almeirinenses decidimos que o Trail do Almonda deste ano tinha sido uma farsa e fomos fazê-lo como deve ser: com mais de 30ºC! Tracks carregados em dois relógios, e lá fomos nós! O meu objectivo principal para este treino era testar os bastões que vou levar ao DUT e ao mesmo tempo fazer um longo com um bom acumulado. Ok, essa parte correu bem, o objectivo foi cumprido na perfeição. Não contava era com outras duas vertentes de aprendizagem que aconteceram! Primeiro perdemo-nos antes de iniciar a primeira grande subida. "Vamos paralelos ao trilho, é só ir subindo!" Certo, ir subindo e tentar sobreviver a um mato cerrado que mais parecia arame! Foi quase 1km praticamente a rastejar, a levar constantemente com ramos na cara (nesta altura apeteceu-me queimar os bastões), com pernas e braços já em sangue de tanto arranhão. A segunda lição acentuou o cariz extreme deste treino. Lembram-se de no meu relato do Trail do Almonda como eu disse bem dos abastecimentos de 5 em 5km? Pois é.. curiosamente naquele dia não estava lá ninguém a distribuir água e tomate com sal. Só levei um litro de água que rapidamente percebi ser insuficiente. A partir dos 15km tentei poupar ao máximo, até estar tão desesperado que bebi sofregamente tudo de uma vez. Claro que não adiantou de nada. Nunca tinha chegado a tal ponto de desidratação e fiquei francamente assustado. A certa altura tinha vontade de urinar e já não conseguia. As pernas já não respondiam e sentia-me completamente esgotado, só pensava em beber água. O resultado é que no Douro Ultra Trail, além das duas garrafas de meio litro, vou levar ainda uma bolsa de 1.5l na mochila, é essencial não chegar a este ponto sem retorno.
A parte da Armada Almeirinense do Trail que esteve no Extreme Almonda.


Férias são para descansar!

  • Seriam, se não estive a escassas duas semanas de um trail de 80km! Este ano trocámos o campismo em Porto Covo por uma semana num apartamento em Armação de Pêra. Não posso dizer que tinha grandes saudades do Algarve, mas não tivemos coragem de nos enfiar numa tenda com a mai nova. O bom de ter uma miúda de 1 ano connosco é que nunca entramos propriamente em modo férias (bom??), por isso consegui correr todos os dias. Foi uma semana de 75km. Sempre em plano e a ritmo baixo, é certo, mas o ideal para descansar das rampas que já se estavam a acumular nas pernas das ultimas semanas. As pequenas mazelas que tinha no corpo desapareceram todas e agora é só confiar na velha máxima: "o treino está lá!", e esperar que seja suficiente para sábado.

Réccua Douro Ultra Trail

  • Eish! Faltam menos de 5 dias! Sábado às 6 da manhã parto para a maior aventura desportiva da minha vida. Ando ansioso há semanas, mas é uma ansiedade boa. Só quero que chegue a hora para me fazer ao caminho! O problema é que o caminho tem 80km e 4500D+, muitissimo mais do que qualquer coisa que fiz até hoje. Estou preparado? Tenho pernas para isso? O treino foi suficiente ou eficaz? Pois, boa pergunta. Não faço a menor ideia, é tudo novo para mim. De Almeirim vão 5 valentes aos 80km, a contar comigo. [Nota: será que existe outra terra em Portugal com tanto atleta de trail por habitante como em Almeirim? Principalmente tendo em conta que a cidade tem a orografia de uma folha de papel nova. Deve ser da Sopa da Pedra.] A Sara e a Maria Amélia, como sempre, vão comigo e vamos ficar duas noites por Peso da Régua. Penso que a prova não vai ter acompanhamento on-line, mas estou a estudar uma maneira da Sara ir fazendo updates no facebook do blog, até lá dou novidades, para quem queira seguir a prova. Ainda estou a estudar o equipamento que vou levar, e até sábado vou fazer um post sobre isso, para ler as vossas dicas. O perfil altimétrico é assustador. Destaca-se a subida ao Marão, que vai passar os 1400m de altitude. 



Parabéns ao Garmin!
  • Fez no dia 30 de Agosto 1 ano que comecei a correr com o Garmin 310xt. Foram 276 corridas e 3424km. Neste ano completei 3 maratonas e 3 ultra trails de 50km. Bati os meus records pessoais em praticamente todas as distancias e consegui passar incólume de lesões maiores! Mas o melhor de tudo foi mesmo o prazer que senti em praticamente todos os 3424km que corri. Dos 365 dias, só em 89 não saí de casa com as sapatilhas calçadas para correr. Passei horas sem fim sozinho, na estrada ou no mato. A corrida é mais do que um hobby, faz parte da minha vida. Já há uns anos que não existe um Filipe sem corrida, e isto só é possível por causa do grande pilar da minha vida, que é a Sara. Lamechices à parte, se não fosse a minha excelentíssima esposa comprovadamente a melhor do mundo, nada disto era possível. E sábado lá vai estar ela, com a Mel ao colo, à espera mais de meio dia que acabe de correr 80km. Parabéns ao Garmin? Nah, parabéns mas é a mim, que tenho uma sorte do caraças!


8 comentários:

  1. Antes de mais parabéns pelo excelente ano com o Garmin 310xt...muito bom...espero que este próximo seja no mínimo tão bom como o que passou, mas mais importante do que tudo que as lesões andem bem longe.
    Boa sorte para o DUT...estou com um bocadinho de inveja da boa, porque acho que vai ser espectacular...80km com 4500mD+ metem respeito, mas com cabecinha fazes....
    Faltou a água....muito perigoso...1l para 30km com uma temperatura dessas é muito pouco....eu nesse aspecto nunca facilito....fica a aprendizagem.
    Grande abraço, muita força para o DUT!!

    P.S. Ahhh, e parabéns pelo "artigo/relato" publicado na Spiridon - sou assinante à dois anos - já tinha lido aqui no blogue e voltei a ler na edição deste mês....muito merecido :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao dono do Garmin que tanto conseguiu neste ano e MUITA FORÇA para os 80!!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. O Garmin é apenas um acessório. A força e o apoio vem da família e a determinação é-te inata. Possuís uma conjetura de fatores positivos que te auxiliam na conquista dos teus objetivos, mas se os tens é porque realmente mereces. Parabéns Filipe e continua assim, determinado e feliz.

    ResponderEliminar
  4. Conheço um pouco da zona onde se vai desenrolar a prova e daquilo que conheço vai ser sempre a subir e a descer, de plano só deve haver a zona da meta. Força e boa prova! Um abraço

    ResponderEliminar
  5. JÁ???
    Ai que ando mesmo distraída!
    Que tudo corra bem Filipe! Diverte-te e vive bem esta aventura única!
    FORÇA!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Voltas-te! Estás perdoado!
    Olha eu meti ferias do blogue quase um mês mas merecia ao fim de 5 anos em que nunca fechamos a "redacção"!
    E quanto a rampas é só Santarém acima, Santarém abaixo que tens alternativas para ficares um trepador e tanto!
    Toda a força para a grande aventura!
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  7. Confesso que comecei a duvidar da tua sanidade mental logo aqui: "decidimos que o Trail do Almonda deste ano tinha sido uma farsa e fomos fazê-lo como deve ser: com mais de 30ºC" ??? IN-SANE! Tenho dito. :) A parte de teres desidratado é que não tem graça. Por isso é que por mais abastecimentos que haja em prova, gosto sempre de levar pelo menos 1,5l comigo na mochila.
    Boa sorte para Sábado! Vou estar atenta a essa aventura.

    ResponderEliminar
  8. Olha, que tudo corra bem.
    Tens razão, para que tudo corra mesmo bem temos que ter alguém muito especial ao nosso lado, aqui em casa passa-se a mesma coisa.
    Vai lá então meter mais 80Kms no Garmin :)
    Eu vou meter mais 10k na corrida do tejo, vamos lá ver se consigo finalmente fazer menos de 45 minutos nesta corrida, se não conseguir também não é grave.
    Boa semana e mais uma vez boa sorte

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar