As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

XI Trilhos de Casaínhos - Sempre a mesma coisa.

Casaínhos. Mais uma vez, Casaínhos...

É todos os anos a mesma coisa! É que não muda nada! 

Este ano tivemos sorte, estava um bom dia. Mal lá cheguei comecei logo a ver caras conhecidas. Dos 300 inscritos acho que devo ter cumprimentado uns 290! Os tais 300 que todos os anos (e já vamos na 11ª edição) esgotam a prova em poucas semanas, mesmo com praticamente zero promoção. Sempre a mesma coisa...

Vi a malta da organização, meteram-se com a Sara, que este ano não correu, e perguntaram-me pelos miúdos. Vi amigos que já não via há um ano, desde a ultima edição de Casainhos. Trataram-me pelo nome e, como todos os 6 anos que lá fui, senti-me em casa. Em família. Não muda nada...

O percurso? Adivinhem! Yep, igual a todos os outros anos! 14km, 600+, sem inventar, sem arranjar miraculosamente uma ultra maratona pelos cabeços de Fanhões ou uma caminhada para chamar mais gente. Nah, ali há um distância, há bons trilhos, há boas subidas e há dois abastecimento. Quem quer, quer. Quem não quer... bem, paciência, sempre foi e sempre será assim! Igual...

Este ano até foi o meu melhor de sempre em Casaínhos! Foram 14km feitos com a corda no pescoço, quase sempre em conjunto com o meu amigo João Oliveira, que me valeu um 4º lugar na classificação geral! O escalão? Bah, esqueçam isso, em Casaínhos não há cá dessas coisas! 

Despachei-me depressa e fui vendo o pessoal a chegar. Vi o Sommer a chegar com o filho num tempo espetacular (há quem diga que o está a treinar para me ganhar), vi a Mariana Prudêncio a vencer a classificação feminina, vi o João mais uma vez a superar-se, vi dezenas e dezenas de amigos a cruzarem a meta de sorriso na cara. Cada vez que alguém chegava, um miúdo da organização dizia o número do dorsal em voz alta e outra pessoa apontava numa folha de excel, juntamente com o tempo, tirado à mão. Onze anos, zero chips. É assim que se faz em Casainhos, à antiga!

Por falar em sempre a mesma coisa, e o almoço? Pois claro: canja e feijoada! Todos. Os. Anos. Servido por baixo dum telheiro em mesas corridas, como se fossem aquelas matanças de porco à antiga feitas nas garagens dos tios. Garrafas de sumo, água e vinho espalhadas pelas mesas, conversas a sobreporem-se, sem musica de fundo irritante e uma cerimónia de pódio que não durou mais que 5 minutos. O que interessava ali era estar com a família, conversar e matar saudades. 

Casaínhos? É sempre a mesma coisa, não muda nadinha!

...ainda bem!

É isto!

14 comentários:

  1. Há realmente coisas...que é melhor não mexer! E pelo que contas,Casainhos assim deve ser. Nunca lá fui...lesões, orçamento insuficiente, lesões e outras chatices, e olha, é sempre a mesma coisa ☺

    ResponderEliminar
  2. Sempre a mesma coisa, bolas, aqui tão perto e eu tão longe...sempre a mesma coisa.
    Bolas.

    ResponderEliminar
  3. Sempre ouvi dizer que em equipa que ganha, não se mexe... Há organizações que perdem muito, precisamente porque se põe a inventar!

    Foi a minha estreia e gostei muito :) Só tenho mesmo é de começar a correr mais depressa, para não apanhar chuva e para não estar tempo à espera do almoço!

    Parabéns pelo teu excelente resultado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha mas sabes que este ano algo correu mal ao almoço! Nuna tinha visto filas tão grandes e tanto tempo de espera..

      Eliminar
  4. Não descreveria melhor!! Acrescentava ainda o facto de terem oferecido uma swetshirt aos atletas com +5anos de participações. Um miminho à maneira 👌

    PS: Este ano não consegui ir atrás de ti 😂
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Casaínhos é mesmo bom! E raio de ideia de ter me perdido na conversa e não ter ficado na foto de família... Só tenho é pena de só ter feito 500m este ano :-P

    ResponderEliminar
  6. Uma prova com a sua identidade própria. Muito bom!
    Muitos parabéns pelo quase pódio! 4° à geral, espectáculo! :)
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. É Casaínhos, carago! Muito bom Filipe. Abrc

    ResponderEliminar
  9. 4o à geral? Eh lá!
    Muito bom!
    Mas mais importante que isso foi que te sentiste bem e feliz.
    Fica aqui tão pertinho de nós mas só o Vitor é que já lá foi e fala muito bem da prova. Tenho que ir conhecê-la no próximo ano =)

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. A minha filha mandou me dizer te que o texto "tá bué giro" :-) Eu respondi-lhe que era o habitual :-)

    ResponderEliminar