As minhas corridas na estrada

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Como quem não quer a coisa...

E de repente, assim como quem não quer a coisa, falta apenas um mês para o último grande desafio de 2015, o Ultra Trail Aldeias do Xisto com os seus 112km e 6000D+. Será a minha quarta tentativa de superar os 100km este ano, e se conseguir serei totalista do Circuito Nacional de Ultra Endurance da ATRP.


A Serra da Lousã, mais propriamente a UTAX, traz-me muito boas recordações. Foi lá que fiz a minha primeira prova de montanha, em 2012, nos então 30km do Trail Serra da Lousã, e voltei em 2014 para os 45km da mesma prova, naquele que foi sem dúvida dos melhores percursos que já fiz. Na verdade já apanhei de tudo nesta Serra, desde a aventura épica dos Abutres a um quase KO técnico no Louzan Trail. Todas provas muito diferentes, não só no conceito mas porque a altura do ano em que são realizadas assim o possibilita. O denominador em comum é a fantástica Serra da Lousã, onde aparentemente é quase impossível escolher um mau percurso. 


Ao sobrepor os percursos da UTAX deste ano com o TSL do ano passado, Abutres e Louzan, constato que já devo ter passado por 60% dos sítios, incluindo grande parte dos Abutres, quase a totalidade do TSL e nem tanto o percurso do Louzan Trail. Curiosamente, e para espanto meu, uma prova com 112km na Lousã não sobe ao ponto mais alto da Serra, o Trevim! Isto parece ir de encontro a uma ideia que tenho desta organização: não é preciso fazer o percurso mais difícil possível, é mais importante que este faça sentido! Foi essa a impressão que fiquei no TSL, um percurso muito equilibrado e interessante. 


Precisamente por já conhecer algumas partes do percurso, e principalmente por conhecer a Serra da Lousã, há uma coisa que tenho a certeza que não vou encontrar: facilidades. Vai ser difícil, muito difícil. Não espero que seja mais fácil que o MIUT, por exemplo. Vai ser muito duro fisicamente mas também psicologicamente, já que no MIUT tínhamos o objectivo de atravessar a ilha e aquilo é mesmo grande, aqui vamos andar a "encher chouriços" (não no sentido depreciativo) numa Serra que não é assim tão grande. 

Quanto ao meu treino, e ainda com 4 semanas pela frente, confesso que me sinto bastante bem e confiante, melhor que antes do MIUT. Fui-me muito abaixo em Junho/Julho, logo a seguir ao UTSM, e nessa altura ainda pus seriamente a hipótese de passar dos 112 para os 50km, mas o tratamento de choque de Agosto deu resultado e está a ter seguimento em Setembro. Tenho posto mais quilómetros, mais desnível e principalmente mais horas em cima das pernas. Para muito têm contribuído os treinos na Serra de Sintra, sempre com um mínimo de 40km e 2000D+. Vale bem a pena a viagem madrugadora desde Almeirim!

Entretanto tenho um testezinho pela frente, uma provazita inofensiva chamada GRANDE TRAIL DA SERRA D'ARGA! :O Vai servir como ultimo grande aperto antes da UTAX (ficam a faltar 3 semanas de descompressão) e ao mesmo tempo um teste, já que desde 1 de Agosto (Óbidos) que não faço nenhuma prova. Das duas uma, ou saio de lá com a confiança em alta ou passo três semanas com pesadelos!

Quanto a Arga, há a assinalar o seguinte facto: vou ficar alojado na Albergaria Quim Barreiros. Estou agora à procura do restaurante Marante para jantar e da pastelaria Emanuel para o pequeno almoço.

...pronto, podem parar de rir.

7 comentários:

  1. Quero ver esse humor depois da Arga! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Lá estarei em Arga para cumprir o GTSA, não sei bem se em modo recovery ou se em modo treino, e no UTAX para aproveitar a tua boleia e conhecimento do percurso :) Estás tramado!!!... ;)

    ResponderEliminar
  3. Amigo Filipe, nós ficámos na Albergaria Quim Barreiros o ano passado quando fomos a Arga!!!! E olha que gostámos imenso :) Só é pena não ter o pequeno-almoço incluído.
    E vais adorar Vila Praia de Âncora, é mesmo bonito com a marginal junto à praia, no dia seguinte aproveitámos para fazer uma caminhada de descompressão à beira mar.

    Quanto ao UTAX...ai a Serra da Lousã...mas nesse dia temos a maratona de Lisboa, por isso o nosso regresso (e vingança espero) está marcado para os Abutres.

    Tudo a correr bem! Se andas a fazer 40 km todas as semanas em Sintra então a cisa vai correr bem com certeza.
    Força!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Força nesses treinos Filipe, dá-lhe!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Estás imparável! Muita força para Arga e para o UTAX. Estarei na serra da Lousã mas para fazer o TSL. Abraço

    ResponderEliminar
  6. E o lanche e jornal no quiosque da Ana Malhoa?

    olha...dalhe.

    Abraço

    ResponderEliminar