As minhas corridas na estrada

quinta-feira, 10 de abril de 2014

15km de Benfica do Ribatejo

Dia 1 de Maio, quinta-feira, vai realizar-se a segunda edição dos 15km de Benfica do Ribatejo. Ou melhor, a segunda re-edição! Esta prova renasceu o ano passado, depois de muitos anos inactiva (os meus esforços para tentar saber exactamente quantos anos foram infrutíferos!). A primeira edição foi em 1983, ano do meu nascimento. Nos anos seguintes a prova tornou-se uma referencia na região, numa altura em que a corrida não estava massificada como agora, não haviam "mini-maratonas" ou caminhadas, todos os anos se juntavam centenas de atletas na pequena vila do concelho de Almeirim para percorrer um percurso muito plano e que misturava alcatrão com estradões de terra.

O ano passado, com o esforço empreendedor de um jovem local pertencente à secção de desporto do Rancho Folclórico Benfica do Ribatejo, aconteceu o renascimento da prova. Como almeirinense, sempre ouvi falar desta corrida, por isso o ano passado não podia falhar. Lá estive, juntamente com cerca de 250 atletas para o reaparecimento de uma prova, que em conjunto com a irmã mais velha, os 20km de Almeirim, quase se confunde com a história do concelho. 

Um pórtico, 2 abastecimentos, dorsais e 15km de estrada. Simples. Não é preciso nomes em inglês, tintas fluorescentes, ou concertos no fim. Esta é uma prova à antiga. Plana, rápida, organizada por 2 ou 3 amadores com muito amor à camisola e a contar com a ajuda dos amigos para a divulgação. É isso que estou a fazer hoje.

Eu sei que a concorrência é muito forte, hoje em dia todos os fins de semana há 3 ou 4 provas, mas considerem vir à nossa terra, ajudem-nos a recuperar a mística de uma prova que caiu muitos anos no esquecimento. Este ano o percurso será mais uma vez uma mistura de alcatrão com estradas de terra, bem no coração da Lezíria, com pessoas simpáticas e acolhedoras. Garanto-vos que serão feitos todos os esforços para serem bem recebidos e que no fim considerem voltar! Dia 1 de Maio, às 9:30, venham correr connosco!

O cartaz






Deixo-vos agora um video delicioso da VI edição dos originais 15km de Benfica do Ribatejo. Um video fornecido por um participante nessa mesma edição, em 1988! Percam um bocadinho de tempo que vale bem a pena ver! Ah, tenho quase a certeza que nenhum dos atletas tem um relógio com GPS ou um smartphone com o Endomondo! ;)


Parte 1


Parte 2


4 comentários:

  1. Também já tentei descobrir o histórico desta prova mas a única coisa que sei mais, além da edição de 1983, é que a 10ª foi disputada e 22-03-1992 com vitórias de Humberto Alves do Caparica com 45.28 e Aurora Cunha do Porto em 50.17

    Boa prova! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Penso que com a mudança para uma prova mista estradões de terra batida / alcatrão a prova só tem a ganhar e vai tornar-se um clássica no calendário!
    O único senão é a data pois nesse dia há a Corrida Internacional do 1º de Maio em Lisboa que é uma clássica onde vão sempre muitos atletas mas a organização já me explicou que essa data tem a ver com questões logísticas.
    Desejo o melhor para essa prova!

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte para a prova, que seja um sucesso. Dei uma vista de olhos pelos vídeos...espectáculo....um ou outro ainda tinha um cronómetro no pulso....sapatilhas com amortecimento, meias de competição??? O que é isso?
    Gosto deste tipo de provas, e hoje ainda existem....a Meia Maratona de Cortegaça ainda é assim...com bigodes farfalhudos e tudo :)
    Abraçi

    P.S. Gostei de ver os GNR, todos "equipados", a arrancar em filinha nas suas potentes motorizadas (Sich Sachs acho eu)...se tivessem que ir atrás de um dos atletas acho que não o conseguiam apanhar com essas máquinas :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho que ver os vídeos, no telele não dá.
    Com muita pena minha não devo estar por estas/essas bandas na data porque se não era para fazer.
    E a seguir uma sopinha para a digestão ;)
    Abraço

    ResponderEliminar