As minhas corridas na estrada

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

EPIC 100 - A descida ao inferno verde

Inscrevi-me com aquela sobranceria habitual de quem está em forma. "100km com 4500+? Nos Açores? Tranquilo, aquilo até só vai aos 900 metros. Vamos lá dar esse passeio!". Faltavam um ou dois meses para o UTAX, nunca mais pensei nisso até mais ou menos a meio da prova da Lousã, quando comecei a perceber que provavelmente teria tido mais olhos que pernas. Já depois do UTAX, nas 6 semanas que intercederam as duas provas, finalmente mergulhei de cabeça nos Açores. Percorri o traçado no googlemaps, analisei o perfil e, acima de tudo, comecei a falar com pessoal de lá. 

Oh diacho. Parece que afinal não vai ser bem um walk in the park. Como é que é? Descidas muito técnicas? Parte pernas? Terreno difícil? Desculpa, podes repetir? Vai ser...EPICo??


Chegámos a São Miguel no próprio dia da prova. Eu, os Ribeiros, o meu tio Pedro e primos Cláudia, João e Miguel. Vinte graus e um céu quase limpo disfarçavam a tormenta que abalara a ilha na noite anterior. A dona do airbnb onde ficámos disse-nos, assustada, que tinha sido verdadeiramente impressionante. Uma trovoada como tinha visto poucas. Chovera ininterruptamente nos dias anteriores, até poucas horas de termos chegado. No ar pairava há algum tempo a ameaça de cortes, alterações de percurso e até mesmo a bomba atómica: o cancelamento. Pensámos que seria um exagero, afinal de contas a prova sendo organizada por Açoreanos, não podiam estar à espera que estivesse tempo bom em pleno Dezembro! ...Bom, a menos que fosse mesmo fora do normal. Seria?

Fomos ao briefing.

Um auditório cheio, com algumas centenas de pessoas, aguardavam ansiosos que o simpático e visivelmente nervoso representante da organização começasse a falar. As primeiras palavras que lhe saem da boca são qualquer coisa como: "Como sabem, tem estado muito mau tempo! Mas por agora não haverá nenhum corte. A menos que piore. Bem, se piorar até há a hipótese de se cancelar! Mas depois avisamos!". Deu-se então inicio ao briefing mais surreal a que já assisti. Pelos vistos o homem tinha uma pequena check list com avisos que ia consultando à medida que falava. A saber:
  • Cuidado com o nevoeiro, lá em cima é muito cerrado.
  • As vacas. Vão ver muitas vacas, desviem-se! Algumas comem fitas, também. Ah, se virem alguma a comer uma fita tirem uma foto, é engraçado!
  • Sabem aqueles cães de fila de São Miguel? Pois, adivinhem, vão passar por muitos! Mas estão todos presos. Acho eu. O ano passado havia um solto. Se encontrarem algum solto......bem, não sei o que hão-de fazer.
  • Vão passar por muitos terrenos de pasto. A separar os pastos há cabos eletrificados para as vacas não passarem. Sim, estão em carga, mas tentem não tocar lá e é na boa!
  • Ah, o touro! Vão passar por um touro! Mas o meu amigo disse-me que não faz mal a ninguém. Acha ele...
No fim disto tudo, já com toda a gente a rir descontroladamente, ainda solta um "ah pensavam que vinham passear!". A sério, foi bom de mais. Saí de lá a doerem-me os maxilares de tanto rir.

A preparar a mala no melhor airbnb de sempre
Passava pouco das 22:30 quando partimos em direcção à Lagoa das Sete Cidades. Eu, a Sara e os Ribeiros. As primeiras chuvas que ouvimos caíram um pouco antes, enquanto descansávamos em casa, mas agora parecia de novo calmo. Assim que chegamos ao ponto de concentração começa, do nada, a chover torrencialmente. Pego nos nossos sacos da Base de Vida, meu e do Sr. Ribeiro, e atiro-os para dentro de uma carrinha para depois, apressadamente, fugir para dentro de uma esplanada coberta dum bar junto à Lagoa, onde estavam os outros cento e poucos aventureiros. Lá dentro um ambiente tenso, mas muito engraçado. Entre atletas e acompanhantes não devíamos ultrapassar os 150, por isso era muito familiar. O mesmo senhor do briefing surreal pediu a atenção de todos e avisou-nos para uma alteração do percurso por causa de uma derrocada que tinha acontecido entretanto. Resultado: seriam mais 3500m. Nova risada! 


Poucos minutos antes da meia noite os 114 encaminharam-se lentamente para o pórtico, depois de uma vistoria de material obrigatório. Por mais provas que faça, aqueles minutos antes da partida de uma grande são sempre emocionantes. E gosto de partidas assim, mais pequenas. 

Meia noite em ponto, lá fomos nós.

Aí estão eles de volta! Primeiros 20km
Começámos com 3km pelas Sete Cidades. Passámos entre as duas Lagoas numa altura que o luar nos permitia ver o espelho de água e as paredes da cratera que nos circundava. Era uma dessas paredes, a mais alta, que iríamos trepar, num trilho chamado Baltasar. Que espetáculo de subida! Cerca de 500+ de um trilho roubado à selva, completamente embrenhado na vegetação que nos cobria totalmente. Muito vertical, muito enlameado e desafiante. Mesmo como gosto. 

Cheguei ao primeiro abastecimento com a moral em alta. A temperatura estava óptima, apesar de lá em cima estar o esperado vento muito forte e nevoeiro. No abastecimento estava o grande Armando Teixeira a dar assistência a um amigo, o Hugo Sá. Quando me viu tratou-me pelo nome. Acho que não dei nenhum gritinho histérico, mas não ponho a mão no fogo!

Lá em cima andámos muito em estradão, numa cumeeira da cratera. Por entre o nevoeiro fui vendo uma ou outra lagoa, mas não dava para muito mais. A descida para o segundo abastecimento, aos 20km, começou de maneira espetacular, na encosta de um vulcão. O caminho era coberto por uma espécie de areão, de origem vulcânica. Muito macio mas sem prender como a areia da praia, só ouvíamos o TXUFF TXUFF TXUFF dos passos enquanto voávamos pela encosta. Muito bom!

Dos 20 aos 40km. A Prova do Pasto!
O segundo abastecimento, do Reservatório, ficava na base da descida e imediatamente antes daquele montículo do gráfico, a Serra Gorda. Uma pequena elevação de 200 metros no meio do nada. Aqui, a meio da subida, perdi-me pela primeira vez. Reparei desde o inicio que as marcações não estavam grande coisa. Muito espaçadas e com várias canas e paus espetados sem fitas, deduzi que tinham voado muitas. Por isso, para me proteger, decidi tentar ir sempre com um grupo grande e esperar que em caso de engano alguém reparasse. Neste caso fomos mais de 10 ao engano. Problema resolvido, lá virámos a pequena elevação e continuámos para cerca de 20km de..pasto!

Google "pasto retalhos são miguel"
O pasto. Como podem ver pela foto, parece o green de um campo de golf, mas não podiam estar mais errados. Na verdade, trata-se de um terreno pisado até a exaustão pelas vaquinhas dos Açores tornando-o intransitável. Completamente encharcado pela chuva, não demos um passo sem ouvir  SCHLOK SCHLOCK e a sapatilha a ficar presa na lama. Foram QUILÓMETROS disto! Depois há os famosos retalhos, todos eles separados por muros, cercas e cabos eletrificados. Saltámos por cima ou passámos por baixo de centenas! Ah, e posso comprovar que realmente estão eletrificados, apanhei um choque num! 

Esta foi de longe a parte mais desinteressante da prova. Depois de ultrapassada a cratera das Sete Cidades começámos a andar em direcção à próxima Serra, a de Água de Pau. O problema é que entre elas não havia nada de relevo, literalmente. Foram km e km de terrenos de pasto, estradões, alcatrão e tentativas esforçadas de trilhos paralelos a estradas. 

Janela para Água de Pau. Até aos 60km
A subida voltou logo a seguir ao quarto abastecimento, numa zona industrial. Os cerca de 500m de desnível tornavam-na a terceira maior da prova, mas na verdade foi uma subida muito fácil, toda ela em estradão. Foi por aqui, já a chegar ao topo, que nasceu o dia. Ao contrário de todas as previsões, tinha sido uma noite muito pacifica! Não tinha apanhado um pingo de chuva e a temperatura estava agradável, apesar dos aparentes 100% de humidade. Os pés é que já nesta altura se iam a queixar. O terreno enlameado é terrível para os pés, que estão constantemente a responder a solicitações de todo o género. Além disso, o facto de ter que fazer força para tirar o pé da lama em todas as passadas estava a deixar-me a parte de cima do pé muito dorida. 

Foi na descida que entrámos finalmente noutra dimensão de São Miguel. Cada vez mais embrenhados na floresta, percorremos trilhos e levadas no meio de um verde intenso que contrastava com a terra preta. Tudo, mas mesmo TUDO era verde! Onde não haviam plantas havia musgo. A única cor diferente era o preto ou castanho do trilho fininho pisado. 

Aqueduto da Janela do Inferno. Passámos por cima, contornámos e passámos por baixo.
Continuámos a descida até muito perto da cota de Água de Pau. O percurso original não nos mandava tão abaixo, mas a tal derrocada que falaram no briefing antes da partida foi aqui, o que nos levou quase até lá abaixo apenas para voltar a subir tudo e finalmente descer até ao abastecimento. Foi outra parte chata, mas compreendo que por razões de segurança não pudéssemos seguir na floresta. Assim lá fizemos uma estrada de betão que contornava numa subida muito vagarosa a montanha, até finalmente a virarmos e vermos Água de Pau lá em baixo. A descida foi toda feita na mesma estrada, muito inclinada. Os pés, que partilhavam o interior da sapatilha com alguns quilos de lama, estavam a ficar destruídos pelo terreno muito dificil, já só queria chegar à base de vida, descalçar-me, limpar os pés e trocar de meias.

A chegar a Água de Pau
Cheguei lá abaixo um pouco antes das 10 da manhã. À minha espera estava a Sara e a Sra. Ribeiro, que esperava o Sommer, um pouco atrás de mim. A base de vida tinha condições muito boas, além de muita comida quente e balneários. Sentei-me enquanto um simpático voluntário procurava o meu saco para a muda. Até que percebi pelo semblante dele que algo estava mal.

Começou por procurar o meu saco na zona correspondente ao meu dorsal, mas agora já procura atrapalhadamente em todo o lado. Observei-o sem dizer nada. Percebi imediatamente que não estava lá, não eram assim tantos e o meu via-se bem. 

Caiu-me tudo. Ainda sem falar, comecei a fazer contas de cabeça. Como me ia safar? Tinha uma barra, pouca bateria no relógio, pouca bateria no frontal (apesar de ter o de reserva), com a roupa encharcada. Bom, não estava assim tão mal. Ia comer bem na base de vida, aproveitar a barra para comer na subida que previa fazer em 2 horas e depois levar comida de todos os abastecimentos. Queria trocar de roupa, principalmente de meias, mas azar. Não ia ser por aí. Levantei-me em silencio e fui lavar a cara com água fria. Quando voltei não sei quem estava com ar mais aflito, se o senhor da organização se a Sara! ahaha Sosseguei-os, havíamos de pensar em algo. Sentei-me a comer um pratalhão de canja enquanto planeava a estratégia com a Sara.

Lembram-se logo no início do texto ter dito que tinha enfiado os sacos para dentro de uma carrinha enquanto chovia? Pois bem, algures perto dessa carrinha estava outro sitio para meter sacos. Os da carrinha iam para a meta. Não estava lá ninguém a orientar, é certo, mas a culpa foi inteiramente minha que não reparei no outro amontoado de sacos e não perguntei. Como fomos de carro, ao contrário da maior parte da malta que foi de autocarro, já não ouvimos essa orientação. 

Isto trazia outro problema muito grave, o saco do Sommer teve o mesmo destino! Foi então que a Sara e a Sra Ribeiro começaram a sua própria ultra. Antes que ele chegasse ao abastecimento arrancaram para as Furnas, local da meta, para irem buscar os dois sacos. Depois voltariam a Água de Pau e esperavam que ele ainda lá estivesse para de seguida subirem ao Pico da Barrosa (topo da subida) para me entregar o meu. Ufff!

A subida. Aquela parte plana lá em baixo foi um erro do GPS.
Apesar de todos os percalços ia enfrentar a parte que mais desejava de toda a prova: a subida com 900D+. Já disse por aqui que é o tipo de subida que gosto. Como já esperava, comecei muito a custo. Ainda de barriga cheia e com pernas de descida, os primeiros 200 ou 300m de subida foram muito custosos, mas lentamente fui entrando na parede. Uma coisa estava a mudar à medida que subia: o tempo. Cada vez mais fechado e frio, mais ventoso. Passada a cota de 700m o vento era impressionante, fortíssimo! Subíamos por uma crista completamente exposta. Só via 5 metros de trilho para a frente e uma largura de 2 metros para cada lado, depois era um manto branco a toda a volta. O vento era ensurdecedor, a chuva horizontal picava como agulhas na cara. Assustador!

A crista era esta. Parece que sim. Só via branco à volta!
Segui de dentes cerrados e cabeça baixa até que a Sara apareceu entre o nevoeiro a dizer adeus. Já lá estavam em cima! Já tinham falado com os voluntários presentes a explicar a situação, deixar-me-iam utilizar a tenda militar que lá estava para trocar de roupa. Entrei imediatamente.
Aposto que nunca tinham visto provas com abastecimentos assim :)
Fiquei super animado. Troquei de roupa e fiz as tarefas todas programadas para a base de vida no quentinho da tenda. Toda a gente foi impecável, voluntários e militares. Muito simpáticos e prestáveis. No entanto, tinha havido um problema no plano delas. Quando chegaram a Água de Pau o Sommer já tinha saído e parece que estava a ter muitas dificuldades na subida. Não havia uma única estrada cruzada até lá acima, por isso era impossível dar-lhe apoio a meio. Acabou por desistir derrotado por um problema nas costas que lhe bloqueava os movimentos das pernas...

Os quilómetros mais longos. Até ao Pico da Vela.

A subida, ao meu jeito, tinha elevado muito o meu ânimo. A roupa seca não durou muito tempo, mas deixou-me muito confortável. Estava pronto para enfrentar a etapa seguinte.

Saí da tenda e logo levei com uma chapada do vento. Antes que pudesse arrefecer mais fiz-me à descida. E, meu Deus, que descida! Ainda dentro de um manto branco, iniciámos uma aventura num caminho completamente sulcado pela passagem da água. Regos com mais de um metro de profundidade, muito dificil. À medida que íamos descendo entrámos novamente na floresta, com um trilho cada vez mais fechado. Não imaginam o fechado que era! O trilho não teria mais que 30cm de largura, só cabia um pé de cada vez, paredes de verde erguiam-se a toda a nossa volta. 

Quando cheguei ao fim da descida, nesta altura completamente sozinho, parecia que tinha entrado noutra dimensão. Tanto, tanto verde. Espécies de árvores e plantas que nunca tinha visto, por todo o lado se ouvia água a correr furiosa, mas não se via nada além de verde e mais verde. Corria ao lado de uma levada com 1 ou 2km, nem via o céu, só verde e um carreirinho castanho escuro. Quando abria um bocadinho dava para ver que íamos dentro de uma garganta apertadíssima, com encostas cobertas de - adivinhem - verde! Parecia aquelas imagens do Vietname que se vê no Apocalipse Now. Na cota mais baixa, onde ia agora, não estava tão fechado como lá em cima, só uma névoa branca cobria tudo, o que dava um ar ainda mais tropical e fantasmagórico. Espetacular.

Encontrei na net. Era isto mesmo!
Também passámos aqui. Reparem nas encostas verdes.
A subida seguinte levar-nos-ia até ao Pico da Vela, quase nos 900m. Subiríamos a cratera da Lagoa do Fogo, no que devia ser um caminho de tirar o fôlego, mas este foi-se apagando à medida que subíamos. 

Foi-se o verde, voltou o branco.

Voltaram as cristas expostas. Voltou a monotonia do nevoeiro. A tareia mental que é subir e só ver 2 metros à frente. Como numa passadeira de terra, o chão passa por baixo de nós enquanto olhamos para uma parede branca. A subida era dificílima, muito técnica, com muitas descida abruptas no caminho. O tempo ficava cada vez pior, voltou o vento ensurdecedor e com ele a chuva grossa, que desta vez viria para ficar. Quanto mais subia mais agressivo ficava. O carapuço não se aguentava, por isso era baixar a cabeça e cerrar os dentes. Pareceu-me interminável, foi a subida que me custou mais em toda a prova. Demorei uma eternidade neste segmento, parecia que não saía do mesmo sítio!

Parece que a Lagoa do Fogo era assim!
No Pico da Vela estava nova tenda, que só vi quando estava a 2 metros dela. Entrei e refugiei-me, com a companhia apenas de 3 militares. Estava ofegante, tinha sido uma grande tareia. Estava assustado, o vento era inacreditável nas cristas expostas e a chuva era cada vez mais intensa. Dois minutos a olhar para o infinito em silêncio levantei-me e fui à luta.

O Inferno.
O tempo não deu tréguas, não daria até ao fim, mas a descida sim. Deslizei por um estradão até à base daquele primeiro montículo. Foi então que começou o inferno.

Os pastos. Voltaram os pastos. Agora com mais umas horas de chuva recente em cima e depois da passagem de centenas de pessoas das provas de 40 e 15km. Tinha pela frente um pasto verde enorme. 

SCHLOK SCHLOK SCHLOK

Impossível dar um passo sem enterrar o pé todo. Chovia intensamente. Quando pensava que não podia piorar dou de caras com um autentico rio de lama. Acreditem, não estou a exagerar, nunca vi uma coisa assim! Uma estrada com 3 ou 4 metros de largura em que toda ela era uma massa castanha viscosa. Não havia sitio para fugir, fosse por onde fosse enterrávamos os pés até meio da canela. Nunca vi uma coisa assim. Pensei tirar o telemóvel para documentar, mas tenho a certeza que ainda hoje lá estava enterrado. Quando parava um bocadinho sentia o pé a afundar, como se fossem areias movediças. Demorei uma eternidade, não conseguia progredir. 

Finalmente apanhámos um bom trilho para descer que nos levou até à Lagoa do Congro, que espreitava no meio de uma floresta densa. 

Lagoa do Congro do Google.
Depois de tocar na Lagoa, antes do abastecimento ainda tivemos que escalar a cratera, num trilho embrenhado na floresta aqui já coberto de lama. Seguia já muito irritado. Os pés estavam completamente destruídos. A progressão era lentíssima, o terreno estava cada vez mais dificil. Liguei o modo sobrevivência, já não me estava a divertir, mas agora ia lutar até ao fim.

No abastecimento à minha espera estava a Sara, que percebeu imediatamente que estava irritado com aquilo. Sentei-me a comer uma bela bolonhesa, servida pelos inexcedíveis voluntários. Voltei a encontrar aqui o Armando Teixeira, que transformou a minha irritação em vergonha! Além de ser um monstro da corrida é provavelmente o gajo mais porreiro do trail.

A minha versão do menino da lágrima enquanto comia bolonhesa.
Saí do abastecimento às 16:30, faltava uma hora para o pôr do sol, há algum tempo que receava esse momento. Ao longo do dia tive varios problemas com as marcações, perdi-me mesmo algumas vezes. Mal presas, ou mal colocadas, não sei. Estavam fracas. Com a noite o tempo estava a piorar cada vez mais, ia sozinho há horas, era certinho que ia ter problemas. Faltava apenas uma subida, de cerca de 300+, deveria chegar lá acima com a noite a cair.

Assim foi, e com a noite caiu o céu. A chuva era agora muito intensa e grossa. Não conseguia ver mais que 5 metros à frente e para ajudar o meu receio em relação às marcações confirmou-se. De fita a fita tinha que andar de cabeça levantada sempre à procura da próxima. O caminho não era de todo intuitivo, até porque não havia trilho, só rios de lama, mas as marcações não ajudavam nada. Cheguei ao pico e estava pior que nunca! Tive que ultrapassar um estábulo de vacas e perdi-me logo aí. No meio da bosta, lama, vacas e um barulho ensurdecedor da chuva e vento perguntei ao pastor aos gritos para onde era o caminho, o qual ele me indicou. Batalhei contra tudo até me perder novamente e ir em frente mais umas boas centenas de metros. Pufff.

Lá encontrei o Pico e fiz-me imediatamente à descida, assim que viro o monte levo com uma parede de vento que me volta a tirar o capuz da cabeça. A descida é numa encosta num terreno de pasto, um rio de lama e água, impossível pensar noutra coisa além da tarefa de não cair.

Até que, passada uma estrada no fim da encosta, a faltar escassos 1500 metros para o abastecimento,  uma seta encaminha-nos para dentro do bosque. Chegámos ao inferno.

PUUUFFFF

Assim que passo a linha das árvores parecia que o resto do mundo tinha sido abafado. Silencio. Era tão denso que não passava um pingo de chuva, não passava um som. Liguei o frontal no máximo e via milhares e milhares de troncos castanhos, sem fim à vista. Olhei para o chão e não havia caminho, só uma massa viscosa e castanha. Era de noite, mas tinha ficado mais escuro, como se tivéssemos entrado noutro mundo. Incrível. Mas o pior estava ainda por vir. Todo o chão, os 1500 metros de chão que me separavam do abastecimento, era composto por lama, sem trilho aparente. Uma descida íngreme e viscosa de lama no meio de uma densidade de árvores incrível. Caí muitas vezes, agarrei-me a dezenas de troncos. Escorreguei e desesperei. Não progredi, sobrevivi. De fita em fita levantava a cabeça para procura o próximo ponto luminoso. Demorei quase uma hora a fazer aquele troço, quando cheguei estava irritado e pronto a deitar a toalha ao chão. A primeira coisa que perguntei era se o resto da descida era igual. Se fosse, acho que tinha ficado por ali.

Voltámos lá no dia seguinte. Reparem como fica de noite lá dentro.

Aqui dá para ver a densidade dos troncos.
Como sempre, no abastecimento, estava a Sara. Ah, e o Armando e a Diana! Depois de perceber que o percurso já não seria tão mau até ao fim nem penso em comida e meto-me a caminho, só queria acabar aquilo.

Descia a correr num estradão (continuava a conseguir correr bem, não tinha era muitas oportunidades para isso) quando vi 2 ou 3 luzes brancas na minha direcção. Olhei para o lado, uma fita. Eu estava bem, eles perdidos. Juntei-me a eles e iniciámos uns surreais 15 minutos. Quatro pessoas a rodar frontais a 360º, à procura de fitas num descampado (pasto). O mais ridículo é que víamos uma, seguíamos até ela, depois tínhamos que parar novamente e procurar a próxima.

Já perceberam que fiquei um bocado irritado com as marcações. Custa-me deixar este reparo negativo à organização porque, acreditem, não passei por uma única pessoa com má vontade em todo o percurso, antes e depois da prova. Pelo contrário, toda a gente era extremamente prestável e simpática. Mas as marcações, não sei se por desleixo ou por terem voado muitas (acredito que tenha acontecido), estavam francamente más, principalmente à noite. Depois havia outro problema, o refletor, além de ser muito pequeno, refletia muito pouco. Era tipo o interior das embalagens de sumo tetrapak. Nunca levei o track no relógio para uma prova, neste caso teria ajudado muito.

Quando finalmente encontrámos o caminho estávamos junto à Lagoa das Furnas. Faltavam 5km, que seriam percorridos integralmente a contornar a Lagoa numa estrada em calçada.

Cheguei à meta, nas Furnas, chovia torrencialmente, só lá estava a Sara e mais 3 ou 4 pessoas da organização. Ensopado até aos ossos, passei a meta, dei um beijo à Sara, entrei de imediato no carro e fomos para casa. Estava feito. Quase 20 horas depois, São Miguel estava virado.

Foto da Sara do aspecto desolador da meta.
Como já disse por aqui gosto de provas em montanha pura, com subidas e descidas intermináveis. O EPIC não é isso, o EPIC é o que é e o que a ilha deixa. Uma prova com duas boas subidas, muito parte pernas, trilhos técnicos, florestas encantadas, paisagens exóticas e um terreno enlameado muito, muito difícil. Mas houve muito mais neste fim de semana que os 107km da prova. Houve uma ilha, um lugar novo, houve uma aventura completamente inesperada e bem mais difícil que do que pensava, houve lapas e bifes, houve amizade e família. Três dias que nunca vou esquecer e que fizeram valer cada um dos SCHLOK SCHLOK SCHLOK!

O que fica.
Queria só deixar isto aqui.

15 comentários:

  1. Mais um grade relato, tal como estamo habituados.
    Pelos vistos as vacas estavam com fome e comeram as marcações ;)
    Pareceu-me mais um episódio da saga "Senhor dos Anéis" durante o texto fiquei sempre à espera que surgisse o tal Fila de S. Miguel para fazer aumentar o ritmo ;)
    Parabéns por mais uma aventura!

    ResponderEliminar
  2. Filipe, quando terminar as minhas provas vou pedir para escreveres as crónicas, pode ser? :)

    De resto, estás um verdadeiro atleta e acho que este blog deve alterar o nome para "Ultra Quarenta e Dois". :D

    Vemo-nos nos Reis!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Mais um excelente relato.
    Já pensaste virar escritor? (Se já não o fores!)

    Com tudo o que se meteu pela frente, uma vez mais conseguiste dar a volta. Muito bom mesmo.

    Parabéns Filipe ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Revejo-me em cada palavra. Acabei com o mesmo tempo e igualmente em modo de sobrevivência, profundamente irritado com a prova. Só não foi a mais dura de sempre porque estive no "Faial 2016", essa mítica brutalidade.
    No meu caso não tive a falha dos sacos, mas tive um brinde final em forma de duche de água fria, quando me apetecia um quentinho.
    Bom relato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem quero imaginar isso, acho que me tinha atirado para dentro do enxofre das furnas! eheh

      Eliminar
  5. Grande aventura, vizinho!E como sempre deste conta do recado!
    O pormenor das marcações...se fosse comigo, ainda lá andava às
    voltas!
    Texto top! Obrigada por mais esta "viagem"!

    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
  6. Que história, parabéns! Parece que também lá estive, de tão bem escrita. Textos destes são a melhor promoção que se pode fazer ao "trail".
    Eu sou um mariconço de estrada (não gosto de lama, erva daninha, perigos e contrariedades inesperadas), mas QUASE que fico com vontade...
    Espero que estes relatos cheguem a muita gente, são ouro!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah olha que eu também era um indefectível da estrada! Não há problema nenhum em fazer as duas coisas, eu continuo a gostar muito de correr a direito! Qualquer dia tens que experimentar

      Eliminar
  7. Ufa! Sempre que leio um destes teus épicos relatos, chego ao final cansado de tanta emoção e esforço. Agora imagina tu! :)

    Tanto havia para comentar, desde o briefing ao saco perdido e a tudo, que o melhor é resumir num muito bom! Como sempre!

    E que dizer do contraste das fotos do menino da lágrima com a do que fica? :)

    Um grande abraço! És imparável!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, João! Agora, com uma semana em cima, consigo dizer que foi uma aventura muito gira. Esta coisa de andar um dia inteiro no monte deixa sempre muita coisa para contar, depois é só ter boa memória eheh um abraço!

      Eliminar
  8. Gomes Soaresdezembro 09, 2017

    Sigo este blog há algum tempo e apenas posso dizer que adoro a forma como nos consegue transpor até aos locais onde faz as provas. Através destes relatos é possível visualizar os percursos e até "sentir" as suas emoções em cada uma das provas.
    Estava ansiosa por ler este relato em particular porque, em primeiro lugar, também fiz esta prova (mas apenas na versão 42km) e em segundo lugar porque gostava de perceber com que opinião tinha ficado da ilha de S. Miguel.
    Não sou Acoreana, mas estou na ilha a residir há relativamente pouco tempo, mas o que lhe posso dizer é apenas o seguinte: se tiver oportunidade de voltar cá e fazer novamente esta prova com bom tempo, não hesite.
    De facto a ilha é verde, e é verde em todo o lado. De facto a ilha tem paisagens surreias, mas nada comparado com o que viu (ou melhor não viu) durante a prova... É uma pena que tenha vindo a S. Miguel e não tenha conseguido ver o sol a iluminar este verde vivo ofuscante; é uma pena que tenha vindo a S. Miguel e não tenha conseguido sentir as vertigens no cimo do pico da vela; é uma pena que tenha vindo a S. Miguel e não tenha conseguido ver as lagoas mais linda que alguém pode ver na vida; é uma pena não ter sentido a liberdade total de correr no cimo dos cumes dos vulcões e ver a paisagem envolvente... É uma pena que tenha vindo a S. Miguel e não tenha conseguido aproveitar este pequeno paraíso na terra, em todo o seu esplendor (as fotografias não mostram 1/10 daquilo que é a realidade de S. Miguel).
    Não temos o poder de controlar o tempo e infelizmente os dias que antecederam e o próprio dia da prova fez com que a esta não fosse completamente surreal (em tudo positivo) para as pessoas que cá vieram pela primeira vez.
    Quanto ao problema das fitas, sem querer estar a defender ninguém (até porque não faço parte da organização), de facto faltaram fitas no percurso, o que nos levou também a perder o trilho a certa altura da prova. Mas também posso dizer que vi um elemento da organização com duas mãos cheias de fitas a meio do percurso, a correr, tentando colmatar a falta das mesmas... Penso que apesar de todas as adversidades atmosfericas, a organização tentou fazer o melhor que podia naquelas condições!
    Isto tudo só para dizer que fazer uma prova de trail com boas condições atmosféricas aqui em São Miguel pode ser das provas mais magníficas de uma vida ;)
    Cumprimentos e continuação de boas provas e bons relatos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sim, infelizmente a prova aconteceu num fim de semana em que dificilmente as coisas podiam ser piores. Até para a organização, deve ter sido terrível! Como fui dizendo ao longo do texto, quanto às pessoas da organização quer antes, durante ou depois só tenho a dizer bem! Senti-me em família estes dias e isso é muito bom. Realmente é uma pena que o nevoeiro não nos tenha deixado aproveitar da ilha como ela merece, mas não penses que não fiquei maravilhado com São Miguel. Ainda agora tenho bem presente o verde fluorescente em cima da terra escura e nunca me vou esquecer da floresta incrível que apanhamos naquela levada antes de chegar à lagoa do fogo. Com certeza vou voltar, quero muito fazer aquela zona do pico da vela com bom tempo. Desejo a maior sorte à organização do EPIC para 2018, merecem que as coisas corram de feição e que tenham um bocadinho de sorte com o tempo! Para mim e a minha família ficou a recordação de um óptimo fim de semana

      Eliminar
  9. Obrigada por me transportares até aos Açores. Mais um relato fantástico. E podes p.f. pedir à tua mulher para escrever o relato dela?? Deve ter sido brutal...

    A imagem da vaca a comer as marcações não me sai da cabeça.
    **

    ResponderEliminar
  10. Eu fiz a prova em 2018, não choveu nos dias anteriores...e posso dizer: depois de fazer esta prova, o trail nunca mais será o mesmo! Parabéns pela sua escrita e por favor, continue a dar-nos aventuras para nos saciarmos.

    ResponderEliminar