As minhas corridas na estrada

sábado, 15 de fevereiro de 2014

95% do trabalho



Doze semanas, 66 treinos completados em 72 previstos, 893km (media de 75km por semana). É a quarta vez que sigo este plano de treino que fui buscar aqui. Este ano a grande alteração foi o aumento da velocidade média do treino longo, passou dos 5:25 do Porto para 4:55 min/km, e ainda bati o meu record de distancia em treino, 35km. Também a velocidade das séries tem subido, mas muito mais gradualmente. Costumam ser 16 semanas, mas 3 semanas antes de iniciar foi a maratona do Porto, e duas semanas depois da maratona o ultra do Zêzere, depois ainda tive que descansar uma semana antes de começar, claro.

Pode parecer esquisito, mas gosto quase tanto de seguir um plano de treino como de fazer a maratona. Sou um bocado control freak, e tenho a sensação de que se fizer o meu trabalhinho bem feito, no dia da corrida as hipóteses de correr mal diminuem muito. Claro que há sempre factores externos, como o clima, a altimetria ou até um qualquer problema intestinal, por exemplo. Mas pelo menos fiz a minha parte, e a preparação física está lá toda. 

O meu objectivo para a maratona de Sevilha é baixar das 3:20h. Tenho medo de estar a ser ambicioso de mais, já que no Porto fiz 3:26h e os últimos 6km já foram de sofrimento, mas tenho esperança que o aumento do ritmo dos longos, assim como a distancia destes, tenham sido suficientes para aguentar um ritmo entre 4:40 e 4:45 em Sevilha. Vamos ver..

Enfim.. 95% da maratona está feita, agora é só correr os 42.195km!



2 comentários:

  1. É um prazer visitar este seu cantinho pela primeira vez!
    Tenho a certeza que o seu objectivo vais ser superado em Sevilha.
    Tanto quanto sei em Sevilha há um factor que o vai ajudar muito: o apoio do público que, segundo dizem, é espectacular!
    Um abraço e uma excelente maratona.

    ResponderEliminar
  2. Com um plano assim tão bem seguido, as possibilidades de sucesso aumentam vertiginosamente.

    Força para esse grande objectivo!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar