As minhas corridas na estrada

domingo, 20 de abril de 2014

Scalabis Night Race II

E na segunda edição, esta prova entrou definitivamente no meu top 3 de corridas! Ok, o nome é meio pomposo, não é aquela corrida clássica, à antiga, e o percurso não é propriamente bom para pensar em records: muita calçada escorregadia, muito empedrado e zonas completamente às escuras. Mas o resto dos ingredientes estão lá, e em grande escala. Uma cidade muito bonita e vestida de gala para o dia, muitas pessoas na rua a apoiar, organização a cargo de pessoas que correm e sabem o que fazem e principalmente um ambiente espetacular de festa e celebração. 


"Ah e tal, mas não eras tu que dizias que as corridas eram para ser corridas e festas são festas, não se deve confundir as duas?" Pois, é verdade, disse isso. Mas o que me agrada nesta SNR é que ambas as vertentes estão presentes sem nunca chocarem. Não é por acaso que esgotou passadas poucas semanas de abrirem as inscrições, e muito tempo antes do dia. Ah, outro ponto positivo, até pode ter havido a tentação de aumentar o número de inscrições, ainda bem que não o fizeram. Ao todo, na prova principal, terminaram 1259 atletas. Uma palavra também para o cuidado extremo da organização para os pormenores, principalmente no que respeita à imagem da corrida. Viu-se que houve muito cuidado com tudo, desde o design dos dorsais até aos cartazes da prova ou a pequenos e bem humorados letreiros no percurso.


O dia tinha tudo para ser perfeito. Toda a minha família das corridas estava presente, e até a Sara foi correr os 5km! Deixamos a miúda com os meus pais e lá fomos nós num grupo de umas 15 pessoas para a partida. Infelizmente esta parte não correu muito bem, como a corrida é no centro de Santarém haviam muitas estradas fechadas e acabamos por apanhar grande confusão no trânsito, chegamos mesmo em cima da hora e, mais uma vez, acabei por não aquecer nada antes da corrida.

Consegui posicionar-me bem lá à frente para a partida. Não que tenha algumas aspirações a chegar aos primeiros lugares, mas cada vez tenho menos vontade de partir na confusão e andar 1km ou 2 aos zigue-zagues. A partida deu-se depois de uma contagem decrescente em conjunto e lá fui eu.

Não sei se se lembram do meu último post, mas tenho andado com umas preocupações por causa de umas dores na anca. Esta semana passada treinei muito pouco, e na sexta feira experimentei a fazer umas séries de 200m à máxima velocidade pela primeira vez na vida. Duas conclusões a tirar deste treino: primeiro é muito mais difícil do que julgava, e segundo apercebi-me logo que para este tipo de provas os meus habituais fartleks mais longos para a maratona são muito pouco eficazes. Se um dia apostar num bom resultado nos 10km tenho que me dedicar a séries mais curtas. Enfim, o melhor de tudo é que não senti dores nenhumas de especial, o que me deu confiança para partir forte. 

E parti forte. Forte de mais, concluí pouco depois. Provavelmente por ter aquecido zero antes da partida, os 3 primeiros quilometros foram feitos com uma sensação muito desconfortável de que era impossível manter aquele ritmo. Como parti no meio dos tubarões, acabei por ir embalado pelo ritmo de toda a gente que estava à minha volta, e aguentei-me num passo impossível até +/- ao 4º km. Ah, já agora, entre o km 2 e 3, quando corria acima das minhas possibilidades, passou o Luis Mota, campeão nacional de trail, à velocidade da luz eheh e já era a segunda prova de 10km do dia para ele, tinha estado em Constância!

Do 4º aos 8º quilometro não passei lá muito bem. Baixei um bocado o ritmo, e se não fossem as dezenas de incentivos trocados com amigos quando nos cruzávamos acho que tinha ido ainda mais abaixo. Já agora, se algum destes amigos que me incentivou não obteve resposta, peço desculpa. Sou um bocado pitosga, e em esforço então acho que ainda vejo pior! De qualquer maneira, fartei-me de gritar "FORÇA!" "VAMOS" "CARREGA BENFICA!" "VAI VAI VAI". 

O bom das provas de 10km é que podemos ir num sofrimento grande, mas sabemos que acaba num instante e que a recompensa é excelente. Cerrei os punhos e recuperei alguns segundos perdidos naqueles 4km. Tinha como objectivo bater o meu record pessoal, e se nos primeiros 3 parecia que lhe ia tirar uma grande fatia, os outros a seguir meteram-me perigosamente perto dele, mas a coisa estava +/- controlada. 

Tal como no ano passado, o km 9 foi o melhor, com a passagem por dentro da Escola Prática de Cavalaria, de onde partiu o Salgueiro Maia no 25 de Abril. Mais uma vez estava a tocar o "E Depois Do Adeus" e mais uma vez ia praticamente sozinho.Senti logo os arrepios e ainda fiquei com mais força para o ultimo km. A chegada foi espetacular, centenas de pessoas a apoiarem os atletas numa grande praça central de Santarém.

O meu tempo? Bem... para mim foi bom :)


Consegui bater o meu record de 39:12 da São Silvestre de Lisboa, fiquei bastante contente por isso. 

Depois da corrida era altura de ir aproveitar a outra vertente da noite: a festa. Peguei nas senhas que a organização dava e fui buscar as minhas duas bifanas, pampilho e bebida. Como fui buscar logo a seguir a chegar, não demorei mais que 2 ou 3 minutos no processo, mas sei que muito pessoal demorou muito tempo nesta parte. Afinal de contas, eram quase 3000 pessoas ao todo, é ambicioso da organização este miminho, mas logisticamente não deve ser fácil.

Resumindo, foi uma noite impecável, passada com família e amigos. Gostei do meu tempo e gostei muito da prova. Para o ano de certeza não vou falhar.

O João, claramente mais bem vestido que o resto, André, eu, e o outro João (meu cunhado)

Bem, e depois da festa de ontem, e de ter escrito este post à pressa, vou rumar ao estádio da luz para a segunda festa do fim de semana. Boa páscoa para todos e.... CARREGA BENFICA!!! RUMO AO 33!!!

11 comentários:

  1. Parabéns!
    Grande tempo e grande prova!
    E fazer um tempo desses numa cidade como Santarém ainda é mais espectacular!
    Um abraço.
    (Já agora um aparte: conheces uma ligação entre a Tapada e a estrada do campo onde costumas treinar? Falaram-me que há um caminho junto aos Pilares da Salgueiro Maia. Ando a procurar uma maneira de vir da Tapada até Benfica sem vir entrar na estrada nacional para um projecto futuro ainda em sonho)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Eu cheguei a fazer a ligação da Tapada a essa estrada onde tu corres em BTT pelo meio de umas vinhas! Ainda a "tua" estrada do campo não tinha sido alcatroada! Aliás havia alturas em que se consegui fazer da Tapada a Muge sem ir à nacional 118 coisa que hoje já não dá!
      O meu projecto "maluco" é fazer Muge-Santarém-Muge indo pela ponte Dona Amélia e pelo estradão que liga Porto de Muge a Santarém e voltando pelo lado de Almeirim! É um projecto que ainda está longe pois falata-me muito treino para aguentar isso e nem sei se o "esqueleto" vai dar para tal mas sonhar não custa nada!

      Eliminar
  2. "O bom das provas de 10km é que podemos ir num sofrimento grande, mas sabemos que acaba num instante" -> Ehehe, verdade. :)
    Se é um bom tempo???!! É um óptimo tempo!
    Esses gostos clubísticos é que pronto...
    Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar
  3. Mas ca ganda tempo!!!! Parabéns!!! Isso foi mais uma Scalabis Night Flight do que race!!!

    Um abraço e Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns!
    Pela dor que se foi, pela prova, pelo tempo e ...pelo resto ;)
    Vês como era possivel fazer Constância e Santarém? Ok...
    Portanto, estás a ver se a dor passa, práticamente não treinas e passas logo para séries de 200m?
    Custa, custa:)
    Abraço
    PS: para mim o teu tempo também era bom falta só um bocadinho assim ahah

    ResponderEliminar
  5. Excelente tempo Filipe! Parabéns pelo recorde! Gostava muito de ter estado em Santarém, mas fui lixar o corpo até Sintra..

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. Que tempo fantástico!!! :)
    Estás de parabéns!!!
    Olha e queres saber uma engraçada que me aconteceu em Constância?!?!
    O grupo 4 ao Km ia direito à partida, senão quando param e põem-se a falar com um senhor. Eu também fiquei ali mas não reconheci o homem. Ele falava em fazer 100, 160...Km assim como quem falava em trocar de camisolas. Fiquei chocada. Quando se despedem ele também me dá um passou bem e depois de nos afastar-mos o João Lima diz "Era o Luís Mota"... Atão o Luís Mota dá-me o passou bem... está ali á minha frente e ninguém me diz nada?!!?" Olha não os vou perdoar por esta ahahhhhaha :)
    E vivó Benfica :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super acessível e super tranquilo. Parecia uma pessoa "normal" ahahaha Visto que o Homem voa!!! :)
      Ele queixava-se de uma dor que tinha na perna mas mesmo assim falava dos 100 e dos 160Km como se fossem 10 ou 20Km :D
      Esse Carlos Sá passa por entre os pingos da chuva com uma pinta :) eheh... estou para ver que para o ano tenho que fazer uma visita a Santarém :)

      Eliminar
  7. Fonix....fazes 38 e picos, tiras bem mais de meio minuto ao teu RP e achas mais ou menos???? Gozar com os Pernetas é o que é :)
    Grande prova....Parabéns.
    De resto não gostei nada deste "poste", digamos que o mau gosto clubístico impera por estas bandas :) ...mas eu até percebo a euforia.....quando se come arroz todos os dias, durante anos e de repente aparece um bife...ui...anda tudo no ar.....já quando se come bife todos os dias, e lá me calha um dia ter que comer uma pratada de arroz, pronto...paciência...aproveita que não é todos os dias....agora, só lá para 2018 :P
    Abraço

    P.S. Pronto...agora que ninguém nos ouve...parabéns tb por isso, foi merecido (blaaaaccc...como é que eu apago isto.....)

    ResponderEliminar
  8. Mesmo com esse excelente resultado compreendo que tenhas a ideia que com um treino mais especifico de velocidade ele poderia ser melhor, eu sinto o mesmo.
    Também concordo que por muito sofrimento que se tenha numa prova de 10K ela termina logo a seguir, este parece-me ser um pensamento de maratonista :)
    Bons treinos
    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  9. Toda a gente diz maravilhas desta prova! Para o ano quero ver se não falho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar