As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

1º Grande Trail de Alpiarça - Justificadamente GRANDE

Achava eu que alguém se tinha esticado um bocado ao acrescentar o sumptuoso adjectivo "Grande" ao titulo desta primeira edição do Trail de Alpiarça. Afinal de contas, era Alpiarça... Não há montanha, tal como não há em Almeirim (as terras são vizinhas, distam 7km), não há grandes paisagens, nem ribeiros para atravessar, não há caminhos técnicos nem nada dessas coisas que confiram "dureza extrema" à prova, como agora está na moda dizer-se. Achava eu arrogantemente que, na melhor das hipóteses, estávamos perante uma competente prova de aldeia. 

Mas isso foi até chegar ao perímetro da Barragem dos Patudos, onde estavam os primeiros de dezenas de voluntários a envergarem t-shirts vermelhas que vi durante todo o dia e em todo o lado, dentro e fora do percurso. Até ver a impressionante estrutura montada na meta, até perceber como funcionaram de maneira eficaz e rápida os transportes de atletas para o Casalinho, onde estava a partida (a cerca de 10km da chegada). Eficaz como a logística do almoço, bem servido e mesmo junto à meta, por cima dos balneários das piscinas municipais, que estavam ao nosso dispor. Achava que era só mais uma prova de estradão, até estar a correr em quilómetros e quilómetros de trilhos exemplarmente marcados e abertos de propósito para o evento.

Achava que "Grande" era de mais. Que um "Trail de Alpiarça" chegava. Mas isso foi até estar a voltar para casa, já bem a meio da tarde, satisfeito, de alma cheia. Lembrei-me daqueles que vi passar por mim durante o dia, de t-shirt vermelha, com olhar concentrado e preocupado. Aqueles que passaram horas e horas nos últimos meses a construir e depois olear a máquina bem afinada que foi aquele dia. Aqueles que deixaram sangue, suor e lágrimas nos eucaliptais e campos de cultivo, que puseram a organização deste evento lá em cima nas suas prioridades do dia a dia. Tudo para que os mais de 400 inscritos nesta primeira edição fossem, tal como eu, de alma cheia para casa. 

Foi quando me rendi: o 1º Trail de Alpiarça foi Grande, sem dúvida. Foi Grande porque não falhou um milímetro, porque aproveitou a 100% as potencialidades do terreno e não deixou uma única ponta solta do que podia controlar. Mas foi Grande principalmente porque teve Grandes pessoas por trás. A todos os meus parabéns!

Grandes!
Inscrevi-me no Grande Trail de Alpiarça porque me pareceu uma boa preparação para o Abrantes 100, que acontece daqui a 3 semanas. O terreno seria mais ou menos parecido e 30km pareciam-me uma boa distância para um treino longo. Mas é claro que isso de ir para uma prova treinar nunca resulta (pelo menos para mim) e nem sequer pensei em poupar-me, foi prego a fundo desde o início.


Apesar de preferir as ultra distâncias, é sem dúvida nestas distâncias curtas que sou mais competitivo e a verdade é que adoro a adrenalina de ir de faca nos dentes sem pensar em gestões e a controlar as posições à frente e atrás. 

Foi assim neste Trail de Alpiarça, desde o início que andei a trocar de posição com mais 3 atletas, com a perfeita consciência que se facilitasse minimamente já tinha alguém a morder-me os calcanhares. Acreditem quando vos digo que deixei tudo naqueles trilhos! 

No fim confesso que as 2h39 para os 29km com 900D+, uma média de 5'30''/km, me deixaram bastante orgulhoso, com a luta pelas posições a resultarem num 7º lugar da geral e um 3º lugar no escalão sénior! 

Sim, o meu primeiro pódio! ehehe 

Pódio Sénior
Se alguma vez vos perguntarem a definição de Parte-Pernas.
Claro que tenho consciência que isto é um pódio dos pequeninos, basta ver que o Luiz Mota, 2º classificado, chegou 20 minutos antes de mim e o impressionante Miguel Arsénio, sub23, 10 minutos antes dele! Mas, vá lá, deixem-me gozar o prato que isto não é (claramente) todos os dias :)

8 comentários:

  1. Ora, ora!! Pódio é pódio! Tivessem os outros ido lá correr. Foram? Não foram, pois não? Temos pena! Tu foste e ganhaste o bronze no escalão. Pimbas!
    Parabéns! Não deixa de ser um grande feito e bem merecido!

    ResponderEliminar
  2. Um pódio pequenino, pois pois...conta-me histórias... Muitos Parabéns é o que é e mais nada! E Grande "treino" (sempre a abrir pelo que se vê) para o Abrantes 100!

    ResponderEliminar
  3. Não há pódios pequenos, há pódios. Muitos parabéns pelo teu! Bem merecido!!!
    E parabéns à organização pelo que tu contas.
    Grande abraço :)

    ResponderEliminar
  4. Adoro o "de faca nos dentes".

    Parabéns por mais um podium!!

    **

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo testemunho
    Pódio é pódio se lá esta foi porque fez para isso
    Venha o próximo

    ResponderEliminar
  6. Já tive a oportunidade de viver essa experiência. Provas que me faziam alguma espécie, e que no final só queria agradecer pelo excelente trabalho.
    Felizmente vamos apanhando por aí algumas.
    Para além disso, é um pódio, e só te podes orgulhar disso. Parabéns.


    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Nuno Carrascooutubro 09, 2018

    Excelente resultado Filipe. Parabéns! Em Abrantes lá estarei para dar uma força a todos (já que a lesão ainda não me permite voltar aos trilhos), de chocalho em punho... vamos fazer de Abrantes o Mont Blanc nacional (nem que seja pelo barulho que vamos fazer!) Forçaaaaaaaaa!

    ResponderEliminar