As minhas corridas na estrada

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

20km de Almeirim - 2016

Já tentei aqui pelo blog algumas vezes, mas é muito difícil definir por palavras o que significam para Almeirim, e particularmente para mim, os 20km. Há alguns factos que o explicam: é das provas mais antigas e com mais tradição em Portugal, neste momento é a única com a distancia de 20km, foi palco para os grandes nomes do atletismo português brilharem (o record nacional dos 20km foi estabelecido em Almeirim). É isso tudo, mas os 20, para nós Almeirinenses, é muito mais que factos.  Os 20 são a nossa prova. Mais que isso, os 20 são a nossa cidade. Até podem ser organizados por uma minoria de Almeirinenses (e eu até conheço pessoalmente muito poucos), mas todos nós que já os corremos, que já aplaudimos ou que já esperámos numa rua fechada para passar os sentimos como nossos. É na nossa rua que todos os anos passam 2000 pessoas a correr, são as nossas águas que bebem, a nossa sopa que todos falam e as nossas caralhotas que arrancam sorrisos.


Este ano comemorou-se a trigésima edição seguida, a primeira sem o membro fundador e pioneiro do atletismo em Almeirim Gabriel Duarte, a quem se fez uma justa homenagem na partida. Mas a melhor homenagem que lhe fizeram foi precisamente não mudarem nada. Tudo nos 20 trabalha em piloto automático. Eles, as formiguinhas, sabem exactamente o que fazer e onde estar. Nós, os que corremos, só temos que dizer presente. E os outros, os que enchem a recta da meta, os que espreitam à janela, os de Alpiarça que  esperam à entrada da barragem, os dos restaurantes que esperam 5 minutos antes de ir preparar a sopa para os turistas, esses só têm que continuar a observar com um sorriso orgulhoso. Porque afinal, os 20 também são deles.

Homenagem ao Gabriel Duarte
Este ano corri os meus nonos 20. O plano era percorrê-los a ritmo de treino longo, já que no próximo domingo é a Maratona do Porto. Tentei convencer-me a mim mesmo disso, mas não precisei de mais que 3km a seguir à meta para saber que só me estava a enganar. Nos 20 é para dar tudo, ponto! Acabei no limite, apesar de um tempo uns bons minutos pior que o meu melhor, e com a certeza que as pernas no dia seguinte iam protestar (e assim foi). Mas que se lixe, nada paga aquele sentimento de passar a voar pelos nossos quintais, de desesperar pelo retorno em Alpiarça, de antecipar o sofrimento na subida da Compal e finalmente percorrer a Avenida 25 de Abril com a certeza que se deixou tudo, mas mesmo tudo, nas ruas da nossa cidade. Só assim é que vale a pena! 

A entrar na recta da meta. Eu disse que ia a dar tudo!

6 comentários:

  1. Bem que palavras.
    Quando ai habitava não era atleta,corrida que não conheço,agora que estou no estrangeiro e corro não estou ai para fazer essa corrida do meu concelho,talvez um dia quem sabe.
    Mas essas palavras me encheram de emoção.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. O reconhecimento de quem corre e aplaude nas ruas é-me suficiente para me considerar grata. Sou uma das "formiguinhas", que trabalha por amor à camisola, há já 25 anos. Por isso, penso ter alguma legitimidade para lhe agradecer as palavras e a amizade aos 20. Obrigada e que seja sempre assim... "a valer a pena!"

    ResponderEliminar
  3. Tenho que ir aí experimentar a coisa.
    Abraço e venha a Maratona do Porto

    ResponderEliminar
  4. Fico contente por verificar que Almeirim continua com os seus 20 Km sólidos e recomendados pela sua grande qualidade e pelo seu lugar na história da Corrida Popular, coisa que em Cascais não se verificou e que foi deitado fora a troco não sabemos bem de quê. Parabéns, Almeirim.

    ResponderEliminar
  5. Então não falas no teu pódio? :p

    Eu gosto muito da distância de 20km. Com o fim dos 20km Cascais, os 20 de Almeirim ainda se tornam mais únicos. Mas mesmo ainda temos os 20km em linha de Cascais-Oeiras-Lisboa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Esta é daquelas que sempre que possível queremos voltar.
    Bem nos pareceu que ias a acelerar e bem! Mas tu safas-te bem no Porto e vais chegar bem antes de nós. Mesmo muito antes porque tu és uma máquina!
    Beijinhos e abraços :)

    ResponderEliminar