sexta-feira, 23 de março de 2018

O que precisava.

Aproveitando o feriado municipal e uns dias de férias que tinha do ano passado, fui com a Sara e os miúdos até Miranda do Corvo passar uma semana. A ideia era a do costume, conjugar passeios em família com o vicio aqui do menino.

Ao contrário de outras vezes que fomos até à Serra da Lousã, desta vez não ficámos na Casinha do México, um alojamento local muito giro em Gondramaz. É uma casa perfeita para ir com mais amigos, mas como éramos só os 4 decidimos ficar no Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda. Fazendo um bocadinho de Pipoca Mais Não Sei Quê, deixem-me que vos diga, para quem viaja com miúdos pequenos, é uma opção espetacular. Dois parques infantis exteriores e um interior, piscina e SPA interior, quartos perfeitamente espaçosos (ficámos num duplo com cama extra e um berço, completamente à vontade), um parque biológico com animais mesmo ao lado e, cereja no topo do bolo, o percurso dos Abutres passa literalmente à porta do Hotel!

Cascata da Sra. da Piedade de Tábuas (vulgo Cascata dos Abutres). Abismal.
O planeado foi cumprido, e consegui treinar 4 vezes. Saída sempre à primeira luz, pouco depois das 6 da manhã, e duração do treino entre as 3 e as 4 horas, de maneira a estar no hotel a horas do pequeno almoço, claro. A Serra estava perfeita. Depois de semanas de Inverno tivemos a sorte de apanhar 4 dias de Primavera. Todos os ribeiros estavam cheios, havia água por todo o lado, mas nenhum transbordava. Tudo na medida certa! Ainda tentei arranjar companhia (e guia) no Facebook, mas não consegui, e também não houve grande problema. Nada que um bom relógio e uns tracks não resolvam. Na verdade, adoro andar lá sozinho! Eu sei, é perigoso, bem que me lembrei disso quando dei uma cacetada com o joelho numa pedra que até vi estrelas, enfiado no trilho entre Gondramaz e Espinho. Felizmente foi só chapa.

Trilho por cima de Gondramaz
Acabei por fazer 3 treinos em trilhos dos Abutres e um a partir da Lousã, em que cumpri o percurso do quilómetro vertical LOUZAN1000, que sobe 1000+ em 8km, até ao Alto do Trevim. No total foram 80km e mais de 4000+. Números nada maus para mim, mas por incrível que pareça, apesar de treinar todos os dias cerca de 20km, nunca me senti cansado. Nada como fazer aquilo que gostamos... Partilhei algumas fotos e video no meu Instagram e comentários sobre os percursos no meu Strava. Passem por lá!

Serra da Estrela Vista do Alto do Trevim!
Cascata no inicio do Penedo dos Corvos.
Este ano começou terrível para mim. Para que percebam, no primeiro mês e meio do ano tive 3 acidentes com carros do trabalho e o nosso particular teve uma avaria bastante grande. Foram semanas terríveis, naturalmente de muito stress no trabalho mas também em casa, já que entrámos em despesas para as quais não estávamos preparados. A maré estava de tal maneira má que cheguei ao ponto de ir levantar dinheiro ao multibanco e a máquina não me entregar as notas todas (sim, pode mesmo acontecer!). Eu não sou religioso, nem tão pouco supersticioso, mas andava desanimado ao ponto de considerar o conselho que recebi dezenas de vezes: Filipe, tu precisas de ir à bruxa!

Afinal não. Afinal, e escrevo isto uma hora depois de chegarmos a casa, o que precisava era de ir à Serra. Precisava de ver a cascata da Sra. da Piedade e parar lá uns segundos das 3 vezes que lá passei. Precisava de fazer a descida para Gondramaz. Precisava de ver aquele grupo enorme de veados perto do Trevim. Precisava de sentir os músculos no limite enquanto subia o Penedo dos Corvos agarrado a uma corrente. Precisava de ver a minha filha, orgulhosa, a mostrar os mergulhos na piscina do hotel. Precisava de sentir o meu filho ao colo a apertar-me quando estivemos a dois metros de um urso no parque biológico. Precisava de ver a Sara feliz, coisa que na verdade está 99% das vezes, eu é que sou um gajo muito cinzento quando as coisas me correm mal. Precisava disso tudo para perceber que no fundo sou um gajo com sorte. Com sorte daqueles 3 acidentes terem sido só chapa, de ter uma família saudável e feliz, de ter feito tão bons amigos ao longo da vida, de ter um trabalho que nos permite fazer estas férias, de não ter nenhum impedimento fisico que não me deixe aproveitar tudo o que a natureza nos DÁ. Sinto que as coisas estão a mudar, a maré negra ficou para trás. Afinal de contas, estamos quase no fim de Março e ainda não tive nenhum acidente! :)

Com o Manel no Castelo da Lousã
Anda cá pá!

A cabeça dele não é assim tão grande.

Parque infantil interior do Hotel

Meti a Sara a fazer sozinha o trilho até à Cascata da Sra. da Piedade. Só caiu 2 vezes!

Reforço muscular.
Depois de lá passar nos Abutres decidimos ir visitar. Confirmo. Aquilo não tem jeito nenhum (Templo Ecuménico)
No parque biológico.

Linces, lobos, ursos, veados, gamos.. Muito engraçado o parque.