As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 16 de abril de 2018

MIUT 2018 - Tudo pronto.


Não é o tipo de post que gosto de fazer, mas foi assim nos últimos 3 anos por isso também não há-de ser à quarta que vou fazer diferente. Senhoras e senhores, chegou a altura da Análise Anual ao Umbigo, Com Vista À Participação No MIUT.

Pois é. Chegámos àquela altura. Falta pouco mais que uma semana e estou oficialmente em período de recuperação para a minha quarta participação nos 115km do MIUT. Como sempre, a ansiedade está nos píncaros e é difícil pensar em mais alguma coisa durante as 24h do dia a não ser a Madeira. Acreditem, o respeito e medo da prova não é menor por ser a quarta participação, no MIUT é impossível que seja de outra maneira. No entanto, isso não me impede de este ser o ano em que estou mais confiante. Isto porque estou de consciência tranquila relativamente ao trabalho que, desde o início do ano, fiz em três campos: treino, alimentação e reforço muscular.

Treino


Como se pode ver na imagem, este foi o ano com mais quilómetros nos 3 primeiros meses do ano, mas não ficou muito longe do ano de 2016, quando fiz o meu melhor tempo (24h07). Aliás, nesse ano só não foi melhor porque no mês de Janeiro estava a recuperar de uma lesão. Quanto ao desnível, tem sido praticamente sempre o mesmo, tirando 2015, quando na verdade estava longe de estar preparado. Tem sido um bom ano, neste aspecto. Consegui 6 ou 7 semanas acima de 4000+ e cumpri melhor a regra de 3 de carga + 1 de recuperação. No mês de Março ainda deu para a melhor semana de sempre a nível de distancia, sem provas, (103km com 4300+), o que contribuiu para o mês com mais quilómetros de sempre. Em nenhum dos meses ultrapassei os 15000+, o que já consegui noutras ocasiões, mas não é coisa que me aflija.

Inseridas na "categoria treino" estão as provas que fiz este ano, apesar de não ter feito nenhuma em "modo treino", como se costuma dizer. Não, quando participo em provas é para dar tudo. Umas correram melhores que outras, é verdades, mas de todas tirei lições.

Trail de Almeirim - 35km


Reforço Muscular

Esta já não é nova por aqui, mas é a primeira vez que vou fazer o MIUT com esta componente do treino. O ano passado já fazia duas sessões de ginásio por semana, desde Janeiro passei a três, que cumpro religiosamente. Não me canso de dizer, quem não faz isto não imagina o benéfico que é. Vale mesmo a pena o esforço.

O que também me deixa orgulhoso é que TODOS os treinos, tanto de corrida como de ginásio, foram feitos de manhã antes do trabalho. De segunda a sexta o despertador toca às 5:30 para uma hora de corrida e, três vezes por semana, esta é seguida de uma hora de ginásio. Depois ao sábado é dia de festa, então, não raras vezes, o despertador toca às 4:30 da manhã ou até antes. A premissa é chegar a casa antes da hora de almoço. Já estou perfeitamente adaptado a este horário e é inacreditável como os dias assim rendem mais. O problema é chegar às 22:30 e estar a cair para o lado mas, hey, não há almoços grátis.


Alimentação

Depois de anos a resistir, finalmente tomei a decisão de melhorar este aspecto da minha vida. Sim, vida, não só do treino! A decisão mais drástica foi abandonar tudo o que tenha açúcar adicionado: doces, bolos, sumos, bolachas, chocolates, etc, etc, etc. Além disso tenho feito um esforço grande em diminuir a ingestão de hidratos de carbono simples, como o arroz, massa e pão brancos, mas isto tem sido muito mais difícil, principalmente o pão. Ainda não consegui eliminar por completo estes últimos, ao contrário do açúcar que não consumo há três meses.  Quanto a isto, há duas conclusões a tirar: eliminar os açucares tem sido muito mais fácil do que julgava e, pasmem-se, sinto-me francamente melhor com estas mudanças! Não diminui muito o peso, também não era o meu objetivo, mas de uma forma geral sinto-me com mais energia e disponibilidade e com menos propensão a quedas abruptas de energia (aquela sensação de precisar de uma sesta a seguir a um bom almoço rematado com uma sobremesa).


----


Estou de consciência tranquila, penso que fiz o meu trabalho. Controlei tudo o que podia controlar: treino, alimentação e reforço muscular. Tenho a estratégia de alimentação durante a prova afinada e conheço o percurso de cor e salteado. No entanto, numa prova como o MIUT, isso é só uma pequena parte. Há milhares de variáveis que estão só à espera atrás duma árvore para nos pregar uma rasteira. Vai ser preciso um dia perfeito, com os astros alinhados e sem nenhum imprevisto, para cumprir os meus dois objectivos: fazer uma prova sólida e, conseguindo isso, baixar finalmente das 24 horas.

Tudo feito. Agora é controlar os nervos e esperar pela meia noite de sexta feira 27 para começar a aventura. Vemo-nos em Machico!

11 comentários:

  1. Que os astros se alinhem e que faças uma excelente prova!
    Força vizinho!

    ResponderEliminar
  2. Boa prova.
    Vai tu consegues.
    Forca nisso.

    ResponderEliminar
  3. Tudo está a conjugar para mais uma prova épica. Tudo bem pensado ao pormenor. Força! Estamos contigo!!!
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela dedicação! Custa menos do que parece, porque é feito com muito gosto... A minha pecha também é a alimentação, um dia também deixo os doces! Toda a sorte do mundo para a tua prova, cá estaremos para depois nos levares até Machico através da tua prosa.

    ResponderEliminar
  5. Apenas escrevo isto: pão de centeio quentinho com manteiga dos Açores com sal marinho derretida e a escorrer...
    Quanto ao resto, vai-te a ele! (ao MIUT, ou a ela, pois é uma prova? Mas assim dá um ar de predador...)
    Bom, treinaste, sentes-te preparado, por isso deves estar preparado.
    Mesmo que não estejas, agora é aguentar e cerrar o dente.
    Agora com o tempinho melhor já está a ser mais fácil levantar de madrugada, hoje já deu para a manguinha curta.
    E se não fossem as dores nas cruzes de estar a limpar e mudar a areia do WC da gata estava fino.
    O único problema é que fico ainda com pior humor do que habitual, por isso coitados da família.
    Já que falamos em treinos matinais, podes ajudar no seguinte: nunca sei bem o que comer antes nem depois pelo que costumo ir à Paulo Pires, aka, em jejum e depois tomo pequeno almoço normal (café, fruta, tostas integrais, manteiga de amendoim ou iogurte e flocos de aveia).
    Mas penso que o mau feitio também vem daqui, depois do banho fico esgotado.
    Ideias?
    Desculpa ter tomado conta da tua posta desta maneira e obrigado.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso tenho andado a comer pão de centeio! Essa combinação realmente parece-me bem :)

      Já fi várias experiencias com a comida antes de treinar, e a que me dou melhor é muito simples: duas ou três bolachas de água e sal com manteiga de amendoim ou então uma banana. Como muito pouco antes, mas não gosto de ir em jejum. Já experimentei a comer menos ou a tomar um pequeno almoço a sério, e esta tem sido a melhor opção. Depois, é como tu. Um pequeno almoço normal e bem reforçado, normalmente uma boa tosta em pão integral e um sumo de laranja natural (eu sei, não é a melhor opção porque tem muita frutose e não tem a fibra que a laranja inteira fornece, mas sabe-me bem e é uma boa alternativa ao leite, que não me cai bem de manhã) depois café e ultimamente uma cápsula de magnesona, que comecei a tomar há dois meses e tenciono continuar até 7 de Julho, data que tenho a grande prova do ano. Relativamente ao mau feitio, acontecia-me nas primeiras semanas em que ressacava do açúcar, agora ando muito mais calmo e sinto-me 100% disponível quando saio para o trabalho, às 8:15. Os serões no sofá das 22 às 24 a ver séries é que acabaram...

      Eliminar
    2. Hmm, obrigado!
      Acho que vou seguir as dicas.
      Pois, entre ressaca do açucar, maior carga que o Outono está quase aí e acertos de alimentação deverá ser também essa a questão do (ainda) maior mau feitio.
      Agora é que estou tramado, ainda vou a meio da 5ª série do GoT e nem comecei a ver a 7 da Homeland...o que vai ser da minha vida?
      Acordar como hoje às 4:30...o melhor foi mesmo vestir-me e ir dar cabo das costas e depois correr.
      Abraço

      Eliminar
  6. Já és repetente, mas encaras como um novo desafio, e mostras respeito pela prova em si. Acima de tudo "goza", o que para mim ainda é um sonho, e cá aguardamos por mais um bom relato à Filipe.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. "Estou de consciência tranquila, penso que fiz o meu trabalho."

    Isso é sempre um bom ponto de partida. Agora é não estragar o que está feito e partires rumo a um post espectacular que vamos todos estar ansiosamente à espera de ler! Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Viva, sou da Madeira e já estou habituado a vê-lo no MIUT. Desejo sinceramente que este ano a Prova possa correr-lhe de feição. Um grande abraço e muitas felicidades. Ricardo Abreu

    ResponderEliminar
  9. tauuuuu ... toma lá Perneta ;) ... bela traulitada ... obrigadinho por me deixares cheio de remorsos por fazer tudo ao contrário :):):)
    Agora a sério ... admiro essa motivação e a força de vontade para perseguir os objectivos (coorida e não só). Desejo que a MIUT corra como pretendes, que desfrutes e sofras o que tiveres que sofrer para a concluir mais uma vez.
    Força nisso ....
    Grande abraço

    ResponderEliminar