As minhas corridas na estrada

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Madeira Island Ultra Trail - 2016

Quilómetro 70 - 1600m de altitude.
              
Para trás tinham ficado 69km de uma prova quase perfeita - tudo de acordo com o plano! De trás para a frente, controlada, sólida e confortável. Obstáculo atrás de obstáculo transposto. Cada vez mais confiante, mais sorridente e bem disposto!

Mas depois chegou o quilómetro 70.

No quilómetro 70 mudou tudo.


Já estávamos no avião da Easyjet, depois de muitas horas de espera dentro do terminal e de uma primeira falsa partida, quando o meu receio se confirmou - era impossível aterrar no Funchal naquela noite. Pelas cabeças de mais de metade dos passageiros do avião terá surgido imediatamente a mesma dúvida: será que chego a correr?? Felizmente, rapidamente e com uma eficácia espantosa, a Easyjet tratou de marcar um voo para a manhã seguinte e transportou-nos de autocarro para o luxuoso Hotel Marriot. Entretanto, enquanto dormíamos umas curtas 5 horas no que me pareceu o colchão mais confortável alguma vez produzido, o temporal que devastou a Madeira no dia anterior dissipou-se e permitiu-nos aterrar no espectacular aeroporto do Funchal por volta das 10:30 de sexta feira. Nessa altura caiu a ficha: o dia já começou há 5 horas e ainda tenho 115km para correr!

Abençoado colchão do Marriot
Era altura de assentar bagagens, levantar dorsais, almoçar e desligar os motores durante umas horinhas para repor o sono que fiquei a dever ao colchão do Marriot. Felizmente, tudo na Madeira parece que funciona bem e este processo foi muito rápido. Já deitado noutro colchão, o d'O Facho em Machico, depois de uma sesta retemperadora, finalmente sosseguei os receios de um começo em falso. Voo cancelado, planos furados, voltas alteradas... pouco interessa! Eram nove da noite e estava na hora de ir virar a ilha!

Eu e o Vasco, também ele repetente, despedimo-nos dos nossos companheiros de viagem, que teriam prova no dia seguinte, e entrámos no ultimo autocarro rumo a Porto Moniz. Os risos e piadas nervosas dos primeiros minutos deram lugar a um silencio sepulcral dentro do autocarro. Enquanto observava as escovas a limpar uns pingos de chuva do limpa para-brisas, revi a prova na minha cabeça, mas desta vez não numa perspectiva ansiosa, de quem quer saltar para o monte e enfrentar o monstro, mas com puro receio, de quem sabe o que vai encontrar. O nó na barriga apertou quando logo de seguida me lembrei da Sara e dos miúdos, que desta vez tinham ficado em casa. Comecei a entrar num local escuro na minha cabeça e peguei no telemóvel para lhe mandar uma mensagem a dizer que não me estava a sentir bem, mas em boa altura me deixei de pieguices e voltei a arrumá-lo no bolso.

Eu e o Vasco, que já conhecem de outras aventuras. 
Chegámos a Porto Moniz. Temperatura amena, como é habitual na Madeira, e chuva muito muito ligeira. Encaminho-me com o Vasco para a partida e sentamo-nos nos mesmos degraus onde estivemos o ano passado. Estou muito nervoso, o nó na barriga aumentou, mas como sempre a presença do meu amigo é tranquilizadora. Há pessoas assim, o Vasco é uma delas. Ultimo telefonema para casa, emociono-me quando oiço a minha Mel a dizer "gosto de ti pai, o pai ganha!" e despeço-me de todos. Tinha chegado a hora. Mais que em qualquer outra prova, é avassalador o sentimento de respeito que se sente naquele garrafão antes do pórtico de partida. Todos os caminhos me levaram até ali, agora era altura de cumprir o meu destino.

Estava bem lá atrás.
Partida dada e rapidamente me deixo ficar entre os últimos 50 dos 579 que partiram. A estratégia estava mais que definida na minha cabeça, ia enfrentar a prova de trás para a frente e os primeiros 27km eram uma fatia importantíssima do plano. Ao contrário do ano passado, onde dei tudo nesta parte da prova, agora teria que chegar a Estanquinhos seguro e confortável. Era fulcral que assim fosse, até psicologicamente.

Este ano está ainda mais gente nos primeiros metros depois da partida. Centenas ou milhares de pessoas a aplaudir e aos gritos! Impossível não ficar por um lado motivado, por outro envergonhado por começar a passo quando a subida empina. Mas assim terá que ser. Encaro os 400d+ desta primeira subida, que por sinal é a mais fácil de toda a prova, com muita calma e aproveito para observar melhor que o ano passado Porto Moniz lá em baixo. O final coincide com um lance de escadas, onde apanho um pequeno engarrafamento e desemboca numa levada muito boa de correr. Assim que viramos a montanha começam a ouvir-se os gritos da multidão que mais uma vez estava lá em baixo, em Ribeira da Janela. Percorro a descida em zigue zague muito tranquilamente, mais preocupado em não torcer um pé do que com ultrapassagens. Ao passar a ponte lá em baixo olho para trás, mas desta vez venho tão no fim que o famoso zigue zague luminoso não está em todo o seu esplendor! Enfim, essa recordação já eu a tenho. O prologo estava cumprido, ia começar o MIUT.

Zigue Zague. Foto "Madeira lés a lés".
Lembrava-me bem da subida seguinte. Dos primeiros 2km ainda dentro da povoação e mais tarde a entrada no trilho e as primeiras escadas. Subimos debaixo das nuvens até cotas de 500 ou 600m, até que as apanhamos e passamos a andar dentro delas. Foi assim que entrámos no trilho, debaixo de uma chuva ligeira, temperatura amena e humidade altíssima. O que não estava à espera era de um novo elemento que nos foi apresentado precisamente nesta altura: a lama. O temporal dos últimos dias fez estragos, particularmente nesta parte inicial, o que tornou uma subida difícil numa alarvidade com lama pelos tornozelos. Os degraus em troncos estavam ainda mais escorregadios e frequentemente enfiávamos os pés todos dentro da lama. Não estava fácil, muito pelo contrário. Ninguém falava, sentia-se a tensão entre todos. A subida mostrava-se demolidora, os 1200+ em 11km não deixavam margem para dúvidas, aqui os mais fracos não passariam. As árvores cobriam-nos por completo, não passava uma brisa. Por volta da cota 1000 passámos finalmente o nível das nuvens e entrámos numa espécie de planalto. Aqui tenho o primeiro momento arrepiante do dia - a lua, gigante, iluminava um manto branco fantasmagórico poucos metros abaixo de nós, dele despontavam picos pontiguados, agressivos, de contornos pretos, que contrastavam com o mar branco de nuvens. Uma coisa abismal, tive que parar para absorver aquilo! Subíamos em campo aberto e com menos inclinação quando comecei a ouvir os gritos e sinos. O primeiro abastecimento, do Fanal, estava já ali!

Por incrível que pareça, os abastecimentos este ano são ainda mais completos e bem organizados que o ano passado. Bebo rapidamente uma chávena grande de café, uns bocados de queijo e alguns figos. Por esta altura já tinha metido um gel e uma barra, decidi que não passaria uma hora sem comer qualquer coisa, por isso não tinha fome. Olhei de relance e já via algumas pessoas com muito mau aspecto sentadas no abastecimento. O MIUT não brinca em serviço...

A descida seguinte, até Chão da Ribeira, marcou-me no ano passado. É sem dúvida alguma a descida mais difícil que já fiz na vida e assustava-me tanto como um km vertical a subir. Sempre que falava com estreantes avisava-os desta descida e não de qualquer subida. Mas agora arrependo-me disso - devia ter exagerado mais! Que doideira de descida! Degraus, socalcos, degraus, pedras, raízes, lama e mais lama. Escorreguei dezenas de vezes e fi-la quase a passo! Uma brutalidade que dá cabo não só das pernas mas da cabeça, que não consegue sossegar um segundo.

Quando passei o abastecimento do Chão da Ribeira, nos míseros 100 ou 200 metros que intercalam a descida anterior da brutalidade de subida até Estanquinhos senti que estava numa espécie de trituradora implacável. Ai acabaste a descida mais difícil da tua vida? Então toma lá este petiscozinho. 

Já vos falei desta subida o ano passado, mas acho que não fica mal voltar a frisar os números: total de 1200d+, com uma parte inicial de 1100d+ com 3.7km. Só. É inacreditável. Durante 3km vamos com a cabeça ao nível dos pés do companheiro da frente, por cima de nós vêem-se luzinhas a centenas de metros, um zigue zague demolidor e infinito. Ainda por cima o terreno é implacável, muito incerto, nunca dá para meter um ritmo estável. É sem dúvida a subida mais complicada do MIUT, se aparecesse lá mais para o fim acho que metade ficava pelo caminho. O ano passado subi furiosamente a ultrapassar pessoas, desta vez apanhei boleia num comboio que seguia bastante devagar. Muitas vezes tinha vontade de ultrapassar e andar mais, mas dizia a mim mesmo para ter calma, e assim foi. Só lá mais para o fim, quando já ia a adormecer no ritmo, cedi à tentação e fui atrás de um americano que passou o comboio, sentia-me incrivelmente bem e solto. Fomos a bom passo até Estanquinhos, local do segundo abastecimento e primeiro corte da prova, com 6h15, o corte era às 7h30.

Tal como o ano passado, entrei no abastecimento com um sorriso. A diferença é que na altura achava que tinha conquistado a prova, desta vez estava radiante com a conquista dos primeiros 27km. Era apenas um obstáculo ultrapassado.

Este abastecimento já parecia uma zona de guerra. Muita gente pálida, uns embrulhados em mantas, outros a abraçar um copo de chá ou café quente... Esta primeira fase do MIUT é uma brutalidade. Um verdadeiro teste de aptidão, ali não há paisagens de cortar a respiração nem trilhos divertidos, é só dureza e brutalidade, para separar o trigo do joio.

Se a descida anterior ficou na minha memória como a mais difícil de sempre, a que se segue tem lugar como a mais espetacular e variada. Mas foi a meio dela que o ano passado comecei a duvidar que conseguiria acabar, por isso saí do abastecimento num misto de confiança e apreensão.

O primeiro km, em estradão e ainda de noite muito escura, fez-se bem. Tal como me lembrava, era um estradão traiçoeiro, com muitas e grandes pedras. Logo nos embrenhámos na floresta Laurissilva para o parque de diversões. Esta descida foi....bem, é indescritível. Não consigo arranjar palavras que façam jus. Estamos a falar de uma descida com 10km em que se perdem cerca de 1100m verticais, a cada km parece que entramos num nível diferente, um trilho completamente diferente com desafios distintos. O sol que começou a nascer no fim do estradão acendia a encosta monstruosa totalmente coberta de um verde virgem, milenar. Abaixo de nós o manto branco de nuvens só não tapava os picos que emergiam como ilhas, lá ao fundo atrás de uma montanha o céu pintava-se de tons avermelhados. Tive mesmo que parar para tirar uma foto (tirei 3 ao longo da prova!), que obviamente está longe de mostrar o que presenciámos ali. Árvores gigantes, túneis na pedra, cascatas literalmente atravessadas, troços demolidores com escadas, outros cobertos de folhas macias. Absolutamente magistral. Disse e repito, se alguém tentasse não conseguia inventar uma descida tão perfeita. A melhor parte é que desta vez estava a degustá-la como deve ser! Sentia-me cada vez melhor e com vontade de correr mais depressa. Os 3 últimos géis que tomei tinham cafeína, talvez por isso desta vez não senti sono nenhum. Pelo contrário, estava cada vez mais desperto.

Tirada a meio da descida.
Cheguei ao abastecimento do Rosário num estado quase de euforia, mas rapidamente desci à terra. Seguia-se a terrível subida da Encumeada, local onde rebentei o ano passado. Guardei o frontal na mala e despi o impermeável. Comi mais uma barra e ataquei a subida com toda a seriedade. Mais uma etapa.

Em 2015 foi aqui que comecei a parar e debruçar-me sobre os bastões. Foi aqui que me passaram dezenas de companheiros e fiquei em pânico quando percebi onde me tinha metido. Desta vez comecei bastante devagar, sabia que tinha uns km de estradão e trilho fácil antes de chegar às escadarias finais. Foi essa a minha táctica para o MIUT, começar as subidas a um passo muito curto e estável, depois aumentar lá mais para a frente se tivesse pernas. O importante era não parar, e não parei. Conquistei os 500d+ e aquele lance de escadas final demolidor sem grandes sacrifícios e mais uma vez o sentimento de nível superado meteu-me um enorme sorriso na cara! Desta vez já não tive dificuldade nenhuma em correr naquele km de estrada a descer até ao abastecimento.

Hotel da Encumeada. A foto não é do dia da corrida (nem minha).
No abastecimento, situado no espectacular hotel da Encumeada, comi mais uns figos e uma taça de canja. O cenário era idêntico aos anteriores, com algumas baixas espalhadas pelas cadeiras. Revi-me a mim próprio o ano passado, sentado numa cadeira afastado de toda a gente a comer sopa. Mas desta vez não. Desta vez metia conversa com toda a gente e só queria meter-me a caminho!

Depressa me fiz ao resto da descida. De seguida iria apanhar o famoso pipeline, um tubo verde que sobe a pique a encosta, acompanhado por uns degraus muito pouco simpáticos em betão. Há um ano que tenho pesadelos com aquele tubo... Mudei o chip, acalmei a euforia e pus a minha game face. Hora de trabalhar. Mais uma vez a gestão do esforço resultou na perfeição, cheguei lá acima sem hesitar em nenhum degrau e assim que piso o trilho a descer desato a correr. Menos um!

Mesma foto do ano passado. Sim, sou assim tão básico :\
Esta foi provavelmente a minha melhor fase de toda a corrida. São cerca de 4km em trilhos que rodeiam completamente o vale antes de começar a subida final que vira a montanha para o Curral de Freiras. O ano passado arrastei-me, este ano corri sem vergonha nenhuma! Esqueci a gestão, esqueci a cautela e desfrutei a 100% daquela maravilha de caminho. A subida, que este ano me pareceu muito pouco violenta, foi feita a bom ritmo. Lembrei-me do grupo de madeirenses que o ano passado me ajudaram naquele ponto e sorri. Nesta parte final íamos ao lado de uma escarpa tão alta e íngreme que o GPS perdeu o sinal! Tanto eu como os colegas todos que lá estavam. Só na Madeira..

A montanha foi conquistada aos 1400m, agora era altura de descer bem até lá abaixo, ao fundo da garganta, onde estava entalado o Curral de Freiras. Mais uma descida interminável e muito difícil. Um massacre às pernas que parecia não ter fim! Farto-me de dizer que é bem mais difícil treinar para descidas do que para subidas, mais ainda quando as subidas não são rolantes e requerem constantes mudanças de direção e de solicitações ao nosso corpo. Esta descida é um clássico do MIUT e percebe-se porquê, é devastadora.

Curral de Freiras (não é minha, obviamente).
Já muito perto de Curral de Freiras passo pelo local onde no ano passado a Sara e a minha filhota estavam à minha espera. Não consigo evitar emocionar-me e fico cheio de saudades deles… Saquei logo da fotografia que levava comigo.

Atrás do perfil levava uma pequena cábula e...doping :)
Uma das poucas novidades do percurso deste ano era a localização do abastecimento do Curral de Freiras. Desta vez a base de vida estava num pavilhão mesmo dentro da vila. Assim que chego lá dentro encontro um cantinho para mim e começo a tratar das tarefas programadas: comer, trocar de roupa, carregar mais mantimentos, ligar para casa e, importantíssimo neste sitio, encher todos os depósitos que tivesse disponíveis com água. Quem vai fazer o MIUT pela primeira vez, nunca se esqueça disso: toda a água é pouca para o percurso até ao Pico Ruivo.

No abastecimento. Com uma cara que irradia felicidade.
Saí do abastecimento com 60km e já cerca de 5000d+. Estava super bem disposto e confiante. Na minha cabeça tinha vindo a fazer "check" em todas as etapas que considerava cruciais até agora, mas sempre que passava uma lembrava-me "calma, não cantes de galo, ainda falta o caminho do Curral até ao Pico do Arieiro!". Este segmento de cerca de 16km tem duas fases distintas: primeiro um km vertical até às Torrinhas e depois entrávamos no paraíso das escadas, o caminho que liga os dois picos. É a ultima GRANDE dificuldade do MIUT e sabia que se chegasse ao Arieiro com pernas o restante até Machico seria tranquilo. Mas…. era preciso passar lá primeiro. Vamos a isso.

Ataquei o km vertical inicial com a estratégia de sempre: começar devagar, estabilizar e finalmente soltar-me. Dos 3, este é o km vertical mais fácil do MIUT. Embrenhado no meio dos eucaliptos gigantes, com muitos degraus mas nunca demasiado agressivo. Reconheci muitos pontos de passagem do ano passado e até me lembrei de vários sítios onde parei e me sentei num tronco ou numa pedra. Mas não este ano. Este ano segui no meu ritmozinho, sempre sem parar. Estava a ser mais uma vez perfeito. De vez em quando olhava para o relógio e via os metros verticais a passar e o ânimo a subir. Vi de novo as árvores fantasmagóricas do ano passado, e desta vez tirei mesmo uma fotografia. Estávamos de novo acima das nuvens e a vista era de outro mundo.

Esta tirei eu!
Quilómetro 67… Passei a Boca das Torrinhas. A primeira etapa estava conquistada com sucesso! Faltavam agora 2.5km até ao Pico Ruivo, onde estava um abastecimento de líquidos. Iam começar as escadas.

Quilómetro 68. O primeiro km de escadas era quase sempre a descer. Lembro-me de no ano passado ter ficado em pânico quando me comecei a afastar tanto da cota dos 1700, onde estava o Pico. Agora que estávamos acima das nuvens e completamente expostos ao sol reparei que estava a escorrer suor e desconfortável com o calor.

Quilómetro 69. Primeira parte do sobe e desce que iriamos enfrentar nos próximos 7 km. Escadas, escadas e mais escadas… Nova descida abrupta. Olho para a frente e vejo lá MUITO em cima colegas a virarem a montanha. Só há uma maneira de lá chegar, e é pelas escadas.

Preparo-me para enfrentar o lance final até ao abastecimento. Seria 1km a subir a pique. Respiro bem fundo, logo de seguida fico com uma tontura, efeitos da altitude. Inclino-me para baixo e o suor escorre-me como uma torneira aberta. Limpo os olhos, que ardem, com a manga da tshirt já ensopada. Dou um passo. Subo outro degrau. Apoio os dois bastões. Tento levantar a perna de trás, mas…

Quilómetro 70.

Parei.

Debrucei-me sobre os bastões e respirei sofregamente enquanto o suor escorria para o chão. Os pulmões pediam mais. Bebi uns bons 4 goles de água. Olho para o relógio e reparo que é hora de comer, saquei de uma barra. Assim que a meto à boca constato que ia ser uma missão muito difícil, não consigo comer sem me darem vómitos. Arrasto-me escadaria acima, o abastecimento tardava, mas precisava dele. Cada vez mais devagar, até que tenho que parar de novo. Solto uma asneira e de raiva subo os restantes degraus. Lá em cima não corre uma brisa, está um sol abrasador, muito calor.

Entro no abrigo de montanha onde está o abastecimento e espero encontrar um sitio fresquinho, mas não. Também está quente e desconfortável, como eu. De repente fico apreensivo. Começo a rever a prova na minha cabeça, tudo o que falta passa-me pelos olhos como um flash e começo a ficar com medo. Caio em mim e percebo que tinha levado a famosa marretada, tardou mas chegou. Agora tudo ia ser diferente. Respondo a uma sms da Sara: "Estou mais ou menos. Acho que rebentei.".

Abastecimento do Pico Ruivo, lá ao fundo.
Os 5.5km que se seguem são a imagem de marca do MIUT, e isso diz tudo. De uma beleza abismal, uma coisa indescritível, mas igualmente duros. Um constante escalar de degraus de todos os tamanhos e feitios, sempre na crista dos picos que separam o Ruivo do Arieiro. Este ano o céu estava limpo, o que tornava tudo ainda mais impressionante. Estamos perto dos 1800m e conseguimos ver lá em baixo o mar. Monstros erguem-se a pique a toda a nossa volta, passamos por tuneis longos, escuros e húmidos para atravessar montanhas, escadas a descer que metem realmente medo e subidas exasperantes. O sol cada vez mais forte tornava tudo mais difícil, comi dois geis e mais uma vez quase que vomito, deposito a esperança no abastecimento do Arieiro, mas até lá ainda tinha que penar. Deixei de meter conversa com os companheiros e o sorriso há muito que tinha desparecido, estou sinceramente assustado com o que ainda tinha pela frente. Se nunca tinha parado até ao km 70, neste espaço parei mais 5 ou 6 vezes. O suor escorria incessantemente, os braços e pescoço estavam escaldados do sol, o oxigénio não era suficiente para satisfazer. Precisava tanto que a Sara e os miúdos estivessem no fim da subida à minha espera como no ano passado…. Mas não, estava por minha conta e assim me arrastei até ao pico.

Zach Miller a chegar ao Arieiro. Foto brutal do João M. Faria.
O meu receio tinha-se concretizado, estava no Arieiro e tinha rebentado. Faltavam agora 40km. Sabia de cor o que ia apanhar. Se nalguns aspectos é uma vantagem saber ao que se vai, neste é uma grande desvantagem.

O abastecimento estava quente e húmido, todos se queixavam do calor e muita gente tinha rebentado nesta secção, como eu. Estou completamente enjoado mas tenho fome, tenho plena consciência que preciso de comer. Olho para as dezenas de opções e decido-me por uns quadrados de bolo húmido, talvez desse. Mas não. Demoro 5 minutos a comer uma dentada, tudo empapa na boca. Peço uma taça de canja e forço-me a sorver o caldo salgado, pelo menos isso.

Quando saio do abastecimento o meu estado de espirito era completamente oposto daquele com que saí do Curral. Estava pouco confiante, com medo e sem vontade. Sabia que esta descida não ia ser fácil, que tinha partes muito técnicas, que tinha paredes para subir, que era interminável! A parte boa é que este ano o tempo estava muito melhor e dava para apreciar a paisagem que era bastante distinta da parte norte da ilha. Estes trilhos ali são magníficos, tenho muita pena de ainda não ter sido este ano que lá passei com pernas para os aproveitar. Acabámos com cerca de 2km de zigue zague num bosque muito parecido com o que se vê na Serra da Lousã, já perto de Ribeiro Frio, onde estava um abastecimento de líquidos. Corri esta descida toda com o desconforto de uma pedrinha na ponta da sapatilha, raios parta. Depois tiro-a lá em cima no Poiso…

Local onde estava o abastecimento de Ribeiro Frio.
Quando chego à base da descida, no Ribeiro Frio, estou bastante desmoralizado para a subida que se segue, até ao Poiso. Sei que é das mais fáceis da prova, com 500d+, mas simplesmente não me apetecia fazê-la. Não me sentia com a "fome" de acabar que tinha o ano passado. Nessa altura até podia ter rebentado na primeira subida que ia arrastar-me até ao fim, agora só de pensar nos km que faltavam só me apetecia voltar ao colchão do Marriot… Mais uma vez o meu lado piegas veio ao de cima e envio uma sms à Sara a dizer que não seria fácil terminar.

À saída do abastecimento visto o casaco e como mais um gel. Outro sacrifício, mas precisava do boost. Esta subida é realmente fácil. Quase sempre em estradão ou calçada e pouco inclinada. Aplico a minha estratégia do costume, mas desta vez começo ainda mais devagar, pareço um entrevado. Passam uns 4 ou 5 companheiros por mim, mas nem olho para a frente. A porcaria da pedra na sapatilha vai a chatear-me, devia tê-la tirado lá atrás… A parte mais difícil da subida já passou e entramos num pequeno planalto. Os passos muito curtos e entrevados deram lugar a uma passada mais segura. Passo pelo sitio onde o ano passado liguei o frontal, desta vez ainda tinha uma boa hora e meia de luz pela frente. Fiquei animado e aumentei a passada. A parte final no meio da floresta é feita já a bom ritmo e sem dar por ela estava no Poiso! Olha…tu queres ver…

Yep, mesma foto do ano passado. Básico básico...
Entro mais animado no abastecimento, a subida calma e segura fez-me bem! Sento-me e ponho o relógio a carregar com o power bank. Descalço-me e tiro os 3kg de lama que tinha dentro das sapatilhas, já chega de pedrinhas irritantes. Experimentei a comer umas bananas com sal e a coisa até funcionou. De repente fiquei outra vez mais confiante e com vontade de chegar ao fim! Já deixei de tentar perceber estas flutuações, mais vale ir com a maré.

A descida que se segue é a mais fácil de toda a prova, apesar de longa. Começa com um trilho não muito técnico, depois uns km de estradão e finalmente levadas que nos embalam os 8.5km que separam o Poiso da Portela. Ainda bem que cheguei ali de dia, a paisagem como sempre é deslumbrante. As pernas, essas, parece que ganharam nova vida! Percorro tudo a correr, até nas subidas! Só a porra da pedrinha é que lá anda, cada vez mais irritante. Devia ter descalçado a meia também. Bem, não interessa, já só pensava que o abastecimento podia estar mais longe, para evitar parar, aproveitar o balanço e papar quilómetros. Passo algumas pessoas na descida que me tinham passado na subida, o ânimo voltou em força!

Vista da Portela. Não para mim, cheguei de noite :\
Chego à Portela já quase de noite e a coxear ligeiramente por causa da porcaria da pedra. Sento-me e imediatamente descalço-me para resolver o assunto, mas já não sai nada. Na meia, está na meia! Descalço-a também e vejo finalmente que a "pedra" afinal era uma bolha gigante, já vermelha, que rodeava por completo o dedo grande, até a parte de cima! Aaaaah bom, compreendido então! Enfim, siga, faltam 17km!

Passei uns bons 10 minutos no abastecimento muito quente. Saio já de noite, está bastante frio e demoro a aquecer. Quando finalmente aqueço estou a correr novamente, desta vez apenas +/- confortável, mas já era bastante bom. 5km separavam-me do abastecimento do Larano e eu lembrava-me bem deste segmento. Primeiro um estradão, depois uns bons 3km em trilho agradável e finalmente uma descida terrível, a pique, até ao abastecimento. Epah e metam terrível nisso! Acho que o ano passado já estava tão anestesiado que nem dei por ela, mas esta descida é uma brutalidade, principalmente para quem já vem com mais de 100km nas pernas. Tanta asneira que eu disse! Quando finalmente chego ao Larano estou derreado. Sento-me numas escadas e meto conversa com quem lá estava, já não consigo comer nada outra vez e os pés estão a matar-me, correr em piso enlameado é muito duro para os pés.

Faltava apenas uma nova secção, a vereda do Larano, e depois a levada até Machico. Tinha muita curiosidade nesta vereda, mas já sabia que ia passar de noite e o impacto seria muito menor. Foi mesmo. Seriam 4 ou 5km abismais, numa falésia com o mar do lado esquerdo e um trilho muito estreito ligeiramente a subir e sempre com piso bom para correr. Mas de noite perdia o encanto, com exceção dum km que estava completamente iluminado por lâmpadas amarelas presas à falésia, muito bonito. Eu é que já estava com muito pouca paciência para bonitices e insultei alto e bom som os membros da organização, o governo da Madeira e provavelmente até o Obama! Porcaria da vereda que nunca mais acabava! Sobe e desce e sobe e desce e sobe….eish!!! Filhos da mãe do Clube de Montanha do Funchal que não se esforçaram minimamente para tentar meter ali uma passadeirazinha rolante! Com cadeiras! Não, uma passadeira rolante toda forrada com colchões do Marriot! É isso! Hmpf…

Vereda do Larano, de dia.
Ia eu irritado e a pensar nas injustiças desta vida quando olhei para o relógio, 23:20. Faltavam pouco mais que 5km para a meta. Elah! Isto afinal é capaz de dar para chegar antes das 24 horas!! Vá de correr, rápido rápido!

Despedi-me dos companheiros que iam na conversa comigo na altura e arranquei. Tumba, tumba, tumba… Corri, corri, corri.. Passei por gente, corri a subir e a descer enquanto olhava para o relógio. Machico lá em baixo, corri mais e forcei! Encontro um pequeno comboio e agradeço por se terem desviado, digo-lhes que vou tentar chegar antes da meia noite. Ao que um responde muito enfastiado "oh amigo, faltam 10 minutos, só se fores a voar…". Olho rapidamente para o meu relógio, 23:35. Então mas….. AAAAAH! No Poiso antes de ligar o relógio ao power bank ele desligou-se uns minutos!! RAIOS PARTA O MIUT E A MADEIRA E O OBAMA!!!!!

Tenho mesmo que começar a tirar fotos nas provas....
Bem, que se lixe o sub24, fica pro ano! Acalmei-me e encarei os 3km restantes com a sobriedade que mereciam. Não são fáceis, não há nada fácil no MIUT. Já dentro de Machico ainda temos uma descida bem lixada só porque os pés ainda não estavam derretidos o suficiente.

Faltam apenas 500 metros para o fim. Mais uma vez chegaria de alma preenchida. Desta vez festejo o feito. Não pelas 2h30 a menos que o ano passado, mas por ter sentido realmente que estava preparado para ela.


Finalmente, a 100 metros da meta, a ponte pedonal. A mesma onde o ano passado a Sara e a Mel me esperavam e as abracei. Desta vez não estavam lá, mas vieram na mesma comigo. Elas e o Manel, que nasceu entretanto. Sempre comigo, desde Porto Moniz. Atrás delas vinham todos os meus amigos que enviaram mensagem de ânimo, que me deram força, que me acompanharam no treino e na vida. O grupo da Parreira, companheiros de viagem que se tornaram família. O Vasco, que apesar de ter chegado hora e meia antes também cruzou a meta comigo. Todos, e foram muitos, os que meteram conversa por causa do relato do ano passado. Os que me inspiram, os que me dão força, os que me apoiam. Todos passaram as ultimas 24 horas comigo, e agora era altura de receber a recompensa: a meta. A vocês todos, obrigado, do fundo do coração. Espero que tenham gostado tanto da viagem como eu. 


27 comentários:

  1. Brutal como sempre estive lá ... do principio ao fim ... Grande Filipe ... Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Caro Filipe!

    Então, sem qualquer pudor, diz claramente que recorreu ao doping que levava por detrás da cábula...

    Venha o UTMB nos sub...36!

    Abraço!

    Orlando Duarte

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Filipe! Estava lá quando cruzou a meta, e a sua cara,sinceramente, nem parecia ser de alguém que tinha percorrido os 115km do MIUT. Estava ansiosa por este relato, tal como no ano passado, absorvi tudo o que escreve, quase que consigo imaginar-me a percorrer os 115km. Admiro muito todos os que se propuseram a este desafio.
    Parabéns pela coragem e por ter melhorado o tempo em relação ao ano passado. :)

    ResponderEliminar
  4. Grande abraço Filipe. Nélio Correia

    ResponderEliminar
  5. Muito bom! Mais um relato fenomenal desta prova! Obrigado por partilhares com a internet a tua experiência inspiradora! Parabéns! Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Muito bom :) Foi como se lá estivesse estado, é claro qua não teria parado tantas vezes e teria terminado antes das 24h, ROTFL, mas isso são pormenores... :D ;) Já sabes que não há duas sem três, é para o ano que lá vamos outra vez? :D

    ResponderEliminar
  7. Li o do ano passado! E o deste ano leva-me "para dentro" da prova de 115 Km, sim, porque ao ano passado fiz a "terrível" prova dos... 17 km que saiu da Portela em 2h20m... digamos que ía armado em guia turístico! E confesso, para mim, foi duro especialmente para os pés, e lembrei-me da sua bolha... considero vocês "os dos 115".. perfeitos loucos com sanidade controlada. Acho que é isso. Muitos parabéns pela coragem, sim porque é preciso ter, e pelo relato... e até para o ano!!

    ResponderEliminar
  8. Excelente testemunho e obrigado por ter voltado!
    Apenas 2 correcções.
    Na chegada ao curral onde encontrou a sua filha pela 1° vez mencionou Machico em vez de curral das Freiras, na legenda da foto abastecimento do pico ruivo colocou Poiso.
    Esperamos por si em 2017
    Marcelo Gaspar

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Que brutalidade de relato!
    Amigo Filipe, deixaste-me sem palavras!!!

    Um grande abraço e MUITOS PARABÉNS grande herói!

    ResponderEliminar
  11. Fantástica prova e fantástico relato! Parabéns!

    ResponderEliminar
  12. Estou sem palavras e a suar dos olhos Filipe. Que excelente relato que me transporta contigo neste teu enorme feito. Muitos, mas muitos parabéns!!!
    Tenho o objectivo de fazer a MIUT mas tenho que arranjar os tomates para isso. Pode ser que seja em 2017.
    Grande Abraço e desejos de uma boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. x2, se bem que eu agora é mais alface e rúcula.

      Pronto, tomate cherry e por vezes na loucura, azeitona ;)

      Nada mais a dizer, Filipe, nada mais!

      Parabéns!

      Abraço

      PS: nem consigo imaginar a corrida com a dita bolha...sou mesmo verdinho.

      Eliminar
  13. Parabéns Filipe pela grande prova que fizeste,este ano estrei-me e confirmo tudo o que disseste e apenas acrescento uma coisa a este relato fantástico que nos leva novamente há ilha e há prova e que espero que ajude quem se quer estrear no próximo ano.
    Como diz um amigo existe trail e existe o MIUT e a verdade é só essa..
    Obrigado Filipe ,boa recuperação e grande abc....

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns Filipe. Também vou tentar essa aventura . este ano foram os 43 . cheguei bem, com gasolina para mais. Quem sabe para o ano , ou no outro... Obrigado pelo relato da tua prova. Abraço

    ResponderEliminar
  15. Muitos parabéns Filipe. Também vou tentar essa aventura . este ano foram os 43 . cheguei bem, com gasolina para mais. Quem sabe para o ano , ou no outro... Obrigado pelo relato da tua prova. Abraço

    ResponderEliminar
  16. Parabéns por mais este mega empeno ter sido ultrapassado! Já agora qual foi o calçado usado? Houve troca durante a prova?

    ResponderEliminar
  17. Olá... Obrigado pelo texto sobre o seu MIUT... É uma autêntica promoção turística da nossa pérola do Atlântico... Mas permita-me que lhe diga que não evitei umas gargalhadas com a sua parte final, no Larano: "RAIOS PARTA O MIUT E A MADEIRA E O OBAMA!!!!!(...)" lindo, lindo :)... Não se esqueça, para o ano há mais...
    Abraço... Ricardo Félix

    ResponderEliminar
  18. Não tenho palavras!
    Um texto absolutamente magistral que nos leva para dentro da prova e nos mostra o grande atleta que és, mas igualmente o grande escritor que és!
    Vou dar destaque nos APLAUSOS PARA, lá no último KM! È obrigatório fazer isso!
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  19. "Basicamente" o Filipe levou—nos lá! Um autêntico guia do Miut ainda mais enriquecido com a partilha da vivência tão cheia de emoção! Muitos Parabéns, nem sei se mais pela realização da prova se pela forma fabulosa com que nos leva lá. Está fantástico, "basicamente" falando :-)

    ResponderEliminar
  20. Parabéns, Filipe. Graças ao teu relato revi toda a minha prova do ano passado. A descrição entre o Ruivo e o Arieiro, é a fotocópia do que me aconteceu o ano passado. Uma coisa me intriga com a descrição que fazes jamais imaginava que tiraste 2.30 ao ano passado...

    ResponderEliminar
  21. Ficou a faltar o nosso brinde na meta!!
    Muito parabéns pelo relato, como sempre fantástico, mas acima de tudo deves ser reconhecido pelo atleta que és.
    Beijinho e abraço do outro xoné ;)

    ResponderEliminar
  22. Demorei dois dias a ler o teu post. Mas valeu a pena. Espetacular. Até eu que estou a ponderar nunca mais fazer trail na vida (sim ainda estou com dores passado 4 dias), fiquei com vontade de fazer o MIUT.

    Parabéns Filipe e obrigado por este relato!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  23. Chegará o dia em que não cruzaremos a meta juntos, mas que estarás ainda lá, suado, a sorrir e sentado no chão, à espera que eu chegue para te ajudar a levantar!

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  24. Brutal! Uma partilha desta intensidade e genuinidade não tem preço! Dos melhores relatos vivos de trilhos que já li! Obrigado Filipe, assim também estive lá. Acabei partilhando o “empeno” correspondente. A admiração só é ultrapassada pela certeza de que tais cavalarias nunca serão para mim… (espero…)! Ab.
    Pedro às vezes dos Esquilos

    ResponderEliminar
  25. Fantástico, Filipe!
    Demorei a vir ler a crónica, porque sabia que era algo que queria ler com tempo, e não desiludiu.
    Muitos parabéns!
    Beijinhos
    PS: Já tiraste a pulseira do MIUT?;)

    ResponderEliminar
  26. Fonix!!!
    Das "cronicas" mais impressionantes que já li !!
    E que prova fizeste !! Gigante.

    Costuma-se dizer que "motivaste-me com esta cronica e comecei a correr porque me inspirei nos textos"

    ...Fonix !

    Ao ler este texto magistral , fiquei mesmo com a ideia de que nunca vou conseguir fazer esta prova. (para alem dos outros factores, que estão completamente fora das minhas posses) , mas esta sim...é prova para craques e maquinas á seria ! E tu és !

    Muitos parabens Filipe , simplesmente brutal !!
    abraço
    ajb

    ResponderEliminar