As minhas corridas na estrada

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Desmotivado.

Eu não acredito nessa coisa da motivação.

Para mim é simples: ou se gosta de correr, de fazer desporto e de desafiar os nossos limites ou andamos aqui a procurar desculpas para não estar parado, até encontrar uma desculpa melhor para parar. 

Não me levem a mal, é a minha opinião. 

Eu  não preciso de motivação. Não preciso de uma prova no horizonte, de um PR dificil de bater, likes no Facebook ou de uma posição na classificação que gostava de conseguir. O que eu preciso é de correr. 

Até ao dia 1 de Dezembro (e nos próximos dias já vão perceber a relevância deste dia), o dia 325 do ano de 2019, houve 19 dias em que não corri. Dois dias antes e dois dias depois de cada uma das 3 provas de 100km que fiz, 5 dias em que estive doente, um dia depois do Pisão e 1 dia, em Julho, por preguiça. 

Destes 306 dias em que corri este ano, a grande maioria foi às 6 da manhã. Se alguém vos disser que quando o despertador toca às 5 e pouco, todos os dias, seja de inverno ou de verão, se levanta da cama cheio de motivação...bem, é pura mentira

Esqueçam. 10 em cada 10 vezes apeteceu-me virar para o outro lado e dormir mais um bocado. 10 em cada 10 vezes não me apeteceu ir vestir o equipamento. 10 em cada 10 vezes hesitei antes de rodar a chave da porta de entrada. 10 em cada 10 vezes senti um arrepio quando abri a porta que me fez ficar com vontade de voltar para casa. 10 em cada 10 vezes não me apetecia minimamente correr! 

Mas fui.

Não precisei de estar motivado. Corri porque tinha que ser. Desliguei as luzes vermelhas todas, as sirenes e as vozes que me diziam que estava melhor na cama, liguei o cronómetro e fui! Tão simples como isso, não é preciso mais nada. Fui e pronto! 

O melhor de tudo? 10 em cada 10 vezes valeu a pena. 10 em cada 10 vezes senti-me bem no fim, passei um dia melhor. 10 em cada 10 vezes estive mais bem disposto durante o dia, mais disponível, mais paciente e dormi melhor à noite. 10 em cada 10 vezes acabei ofegante, transpirado, muitas vezes esgotado, mas sempre, sem excepção, acabei a pensar: "ainda bem que fui!".



Sem desculpas. Vão e pronto!

19 comentários:

  1. Filipe, dás me autorização, para que me identifique um só pouquinho com o que aqui escreves te? Não te "conheço" és de poucas falas, até porque a razão de acordar (mos) às 5 e pouco da Madrugada é para correr, não é para falar. Cada vez me sinto mais honrado de partilhar treinos contigo. Bem Haja.

    ResponderEliminar
  2. Tu podes não ter essa coisa da motivação. Mas tens foco, disciplina, resiliência. E tens tudo isso como mais ninguém que eu conheça. Correr faz parte de ti e acredita que me lembro muitas vezes da tua analogia com o lavar os dentes. É algo que tu fazes mesmo porque é assim e ponto.

    Eu não consigo ver as coisas de forma tão taxativa como tu. Também não acho que se trate de falta de motivação. No meu caso, é falta de foco. E não é aquele foco que a malta do bem gosta de falar como se fosse uma coisa sobrenatural. É foco, puro e simples. São prioridades. E tenho fases em que a prioridade é a corrida. E fases em que a prioridade é outra coisa qualquer.

    Gostava, mas gostava mesmo, de conseguir voltar a encaixar a corrida nas minhas rotinas como tu. Não ao teu nível, obviamente. Mas como já tive quando comecei a correr. Três vezes por semana, fizesse chuva ou sol, de manhã ou à tarde, eu ia. E ia porque tinha de ir. Sem pensar. Sem vacilar. Mesmo que 10 em 10 vezes não me apetecesse (que até apetecia). Depois a vida mudou, a vida deu voltas, e eu deixei que a vida se metesse no meio das corridas. O que é estúpido. Porque de cada vez que corro, fico como tu: valeu a pena, sinto-me bem e ainda bem que fui.

    Talvez isto mude um dia. Entretanto, vou continuar aqui a agarrar-me às desculpas que tenho no momento (mais ou menos válidas).

    Continua a inspirar-nos, Filipe!

    ResponderEliminar
  3. Qual motivação?? É vício mesmo... ��

    ResponderEliminar
  4. Revejo-me nessas palavras, no entanto nem sempre é fácil e não consigo acordar a essas horas pois as noites mal dormidas (à custa da pequena) nem sempre me permitem. O certo é que todos os 344 dias deste ano (até hoje) corri, com chuva, sol, frio, calor, doente, cansado estive lá. Motivação muitas vezes não existiu, mas no final soube sempre bem...

    ResponderEliminar
  5. Tenho a dizer-te que vou partilhar isto. Dos teus posts mais curtos mas daqueles que atingem muita gente.

    ResponderEliminar
  6. Texto perfeito!!!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Em certa altura, andei varios meses a treinar assim de manhã cedo... e 10 em 10 vezes... levantava a resmungar comigo...
    Mas, ja me tinha esquecido... da parte "ainda bem que fui", quando chegava ao fim...
    Obrigado por me recordares...
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  8. É a motivação e a vontade (como diz o Variações...)
    E concordo com tudo.

    ResponderEliminar
  9. É, a parte mais importante é que depois de terminar o treino, o pensamento é só um: ainda bem que fui.
    Abraço
    MIKE

    ResponderEliminar
  10. Vou ter de apanhar esse comboio..
    Um grande abraço..

    ResponderEliminar
  11. O que dizes que te fez levantar 10 dias seguidos quando não estavas "motivado" é aquilo que nós psicólogos chamamos de motivação intrínseca. Por sinal a mais eficaz a longo prazo.

    Belo texto! :)

    Belo texto

    ResponderEliminar
  12. Excelente … motivação? Força de vontade? Foco? Vicio? Who cares :P
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Todas as semanas treino em horários extremos (excepto ao fim de semana). Seja de manhã como tu, seja às 22 ou 23h, ou até depois da meia noite. Noventa e tal por cento das vezes sempre sozinho.
    Toda a gente me pergunta onde vou buscar forças. Eu respondo que só quem corre como eu é que me entende.
    Por isso revejo-me nas tuas palavras. E aí vou eu para outro treino.
    Abraço e boas corridas

    ResponderEliminar
  14. Sub24 no MIUT é um desejo de muitos, mas objetivo de poucos! Tu, melhor que qualquer um dos que te seguem, sabes que não chegaste lá por acaso.
    É preciso muita ginástica para encaixar as várias coisas que queremos fazer: família, corridas, amigos e o ganha pão!
    Tens conseguido juntar em simultâneo,e muito bem, a família com as corridas e os amigos. Isso é meio caminho andado!
    Segue forte!

    Pedro Viana
    https://andaviana.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  15. Filipe,sem querer estar a tirar valor à tua coragem,motivação e dedicação, pois és de longe a pessoa mais motivadora que conheço.Todos ou quase todos ou pelo menos quem é humilde e não se achar melhor que os outros só porque corre mais rápido ou mais tempo que o outro, acaba por ser algo de motivador para com aqueles que não tem essa motivação. Quem se levanta cedo ao domingo e vai correr depois de uma semana de trabalho, acaba por ser confrontado com aquela pergunta: como é que consegues? É preciso ter mesmo vontade. O que quero dizer é que muitas vezes o que parece pouco esforço é realmente muito. Parabens e continuacao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui, não era, de todo, por aí que eu queria ir! Só falei em treinar todos os dias porque é isso que faço, mas não estou a dizer que menos que isso é insuficiente! Aliás, tu deste um exemplo perfeito, a pessoa que trabalha no duro a semana toda mas depois tem o compromisso com ele próprio de ao domingo ir correr. Nesse domingo de certeza que lhe apetece tudo menos levantar da cama, mas vai e pronto!

      Eliminar
    2. Eu também não queria ir por aí,foi mais em modo de desabafo😁😁. Eu até acho graça aqueles que me chamam de tolinho😉😉. Já agora no meu caso,preciso de um pouco de objetivos, nem que sejam pequenos. Cada um à sua maneira👍👍. Boa continuação.Um dia ainda nos vamos ver por aí num trilho qualquer 😊😊

      Eliminar
  16. Runners's rush ;)

    Uma coisa é certa, concorde-se ou não com o que escreves, a clareza, simplicidade e genuinidade está sempre presente.

    #nobullshit

    Abraço

    ResponderEliminar