As minhas corridas na estrada

domingo, 26 de outubro de 2014

20km de Almeirim - A correr em casa

9:59 - Do meu lado direito tenho a escola primária onde estudei, do esquerdo a biblioteca que vi ser construída da janela do apartamento onde passei os primeiros 10 anos da minha vida. À minha volta estão dezenas de caras conhecidas. Amigos da corrida, conhecidos... Lá à frente, o pórtico da meta ergue-se pela 28º vez em Almeirim. 

10:00 - Partida! 



Hoje corri pela 8ª vez os 20km de Almeirim. Sem o nervosismo e a ansiedade de outros anos, lá saí de casa uma hora antes da partida para percorrer a pé os 500m que me separam da meta (que luxo!). Hoje era dia de festa! Aliás, como é sempre em Almeirim neste dia. É o maior evento da cidade e acreditem que cada Almeirinense tem o maior orgulho em ver aquelas centenas de pessoas que todos os anos se deslocam à nossa terra. Eu sou um dos orgulhosos, sem dúvida. Se há coisa que funciona bem em Almeirim é esta corrida, e isso nota-se pelo prestigio que alcançou nas 28 edições. Sem as estrelas de há uns anos, quando havia dinheiro para prémios monetários, mas sempre com uma participação muito interessante. Este ano foram 938 a cortar a meta nos 20km e 1027 nos 5km!


10:05 - Este ano, pela primeira vez, tentei posicionar-me mais junto aos atletas da frente antes da partida. A ideia era evitar a confusão nos primeiros metros e até resultou. Não demorou muito até meter o ritmo que me levou ao longo de toda a prova. 


A edição deste ano serviu para apresentar a novíssima equipa de trail de Almeirim, uma secção da Associação 20km de Almeirim, que organiza esta corrida. Às 9:30 encontrei-me com os meus colegas de equipa, todos equipados a rigor com as novas camisolas azuis. Estou entusiasmado com este novo projecto! Não que vá sair daqui grandes estrelas e troféus colectivos, mas desde que corro nunca tinha estado numa equipa. O atletismo é um desporto individual, mas fazê-lo em equipa tem muito mais piada!

Aqui estão eles, apesar de faltarem aqui ainda quatro!
10:25 - Os primeiros 5km dos 20 são os melhores. Damos a volta completa à cidade. Passo pela minha casa, pelas piscinas onde treinei durante anos, pelo jardim da zona norte onde passo tantas horas, a zona dos restaurantes da Sopa da Pedra onde jantei centenas de vezes com os meus amigos, a praça de touros onde.....onde....não, não tenho memorias da praça de touros, nunca lá entrei! Ficariam surpreendidos com a quantidade de Ribatejanos que não acham piada à tourada, apesar do estereotipo. Vou num bom ritmo, exactamente o que tinha preconizado para esta prova. Nas pernas ainda transporto os 42km da Lousã da semana passada, mas não dei muito por eles durante a semana e tinha a esperança que não se fizessem sentir durante a prova.


Uma parte do Jardim da Zona Norte, com as piscinas lá ao fundo. Este também vi ser construído. Sim, estou velho :\
Desde a maratona do Luxemburgo, em Junho, que não fazia uma prova de estrada. Pelo contrário, tenho feito muito trail. Muito já se escreveu / falou sobre as diferenças e semelhanças entre o trail e a estrada. Para mim é muito simples - são dois desportos completamente diferentes. É como querer comparar o rugby com o futebol americano, à primeira vista até parecem parecidos, mas não têm nada a ver. Com o trail/estrada é igual, a única semelhança é que são ambos feitos a pé. Nem vou entrar por comparações qualitativas, porque é completamente absurdo, deixo isso para quem tem tempo de ter discussões estéreis. Eu cá adoro os dois desportos, cada um à sua maneira. Não sinto necessidade de enveredar apenas por um, porque na verdade ambos me dão prazer! 

Dois desportos - dois amores.
Sim, é o Marco Paulo, escusam de agradecer.
10:30 - No sétimo quilómetro dá-se inicio a uma nova fase da prova, a viagem de ida e volta a Alpiarça. À minha frente a longa e plana recta da Gouxa. Poucas sombras, poucas pessoas, e uma recta que nunca mais acaba. Lembro-me de nas primeiras participações, há 8 ou 9 anos, pensar "pronto, agora é que começa a prova!"

A ida a Alpiarça é uma necessidade. Por um lado, Almeirim não tem área suficiente para comportar uma boa prova de 20km completamente urbanos, por outro é a melhor maneira de prolongar o circuito plano, com o bónus de corrermos cerca de 2km junto à barragem dos Patudos. São cerca de 10km muito mais monótonos que os primeiros 5 e últimos 3, mas têm que se feitos.

Barragem dos Patudos, em Alpiarça
10:50 - Km 12, a chegada à barragem. Como sempre, neste sitio está muita gente a ver. Os 20km são de Almeirim, mas Alpiarça também se pode orgulhar deles! Desta vez tenho uma comitiva de apoio especial, os meus pais estavam lá a fazer uma surpresa :) Nesta altura começo a sentir-me a ir abaixo. Passei aos 10km no minuto que queria, mas sentia que estava a chegar ao limite, dificilmente iria aguentar o ritmo até ao fim.

O ponto de retorno na barragem é sempre um ponto alto para mim. É naqueles 2km, para a frente ou para trás, que vejo e incentivo os meus amigos todos que passam em sentido contrário. Ele é "força!", "vamos!!", "tá quase!!", "vais forte", e high fives a toda a hora! Até nos esquecemos das subidas ligeiras que vamos fazendo. Tantos almeirinenses que correram hoje, que ORGULHO! Foram 65 a cortar a meta nos 20km, excelente!!

11:00 - A passagem ao km 15 coincidiu com o 3º abastecimento. Desde o primeiro km que corro com uma sensação desconfortável, vulgo "à rasquinha pra mijar", mas está MUITO calor e forço-me a beber mais uns goles de água. Nesta fase da corrida voltei a sentir-me bem. Tem sido assim, 1km bem, 1km mal. Mas quando estou bem, é mesmo bem! 

Uma das diferenças que acho muito significativa do trail para a estrada é que nos trilhos dificilmente atingimos o runners high (desculpem o estrangeirismo, mas "moca de corredor" soa mal). Sabem o que é de certeza. Aquele momento, já a meio de uma grande corrida, em que parece que não estamos a fazer o mínimo esforço a correr. As pernas mexem-se quase automaticamente, sentimos um arrepio na nuca e só nos apetece correr mais depressa, mais longe! Que saudades que eu tinha disto!

Runners high. Mais ou menos isto :)
11:10 - km 17, faltam 3. O runners high que senti à pouco já desapareceu e estou a ressacar com força. O ritmo baixou 20s/km. Já vou num grande sofrimento, tudo me incomoda! O calor, a sede, a bexiga cheia, a barriga que vai mal disposta e a subida da Compal. Uuuuii a subida da Compal!!

É difícil explicar a quem não é de Almeirim o que é a subida da Compal. Analiticamente é um troço de estrada com uns 200m que sobe uns estonteantes 8 ou 9 metros em altura. Ou seja, é pouco mais que uma lomba. Mas para os Almeirinenses é o Cabo das Tormentas! Qual Diana, qual KM Vertical, qual subida ao Trevim, aquilo é pior que subir o Monte Branco! "Correr os 20km é na boa, o pior é a subida da Compal!", "epah tem cuidado, podes ir muito bem, mas vais ter que passar na subida da Compal!", "eish, tás todo partido, até parece que fizeste a subida da Compal!". Ok, é verdade, Almeirim tem dois mitos urbanos - o Frade da Sopa da Pedra e a Subida da Compal! 

Aqui podem ver o Killian Jornet a treinar para a subida da Compal.
11:15 - De volta à cidade! Faltam pouco mais de 2km, ainda não recuperei o fôlego da subida, mas forço-me a aumentar o ritmo e ir um pouco mais depressa. É só fazer a rua Condessa da Junqueira, passar pela Pani Tejo, por casa dos meus avós, pelo pavilhão, curvar à esquerda e correr os 300m da recta da meta!

A recta da meta é o ponto alto em qualquer corrida, mas para mim atinge o auge nesta. São centenas as pessoas que assistem e aplaudem. Vou com tanta atenção a procurar caras conhecidas que até me esqueço que vou em esforço! A 200m lá estava a Sara com a Maria Amélia ao colo "é o pai filha, é o paiiiii!!"

11:21 - Chegada!

Apesar de consciente que os 42km da semana passada poderiam pesar na pernas e de já não treinar velocidade há muito tempo, parti com o objectivo de bater o meu record pessoal nos 20km. Objectivo cumprido, arranquei 3 minutos ao tempo do ano passado e terminei em 1h21 para os 20.160km, o que dá uma cadencia de 4.03min/km, muito bom para mim. Mas o melhor de tudo foi correr em casa, com os amigos e a família. Não corri nem de perto todas as edições da prova, mas espero alinhar na partida desta corrida até as pernas me permitirem. Parabéns Almeirim!

Olha que engraçado, o prémio de finisher é igual ao da Lousã!

8 comentários:

  1. Tanta, mas tanta coisa podia escrever sobre excelente texto!
    Mas o principal é dar-te os parabéns pela excelente prova que Almeirim organiza.
    Julgo que é das poucas provas em Portugal, desta dimensão, com uma organização totalmente assegurada por voluntários!
    Eu não sou Ribatejano, mas "exilei-me" no Ribatejo voluntariamente, sou um Ribatejano adoptado e dos meus 54 anos de vida já levo 24 de Ribatejo em permanência, também não gosto touradas, conheço a recta da compal e também tenho dois amores o trail e a estrada mas de tanto conviver com o segundo agora gosto de passar mais tempo com o primeiro.
    E viva a Sopa da Pedra, os Pampilhos as Celestes, as enguias, a Fataça na telha e as Caralhotas!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SUBIDA da Compal! Que subida! Nem todos aguentam! he he he h

      Eliminar
  2. Grande e divertido texto!!!!
    Depois acabámos por não nos vermos mais.

    Muito sucesso para essa grande equipa! Força!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Espectáculo..mais uma grande posta ....ainda "reconheci" alguns locais por onde passaram, pese embora só ter vivido aí uns poucos meses, e ter sido quase só local de dormida. Tenho mesmo que ir aí um dia destes experimentar os 20km de Almeirim.
    Quanto à tua prova...espectáculo, tás uma maquina daquelas...uns dias depois da Lousã fazer esse tempo...pfff...é outro nível....tenho mesmo que me dedicar ao reforço muscular :):):)
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Já me ri bastante com esta narrativa! Acredita que fiquei com vontade de ir fazer a subida da Compal!

    Unleash the runner in you

    ResponderEliminar
  5. Muito boa a crónica! :D Mas confesso que pespegares aí uma foto do Marco Paulo sem pré-aviso abalou um bocadinho a narrativa. ;)
    Esta prova, ainda nem eu corria, já o meu pai me falava dela. Os 20km de Almeirim. Tenho de a fazer. Entretanto, parece-me que já ouvi dizer que vai haver um trail qualquer para esses lados... :P
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Muito bom Filipe, especialmente com 42 km feito na semana passada!

    Força.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Excelente Filipe, é sempre um gosto ler estes teus posts! Se já tinha vontade de ir a Almeirim para o ano, agora ainda mais fiquei!

    Gosto da maneira como falas da comparação entre trail e estrada ;)

    Um abraço!

    ResponderEliminar