As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 9 de março de 2015

Duas pontes - uma escolha óbvia

No dia 22 de Março há duas corridas muito diferentes mas que têm um ponto em comum: em ambas será possível passar por cima de uma ponte.



Para passar na primeira a tua corrida começará pelo menos um dia antes da prova, quando fores levantar o teu dorsal. O dia D vai começar 3 ou 4 horas antes do tiro de partida (se fores da grande Lisboa). Depois vais apanhar pelo menos um transporte público que te levará a um segundo transporte público (comboio) que, como sempre, seguirá COMPLETAMENTE sobrelotado até à outra margem do rio. Se tiveres sorte e fores madrugador, só vais demorar 1 hora a percorrer a pé os 800m que depois te separam da meta e de outros 30 mil participantes. Se tiveres azar e só chegares algumas horas antes à outra margem, corres o risco de passar a meta e já estarem a desmontar o pórtico.

Para a segunda, se morares na grande Lisboa, sairás no teu carro cerca de uma hora antes da partida, estacionarás num dos parques sinalizados pela organização. Vais levantar o teu dorsal descansado e a tempo de voltares ao carro para te equipares com os teus amigos para depois te juntares aos cerca de 700 atletas que estão inscritos.

Quando for dado o tiro de partida na primeira vais começar logo por passar por cima da ponte. Quer dizer, "logo" é uma maneira de dizer, porque primeiro vão ter que escoar pelo menos 30 mil atletas. Provavelmente só vais conseguir correr largos minutos depois da hora marcada. 

Depois de passar na primeira vais percorrer o mesmo percurso duas vezes, numa estrada que serve de palco a pelo menos uma dezena de provas. Na segunda vais passar num percurso imaginado e executado por uma dúzia de atletas amadores que tudo farão para que se divirtam em casa deles. Os mesmos atletas que abriram a punho cada um dos trilhos e caminhos que vais pisar.

Na primeira vais ouvir falar de um grupo de atletas de elite, mas não os vais ver. Na segunda vais poder partir ao lado da elite nacional do trail, junto a atletas como o Luís Mota e a Carmen Pires. Vais poder falar com eles e certamente ser retribuído com um sorriso.

No fim de passares por baixo do pórtico da primeira vais-te juntar a milhares e milhares de atletas suados que seguirão em cima uns dos outros durante algumas centenas de metros até receberem um calipo meio derretido. Na segunda, assim que terminares terás à tua disposição banhos quentes e a Sopa da Pedra que quiseres. Poderás comê-la descansado enquanto conversas com os teus amigos sobre a aventura vivida. Ao mesmo tempo, alguém está a entrar num transporte público para voltar a casa, onde chegará um par de horas depois. Isto se tiver passado por cima da primeira ponte.

Eu sei qual a ponte que vou passar no dia 22 de Março. E vocês? Ainda têm dúvidas?

Inscreve-te aqui.




14 comentários:

  1. Este ano por 42 motivos teve de ser a primeira ponte, mas para o ano a ver se vou experimentar ai a tua ponte :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Opá, tu és mau.
    Com as descrições que fizeste, só um "totó" é que não escolhe a segunda ponte... :(
    Mas, infelizmente, e tendo em conta as próximas corridas, terei de escolher bem as deslocações por motivos de t€mpo. :(

    Sei que vai ser espetacular e, para o ano, conta comigo! :D

    ResponderEliminar
  3. Eu escolhia a 2ª...

    Mas por motivos familiares não a vou escolher, mas sabes que mais, também não escolho mais nenhuma!

    Que corra muito bem!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Filipe Torres, se tivesse calendário para competir, seria a segunda, sem dúvida. Na primeira já lá passei muitas vezes, a primeira das quais em 1982 numa prova (12 km?) do Ginásio Clube Português e que se chamava "A Ponte a Pé"...e já não me lembro em que ano (2006?) participei pela última vez naquele peditório...

    Orlando Duarte

    ResponderEliminar
  5. Digamos que imparcialidade não é o tom deste artigo...

    Um abraço e boa 2ª ponte. Eu vou à 1ª, um dos motivos tem 42 razões, como o João Cravo

    ResponderEliminar
  6. Eu já não escolho nenhuma... pronto... hahhahahah
    Uma não vou pelos motivos todos que apontaste.... uma vez já chega..... agora na 2a.... com MUITAAAAAAAAAAA pena minha, e aliás tu sabes que era um dos meus objectivos no inicio, terei de faltar à 1º edição!!!!
    Mas calma lá!!!! Na 2º nem que as vacas tussam!!!! Eu vou lá estar!!!! :P

    ResponderEliminar
  7. Grande Filipe, gostei do tom imparcial de como a questão foi colocada :), posso dizer até que fiquei convencido! Mas, "infelizmente" ganhei uma inscrição grátis para a 1ª, por isso...
    Abraço e boa prova!

    ResponderEliminar
  8. Não acredito na imparcialidade! Acredito, em amor, paixão e causas! Tenho grandes amigos na organização Meia de Lisboa! Estive na organização da primeira edição e nas nove seguintes mas prefiro ambientes mais calmos actualmente.
    Não vou a nenhuma por questões pessoais. Mas o meu coração pende para os homens de Almeirim que organizam grandes provas apenas com trabalho voluntário, como se fazia antigamente e eu sou desses tempo do total voluntariado e grandes provas!
    O meu coração esta com as duas provas mas bate mais forte pelos meus vizinhos de Almeirim!
    Boa prova!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado campeão mas a "coisa" está complicada e agora ainda piorou pois tenho uma "patinha" meio avariada...
      Mas para o ano prometo lá tentar ir. Eu quase já nem faço provas mas esta uma daquelas que tenho todo o gosto em ir. Abraço.vizinho.

      Eliminar
  9. Bem eu vou à primeira, embora o meu estômago ficou a roncar com a ideia de ir à segunda :p

    Mas também te digo só vou à primeira porque vou com inscrição paga... porque pagar para ir a qualquer meia das pontes nunca mais. Aliás e mesmo assim só vou lá treinar, que ir lá para tempos é de loucos.

    Um abraço Filipe!

    ResponderEliminar
  10. Ri-me tanto com esta tua posta! Muito bom Filipe, olha cá eu, porque me ofereceram o dorsal vou para a primeira ponte com mais trinta mil malucos... Só que tenho de fazer longo nesse dia, o que significa que no fim vou a correr para a casa. A boa noticia é que vou chegar primeiro do que aqueles atletas que vão apanhar o comboio de regresso :)

    ResponderEliminar
  11. Eu não tenho dúvidas que vou passar pela primeira... duas vezes!

    Boa 2ª ponte!

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Este pessoal sabe lá o que perde em não ir correr ao Ribatejo!!
    Tstststststs... ;)

    ResponderEliminar
  13. Boas Filipe. Consegues-me da rum vislumbre da altimetria desta prova? Estou a ponderar um regresso aos trails em breve e gostava de perceber se podia ser já aqui.

    ResponderEliminar