As minhas corridas na estrada

domingo, 27 de outubro de 2019

20km de Almeirim - ORGULHO

Hoje corri, pela 14ª vez, os 20km de Almeirim. Já aqui escrevi várias vezes sobre esta prova, que se confunde com a minha cidade, Almeirim. Para mim, os 20 são Almeirim. É neste dia que gosto mais da minha cidade, de cada rua e de cada pessoa que, orgulhosamente, sai à rua. 

Almeirim é uma cidade com uma história gloriosa ligada ao atletismo de rua. Grandes campeões já por aqui passaram. Já se correram campeonatos nacionais de maratona, campeonatos da Europa de meia maratona, é daqui o record nacional dos 20km! Já mudou a data, já mudou o percurso, já houve e deixaram de haver prémios monetários, há cada vez mais concorrência (quantas provas houve este fim de semana, 20?), mas ano após ano há uma multidão de fieis que vem correr nas ruas largas de Almeirim. A nossa cidade. 

Partida. Foto da Fátima, também sempre presente!
A mim, a prova nem correu muito bem. Tinha um ritmo idealizado e a estratégia era tentar aguentá-lo até ao fim. Falhei redondamente. Os sub 4'/km deixaram de aparecer lá para os 11, 12km e foi a sofrer até ao estoiro final, depois da ponte da vala, à entrada de Almeirim. Terminei com 1h21 e muito, quase 22. Mesmo assim, algumas horas depois, há um sentimento que me enche por completo: orgulho

Orgulho pelo Miguel, o grande Madruga, o homem que ouve o nome dele gritado pelo menos por 500 vezes durante o percurso. Fez uma prova de sonho, um tempo brutal. Orgulho pelo Rodrigo, o meu mais antigo companheiro de corridas, que a uma semana da maratona do Porto está numa forma incrível. Fomos juntos até à ponte da vala, depois deixei de ter pernas para o acompanhar. Pelo Mota, que, sempre certinho, fez uma prova perfeita, de trás para a frente. Isto depois de completar 32 anos a semana passada! Eles os três, comigo a fechar o quarteto que treina junto quase todos os dias, deram o 4º lugar por equipas à equipa de Trail da Associação 20kms de Almeirim! Nada mau, para quem gosta é de andar no monte!

Todos dentro do minuto 21!

Orgulho pelo David, que voltou com uma prova bombástica, a alcançar um 3º lugar À GERAL na nova prova de 10km. Orgulho pelo Alexandre, que com pouco mais de duas semanas de corrida fez uns 20 perfeitos e, melhor que tudo, acabou com verdadeira alegria e satisfação. Orgulho pelo João Martins, uma das pessoas mais esforçadas que eu conheço e que me dá uma alegria incrível ver a cumprir os objectivos. Pelo Humberto, que apesar de não ter chegado ao almejado 100, treinou durante meses de forma obstinada de madrugada e isso é mesmo o mais difícil. Pelo Rui, que esmagou os tais 100 e provou ser merecedor do titulo de fingidão. Quer dizer, ainda tem o Gonçalo à perna, que no meio de tanto queixume sacou uma prova fantástica! Pela Sara e, principalmente, a minha Maria Amélia, que já está a entrar no espírito Vinte e completou os 6km da caminhada! Pelo Valter, cada vez mais a cara e a voz de Almeirim, que fez um grande trabalho como speaker. Orgulho pelos ansiães Manuel Almeida, Zé Teodósio e Carlos Garcia, que já estavam lá nos meus primeiros 20, em 2005, ainda lá estão e por lá ficarão muitos anos! Orgulho pelos 80 ou 90 Almeirinenses que saíram à rua nesta manhã para se superarem, para fazerem desporto, para viverem! 

Esta é mesmo a nossa prova. Até para o ano!

Pódio do concelho, do escalão M35. Sim, o pódio dos maiores da rua. O maior é o Rodrigo!

Humberto, Alexandre, Neta e Gonçalo 

Foto de Família da Associação 20kms de Almeirim

Vintes do Trail presentes nos vinte da estrada!

8 comentários:

  1. Sem filtros, deixei cair uma lágrima depois de ter lido. ❤️

    ResponderEliminar
  2. Enfim... Este homem só não corre que se farta como escreve como um senhor! orgulho é todo nosso em te ter como companhia nos treinos, e a contribuíres para que o gosto pelo trail ainda seja maior.
    ...e já agora não eram 25anos��

    ResponderEliminar
  3. Grande texto! E todos os almeirienses terão o maior orgulho por esta prova tão emblemática.
    Quem vem fica fiel. Neste fim-de-semana, ano após ano, tenho sempre muitas opções, e também boas, ao pé de casa mas nem hesito em escolher Almeirim.
    Um abraço e gostei de te ver

    ResponderEliminar
  4. Parabéns a todo esse pessoal. Sei como é esse orgulho que sentes :)
    Grande abraço a todos

    ResponderEliminar
  5. Gostei, mais uma vez, de ler!

    De parabéns, todos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Excelente texto! Muitos parabéns a ti, pelo resultado, e a todos os que contribuíram para essa festa tão grande! Ainda não foi desta que me estreei aí, mas está na to-do list :)

    ResponderEliminar
  7. Parabéns a todos!
    Gostámos de te ver. No final ainda te vimos a acelerar rumo à meta e olha que ias a dar-lhe bem!

    ResponderEliminar